Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Malditos taxistas 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Malditos taxistas 2438059070

+6
Philleas
vitorsousa
LUIS_TEIXEIRA
TrAnsAlper
RainMaker
ugonunes
10 participantes

    Malditos taxistas

    ugonunes
    ugonunes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 18
    Masculino
    Data de inscrição : 07/01/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700V Transalp
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Malditos taxistas

    Mensagem  ugonunes Sex 09 Jan 2009, 14:54

    Cá vai o meu relato do meu primeiro acidente com a Transalp:

    • 18:30 já de noite;
    • Rua com duas faixas de rodagem no mesmo sentido, com carros estacionados à direita;
    • Circulo mais à direita possível indo a ultrapassar devagar os carros que circulam na faixa da esquerda;
    • Um taxista que circulava na faixa da esquerda vira para a direita, sem dar pisca, e o acidente foi inevitável;
    • Bato na parte lateral direita do taxi, com a minha roda a bater na roda traseira do carro e a carnagem lateral da mota choca também no carro;
    • O carro prossegue mais um pouco a marcha;
    • A mota cai ao chão na zona do embate;
    • Eu lá me seguro em pé numa acrobacia digna de contorcionista.

    O taxista ao inicio só me dizia: "Oh chefe, isso não foi nada.. levante a mota" ao que eu lhe comuniquei que não movia a mota do sítio e que iria chamar a PSP para tomar conta da ocorrência. Passados uns 15 minutos lá chega a polícia que tira as medidas, preenche os dados da ocorrência, balão, etc... tudo na normalidade tendo inclusive os policias relatado as suas aventuras em 2 rodas (1 gostava de andar de mota com "este tempo" frio mas seco e o outro costuma ir à concentração Pinguins). Pergunto ao outro condutor se preenchíamos agora a declaração amigável ao qual ele se negou, facultando-me somente os seus dados e do seguro.

    Os danos na mota foram maioritariamente devido à queda da mota e apesar do selector das mudanças ter entortado e a manete da embraiagem estar solta ela para já circula sem notar mais problemas na condução.

    Já preenchi a declaração e enviei hoje por e-mail ao meu seguro (Seguro Directo, seguro "contra-todos os riscos" - porque a mota tem 6 meses e prefiro investir em seguros do que ter surpresas) e espero o desenrolar desta infeliz aventura.

    Lições a aprender:
    - Equacionar a substituição das luzes por umas de xénon para maior visibilidade: Uma das causas deste acidente (para além da incompetência de condução do taxista) foi a falta de visibilidade da mota, porque se o taxista me visse bem talvez não tivesse virado;
    - As motas continuam a ser o elo mais fraco: A mota ao ter o acidente cai mas o carro anda mais um pouco, ficando os croquis da ocorrência da polícia desfasados com a realidade do acidente. Estou expectante a ver o que os seguros inventam para me atribuir as culpas.
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  RainMaker Sex 09 Jan 2009, 15:22

    Boas Hugo,

    primeiro, mais importante de tudo, é que tás bem Smile segundo, a mota tb não ficou em muito mau estado, o k tb são excelentes noticias, no entanto penso que as piores estarão para vir, mas visto teres seguro contra todos os riscos pode ser que a tua seguradora, para evitar pagar, esprema a seguradora do taxista... ou seja, pode ser que cubram os custos do arranjo na totalidade Smile

    uma pergunta, tens barras de protecção ou nem por isso ?


    RainMaker

    P.S. 1 - Temos um "colega" nosso que arranja kits a preços muito bons

    P.S. 2 - Passa nas apresentaçãoes, não custa nada Smile é que nem todos foram ainda ver o teu blog:)
    ugonunes
    ugonunes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 18
    Masculino
    Data de inscrição : 07/01/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700V Transalp
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  ugonunes Sex 09 Jan 2009, 15:37

    Viva RainMaker,

    De facto o importante é que eu não me magoei e os estragos da mota não impossibilitam o andamento. O chato é o tempo perdido e a sensação de injustiça "motas vs seguradoras".

    Não disponho de barras de protecção porque acho que a mota perde impacto visual (opinião pessoal).


    Relativamente às 'Apresentações' vou ver se perco 5 minutos a escrever a dita.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 09 Jan 2009, 16:23

    Embora segundo o teu relato não me pareça que tenhas tido culpa cheira-me que isso vai ficar 50% para cada um.
    Falo porque tive um acidente idêntico e foi resolvido assim.Ainda por cima sem testemunhas a comprovar que o carro veio para cima de mim. Evil or Very Mad
    Complicado...
    Enfim,mas ao menos os danos não forma grandes principalmente os danos físicos.
    Não generalizo que os taxistas conduzem todos mal,mas por acaso até tenho alguma razão de queixa...Alguns motoristas profisionais não fazem por demonstrá-lo e pensam que conduzem melhor que toda a gente,quando por vezes são os que comete, os maiores erroas na estrada.Repito,sem generalizar...
    Espero que isso se resolva da melhor forma para o teu lado.
    Um abraçoe.As melhoras para ti e para a tua Transalp.
    Boas transalpadas.
    avatar
    LUIS_TEIXEIRA
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 981
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 27/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  LUIS_TEIXEIRA Sex 09 Jan 2009, 16:49

    TrAnsAlper escreveu:Embora segundo o teu relato não me pareça que tenhas tido culpa cheira-me que isso vai ficar 50% para cada um.
    Falo porque tive um acidente idêntico e foi resolvido assim.Ainda por cima sem testemunhas a comprovar que o carro veio para cima de mim. Evil or Very Mad
    Complicado...
    Enfim,mas ao menos os danos não forma grandes principalmente os danos físicos.
    Não generalizo que os taxistas conduzem todos mal,mas por acaso até tenho alguma razão de queixa...Alguns motoristas profisionais não fazem por demonstrá-lo e pensam que conduzem melhor que toda a gente,quando por vezes são os que comete, os maiores erroas na estrada.Repito,sem generalizar...
    Espero que isso se resolva da melhor forma para o teu lado.
    Um abraçoe.As melhoras para ti e para a tua Transalp.
    Boas transalpadas.
    Deixem-me defender, não os taxistas, mas os motoristas profissionais. Ao fim de alguns km`s na estrada, todos temos tendencia para facilitar, por exemplo se o hugo tivesse carta á pouco tempo não se metia a ultrapassar os carros parados na esquerda sem se certificar que os restantes condutores o estavam a ver. Essa tendência para facilitar dos mais "experientes" leva a que por vezes se cometam erros de avaliação das distancias e acontecem acidentes estupidos. Assim como já foi dito, existem bons e maus profissionais, eu próprio tenho a noção que já cometi alguns erros que me podiam ter saido bem caros, felizmente desde que sou motorista nunca tive nenhum acidente por minha culpa, temos é de respeitar os outros condutores e ter a noção que vai ali um pai, um filho ou "um simples desgraçado que faz muita falta a alguém".
    Quanto ao acidente, é pena ver algo precioso no chão, mas tens de olhar para a frente e tentar evitar os taxistas marados lol!
    P.S. mete umas barras, poupam muito dinheiro em pequenos concertos
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 09 Jan 2009, 17:14

    Certo Luis! Wink
    Nem eu estou aqui a atacar quem quer que seja.O meu pai foi motorista profissional durante mais de 30 anos e continua a ser uma exemplo de boa condução para mim por exemplo.
    Existem muitos motorista profissional entre os quais taxistas dignos desse título mas existem também bastantes que são uma vergonha para a classe...É como tudo.
    Mas no fundo no nosso país conduz-se bastante mal.Até o Ronaldo como bom português que é, ontem mandou um Ferrari para a sucata! lol! lol! lol!
    Boas transalpadas.
    vitorsousa
    vitorsousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 841
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 15/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: APEADO
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  vitorsousa Sex 09 Jan 2009, 17:24

    [offtopic]
    Augusto escreveu:....ontem mandou um Ferrari para a sucata!

    Isso só aconteceu porque toda a gente anda no lado errado da estrada

    [/offtopic]




    Última edição por vitorsousa em Sex 09 Jan 2009, 17:25, editado 1 vez(es)
    avatar
    LUIS_TEIXEIRA
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 981
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 27/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  LUIS_TEIXEIRA Sex 09 Jan 2009, 17:25

    TrAnsAlper escreveu:Certo Luis! Wink
    Nem eu estou aqui a atacar quem quer que seja.O meu pai foi motorista profissional durante mais de 30 anos e continua a ser uma exemplo de boa condução para mim por exemplo.
    Existem muitos motorista profissional entre os quais taxistas dignos desse título mas existem também bastantes que são uma vergonha para a classe...É como tudo.
    Mas no fundo no nosso país conduz-se bastante mal.Até o Ronaldo como bom português que é, ontem mandou um Ferrari para a sucata! lol! lol! lol!
    Boas transalpadas.
    Tomara eu poder mandar um ferrari para a sucata todas as semanas lol!
    ugonunes
    ugonunes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 18
    Masculino
    Data de inscrição : 07/01/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700V Transalp
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  ugonunes Sex 09 Jan 2009, 17:31

    Um esclarecimento se impõem: o nome para o tópico foi puramente para incendiar. Claro que nem todos os taxistas são maus profissionais, tal como em todas as profissões, existem os maus, bons e excelentes.
    Não quero, nem posso, avaliar a condução geral do taxista que se envolveu no acidente por uma decisão de milissegundos de virar à direita sem verificar pelo retrovisor se na faixa mais à direita circulava uma mota. Posso no entanto achar que ele não teve o cuidado necessário para fazer a manobra que fez... e esperar que as seguradoras sejam da mesma opinião.

    Quanto à minha condução nessa situação, certamente se seguisse em fila atrás dos carros nada me acontecia, mas nada me proíbe de aproveitar uma faixa (ainda por cima a da direita) para seguir o meu caminho... se essa faixa está meia ocupada por veículos estacionados e se os carros não conseguem circular nessa faixa da esquerda são pormenores. Agora as seguradores poderão "jogar" com a posição dos veículos para atribuir um 50/50, mas muito sinceramente não me sinto culpado, nem sequer a 50%.

    Telhados de vidro todos nós temos, principalmente os "motards" (circular entre faixas, ultrapassagem de veículos parados, etc, etc... tudo ilegalidades perante o código da estrada) mas se fossemos a seguir o código à letra éramos mais um veiculo no pára-arranca.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  Convidad Sex 09 Jan 2009, 18:54

    Só nao compreendo como é que o taxista saíu de lá com dentes.
    Tu és um motard ou um rato pah? Não preenche a declaração amigável leva com o capacete nos cornos.
    Entretanto os bófias ficavam a tomar conta da mota.

    :-)

    Habitua-te à ideia de que vais ter de comprar umas barras de protecção ou então vais andar com a mota riscada. As motas caem ao chão, principalmente quando ganhas confiança.
    Só conheço um tipo que nunca foi ao chão (e ele anda por aqui neste forum!).

    De resto é seguir em frente. Acho uma sorte teres ficado de pé. Será porque a TA de 2008 é mesmo mais baixa e tu és alto demais?

    A.-
    ugonunes
    ugonunes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 18
    Masculino
    Data de inscrição : 07/01/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700V Transalp
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  ugonunes Sáb 10 Jan 2009, 01:47

    O preenchimento da declaração amigável não é obrigatório, logo não me chatiei muito com a resposta... achei menos piada com o tipo a dizer-me que não era nada e que devia levantar a mota.

    Relativamente às barras de protecção, para já não estão nos meus planos.
    Com os piscas, guiador, protecção das mãos, selector das velocidades e top case à mistura, a carnagen lateral é só mais um pormenor para o arranjo.

    No que conta à minha altura vs altura da TA: 1,80m não se pode considerar alto, acho q a razão para ter ficado de pé foi a baixa velocidade do embate, um pouco força de braços e pernas e alguma sorte à mistura.
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 15
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  Philleas Sáb 10 Jan 2009, 12:07

    Os Fogareiros são as maiores BESTAS da Estrada. Não tenho problema em generalizar porque são todos umas grandes, bestas. Apertam, param sem sinal, não facilitam a passagem a ninguém,são autênticos animais.

    Claro, que me refiro a esses bichos profissionalmente, até podem ser excelentes pessoas, mas, fora do taxi, porque dentro do carro , transformam-se.....em BESTAS

    essa besta que te bateu, é um profissional da Besteira,

    companheiro, prepara-te para o pior, todas as reacções e actos que ele fez, foram propositados de modos a não assumir responsabilidade no acidente.

    primeiro ele com conversa mole, tenta que tu tires a mota do local, para inviabilizar um possível croqui da policia, se tu tivesses ido na conversa dele, mal levantasses a mota ele começava a desconversar e nõ assumia nada.

    segundo, ele não preenche a declaração amigavel, propositadamente, para não activar o sistema de resolução de acidentes IDS. Pelo que, muito provavelmente, ele não vai r participar à companhia de seguros dele (que muito provavelmente é a Sagres), levando ao arrastar do processo, em seguida, depois de tu reclamares, a companhia dele mete o processo em "condicional" para inquerito, arrastando o mais possivel. entretanto como ele não preencheu a DA, nem sequer sabes onde ele "dorme" para lhe acentar um barrote nos cornos da besta.

    A tua sorte, é teres seguro contra todos so riscos.......


    PS: foi um desabafo de mais de 10 anos de motorista em lisboa, com bastantes encontros imediatos com essas bestas, tendo assistido muitas vezes a este filme.
    rars
    rars
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 31
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 23/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 Transalp
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  rars Sáb 10 Jan 2009, 18:30

    Boa tarde,

    Primeiro que tudo, ainda bem que estás bem que isso é que é realmente importante. Em segundo lugar, concordo com o pessoal, realmente as barras dão muito jeito...

    Relativamente ao acidente, as seguradoras vão decidir dependendo do que foi escrito, ou seja:

    1) Se ficou apenas escrito que foi o taxista que mudou de faixa, estás safo... Pouco importa se tu ias a fazer o pino na estrada, se ele muda de faixa perde a prioridade,

    2) Agora se ficou escrito que a faixa da direita tinha carros estacionados, e eras tu que estavas a ultrapassar pela direita... Aí complica...

    Eu digo isto porque tive uns problemas numa rotunda similares (mas com carro), e como era eu que estava a mudar de faixa, fiquei com a culpa (apesar de ter sido o outro condutor que não parou na rotunda... :/ ).

    Os meus votos de boa sorte,
    E que tudo se resolva da melhor forma possível,
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  Transouto Seg 12 Jan 2009, 01:00

    Tal como toda a gente já te disse o importante é que não tenhas tido nada de grave, quanto à mota, tudo se há-de resolver..Infelizmente os seguros também andam em crise e como tal podem tentar fugir a responsabilidades, mas se realmente tens convicção nalguma coisa segue até ao fim, assim ganhas...Pondera a hipótese de colocar as barras..

    V
    ugonunes
    ugonunes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 18
    Masculino
    Data de inscrição : 07/01/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700V Transalp
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  ugonunes Qua 11 Fev 2009, 11:46

    Boas notícias!



    Passado mais de um mês do acidente finalmente obtive resposta da seguradora do outro veiculo que assumiu as responsabilidades no acidente.


    O orçamento para a reparação foi de mais de 950€ e para a semana a menina já vai para a oficina fazer o facelift.



    Para memória futura e porque pode servir de ajuda em casos similares deixo aqui o croqui elaborado pela polícia.

    Malditos taxistas Croquitr8
    Malditos taxistas W694
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 11 Fev 2009, 11:53

    ugonunes escreveu:Boas notícias!



    Passado mais de um mês do acidente finalmente obtive resposta da seguradora do outro veiculo que assumiu as responsabilidades no acidente.


    O orçamento para a reparação foi de mais de 950€ e para a semana a menina já vai para a oficina fazer o facelift.



    Para memória futura e porque pode servir de ajuda em casos similares deixo aqui o croqui elaborado pela polícia.

    Malditos taxistas Croquitr8
    Malditos taxistas W694


    Ainda bem que isto se resolveu a teu favor. Wink
    Demorou um tempito mas valeu a espera.


    Um abraço e boas transalpadas.


    Última edição por TrAnsAlper em Qua 11 Fev 2009, 12:03, editado 1 vez(es)
    vitorsousa
    vitorsousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 841
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 15/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: APEADO
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  vitorsousa Qua 11 Fev 2009, 11:57

    São boas notícias! Ainda bem, final feliz!
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Malditos taxistas Empty Malditos taxistas

    Mensagem  Fabião Qua 11 Fev 2009, 12:43

    Ainda bem que conseguiste safar-te!! já agora, com esse orçamento posso mandar-te a minha para a revisão, deve tar incluido não? Eles pensam que as cartas profissionais dão razão na estrada....


    Abraço

    Fabião
    Alves
    Alves
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 149
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 25/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: 1200 RT (na foto parece Varadero :-))
    Kms:

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  Alves Qua 11 Fev 2009, 13:03

    Rolling Eyes

    Ainda bem que está tudo resolvido, mas o outro gajo foi mesmo um "burro"....olhem-me só para esta manobra...dassss
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  Transouto Qua 11 Fev 2009, 21:54

    Cá está mais um caso que termina da melhor forma, dentro do possível...Agora é mesmo "faceliftar" a menina e sempre a rolar... Wink Cool

    V

    Conteúdo patrocinado


    Malditos taxistas Empty Re: Malditos taxistas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 05:48