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O misterioso balançar do volante 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! O misterioso balançar do volante 2438059070

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    O misterioso balançar do volante

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    Mensagem  Figueiredu Ter 06 Jan 2009, 18:11

    Olá Malta, adquiri uma Transalp e juntei me ao Forum à cerca de um mês.

    Já andei a pesquisar e percebi que há quem partilhe o mesmo problema que eu, no entanto acho estranho não ser um caso comum em todos, ou estarei enganado?

    O tema é exactamente o balançar da direcção a partir dos 150. Sem Top-case, a mota começa a abanar o volante a partir desta velocidade.

    Até muito perto destas velocidades, tiro as mãos do volante e a mota nem Ai nem UI, mas se me aproximo destas velocidades começa a dança da direcção.

    Ora, o mais engraçado, é q já houve dias em que dei 185 sem problemas.

    Será a aerodinâmica suficiente para explicar o sucedido? Custa me a acreditar que a Honda fabricasse uma mota com este problema!

    Pensei em apertar a direcção, baixar a suspensão da frente... mas n sei se vai resolver o problema..

    Agora, Isto é comum em todos vós camaradas Transalpistas!?

    É que de facto é uma desilusão, até porque a minha anterior mota era uma CBR e comprei esta pq precisava de uma utilitária que n me desse cabo das costas, mas esta parece que me quer mandar ao chão..!

    Cumprimentos

    Pedro Figueiredo
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    Mensagem  TrAnsAlper Ter 06 Jan 2009, 18:33

    Olá Pedro!
    Antes de tudo sugiro que dês um saltinho às Apresentações do fórum e nos fales um pouco mais de ti.Também para o pessoal ter oportunidade de te dar as boas vindas no local adequado.
    Em segundo lugar e em relação ao balanço da direção penso que este tema já foi abordado por aqui (já vou averiguar).Não sou a pessoa indicada para te responder a essa questão,mas lembro-me de ter sentido algo idêntico quando comprei a TA.A solução do problema se bem me lembro também passou pela afinação da suspenção traseira.Que se regula facilmente com uma chave de fendas...Outra coisa que influenciava esse balanço era de facto a Top-case,e o estado dos pneus/jantes...Acho que era por aí...
    Espero que resolvas isso rapidamente visto que é a tua segurança que está em causa.
    Um abraço e boas transalpadas


    Editado:

    Espreita este tópico,pode ser que ajude a dissipar algumas dúvidas.

    http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/bambolear-a-alta-velocidade-t447.htm


    Resolução do problema,na 2º página:

    jcsmartins escreveu:
    Bom, temos novidades.

    Levei a mota aqui a uma casa da especialidade e verificou-se a existência de
    um pequeno empeno de cerca de 3mm numa zona que abrangia 3 raios da
    roda dianteira. Ajustaram-se os raios de modo a minimizar o empeno.

    Depois o mestre das motas disse-me que tinha a direcção muito leve e que
    a rigidez da direcção era ajustável, e pelo facto de estar muito leve qualquer
    vibração se nota muito mais e é transmitida mais facilmente ao guiador.
    Ajustou a rigidez da direcção (atraves da porca central do guiador e de uma outra
    dentada que permite fazer esse ajustamento).

    Fui fazer um teste e ...

    ...
    ...
    ...

    170kmh sem vibrações !!!!
    Até que enfim !!!

    Segundo o 'mestre' das motas, a causa nem devia ser tanto o empeno pois
    era pequeno, mas sim mais o facto da direcção estar muito leve que faz com que
    o volante seja sensivel tanto ao vento como às vibrações da suspensão.
    A titulo de exemplo dado pelo Sr, imaginem o efeito de quando levam bicicletas no
    tejadilho do carro e circulam a mais altas velocidades nota-se o guiador da bicicleta a vibrar
    de um lado para o outro. A causa aqui era aparentemente semelhante, também com
    uma pequena ajudinha do empeno.

    Demorou mas chegou-se lá !!
    Devia ter ido falar com quem sabe da poda mais cedo, pois a resolução é tão fácil que
    quase nem merecia ser mencionada, a não ser para aumentar a cultura geral sobre as TAs.
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    Mensagem  PDC Qua 07 Jan 2009, 10:33

    Não falas do "tremer" que uma roda mal calibrada pode ter, mas do conhecido "shiming", em que a frente balança. Isso pode acontecer com ventos cruzados ou frontais instáveis. Claro que numa mota como a Transalp com uma aerodinâmica menos razoável que uma CBR é natural que isso aconteça.

    Posso-te dizer que na V-Strom chegou-me a acontecer isso a partir dos 150, mas além do vento também a regulação da pré-carga da suspensão dianteira e traseira e o desgaste do pneu da frente têm influência e claro, a top-case. Isto aplica-se também à TA e a qualquer trail.

    Actualmente com os pneus quase novos e a dureza à frente dois níveis acima e a de trás no 4 de 5, só com mesmo muito vento é que a minha "abana", e só a partir de 160 / 170. Não sei que ajustes tem a TA, mas se os tens tenta mexer neles, rever pressão dos pneus e verificar o desgaste dos mesmos.

    Além de todos estes factores podem existir ainda causas mecânicas.
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    Mensagem  Fabião Qua 07 Jan 2009, 12:36

    Boas, isso de misterioso não tem muito;

    As nossas motas são umas trails, mais altas, eventualmente crash bars, top case maior ou menor e por aí. Eu a 2 ou 3 semanas vim de santarém a 150; 160 na minha TA (92) e garanto-te que ela só me começou a balançar chegando a vila franca de xira abrandei aos 130 e ficou impecável, mas aí senti os ventos que vinham dos lados e um piso mais rodado que o resto da AE, quando mudei de pneus ( +- 3meses) disseram-me que tinha a roda da frente ligeiramente empenada, mas que não era grave foi só para não me assustar com vibrações; resumindo; 150; 160 impecável na AE com top case desde que não haja ventos e pneus calibrados e com pressão certa ( eu uso: 2.2; 2.2) pneus Battlewing bridgestone.

    Um trail tem tudo mais exposto que uma pisteira ou uma estradista, qualquer pêlo se nota!!

    Abraço

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    Mensagem  PDC Qua 07 Jan 2009, 16:33

    No vosso caso pode também ser bom mandar afinar e reapertar os raios.
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    Mensagem  Philleas Qua 07 Jan 2009, 22:36

    PDC escreveu:No vosso caso pode também ser bom mandar afinar e reapertar os raios.


    ou no caso de uma Storm, mandar a jante para o lixo e comprar uma nova


    [Trail=jantes de raio]
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    Mensagem  PDC Qui 08 Jan 2009, 10:17

    Philleas escreveu:
    PDC escreveu:No vosso caso pode também ser bom mandar afinar e reapertar os raios.


    ou no caso de uma Storm, mandar a jante para o lixo e comprar uma nova


    [Trail=jantes de raio]

    É, diz isso aos gajos das GS! Laughing As minhas têm aguentado... Razz a estrada romana do 9º Lés foi feita com alguma "violência" e siga... Cool

    Acho que só exagerando mesmo muito ou tendo muito azar.
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    Mensagem  Transouto Sex 09 Jan 2009, 01:04

    A Transalp treme é para escolher os melhores ventos.... Razz

    Realmente muita coisa influencia, o vento, os pneus, as suspensões, a Top-case, a afinação das caixas da direcção....enfim....O melhor mesmo é saber que ela abana mas não cai, assim tens um enorme prazer de condução a 160Km/h.....

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    Mensagem  tigusto Dom 11 Jan 2009, 18:04

    Boas!
    Sempre liguei esse balançar a uma menor rigidez do quadro ou da ligação direcção/quadro.
    Na Africa Twin,por exemplo, nunca tal notei, nem a fundo. Na Varadero também já notei mas em menor escala do que na Transalp apesar de estar a falar de velocidades já muito elevadas.
    Boas curvas!
    Cumps!
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    Mensagem  Cou Dom 11 Jan 2009, 18:55

    Boas Cool
    Eu nunca senti nada mas tambem ando sempre pelos piores caminhos What a Face
    Neste 1º encontro norte andei na A28 a 170km parti metade dos dentes da cremalheira de tras affraid e so dei por ela no natal não senti nada.
    Só troquei ontem o kit de correntes , mas andei sempre com metade dos dentes ate ontem, ate fiz umas escapadinhas depois meto as cronicas.
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    Mensagem  tigusto Dom 11 Jan 2009, 19:15

    Cou escreveu:Boas Cool
    Eu nunca senti nada mas tambem ando sempre pelos piores caminhos What a Face
    Neste 1º encontro norte andei na A28 a 170km parti metade dos dentes da cremalheira de tras affraid e so dei por ela no natal não senti nada.
    Só troquei ontem o kit de correntes , mas andei sempre com metade dos dentes ate ontem, ate fiz umas escapadinhas depois meto as cronicas.
    Boas!
    Sempre por maus caminhos... é realmente o melhor! As AE´s também não são o meu ambiente preferido, nem da Transalp... digo eu! Essa de partir os dentes da cremalheira foi obra...
    Boas curvas!
    Cumps!
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    Mensagem  LUIS_TEIXEIRA Dom 11 Jan 2009, 19:43

    Cou escreveu:Boas Cool
    Eu nunca senti nada mas tambem ando sempre pelos piores caminhos What a Face
    Neste 1º encontro norte andei na A28 a 170km parti metade dos dentes da cremalheira de tras affraid e so dei por ela no natal não senti nada.
    Só troquei ontem o kit de correntes , mas andei sempre com metade dos dentes ate ontem, ate fiz umas escapadinhas depois meto as cronicas.
    Cou, já estás a assustar o pessoal!!! Não vai aparecer ninguem no proximo encontro, com medo que tu lhes partas os dentes lol! .
    Desculpem o off topic
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    Mensagem  Transouto Seg 12 Jan 2009, 00:20

    LUIS_TEIXEIRA escreveu:Cou, já estás a assustar o pessoal!!! Não vai aparecer ninguem no proximo encontro, com medo que tu lhes partas os dentes lol! .
    Desculpem o off topic

    Eu levo material para fazer umas próteses na hora e no local lol! lol!

    Esse Kit de transmissão quanto durou, Cou?

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    Mensagem  fabio Dom 18 Jan 2009, 00:17

    Boas
    Eu no enicio dos primeiros dias que andei na transalp tambem sentia a frente pouco precisa mas nas entradas de curva,isso foi resolvido com o aumento da preção do pneu da frente.
    Mas au fim de um ano e meio e 30.000k depois voltei a sentir um abanar na frente a partir dos 120/130kh,que tambem foi resolvido com um reaperto dos raios da roda traseira
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    Mensagem  Cou Dom 18 Jan 2009, 00:53

    Transouto escreveu:
    LUIS_TEIXEIRA escreveu:Cou, já estás a assustar o pessoal!!! Não vai aparecer ninguem no proximo encontro, com medo que tu lhes partas os dentes lol! .
    Desculpem o off topic

    Eu levo material para fazer umas próteses na hora e no local lol! lol!

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    Mensagem  Guedes Marques Sex 28 Ago 2009, 15:14

    gostava de colocar uma questão se alguém puder ajudar.
    è o seguinte, tenho uma transalp amarelinha novinha em folha, sendo a minha primeira mota de maior cilindrada, até agora só tinha uma KDX 125. Entretanto, já tinha notado nos primeiros quilómetros, que a baixas velocidades, 40 60 Km/h, e sem aceleração, o volante exibe uma trepidação, se por alguma razão largamos uma mão do volante, ou apenas o seguramos com menos força. Este trepidação tornou-se ainda mais exuberante quando acrescentei uma top case da honda, e principalmente agora nota se nas curvas, o que se torna um pouco instável, ainda mais com pendura e com a mota carregada. Ao falar com o vendedor, da Ondavis, por sinal excelente pessoa, ele falou-me que seria o efeito "chimi"(opu qualquer coisa parecida com isso), e que era normal. Eu estava convencido que seria a roda descalibrada ou qualquer outro problema, no entanto gostava que me dissessem se isso já vos aconteceu e se é normal, e já agora o que se pode fazer para o minimizar. Um abraço a toda a malta, Obrigado
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    O misterioso balançar do volante Empty Re: O misterioso balançar do volante

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 28 Ago 2009, 15:41

    Viva!
    Já cá debatemos esse assunto mas tenho ideia que com a XL 700 é a primeira vez que surge essa situação.
    Vê este tópico com atenção pode ser que ajude a esclarecer.
    http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/o-misterioso-balancar-do-volante-t1031.htm
    Depois vou juntar o teu tópico a este.
    No entanto não acho que seja uma situação normal e põe em causa a tua segurança.devias ver isso o mais rápido possível.
    Um abraço e boas transalpadas.
    Guedes Marques
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    O misterioso balançar do volante Empty Re: O misterioso balançar do volante

    Mensagem  Guedes Marques Sex 28 Ago 2009, 16:07

    Obrigadão aí pela dica, tenho mesmo que ir a viseu ver isso, pode mesmo ser uma pequena calibrção que tenha de ser reajustada.
    Um abraço
    TrAnsAlper
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    O misterioso balançar do volante Empty Re: O misterioso balançar do volante

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 28 Ago 2009, 16:16

    Ok!De nada estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros.Vou então juntar os dois tópicos.
    Quando resolveres essa situação agradecemos que também relates aqui a causa e a solução. Wink
    Até breve então.
    Um abraço e boas transalpadas.
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    O misterioso balançar do volante Empty Direcção que abana a partir de 130km/h - PROBLEMA RESOLVIDO!

    Mensagem  Gustavo Sex 25 Set 2009, 19:15

    Caros amigos,

    depois de muitas voltas, e de não poder acelarar a mais de 120 km/h porque a frente da mota abanava loucamente, descobri a solução a este problema. Resolvi abrir um novo tópico porque penso que vai ser útil a muitos transalpers que se queixam do mesmo, e é para isto mesmo que existe o forúm, para partilhar ideias, histórias, notícias e soluções para problemas que não entendemos.
    A solução passou tão simplesmente por mudar o óleo da suspensão da frente da mota. A minha transalp, é de 1997, mas encontra-se como nova com apenas 30.000km. Faz as revisões todas na honda e acredito que mesmo que compre outra mota, esta irá ficar para o meu filho. Como já tem 12 anos é natural que o óleo já estivesse para lá de mau. A montada agora parece outra. Está nova por 123€ (IVA inc.) na Motorway de Campolide.
    Espero que este tópico seja a solução a este quebra cabeças O misterioso balançar do volante Icon_sunny

    Abraços,
    Gustavo
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    O misterioso balançar do volante Empty Re: O misterioso balançar do volante

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 25 Set 2009, 19:23

    Obrigado pela dica Gustavo.
    A minha TA também vai ter que mudar o óleo da suspensão em breve.

    Vou juntar este tópico ao que já existe para não se dispersar a informação.

    Um abraço e boas transalpadas.
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    O misterioso balançar do volante Empty Re: O misterioso balançar do volante

    Mensagem  Tluis Sex 25 Set 2009, 20:26

    Companheiros, há uns anos atrás com a 600 tb tive uma situação de abano na direcção mas a >=150Km. Como já tinha andado a esta velociade sem problemas tive de procurar o q se passava. Após algumas idas à oficina, até deu p'ra mudar de oficina, conclui q o culpado tinha sido eu. Meti na roda da frente um produto anti-furo e este, a altas velocidades, criava aquela desestabilização.
    Isto já tinha acontecido a alguém?
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    Mensagem  tigusto Dom 20 Dez 2009, 16:52

    Boas!
    Voltando ao tema mas a velocidades mais baixas.
    Agora a partir dos +-60 Kmh até aos +-80 kmh tenho a direcção a abanar que nem posso tirar as mãos do guiador, do género de sentir na direcção da moto aquilo que se passa numa direcção de um carro com as rodas desiquilibradas. A partir dos 80 já posso largar o guiador pois tudo está ok.
    Acontece com e sem mala e com e sem pendura e não sei como resolver a coisa.
    Já pensei se será dos Tourance por terem aquele tipo de desenho mas também não me parece.
    Como tive um furo na roda de trás o tema acabou por vir à baila e só ficamos pela conversa do efeito de "shimming" já falado mas sem solução encontrada uma vez que a roda estava equilibrada sem ter sido, que eu desse conta, verficado o aperto dos raios.
    Alguém me pode indicar aqui pelas bandas de Lisboa alguma casa de pneus de confiança para resolver isto?
    Cumps!
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    mesca
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    O misterioso balançar do volante Empty a minha também

    Mensagem  mesca Ter 22 Dez 2009, 20:18

    Tenho uma transalp 700va com 4880km, até aos +- 3500 nada de abanar, agora f******.

    Parece um vime, mas só nas velocidades que fala a guedes, entre 40 e 60.

    A esta velocidade se deixar o guiador, ele abana todo mas basta colocar uma mão e mal se nota.

    Uma pergunta para queijo!!!

    O QUE SERÁ???
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    O misterioso balançar do volante Empty Re: O misterioso balançar do volante

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 22 Dez 2009, 20:45

    Viva Mesca! O misterioso balançar do volante Icon_wink

    Tudo OK contigo?
    Ora bem, quanto à tua questão creio que se leres este tópico desde o início encontras resposta.
    O "problema" pode ser originado por vários factores.Top-case, má calibragem das rodas, pressão, estado dos pneus, etc...

    Estar assim a atirar um motivo certo é quase um tiro no escuro.Nada como passares na oficina e eles testarem e verem a origem da vibração.Se achas que é a tua segurança qe está em causa não percas tempo e vai ver disso breve!

    Ah e sendo aqui meu vizinho já viste tempo de aparecer para nos conhecermos pessoalmente...e pagares uma "mine".Pode ser no Idreira! O misterioso balançar do volante 60843

    Um abraço para ti e boas transalpadas.

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