Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Comprar mota em Espanha... 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Comprar mota em Espanha... 2438059070

4 participantes

    Comprar mota em Espanha...

    avatar
    r_86
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 57
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 29/09/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ainda ando a procura...
    Kms:

    Comprar mota em Espanha... Empty Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  r_86 Qua 27 Jan 2010, 15:24

    Boas malta,

    Ninguem me respondeu a uma pergunta que eu fiz, mas que tambem estava desenquadrada no tema, talvez por isso não obtive respostas e decido perguntar num novo topico.

    É legal comprar e circular com uma mota de matricula espanhola?

    Alguem sabe como é que isto funciona, se é legal e não trará problemas?

    Relativamente à minha realidade em concreto, eu vivi em Madrid, embora agora esteja a viver em Gaia, nos papeis continuo a viver lá e como a casa é de amigos, eles não se importam que eu esteja la registado. Sei que nos carros isto é possivel de se fazer pedindo uma autorização à alfandega.

    E nas motos???

    Desde já obrigado,

    Ricardo Santos
    Mr. Bakus
    Mr. Bakus
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 206
    Masculino
    Idade : 57
    Data de inscrição : 07/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero xl 1000
    Kms:

    Comprar mota em Espanha... Empty Re: Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  Mr. Bakus Qua 27 Jan 2010, 16:18

    Sim, é legal, e podes circular com uma mota de matricula, que não nacional, logo que tenhas residencia no país de origem da matricula.....
    Ao que posso constactar e conforme dizes (tens os papeis com morada em Madrird, entend-se por papeis, o BI e o NIF) sim podes sem qq problema.
    Eu tb gostava de ter lá residência (não pagava uma pipa de massa ao estado em impostos sobre veículos.
    Boas transalpadas
    avatar
    r_86
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 57
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 29/09/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ainda ando a procura...
    Kms:

    Comprar mota em Espanha... Empty Re: Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  r_86 Qua 27 Jan 2010, 16:20

    BI não, como é comunidade europeia lá sou cidadão comunitario e isso nao é necessario, e que tenho é NIF e nº de S. Social... e aquele certeficado de residencia que aqui se pede na junta de freguesia, tenho o equivalente.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Comprar mota em Espanha... Empty Re: Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  TodayAdventure Qua 27 Jan 2010, 16:47

    Certamente que é legal comprar um veículo (carro ou moto) em Espanha e circular com ele em Portugal. Se bem entendi tens forma de registar veículos espanhóis em teu nome como cidadão português residente em Espanha.

    No entanto, se de facto resides em Portugal actualmente e isso é uma situação para durar, julgo que ao fim de algum tempo (que não sei precisar) te colocas em situação ilegal, porque o teu "estado oficial" em Portugal a circular num veículo espanhol é o de um português residente noutro país, provisoriamente em trânsito por aqui (em turismo, por exemplo). Na prática, numa zona populada, não é muito fácil encontrares problemas se te mandarem parar, porque podes sempre dizer que estás cá de férias e chegaste no dia anterior. Mas se vivesses aqui em Bragança, por exemplo, um meio pequeno, a peta não te levava longe e ao fim de algum tempo deverias ter problemas, pois a tua presença/circulação contínua por aqui facilmente se faria notar.

    A tua carta de condução é portuguesa? O endereço da carta tem que corresponder ao endereço de registo do veículo, caso contrário estás ilegal, uma vez passado o tempo de "visita de turista". Nos anos 90 residi oficialmente durante alguns anos em França e consegui conduzir motos sempre com uma carta portuguesa, embora tivesse a moto registada em duas regiões distintas francesas (em França é-se obrigado a mudar de matrícula, quando se muda de residência). Sei que tive sorte de nunca embirrarem comigo, pois conheci outros portugueses em situação similar à minha, cuja carta foi apreendida, tendo eles sido obrigados a converter a sua carta de condução num documento francês (a equivalência é imediata) enquanto lá viveram (e quando voltaram para Portugal fizeram o processo inverso).

    Por isso o meu conselho é a médio/longo prazo teres o veículo registado no mesmo país onde a tua carta foi emitida (e com a mesma morada), para evitares potenciais problemas (por exemplo, no caso de um acidente, com seguradoras...).

    Estou muito perto de Espanha (20 kms) e já me ocorreu comprar moto do lado de lá, pois teria facilidade de "oficializar" uma residência em Espanha (amigos espanhóis). Mas descobri que para o tipo de motos em que poderia estar interessado (velhas, boas e baratas como as Transalps "vintage"), não é compensador. As Transalps de primeria geração são mais valorizadas em Espanha. No caso dos carros, segundo algumas opiniões, compensa.

    Zé Paulo.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Comprar mota em Espanha... Empty Re: Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  TodayAdventure Qua 27 Jan 2010, 17:35

    TodayAdventure escreveu:
    No entanto, se de facto resides em Portugal actualmente e isso é uma situação para durar, julgo que ao fim de algum tempo (que não sei precisar) te colocas em situação ilegal,

    São três meses para a residência, como suspeitava (sublinhado é meu e o texto veio daqui http://ec.europa.eu/youreurope/nav/pt/citizens/services/eu-guide/living/index_pt.html ):

    QUAIS AS FORMALIDADES NECESSÁRIAS PARA EXERCER O DIREITO DE RESIDÊNCIA?


    As formalidades variam em função do período de residência previsto.

    • Se tenciona permanecer noutro Estado Membro durante, no máximo, três meses (por exemplo, para passar férias, frequentar ou dar um curso, fazer tratamentos, ocupar um emprego temporário ou participar numa actividade transnacional de juventude ou voluntariado) basta um bilhete de identidade ou um passaporte válidos. Não precisa de visto especial ou autorização de residência. O país de acolhimento pode pedir lhe que notifique a sua presença às autoridades relevantes, embora nem todos os países o façam. A notificação é frequentemente automática, por exemplo, a partir das fichas de inscrição em hotéis ou de uma declaração do proprietário da casa onde habita.
    • Se tenciona permanecer entre três meses e um ano para ocupar temporariamente um emprego ou para prestar um serviço temporário enquanto trabalhador por conta própria, ser-lhe-á concedido um documento de residência para o período correspondente. Se se instalar noutro Estado Membro para prestar ou beneficiar da prestação de
      serviços temporários, a autorização de residência corresponderá a essa duração.

    • Em todos os casos, deve solicitar uma autorização de residência. Enquanto cidadão comunitário tem direito a ela.

    Quanto ao uso temporário de veículos, o prazo é mais longo e é de 6 meses por cada período de um ano, como é referido no documento mais à frente:

    UTILIZAÇÃO TEMPORÁRIA DE UM VEÍCULO

    A regra geral é que pode utilizar temporariamente o seu automóvel registado no país da sua residência principal em qualquer outro Estado Membro sem pagamento de taxas.
    Por outro lado, é proibido conduzir, no seu país de residência principal, um veículo registado no estrangeiro (excepto no caso de haver uma disposição mais flexível no Estado Membro em questão). Por conseguinte, não pode vender, alugar nem sequer emprestar o seu veículo quando o utiliza temporariamente noutro país e, inversamente, não pode
    comprar, alugar ou pedir emprestado (e conduzir) um veículo que circule com placas de matrícula estrangeiras no seu país de residência.


    Está dispensado do pagamento de taxas se utiliza temporariamente — ou seja, por um período contínuo ou não que não exceda seis meses por período de 12 meses — o seu veículo num Estado Membro diferente do que habita. Esta isenção é igualmente aplicável quando utiliza o seu veículo a título pessoal ou por razões profissionais, mas não o transporte a título profissional de passageiros ou de bens.


    Zé Paulo.
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Comprar mota em Espanha... Empty Re: Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  santosam Qua 27 Jan 2010, 22:16

    Fugindo um bocadinho ao tema, pelo que vi em sites de motas usadas, os preços aqui em Portugal são normalmente mais baixos que lá fora - pelo menos nas Transalp e afins.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Comprar mota em Espanha... Empty Re: Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  TodayAdventure Qua 27 Jan 2010, 22:49

    santosam escreveu:Fugindo um bocadinho ao tema, pelo que vi em sites de motas usadas, os preços aqui em Portugal são normalmente mais baixos que lá fora - pelo menos nas Transalp e afins.

    Na minha experiência depende muito do país e do tipo e idade da moto. Em motos de alta cilindrada e relativamente recentes encontram-se por vezes bons negócios em alguns países. Por exemplo, em Inglaterra, a desvalorização da Libra face ao Euro, nos últimos tempos e a abundância do mercado em motos de topo de gama tornou alguns negócios muito apelativos (poupanças de alguns milhares de euros).

    Zé Paulo.

    Conteúdo patrocinado


    Comprar mota em Espanha... Empty Re: Comprar mota em Espanha...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 03:29