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Mudar o óleo dos travões 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Mudar o óleo dos travões 2438059070

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    Mudar o óleo dos travões

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    Mensagem  Luis Pinho Qua 06 Abr 2011, 11:14

    Boas pessoal,
    Alguém me sabe dizer como é que se muda o óleo dos travões e já agora quais são as especificações ideais do dito cujo????
    Comprei a mota à 15 dias e a malta da honda diz que aquilo já não é óleo, são borras Shocked
    Por isso tem mesmo de ser, mas gostava de ser eu a mudar isso.
    Alguém ajuda???
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    Mensagem  santosam Qua 06 Abr 2011, 16:31

    Óleo DOT 4. À venda em qualquer hipermercado. Quanto à forma de o fazer... o melhor mesmo é leres o manual da Honda para a Transalp e procurares no Youtube vídeos que explicam como se faz isso. Eu mesmo mudei o óleo da minha e não é muito complicado.
    O problema é retirar o ar do circuito, caso retires o óleo todo, que foi o que fiz porque desmontei a pinça. Caso fique ar no circuito, só com MUITA paciência ou uma máquina de sangrar.
    O meu conselho: vai tirando o óleo pelo sangradouro da pinça e acrescentando em cima, no reservatório junto à manete e esperes que saia o óleo usado todo... assim garantes que não entra ar no sistema.
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    Mensagem  claudio gil Qua 06 Abr 2011, 20:18

    Exactamente como diz o SantosSam. Também mudei na minha há pouco tempo. O melhor é sangrares em baixo e ires acrescentando em cima até sair o óleo velho todo. Para tirares o ar, deixas a peçinha onde se sangra apertada, apertas a manete ou o pedal (conforme queiras mudar à frente ou atrás) e sem largares a manete abres um bocado a tal peça por onde se sangra. Sai pouco de cada vez, pelo que tens que repetir o processo algumas vezes até veres o óleo novo começar a sair.
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    Mensagem  Luis Pinho Qua 06 Abr 2011, 23:45

    Já tive a ver um video e parece-me bastante simples...

    https://www.youtube.com/watch?v=hl_kToT1jM4

    Acho que a mota é uma Varadero, mas não tenho a certeza.
    Depois digo como é que correu.
    Obrigado Very Happy
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    Mensagem  Fabião Qua 06 Abr 2011, 23:53

    Basicamente quem não sabe é como quem não vê, já me mudaram o óleo e realmente não me pareceu dificil, basta um pouco de paciencia, mas tal como eu disse ao principio...

    Vai a quem sabe antes de dê me...... e olha que faltar os travões...



    Abraço

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    Mensagem  santosam Qui 07 Abr 2011, 08:49

    Luis Pinho escreveu:Já tive a ver um video e parece-me bastante simples...

    https://www.youtube.com/watch?v=hl_kToT1jM4

    Acho que a mota é uma Varadero, mas não tenho a certeza.
    Depois digo como é que correu.
    Obrigado Very Happy

    Simples é... o problema é sangrar que dá uma trabalheira se ficar ar no circuito. Olha que mesmo os mecânicos com os equipamentos próprios às vezes vêem gregos.
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    Mensagem  cronus Qui 07 Abr 2011, 12:20

    eu costumo fazer da seguinte forma.

    meto um tubo no sangrador igual ao do video para direcionar o oleo velho que sai para um recipiente. depois abro-o e vou bombeando-o até sair o oleo todo mas ao mesmo tempo vou acrescentando um pouco de oleo no deposito em cima para empurrar o oleo velho e sujidades para fora do circuito. depois de fazer isso, vou enchendo o deposito do oleo e dou á manete até confirmar que nao tem bolhas de ar no circuito. como tá no video é mais pratico pois impede que entre ar no circuito visto que mantem oleo no deposito e em baixo no sangrador nao deixa que o ar entre. são métodos diferentes. importante é verificar que não fica bolhas de ar no circuito pois nao deixa travar. ah e antes de pegar a moto dá umas travagens para acamar tudo senao ainda apanhas um susto.
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    Mensagem  zipper Qui 07 Abr 2011, 19:08

    Para purgar bolhas do circuito: braçadeira plastica a apertar a manete de travão durante a noite toda.O ar sobe e sai para o reservatório.
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    Mensagem  Luis Pinho Ter 12 Abr 2011, 12:16

    Já ta feito!!!
    Obrigado pela ajuda de todos.
    Só um pormenor, continuo a achar que a mota trava pouco...
    Será de só ter mudado o óleo ontem ou é msm o resultado de ter apenas 1 disco de travão dianteiro???
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    Mensagem  santosam Ter 12 Abr 2011, 12:55

    Luis Pinho escreveu:Já ta feito!!!
    Obrigado pela ajuda de todos.
    Só um pormenor, continuo a achar que a mota trava pouco...
    Será de só ter mudado o óleo ontem ou é msm o resultado de ter apenas 1 disco de travão dianteiro???

    Faz o truque da braçadeira que resulta... quanto ao travar pouco... isso já é feitio e não defeito.
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    Mensagem  Antonio Martins Dom 15 maio 2011, 19:44

    Depois de ler algumas palavrinhas já escritas tenho de esvrever as minhas.
    1-abrir a tampa do deposito e retirar todo o óleo, com uma seringa, chupando num tubinho, enfiando la dentro um pano limpo para absorver, mas nunca deitar a mota.
    2-encher o deposito com óleo novo dot 4 ou 5 sem tapar.
    3-na purga da roda enfiar um tubo tipo de aquario e voltado para baixo para dentro de uma embalagem ou garrafinha.
    4-desapertar a purga e ver correr o oleo escuro até aparecer o oleo claro, leva algum tempo.
    5-nao deixar faltar o oleo no deposito, com o risco de entrar ar.
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    Mensagem  tigusto Seg 16 maio 2011, 20:02

    Boas!
    Tive uma 600 e agora tenho uma 650 e a principal diferença que encontro nas duas é a capacidade de travagem.
    Tudo o resto... muito igual.
    Cumps!
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    Mensagem  PedroR Sex 28 Jun 2013, 17:03

    Um pequeno video elucidativo...


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