Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Falta de óleo no motor... 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Falta de óleo no motor... 2438059070

+8
MarceloBarão
petrustejus
RainMaker
Fabião
Cou
Transouto
TrAnsAlper
sonix39
12 participantes

    Falta de óleo no motor...

    sonix39
    sonix39
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 67
    Feminino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 28/02/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms: 83000

    Falta de óleo no motor... Empty Falta de óleo no motor...

    Mensagem  sonix39 Seg 24 maio 2010, 21:33

    ola transalprs, ainda sou nova neste forum pois é a pouco tempo tenho o privilegio de ser dona da mota mais confortavel que conduzi.
    quando a comprei já usada mandei fazer uma revisão geral na motorway concessionário Honda em compolide (lisboa) ao fim de fazer 2000 km foi verificar o nivel de oleo, qual não é meu espanto a vareta estava seca, de momento pensei que o motor tinha algum problema mas nada o indicava repus o nivel que levou 1,6l e deixei andar mais 2000km sempre a verificar o nivel mas nunca gastou uma gota de oleo. portanto se alguem fizer a monutenção neste concessionário é bom que virifiquem o nivel do oleo e não só.por acaso o motor não gripou se gripasse como provava que fora erro deles?
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 31 maio 2010, 14:09

    Situação complicada e estranha... Falta de óleo no motor... Icon_scratch

    A meu ver a responsabilidade é de quem te vendeu a moTA.Mesmo usada penso que tinhas garantia, certo?
    Acho que neste caso a garantia tinha que cobrir os danos.Digo eu...


    Boas transalpadas.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  Transouto Ter 01 Jun 2010, 09:28

    Acho que nesse caso, s a motoprway não se responsabilizar, era de expor a situação à Honda Portugal Falta de óleo no motor... 75625 E aí esperar um resposta positiva e agradável..

    V
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  Cou Ter 01 Jun 2010, 10:48

    A mim também me aconteceu algo parecido ou seja o caramelo media o nível e óleo com a tampa enroscada e no manual diz pousada ou seja pousada dava mínimo enroscada máximo.
    Conclusão nunca mais lá fui ele dizia (eu e que sei) dasssssssss
    sonix39
    sonix39
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 67
    Feminino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 28/02/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms: 83000

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  sonix39 Ter 01 Jun 2010, 11:38

    quando comprei a mota ela vinha com o nivel de oleo correto, passado dois uo três dias mandei fazer uma revisão geral a mota na motorway no qual me entregaram quase se sem oleo a vareta não tocava no oleo, portanto a culpa não é de quem vendeu mas sim aonde fiz uma suposta revisão
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  Fabião Ter 01 Jun 2010, 16:35

    Não quero defender ninguém mas, não estará a mota a gastar óleo a mais? já tive um problema num retentor e gastava quase tanto óleo como gasolina. Antes de dar o berro estava-me a gastar +-1,5L de óleo por cada 2500Kms. Depois li algures na internet que o 10w40 sintético é mais fino que o que é recomendado para motores com mais idade, deverá ser usado o 20w50 mineral dado as folgas do motor por muito bem que ele seja tratado. Usar um óleo mais fino em motores velhos faz que o consumo do mesmo seja maior.



    Abraço

    Fabião
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  RainMaker Ter 01 Jun 2010, 17:20

    Boas,

    tirando a moTA do Fabião, não conheço outra Transalp que gaste óleo, só por gastar, ou seja, devido aos km's feitos, eu posso afirmar que, a título de exemplo, nas minha só o mecânico (que é de confiança) é que olha para o nível de óleo a cada 6 ou 7 mil km's, quando a levo à revisão, nunca levou óleo entre revisões, inclusive cheguei a fazer cerca de 4500km's de viagem, com 2400 deles a velocidades de 140km's hora, e não gastou uma pinga (quer dizer, uma pinga deve ter gasto, vá, no máximo pinga e meia) Smile

    Eu se fosse a ti ia vendo com regularidade o óleo, pode ser alguma fuga ou então foi mesmo esquecimento deles, que devem ter vazado o óleo, e não devem ter enchido... apesar de não achar isso normal, mas os erros acontecem, já agora verificaste se mudaram o filtro de óleo ? se não (o que não quero acreditar) aí já pode ser um erro mais grosseiro . . .

    RainMaker
    avatar
    petrustejus
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 166
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 11/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XLV 700 VA/2011
    Kms: 5000

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  petrustejus Ter 01 Jun 2010, 18:09

    Outra coisa que também pode ter acontecido aquando da revisão foi o mecânico ter verificado o nível do óleo logo após meter o mesmo no cárter, e para além da tampa roscada, se a mota tiver levado filtro de óleo o mesmo não foi cheio, o que leva quase "meio" litro (vá...a olho...).

    O meu mecânico mete sempre o óleo e o filtro, vê o nível a olho, põe a mota a trabalhar durante alguns segundos para o filtro encher, depois é que mete a quantidade restante até ao nível aconselhado.

    Abraços

    Petrus
    sonix39
    sonix39
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 67
    Feminino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 28/02/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms: 83000

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  sonix39 Ter 01 Jun 2010, 21:00

    estamos a falar num dos maiores concessionario honda do pais concerteza que os mecanicos devem saber decor e salteado quantos litros leva cada modelo da honda. e a mota não esta a gastar oleo porque eu verifiquei o nivel 2000km apos a revisão e reparei que oleo nem tocava na vareta, depois repôs o nivel e fiz mais 2000km e verifiquei novamente o nivel e estava bom dai chegar a conclusão que a mota não gasta oleo, alem disso um motor gastar 1,3 l oleo em 2000km acho que notava-se no seu rendimento e pelo fumo do escape ao o motor a babar-se oleo o que não acontesse
    MarceloBarão
    MarceloBarão
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 9
    Masculino
    Idade : 31
    Data de inscrição : 22/02/2010

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Z3
    Kms:

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  MarceloBarão Ter 01 Jun 2010, 21:07

    Cou escreveu:A mim também me aconteceu algo parecido ou seja o caramelo media o nível e óleo com a tampa enroscada e no manual diz pousada ou seja pousada dava mínimo enroscada máximo.
    Conclusão nunca mais lá fui ele dizia (eu e que sei) dasssssssss







    boas nao querendo ser desmancha prazeres mas um motor de uma
    mota nao deve ter o oleo no maximo nem acima do maximo. é antes preferivel ter no
    minimo ou ate mesmo menos.. pois o oleo devido ao movimento tende a aumenta o
    volume, se estiver no maximo ou acima tende a esforca o motor, pois ganha pressao
    sendo prejudicial para o motor..



    cumps
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  De Sousa Ter 01 Jun 2010, 22:08

    Falta de óleo no motor... Affraid Estou aqui a tentar escrever com a boca escancarada Falta de óleo no motor... Affraid !!!

    Mesmo que a tua mota fosse movida a óleo...isso era impossível ser gasto em dois dias - acho que percebi bem!!!


    Até a minha Gisela de 1900 e carqueja que está inscrita nos ALCOÓLEOS ANÓNIMOS, não se atreve a consumir "fula" dessa maneira!!!

    Mas também pensando bem, o mecânico que fez a revisão da tua TA, tinha que ter fumado pelo menos meio fardo de cânhamo para se esquecer de por óleo numa revisão, será que ele não se esqueceu de mais nada?

    Ainda bem que não foste alinhar as bainhas, senão ele ainda se esquecia de colocar o volante!!!
    Há coisas do caneco...não lembra ao diabo!!! Falta de óleo no motor... Affraid
    Potransalp
    Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 156
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 09/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  Potransalp Qua 02 Jun 2010, 00:36

    E que tal dar um saltinho à Motorway (se viveres perto) e explicares a situação? Apresentar a factura e tentar falar com o mecânico que fez a revisão. Ainda que a mota pudesse gastar esse oleo em 2000Km sem qualquer outro sintoma, não deixaria de gastar por obra divina...

    Se o motor tivesse gripado tinhas ai um granda 31 para provar que a culpa era deles (se for,claro...)!!

    Não tenho razão de queixa da Motorway, também não morro de amores por eles... mas deixei de lá ir... sempre que lá ia havia alguém a reclamar ao balcão...

    MarceloBarão escreveu: mota nao deve ter o oleo no maximo nem acima do maximo. é antes preferivel ter no
    minimo ou ate mesmo menos.. pois o oleo devido ao movimento tende a aumenta o
    volume

    Certamente que não haverá problema por ter o nível no máximo, o "aumentar de volume" terá sido tomado em conta pelo Sr. Honda quando projectou o motor e definiu os limites de nível no carter.


    Abraços,

    Potransalp
    miguel
    miguel
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 148
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 23/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  miguel Qua 02 Jun 2010, 09:39



    MarceloBarão escreveu: mota nao deve ter o oleo no maximo nem acima do maximo. é antes preferivel ter no
    minimo ou ate mesmo menos.. pois o oleo devido ao movimento tende a aumenta o
    volume


    Certamente que não haverá problema por ter o nível no máximo, o "aumentar de volume" terá sido tomado em conta pelo Sr. Honda quando projectou o motor e definiu os limites de nível no carter.
    com certeza k não faz mal o óleo estar no limite máximo, mas entre ter óleo a mais e óleo a menos( desde k o carter não esteja seco) mais vale ter óleo a menos, lubrifica na mesma e não estraga os retentores

    um motor da TA com o carter seco começa a cheirar a embraiagem
    embrasses
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  santosam Qua 02 Jun 2010, 09:48

    Para quem ainda possa ter dúvidas, aqui fica a indicação da Honda sobre como verificar o nível de óleo.

    Falta de óleo no motor... Niveloleo

    Os motores até 1994 tinham um pequeno defeito numa válvula de escape que fazia com que gastassem um bocado de óleo (informação que retirei da internet e não de um site oficial da Honda, por isso não posso confirmar a 100%) - sendo normal consumirem óleo. A minha de 1992 gastou cerca de 500 ml de óleo em 3000 km, tendo lido também na internet quem gaste um pouco mais que isto. Um dono de uma Transalp de 1993 contou-me que numa viagem a Itália sempre a abrir para acompanhar umas RT tinha de estar sempre a meter óleo, LOL.
    Potransalp
    Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 156
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 09/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  Potransalp Qua 02 Jun 2010, 15:27

    Em todos os foruns de motas e carros há o tópico do velho mito "Óleo a
    mais ou a menos? O que é pior?" Para mim a resposta é: Não verificar o nível do óleo.

    O facto de haver uma maior quantidade de óleo no cárter (dentro dos limites do bom senso), não implica uma maior pressão no circuito de lubrificação. O óleo está sobre pressão no circuito a jusante da bomba de oléo. Enquanto está no carter está sensivelmente à pressão atmosférica, se tirarmos a vareta do óleo com o motor em funcionamento comprovamos que não existe qualquer pressão no carter... e até há um tubo que dá pelo nome de "respiro do carter"... O acréscimo de pressão pode existir na admissão da bomba de óleo, mas apenas correspondente à pressão de coluna hidrostática por termos um centímetro de óleo a mais no motor. Alguns mbar. Trocos.


    Conclusão: O óleo deve estar entre o mínimo e o máximo, de preferência mais próximo do máximo do que do mínimo, uma vez que o máximo está mais longe do mínimo do que o mínimo do mínimo. Falta de óleo no motor... Icon_biggrin É a minha opinião. Vale o que vale.


    Abraços e boas lubrificações!


    Potransalp
    MarceloBarão
    MarceloBarão
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 9
    Masculino
    Idade : 31
    Data de inscrição : 22/02/2010

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Z3
    Kms:

    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  MarceloBarão Qua 02 Jun 2010, 21:26

    miguel escreveu:


    MarceloBarão escreveu: mota nao deve ter o oleo no maximo nem acima do maximo. é antes preferivel ter no
    minimo ou ate mesmo menos.. pois o oleo devido ao movimento tende a aumenta o
    volume


    Certamente que não haverá problema por ter o nível no máximo, o "aumentar de volume" terá sido tomado em conta pelo Sr. Honda quando projectou o motor e definiu os limites de nível no carter.
    com certeza k não faz mal o óleo estar no limite máximo, mas entre ter óleo a mais e óleo a menos( desde k o carter não esteja seco) mais vale ter óleo a menos, lubrifica na mesma e não estraga os retentores

    um motor da TA com o carter seco começa a cheirar a embraiagem
    embrasses

    nem mais..

    cumprimentos

    Conteúdo patrocinado


    Falta de óleo no motor... Empty Re: Falta de óleo no motor...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 15:21