Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Curso de Condução TT - MotoXplores 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Curso de Condução TT - MotoXplores 2438059070

+4
TrAnsAlper
Cou
psm
JFAlves
8 participantes

    Curso de Condução TT - MotoXplores

    JFAlves
    JFAlves
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 252
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 07/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms: 60000

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  JFAlves Sáb 08 maio 2010, 17:20

    E foi em grande espíriTTo de liberdade, e por terras da reforma agrária, que vivi este fim-de-semana, do 25 de Abril de 2010.

    Onze sócios do Moto Clube do Porto, e quatro acompanhantes femininas, deslocaram-se às planícies de Alter do Chão para aprenderem as melhores técnicas de condução em fora-de-estrada em motos Trail, num curso organizado pelo MotoXplores.
    Para a maioria, a deslocação para a herdade do Monte Redondo foi feita ainda na sexta-feira, tendo-se realizado uma paragem à saída de Abrantes para um belo e animado repasto. Chegados ao local já perto da meia-noite, e tratadas as normais formalidades hoteleiras, rapidamente fomos descansar, uma vez que o dia seguinte previa-se fisicamente “puxadote”…

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-317

    Começamos a formação de condução sentados, não nas motos…, mas em belos cadeirões antigos, de pele, onde nos foi feita a apresentação genérica do curso, dos formadores e das primeiras técnicas e aspectos relevantes à condução fora-de-estrada. Por exemplo, foi-nos explicado que o curso pretendia transmitir as melhores técnicas para uma condução equilibrada e relaxada e não no sentido de competição “à la” Hélder Rodrigues.

    Mas não era estando encerrados numa sala que iríamos aprender a conduzir melhor! Junto às motos, começamos por realizar os necessários ajustes à pressão dos pneus, à inclinação dos guiadores, e outras adaptações à montada, necessárias para a condução em fora-de-estrada, tão diferente da condução em estrada.
    A saída para a pista “relvada” fez-se com todos já cheios de vontade de aprender as apregoadas técnicas de equilíbrio para não deixar tombar as nossas big Trail, nos piores estradões dessas serras e vales…
    Como? Não deixar cair? Claro que ela vai cair. Mais tarde ou mais cedo, vai cair. É garantido!!
    Assim, a primeira coisa que há a fazer é aprender a levantá-la!
    Que linda visão que ocorreu naqueles 5 min: uma verdadeira “plantação” de big Trails, todas deitadas num pasto alentejano. ;-)
    E foi precisamente aqui que tive o único problema “mecânico” do fim-de-semana: a Transalp, que já tinha tombado umas dezenas de vezes sem estragar nada (já estava habituada aos maus tratos, portanto!) não gostou de ser “pousada com miminho” e… lá ficou com um espelho estalado. Ele há coisas!...

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-325

    E há que fazer “figuras”, num treino mais apropriado para concorrer ao “Carrossel da GNR”.
    Só com uma mão. Só com uma perna. Agora com o pé esquerdo no estribo direito…
    Isto, sempre às voltinhas em torno da oval campina.
    E a posição de “pega de touro”, com o peso todo em cima da perna de “fora”? E não é que resulta mesmo? Aquelas curvas apertadas que até então me pareciam impossíveis, em velocidade super-reduzida, estavam finalmente ao meu alcance. E não só a mim. A todos, mesmo aos menos “cromos”, como passamos a ser tratados. ;-)

    O almoço saiu já tarde, pois ainda fomos dar uma voltinha à herdade, mas saiu em bom. Muita “pasta” para a energia voltar aos níveis normais e necessários de funcionamenTTo, e lá voltamos nós aos treinos.
    Travar, e travar a fundo, foi uma das técnicas treinadas já da parte da tarde de sábado. Em ambiente controlado, aqueles “riscos” na terra iam crescendo à medida que se ganhava confiança.
    Só com a roda de trás (aquela que não serve para parar mas apenas para controlar) e com mais pressão dum lado, e depois do outro, para atravessar para um lado, ou para o outro. Julgava eu que sabia travar em terra, mas aprendi agora a travar de forma mais controlada.
    Agora quando cair já vou cair a maior velocidade, pois já sei travar melhor e o limite do “Ai fod#-%& !!” (os termos que nós aprendemos!-) já está bem mais avançado!!
    ;-))

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-328

    No final do dia, já com o sol a pôr-se ao fundo da planície, fomos fazer um percurso fantástico. O Alentejo está verde e florido. Lindo e perfumado!
    Fazer alguns single-tracks entre flores amarelas, azuis e brancas é uma das imagens que mais me ficou na retina.
    Usando muitas das técnicas que aprendemos durante o dia foi uma verdadeira curtição. É que a técnica, quando aplicada devidamente, vale de muito!
    Cansados, mas muito satisfeitos, chegamos ao final do dia!
    Depois do jantar ainda houve tempo para uns jogos de cartas, para uns, de bilhar para outros (dominado por um certo “cromo da bola e do taco”, moi même! :-)) e para a visualização, a muuiiitoo baaaiixaa velocidade ;-), de alguns filmezinhos realizados durante o dia de treinos.
    Xix’i cama”, que amanhã há mais…

    Completamente formados e equipados a rigor, lá estávamos nós prontos a arrancar à hora marcada.
    Deste último dia destaco o treino de inversão de marcha em subida íngreme, sem esforço. E repito, sem esforço, pois foi disso mesmo que se tratou. É que deixou de ser uma coisa verdadeiramente assustadora (porque o era, para mim, até então!) para uma coisa relativamente simples.
    Destaco também a subida íngreme (íngreme mesmo!) em inércia. Chegar ao topo e parar para permitir visualizar os obstáculos à frente, que antes estavam escondidos.

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-362

    Enfim, um fim-de-semana de muito saber adquirido, que valeu muito a pena!
    No final, e resumindo, para todos os que lá estiveram fica a grande máxima:
    “Olhar para a frente e dar gás!”
    E não é que resulta?
    ;-))

    Parabéns aos quatro formadores da MotoXplores, e em particular ao Carlos Martins pela excelente “finesse” com que nos formou durante o fim-de-semana. Além de um grande, enorme, domínio da máquina (uma BMW HP2), demonstrou ainda uma grande capacidade de transmissão da mensagem, nem sempre fácil neste domínio.

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-357

    E de lá saímos nós, com um diploma de “excelente desempenho” conseguido!
    Estão também assim de parabéns todos os participantes do curso, em particular os dois elementos femininos, a Fina e a Catarina, pelo grande empenho e vontade demonstrada.
    Voltamos cheios de vontade de experimentar as novas técnicas já no próximo passeio para Trails do MCP.
    E não é que é já aí ao virar do mês, no dia 9 de Maio?
    Bora lá?
    ;-)
    JFAlves
    JFAlves
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 252
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 07/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms: 60000

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  JFAlves Sáb 08 maio 2010, 17:29

    Volto novamente às motos e ao curso que fiz por terras de Alter do Chão, com os MotoXplores, em conjunto com 10 outros amigos e sócios do Moto Clube do Porto.

    O primeiro post sobre este tema foi principalmente de texto, com uma crónica “encomendada” para o site do MCP e que, de tão bom que ficou, foi também publicada no próprio site dos MotoXplores.
    ;-))

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-196

    Como a maioria das fotos que tirei no fim-de-semana de 24-25 de Abril só agora me chegaram às mãos (fotos passeadeiras, estas ;-) volto à carga com mais uma carrada de imagens.
    Belas imagens, diria insuspeitamente eu!... de um Alentejo primaveril, muito colorido e florido.

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-170

    Há já uns anos que sigo as crónicas Nomad’s de um passeio assim denominado (“Alentejo florido”), que também decorre por esta altura do ano.
    Verifiquei agora que o título não podia ser mais apropriado!

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-127

    Mas há uma coisa que as imagens não transmitem e que continua a ser aquilo que mais me fica na memória: os aromas perfumados do Alentejo.
    Desde que se sai da A1, em direcção a Abrantes, que começam a se fazer sentir.
    Aromas quentes, de terras quentes, que sensibilizam e inebriam o meu ser.
    (mas que bem que por aqui se escreve! ;-))

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-354

    À falta de imagens da minha pessoa, equipado a rigor, fica o registo da Transalp que por lá andou.
    E que bem que fica a menina entre as flores!
    ... mas sempre se arranjam uma ou duas pics, de mim em habilidades...
    ;-)

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-349
    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-104

    E já chegou o final do post?
    Onde está afinal a “apregoada” carrada de fotos?
    Está mesmo por aqui.

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-368

    Empreitada de paciência esta, de abrir e observar tantas fotografias, atribuída aos cromos que, como eu, concluíram o excelente “curso superior” de condução TT para motos Trail.

    Curso de Condução TT - MotoXplores 10_04_24-25-MCP-Curso_MotoXplores-200
    JFAlves
    JFAlves
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 252
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 07/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms: 60000

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  JFAlves Sáb 08 maio 2010, 17:32

    Mas há também um filmezinho.
    Só que, se com os posts anteriores consegui fazer fazer copy-paste directamente do meu blog, com este não foi possível...
    Curso de Condução TT - MotoXplores Icon_rolleyes

    Assim, deixo aqui o link para o MotoXplores Film.

    Abraço,
    psm
    psm
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 382
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 10/04/2009

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  psm Sáb 08 maio 2010, 22:23

    Excelente Alves Curso de Condução TT - MotoXplores 463778
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  Cou Dom 09 maio 2010, 14:14

    Boas Excelente cronica belas paisagens, adorei
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 11 maio 2010, 20:42

    Só tenho duas palavras...Espeta cular! Curso de Condução TT - MotoXplores 18384 Curso de Condução TT - MotoXplores Icon_biggrin

    Estás de parabéns, pelo curso, pelo excelente desempenho, pela crónica, pelas fotos...

    Em grande mesmo!

    Obrigado por esta partilha valiosa mais uma vez. Curso de Condução TT - MotoXplores Icon_wink

    Um grande abraço para ti...e boas TTransalpadas.
    vitorsousa
    vitorsousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 841
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 15/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: APEADO
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  vitorsousa Qua 12 maio 2010, 14:19

    Isto é giro, muito até......mas fica-me uma dúvida.........

    Isso não dá muita saúde às motos, pois não? Afinal são 2............dúvidas, e lavar as motos, isso dá um trabalhão do caraças, certo????!!!

    Tirando isto, até que é giro......

    Parabéns JFAlves, belas fotos, obrigado pela partilha!!!

    Aquele abraço

    Vitor
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  Transouto Qua 12 maio 2010, 15:46

    Uma vez mais encantado, quer com os relatos, quer com as fotos....Esses curso anda-me a dar cabo dos miolos..... Curso de Condução TT - MotoXplores Icon_evil

    V
    Coquetinho
    Coquetinho
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 113
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 20/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 V - ABS
    Kms:

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  Coquetinho Qua 12 maio 2010, 18:01

    Transouto escreveu:Uma vez mais encantado, quer com os relatos, quer com as fotos....Esses curso anda-me a dar cabo dos miolos..... Curso de Condução TT - MotoXplores Icon_evil

    V

    Se fosse só a ti...eu ando vai não vai! Curso de Condução TT - MotoXplores Fresse
    JFAlves
    JFAlves
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 252
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 07/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms: 60000

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  JFAlves Qua 12 maio 2010, 22:27

    Acreditem, vale a pena!
    Aprende-se muito, mesmo para quem já faz fora-de-estrada há uns anos, como eu.
    Mas isso já ficou relatado na crónica e nas várias opiniões que já foram deixadas, inclusive por outros membros aqui do Fórum.

    Obrigado pelas mensagens.

    Abraço,
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  TodayAdventure Qui 13 maio 2010, 17:13

    Relamente... excelente crónica, Joaquim, como nos habituaste. Curso de Condução TT - MotoXplores 463778 As gentes da MotoXplorers são para mim um bando de amigos que já conhecia antes da empresa e não me canso de recomendar (ainda que com opinião suspeita, claro) o seu trabalho de grande qualidade e a sua atitude. Não vejo onde, em Portugal, se podem encontrar pessoas mais indicadas para aprender as bases do off road e dos conhecimentos básicos necessários para se empreenderem viagens de longa distância, tudo regado com um excelente "ambiente humano", gastronomia as condições excepcionais da quinta e a sua preparação para lá fazer um curso daquela natureza.

    Andei por lá há precisamente há um ano, mais a passear e fazer ronha do que qualquer outra coisa e deixei as minhas impressões aqui (escrevo como mesmo nick): http://motoxplorers.com/forumx/viewtopic.php?f=7&t=88

    vitorsousa escreveu:Isto é giro, muito até......mas fica-me uma dúvida.........

    Isso não dá muita saúde às motos, pois não? Afinal são 2............dúvidas, e lavar as motos, isso dá um trabalhão do caraças, certo????!!!

    Tirando isto, até que é giro......

    Não dará muita saúde às suspensões de uma Pan, talvez... Wink De resto, as motos são mesmo feitas é para aquela vidinha. A visitinha ao Elefante Azul depois da verdasca é o pequeno preço a pagar por tantos momentos de prazer! Smile

    Zé Paulo.

    Conteúdo patrocinado


    Curso de Condução TT - MotoXplores Empty Re: Curso de Condução TT - MotoXplores

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 01:58