Viva
Várias vezes colocam-me a questão da melhor forma de arrancar/ligar um motor frio.
É um tema de extrema importância para alongar a qualidade e a vida útil de um motor e para tentar sensibilizar os mais e os menos cuidadosos imaginem que é habitual encontrar folgas superiores a 0.20mm em motores a frio que ao atingir a temperatura normal de funcionamento (cerca de 90º) e devido à dilatação natural dos materiais se transformam em folgas de 0.03mm.
Podem parecer valores insignificantes mas em termos mecânicos são diferenças abismais. É nestas folgas menores que o óleo consegue garantir a sua máxima protecção evitando o contacto directo das peças através de um finíssimo filme de óleo.
O que é que isto tem a ver com o fechar ou não o ar para ligar a mota??? Tem tudo a ver porque este sistema auxiliar de arranque a frio existe pela simples particularidade das paredes dos cilindros não estarem suficientemente quentes para vaporizar a gasolina no seu contacto e consequentemente preencherem a câmara de vapor de gasolina facilitando o acesso à faísca da vela.
Por esta razão em alguns motores e outras variáveis é necessário activar este sistema para através do aumento da quantidade de combustível na câmara de combustão (grande parte em estado liquido) aumente a probabilidade deste se encontrar com a ignição.
Tendo visto e falado com malta que por diversas razões deixa a mota no mesmo local a trabalhar com o ar fechado enquanto o motor aquece decidi abrir este tópico pelas dúvidas que me colocam e por ter tropeçado pela informação "falhas de combustão - Excesso de combustível" do seguinte link http://www.ms-motor-service.com.br/ximages/ks_50003735-07_web.pdf que vem reforçar o que tenho aconselhado.
Se for possível evitem a utilização deste sistema ou assim que possível desliguem o, pois a única grande vantagem é mesmo quando existe teimosia em ligar o motor, o resto são desvantagens em que a principal é a diluição do óleo das paredes dos cilindros pela gasolina levando ao contacto directo entre a camisa e os segmentos (um conjunto tão importante no motor).
Não vejo grande inconveniente em deixar a mota a trabalhar uns segundos sem esforço apenas para que o óleo chegue à cabeça e depois arranques muito suaves até o motor aquecer.
Já agora para não se ajudar de um lado e causar problemas do outros evitem deixar o relantin a baixo do recomendado.
Cumprimentos
Faustino
Várias vezes colocam-me a questão da melhor forma de arrancar/ligar um motor frio.
É um tema de extrema importância para alongar a qualidade e a vida útil de um motor e para tentar sensibilizar os mais e os menos cuidadosos imaginem que é habitual encontrar folgas superiores a 0.20mm em motores a frio que ao atingir a temperatura normal de funcionamento (cerca de 90º) e devido à dilatação natural dos materiais se transformam em folgas de 0.03mm.
Podem parecer valores insignificantes mas em termos mecânicos são diferenças abismais. É nestas folgas menores que o óleo consegue garantir a sua máxima protecção evitando o contacto directo das peças através de um finíssimo filme de óleo.
O que é que isto tem a ver com o fechar ou não o ar para ligar a mota??? Tem tudo a ver porque este sistema auxiliar de arranque a frio existe pela simples particularidade das paredes dos cilindros não estarem suficientemente quentes para vaporizar a gasolina no seu contacto e consequentemente preencherem a câmara de vapor de gasolina facilitando o acesso à faísca da vela.
Por esta razão em alguns motores e outras variáveis é necessário activar este sistema para através do aumento da quantidade de combustível na câmara de combustão (grande parte em estado liquido) aumente a probabilidade deste se encontrar com a ignição.
Tendo visto e falado com malta que por diversas razões deixa a mota no mesmo local a trabalhar com o ar fechado enquanto o motor aquece decidi abrir este tópico pelas dúvidas que me colocam e por ter tropeçado pela informação "falhas de combustão - Excesso de combustível" do seguinte link http://www.ms-motor-service.com.br/ximages/ks_50003735-07_web.pdf que vem reforçar o que tenho aconselhado.
Se for possível evitem a utilização deste sistema ou assim que possível desliguem o, pois a única grande vantagem é mesmo quando existe teimosia em ligar o motor, o resto são desvantagens em que a principal é a diluição do óleo das paredes dos cilindros pela gasolina levando ao contacto directo entre a camisa e os segmentos (um conjunto tão importante no motor).
Não vejo grande inconveniente em deixar a mota a trabalhar uns segundos sem esforço apenas para que o óleo chegue à cabeça e depois arranques muito suaves até o motor aquecer.
Já agora para não se ajudar de um lado e causar problemas do outros evitem deixar o relantin a baixo do recomendado.
Cumprimentos
Faustino