Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
moTA e areia no alcatrão 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! moTA e areia no alcatrão 2438059070

4 participantes

    moTA e areia no alcatrão

    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    moTA e areia no alcatrão Empty moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  adelinoaraujo Sáb 28 Abr 2012, 10:45

    Hoje foi dia de travar a fundo com o da frente e apanhar areia.

    Ora, explica-se rápido. Seguia na faixa da esquerda, entretanto sai um gajo duma zona de apartamentos e segue pela faixa da direita. Mas mais à frente uns 100 metros tem uma inversão de marcha o gajo encosta-se totalmente a mim. Ou seja, veio para a minha faixa.

    O que pensei foi que o tipo ia fazer a inversão de marcha mas encostou-se tanto que tive que travar a fundo com o da frente. E tem lá areia, porque a roda da frente foi logo pro lado e escorregou.

    Naquele cagagésimo de milisegundo, valeu a experiência da BTT: LARGA O TRAVÃO ANIMAL!!!!!

    Mal escorregou larguei logo o travão e a moTA segue em frente. O gajo simplesmente passou para a minha faixa e segue nela, porque a uns 100 metros pelo menos, haviam carros estacionados na rua. Uma faixa apenas.

    A seguir, viro à direita atrás do gajo e a carrinha que ia atrás a buzinar para o gajo, mas o tipo nicles. Passei o gajo que se começava a encostar à esquerda, para não me deixar passar claro.

    À frente, parei a moto no meio do caminho, diminuindo a velocidade e viro-me para trás a perguntar se ele tinha visto aquilo. Ele acelera passa mesmo só por um cantinho de gás... bem, como quem foge.

    Bem, não vou contar o que se passou a seguir mas mais à frente acabei seguir porque estava mesmo em cima da hora para ir trabalhar, fazendo um semáforo ficar vermelho para o deixar lá preso, senão ia-me chatear a valer.

    O "quase caí" serve para dar apenas mais um exemplo do que anda na rua. Só na parte final da história, quando passei o gajo nos semáforos, é que vi a cara do gajo: era um tipo já com os seus 55 a 60 anos. Não era um velho daqueles que andam com a certidão de óbito no carro, mas não era novo. Por isso, caguei pro gajo e segui.

    Já tive alguns apertos antes mas nunca tinha resvalado em areia. Curiosamente não me assustei no momento, apenas reagi como se fosse na BTT. Acho que cada vez mais, a BTT está dar cartas bem fortes para um controlo apurado na moTA.

    Notei isso mal fui para os montes com a minha menina à tempos e sempre que posso, entro nos meus caminhos preferidos: bouças e montes. Longe dos carros pois, adivinharam!
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    moTA e areia no alcatrão Empty Re: moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  Cou Sáb 28 Abr 2012, 12:21

    Ainda bem que correu bem...
    Isso de sustos com os carros é todos os dias no verão ando com os maximos ligados e mesmo assim tem alturas que ao chegar aos cruzamentos esse tipo de condutores com essa idade como já ve mal e os refelxos são lentos não ve TA What a Face e da PI lol!
    Mas quanto ao BTT confirmo uma pessoa ganha muita experiência que ajuda nessas situações
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    moTA e areia no alcatrão Empty Re: moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  adelinoaraujo Sáb 28 Abr 2012, 13:08

    Acabei por fazer referência à idade, mas não considero uma causa efeito a questão. Lá por ser velho não tem necessáriamente de conduzir mal. Até porque mesmo que tivesse 60 anos (e parecia), devia ter um "cadito" mais de responsabilidade. Afinal os perigosos são os putos novos.

    Agora que penso melhor, é que percebi porque me escorregou e inclinou um bom bocado a moTA. Porque quando ele me apertou eu virei um bocado à esquerda a fugir do carro e não foi muito, porque estava quase a bater no passeio. Quando travei levava uma pequena inclinação de fugir do separador central.

    Ali até é "normal" o pessoal que inverte a marcha, encosta à direita e guina de repente, quer venham veículos, quer não.

    Comigo é normal encostar à esquerda, dar pisca e reparar em 4 ou mais carros todos parados atrás de mim, porque não sabem que deviam passar pela direita. E não atravesso a carrinha como fazem alguns, ocupando as duas faixas.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    moTA e areia no alcatrão Empty Re: moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  TrAnsAlper Dom 29 Abr 2012, 23:19

    O susto faz parte da condição moTArd.

    Além do mau estado de certos pisos também temos sempre a "mira apontada" por parte de alguns enlatados.

    Ainda bem que não passou de um susto que por certo deu para aprender algo.



    Um abraço e boas transalpadas.
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    moTA e areia no alcatrão Empty Re: moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  santosam Seg 30 Abr 2012, 08:44

    Aproveito este tópico para vos contar uma coisa: o Nuno Barradas da Escola de Pilotagem Honda disse-nos uma coisa - NUNCA SE TRAVA SÓ COM O DA FRENTE!!!! O primeiro travão a usar é o de trás (que apenas abranda mas que serve de estabilizador) e depois usa-se o da frente para parar. Ter cuidado para ir doseando a força de travagem e ir aliviando porque senão bloqueia. Quem tiver ABS pode travar sempre a fundo porque o ABS está lá para fazer a coisa de forma automática...
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    moTA e areia no alcatrão Empty Re: moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 30 Abr 2012, 21:56

    santosam escreveu:Aproveito este tópico para vos contar uma coisa: o Nuno Barradas da Escola de Pilotagem Honda disse-nos uma coisa - NUNCA SE TRAVA SÓ COM O DA FRENTE!!!! O primeiro travão a usar é o de trás (que apenas abranda mas que serve de estabilizador) e depois usa-se o da frente para parar. Ter cuidado para ir doseando a força de travagem e ir aliviando porque senão bloqueia. Quem tiver ABS pode travar sempre a fundo porque o ABS está lá para fazer a coisa de forma automática...

    Normalmente eu uso os dois. Até porque equilibra bem a travagem. Agora numa situação de susto, só tive tempo de meter a mão ao da frente e depois é que ia ao do pé, até porque é mais fácil chegar com a mão do que levar o pé ao travão... e depois já não há tempo. Se consegui começar logo a travar, depois o de trás ajuda. Mas, foi um susto.
    E devagar costumo usar o da frente muito pouco até. Gosto de derrapar na terra com o traseiro... vicio da btt.

    Bom é ter C-ABS. Um dia destes...
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    moTA e areia no alcatrão Empty Re: moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  santosam Seg 30 Abr 2012, 21:58

    adelinoaraujo escreveu:
    santosam escreveu:Aproveito este tópico para vos contar uma coisa: o Nuno Barradas da Escola de Pilotagem Honda disse-nos uma coisa - NUNCA SE TRAVA SÓ COM O DA FRENTE!!!! O primeiro travão a usar é o de trás (que apenas abranda mas que serve de estabilizador) e depois usa-se o da frente para parar. Ter cuidado para ir doseando a força de travagem e ir aliviando porque senão bloqueia. Quem tiver ABS pode travar sempre a fundo porque o ABS está lá para fazer a coisa de forma automática...

    Normalmente eu uso os dois. Até porque equilibra bem a travagem. Agora numa situação de susto, só tive tempo de meter a mão ao da frente e depois é que ia ao do pé, até porque é mais fácil chegar com a mão do que levar o pé ao travão... e depois já não há tempo. Se consegui começar logo a travar, depois o de trás ajuda. Mas, foi um susto.
    E devagar costumo usar o da frente muito pouco até. Gosto de derrapar na terra com o traseiro... vicio da btt.

    Bom é ter C-ABS. Um dia destes...

    Pois... entre a Transalp com C-ABS e a normal... no fundo sempre vale a pena o C-ABS :-)

    Conteúdo patrocinado


    moTA e areia no alcatrão Empty Re: moTA e areia no alcatrão

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 17:06