Viva
Então é o seguinte, depois de ter desmontado algumas suspensões traseiras reparei que é comum a massa de lubrificação ser substituída por ferrugem. A causa parece-me ser os retentores deixarem de fazer o trabalho com o tempo depois anos e anos com chuva, lavagens, passeios fora de estrada, etc e tudo isto sem que a massa tenha sido mudada.
Um dos piores exemplos que já me apareceu foi este:
À direita é um eixo novo e pelo desgaste do eixo da esquerda podemos imaginar o estado do rolamento de agulhas que novos são semelhantes a estes rolamentos:
Este eixo novo + rolamento + retentores na origem custam cerca de 55€ e ao todo na suspensão existem cerca de 9 rolamentos. Por alto a conta a uma reparação completa às articulações do braço seria qualquer coisa de 500 euros só em material de origem e sem mão de obra. É a meu ver algo preocupante....
Quando tinha um UMM e frequentava bastante outro forum desse tipo de carros falava-se bastante de problemas nas transmissões em que os carros tremiam em andamento causados por cruzetas estragadas.
Acontece que a maioria dessas cruzetas têm um copo de lubrificação deste género:
E que se fossem lubrificadas regularmente duravam bastante, coisa que alguns proprietários se desleixavam completamente.
Hoje e agora que decidi abrir este tópico descobri acidentalmente que já há quem pelo menos tenha falado sobre o tema no TrailAventura e outros sites.
Fica a dúvida do porquê que a Honda e outras marcas não adoptam estes copos de lubrificação de fábrica especialmente nas trail's que estão sujeitas a maus tratos? Não vejo inconvenientes a não ser deixarem de ter grandes intervenções à suspensão.
Também encontrei agora esta adaptação para moto4
http://www.quadmania.pt/forum/showthread.php/6070-Yamaha-YFZ350-Banshee-Areias/page4
A minha vai levar com umas copos destes para não ficar com sede.
As vossas opiniões sff.
Cumprimentos
Faustino
Então é o seguinte, depois de ter desmontado algumas suspensões traseiras reparei que é comum a massa de lubrificação ser substituída por ferrugem. A causa parece-me ser os retentores deixarem de fazer o trabalho com o tempo depois anos e anos com chuva, lavagens, passeios fora de estrada, etc e tudo isto sem que a massa tenha sido mudada.
Um dos piores exemplos que já me apareceu foi este:
À direita é um eixo novo e pelo desgaste do eixo da esquerda podemos imaginar o estado do rolamento de agulhas que novos são semelhantes a estes rolamentos:
Este eixo novo + rolamento + retentores na origem custam cerca de 55€ e ao todo na suspensão existem cerca de 9 rolamentos. Por alto a conta a uma reparação completa às articulações do braço seria qualquer coisa de 500 euros só em material de origem e sem mão de obra. É a meu ver algo preocupante....
Quando tinha um UMM e frequentava bastante outro forum desse tipo de carros falava-se bastante de problemas nas transmissões em que os carros tremiam em andamento causados por cruzetas estragadas.
Acontece que a maioria dessas cruzetas têm um copo de lubrificação deste género:
E que se fossem lubrificadas regularmente duravam bastante, coisa que alguns proprietários se desleixavam completamente.
Hoje e agora que decidi abrir este tópico descobri acidentalmente que já há quem pelo menos tenha falado sobre o tema no TrailAventura e outros sites.
Fica a dúvida do porquê que a Honda e outras marcas não adoptam estes copos de lubrificação de fábrica especialmente nas trail's que estão sujeitas a maus tratos? Não vejo inconvenientes a não ser deixarem de ter grandes intervenções à suspensão.
Também encontrei agora esta adaptação para moto4
http://www.quadmania.pt/forum/showthread.php/6070-Yamaha-YFZ350-Banshee-Areias/page4
A minha vai levar com umas copos destes para não ficar com sede.
As vossas opiniões sff.
Cumprimentos
Faustino