Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 2438059070

+5
RainMaker
DRAKER
Gigikoln3
luis.m.antonio
jfvf87
9 participantes

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  jfvf87 Qui 09 Ago 2012, 21:06

    Viva

    Então é o seguinte, depois de ter desmontado algumas suspensões traseiras reparei que é comum a massa de lubrificação ser substituída por ferrugem. A causa parece-me ser os retentores deixarem de fazer o trabalho com o tempo depois anos e anos com chuva, lavagens, passeios fora de estrada, etc e tudo isto sem que a massa tenha sido mudada.

    Um dos piores exemplos que já me apareceu foi este:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 8

    À direita é um eixo novo e pelo desgaste do eixo da esquerda podemos imaginar o estado do rolamento de agulhas que novos são semelhantes a estes rolamentos:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 3200005_00

    Este eixo novo + rolamento + retentores na origem custam cerca de 55€ e ao todo na suspensão existem cerca de 9 rolamentos. Por alto a conta a uma reparação completa às articulações do braço seria qualquer coisa de 500 euros só em material de origem e sem mão de obra. É a meu ver algo preocupante....

    Quando tinha um UMM e frequentava bastante outro forum desse tipo de carros falava-se bastante de problemas nas transmissões em que os carros tremiam em andamento causados por cruzetas estragadas.
    Acontece que a maioria dessas cruzetas têm um copo de lubrificação deste género:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Umetasgi45500

    E que se fossem lubrificadas regularmente duravam bastante, coisa que alguns proprietários se desleixavam completamente.

    Hoje e agora que decidi abrir este tópico descobri acidentalmente que já há quem pelo menos tenha falado sobre o tema no TrailAventura e outros sites.
    Fica a dúvida do porquê que a Honda e outras marcas não adoptam estes copos de lubrificação de fábrica especialmente nas trail's que estão sujeitas a maus tratos? Não vejo inconvenientes a não ser deixarem de ter grandes intervenções à suspensão.

    Também encontrei agora esta adaptação para moto4
    http://www.quadmania.pt/forum/showthread.php/6070-Yamaha-YFZ350-Banshee-Areias/page4

    A minha vai levar com umas copos destes para não ficar com sede.
    As vossas opiniões sff.

    Cumprimentos
    Faustino
    luis.m.antonio
    luis.m.antonio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 107
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 13/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
    Kms:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  luis.m.antonio Qui 09 Ago 2012, 22:19

    Boas,
    Tal como o Faustino acho que faz todo o sentido a existencia destes ditos pontos para lubrificação regular sem necessidade de desmontar todo o sistema.
    Eu ate tenho por aqui duas bombas para lubrificação por massa, por isso só falta o Faustino definir um preço para o upgrade dos copos de lubrificação, para eu fazer contas á vida e fazer o dito upgrade.

    Curiosidade, olhando para os rolamentos fico a pensar onde colocar o copo para que lubrifique? Ou será que estou a ver mal?

    Faustino, ficamos a aguardar preços. Very Happy

    Abraço.


    Última edição por luis.m.antonio em Qui 09 Ago 2012, 22:21, editado 1 vez(es)
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  Gigikoln3 Qui 09 Ago 2012, 22:20

    Epá... faço ideia como deve andar a minha...

    Dia 15 vou para o Norte carago...

    Faustino a tua Azulinha vai ser a cobaia ??

    Olha tu aponta já aí que eu também quero... tudo o que seja para melhorar a lubrificação da minha Donzela é bem vindo...

    Boa descoberta pá....
    DRAKER
    DRAKER
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1245
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 04/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 2000
    Kms: 24000

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  DRAKER Qui 09 Ago 2012, 23:14

    Sem duvida alguma um excelente upgrad , a ter em consideração .
    O motivo pelo qual estas motas não venham equipadas de fabrica com este tipo de solução , a meu ver é devido a serem motas para uso particular e não para competição ! Pois certamente que o modelo de competição já tem esses e outros mais upgrades, que facilitam uma manutenção muito mais rápida . Pois estas motas sim são comfrontadas com muitas adversidades ...


    O único contra deste upgrade é quem quiser preservar a originalidade do seu clássico , já começa a fugir um pouco a regra.


    Abraço,
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  RainMaker Sex 10 Ago 2012, 09:34

    Faustino:

    gostava muito de poder opinar sobre isto, mas... não faço puto de ideia do que tás a falar... scratch

    de motas só sei onde se ligam e como se metem as mudanças Smile

    De qualquer forma acho que para quem percebe alguma coisa da poda este tipo de tópicos são muito bons, e ao mesmo tempo os que não pescam nada disto, como eu, vão criando interesse e tentando aprender algumas coisinhas Smile

    muito bom tópico mesmo.

    Um abraço,

    RainMaker


    P.S. ainda tou a tentar descobrir do que tão a falar aki Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 223734
    Jardel
    Jardel
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 360
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/03/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA700/2009
    Kms: 43000

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  Jardel Sex 10 Ago 2012, 10:53

    desses pormenores demasiadamente técnicos para mim, não percebo muito.

    no entanto vou ver como é que é a minha, e tentar saber mais sobre o assunto.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  Cou Sex 10 Ago 2012, 13:13

    Boa ideia

    Mas ainda vai algum trabalho What a Face
    a11sam
    a11sam
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 10/07/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  a11sam Sex 10 Ago 2012, 16:29

    Puxa Dr...

    Voçê tem o´espertos nos cabeça!!!!! Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 357953

    Granda pinta sim senhor!!!



    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  jfvf87 Sex 10 Ago 2012, 16:56

    Já estão encomendados 50 copos.
    São dos mais pequenos e discretos...
    Em princípio a azul será a cobaia porque assim vai atravessar os riachos sem medos. Não é Ricardo Suspect ? lol!
    O meu Super 5 também deve levar uns destes upgrades nas rotulas Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 223388

    Cumprimentos
    Faustino
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  Gigikoln3 Sex 10 Ago 2012, 22:31

    jfvf87 escreveu:
    Em princípio a azul será a cobaia porque assim vai atravessar os riachos sem medos. Não é Ricardo Suspect ? lol!
    O meu Super 5 também deve levar uns destes upgrades nas rotulas Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 223388

    Cumprimentos
    Faustino

    Cof cof... Animal chamado a recepção !!!! lol!

    Essa do Super 5 também está bem pensado... Sabes alguma coisa do eixo traseiro para o R5 ??
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  jfvf87 Seg 13 Ago 2012, 16:57

    Os copos já chegaram

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Copos%20lubrifica%C3%A7%C3%A3o

    Cumprimentos
    Faustino
    luis.m.antonio
    luis.m.antonio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 107
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 13/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
    Kms:

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  luis.m.antonio Ter 14 Ago 2012, 00:11

    Boa,
    o primeiro passo já está, os copos já existem.
    E a o tubo de borracha??? para que serve???

    Abraço.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  Transouto Ter 14 Ago 2012, 22:20

    Copos!!!! Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 736540182 algu´´em falou em copos... Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 736540182

    Quanto á vossa mecânica.... Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 223734 sigam mais uns copos.... Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 736540182 Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação 161678

    V

    Conteúdo patrocinado


    Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação Empty Re: Suspensão traseira/Braço oscilante adaptar copos de lubrificação

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 11:17