Estava eu para ir mudar o oleo e o dito filtro á Transplante, quando de repente
- E se eu tirasse uma fotos da "coisa" !?!
Então cá vai.
Manual Técnico ou nem por isso de substiuição de oleo e filtro de oleo Honda XL650V TRANSLP;"Transplante"...etc.
Material necessario:
Chave de estrela
Chave de caixa 8mm
Chave de luneta 17mm
Chave de cinta
Oleo
Filtor de oleo
Cola de juntas
Ir dar uma voltinha com a moto para que oleo aquecer e escorrer melhor.
Depois da voltinha e a moto já na garagen desligada, retirar a protecção do motor. Com uma chave de estrela, desapertar os 4 parafuzos de fixação da protecção
O frontal
O do lado direito
E os dois do lado esquerdo
e este
Há um 5º parafuzo que fica na parte inferior que se se naõ sair com a chave de estrela sai com a chave de caixa de 8mm
Agora que temos a protecção fora da mota já temos acesso ao "bujão" do carter que fica do lado esquerdo da moto junto a um tubo de radiador.
Desapertar o "bujão" com uma chave de luneta de 17mm
ALTO !!!!!!!!!!!!!
Primeiro colocar uma aparadeira por baixo do "bujão" para evitar cagáda.
Deixar escorrer o oleo
Agora é a vez do filtro
Com uma chave de cinta, desaperta-se o filtro sem o tirar fora de maneira a que o resto do oleo escorra
Quando o oleo deixer de correr seguido , retira-se então o filtro
Agora é fazer igual mas ao contrário
Limpa-se bem o Bujão
Mete-se um puco de cola de juntas
Limpa-se o o carter e aperta-se o bujão
Está apertado ? Siga ! Agora vamos tratar do filtro novo
Com o dedo unta-se o O-ring do filtro com oleo. Assim evita-se que vedante do filtro salte fora ao apertar no motor. Se não for untado o mais provavel é que fique preso ao enrroscar e saia do sitio criando fuga de oleo.
Atenção !! O apero do filtor deve ser feito com a mão ou para quem preferir , com uma chave dinamometro.
Já temos o motor vedado ! O oleo já não foge
Retira-se a vareta
Mete-se oleo
O motor já tem oleo ? Quando 2 litros e pouco ? Ok, então volta-se a enroscar a vareta e mete-se o motor a trabalhar por breves instantes só para enxer o filtro de olo. Em seguda desliga-se espera-se um pouco e verifica-se o nivel com a mota nivelada e com a vareta encaixada mas não enroscada
Acrescenta-se se necessário, mas com cuidado porque o nivel na vareta sobe rápdo.
O motor leva aproximadamente 3 litro quando se muda o filtro. Se o filtro não for trocado leva um puoco menos.
Quando a vareta sair assim já está bom
Já só resta voltar a montar a protecção
Metem-se os respiros no sitio
E já está !
- E se eu tirasse uma fotos da "coisa" !?!
Então cá vai.
Manual Técnico ou nem por isso de substiuição de oleo e filtro de oleo Honda XL650V TRANSLP;"Transplante"...etc.
Material necessario:
Chave de estrela
Chave de caixa 8mm
Chave de luneta 17mm
Chave de cinta
Oleo
Filtor de oleo
Cola de juntas
Ir dar uma voltinha com a moto para que oleo aquecer e escorrer melhor.
Depois da voltinha e a moto já na garagen desligada, retirar a protecção do motor. Com uma chave de estrela, desapertar os 4 parafuzos de fixação da protecção
O frontal
O do lado direito
E os dois do lado esquerdo
e este
Há um 5º parafuzo que fica na parte inferior que se se naõ sair com a chave de estrela sai com a chave de caixa de 8mm
Agora que temos a protecção fora da mota já temos acesso ao "bujão" do carter que fica do lado esquerdo da moto junto a um tubo de radiador.
Desapertar o "bujão" com uma chave de luneta de 17mm
ALTO !!!!!!!!!!!!!
Primeiro colocar uma aparadeira por baixo do "bujão" para evitar cagáda.
Deixar escorrer o oleo
Agora é a vez do filtro
Com uma chave de cinta, desaperta-se o filtro sem o tirar fora de maneira a que o resto do oleo escorra
Quando o oleo deixer de correr seguido , retira-se então o filtro
Agora é fazer igual mas ao contrário
Limpa-se bem o Bujão
Mete-se um puco de cola de juntas
Limpa-se o o carter e aperta-se o bujão
Está apertado ? Siga ! Agora vamos tratar do filtro novo
Com o dedo unta-se o O-ring do filtro com oleo. Assim evita-se que vedante do filtro salte fora ao apertar no motor. Se não for untado o mais provavel é que fique preso ao enrroscar e saia do sitio criando fuga de oleo.
Atenção !! O apero do filtor deve ser feito com a mão ou para quem preferir , com uma chave dinamometro.
Já temos o motor vedado ! O oleo já não foge
Retira-se a vareta
Mete-se oleo
O motor já tem oleo ? Quando 2 litros e pouco ? Ok, então volta-se a enroscar a vareta e mete-se o motor a trabalhar por breves instantes só para enxer o filtro de olo. Em seguda desliga-se espera-se um pouco e verifica-se o nivel com a mota nivelada e com a vareta encaixada mas não enroscada
Acrescenta-se se necessário, mas com cuidado porque o nivel na vareta sobe rápdo.
O motor leva aproximadamente 3 litro quando se muda o filtro. Se o filtro não for trocado leva um puoco menos.
Quando a vareta sair assim já está bom
Já só resta voltar a montar a protecção
Metem-se os respiros no sitio
E já está !