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Transalp 600 de 92 com 20000 km, quando aquece um cilindro falha 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Transalp 600 de 92 com 20000 km, quando aquece um cilindro falha 2438059070

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    Transalp 600 de 92 com 20000 km, quando aquece um cilindro falha

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    Mensagem  Jandrade Seg 05 Ago 2013, 11:40

    Boas
    Sou recente neste fórum e andei a ver o que foram colocando, parece que temos por aqui entendidos na Motinha, vejam se me podem ajudar. Comprei uma Translap de 92 quase sem uso, mas um pouco maltratada, tenciono recuperar a dita, mas está a começar a xatera-me.... depois de Revisão completa, velas, cachimbos, filtros, limpeza de carburadores etc., umas voltinhas curtas e 5 estrelas... mas ao chegar aos 40 km mais ou menos, quando começa a aquecer, um dos cilindros começa a falhar.... tenho que parar, deixar arrefecer para conseguir chegar a casa.

    Ja passou 3 semanas numa oficina (não Honda) e na sexta feira passada o mecanico disse que ja tinha descoberto o problema, uns cabos que vão dos CDI para as bobinas pressionodas entre o filtro e o quadro que deixava passar corrente, ou seja, estava resolvido... era bom, mas não está...
    Alguém já teve este sintoma nas vossas maquinas?
    Agradeço a vossa ajuda, não sei se estou disposto a gastar mais dinheiro ou se desmancho aquilo para peças.
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    Mensagem  Jardel Seg 05 Ago 2013, 13:19

    boas, de certeza que terás de substituir um dos cdi´s... problema normal e crónico nas Ta de 92
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    Mensagem  De Sousa Seg 05 Ago 2013, 13:43

    Acho que é o CDI...reparaste se o conta rotações também falha?

    Qual o cilindro que aquece, o de trás ou o da frente?

    Essa mota tem dois CDI e um deles está ligado ao conta rotações, pelo que podes estar atento e verificar o conta rotações quando acontecer essa falha, e pode tratar-se de uma falha itinerante, ou seja, falha conforme andas, não está diretamente relacionado com a distância nem com o aquecimento, pode estar diretamente relacionado com o trepidar da mota.

    É importante reforçar as soldas da placa do CDI, operação fácil para quem sabe, mas aqui no fórum já tens algumas novelas com o CDI como protagonista, é só pesquisares.

    Aconselho-te a pedires um CDI emprestado a alguém que tenha uma TA, para poderes verificar se é mesmo o CDI que está marado.




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    Mensagem  Jandrade Seg 05 Ago 2013, 14:34

    Epá... aqui o pessoal é rápido a dar dicas... muito obrigado... o que xateia é que em frio não tem falhas, já experiementei deixar aquecer parada e acontece isso mesmo... ao chegar a meio o ponteiro da temperatura pouco antes de ligar a ventoínha, começa a falhar.. qual dos cilindros não percebi.. o conta rotações baixa, claro que sim...
    Já andei a ver por aqui a saga dos cdis... lá vou ter que gastar uma pipa de massa, podem ser os 2 avariados?

    Grato
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    Mensagem  De Sousa Seg 05 Ago 2013, 15:30

    Jandrade escreveu:Epá... aqui o pessoal é rápido a dar dicas... muito obrigado... o que xateia é que em frio não tem falhas, já experiementei deixar aquecer parada e acontece isso mesmo... ao chegar a meio o ponteiro da temperatura pouco antes de ligar a ventoínha, começa a falhar.. qual dos cilindros não percebi.. o conta rotações baixa, claro que sim...
    Já andei a ver por aqui a saga dos cdis... lá vou ter que gastar uma pipa de massa, podem ser os 2 avariados?

    Grato
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    Parece que tens aqui um sintoma novo, pelo menos para mim, falha porque aquece:scratch: . Acho que um dos CDI está igualmente ligado ao indicador de temperatura, pode ser isso que se passe e a informação que está a dar é errada.

    Há um dos CDI que está ligado ao conta-rotações e quando esse CDI falha, o conta rotações, não baixa, desliga, deixa de contar.

    Cada um dos CDI está ligado a um dos cilindros, ou seja se um dos CDI falha, o cilindro desliga.

    No entanto essa relação Aquecimento/Falha de cilindro é para mim estranha.

    Vais ter que ir por exclusão de partes:
    -verifica os CDI, tiras o banco e tens acesso aos CDI que podes trocar de ficha de modo a verificar qual deles está avariado, se for esse o caso.
           A "técnica" é: ligas a mota com o banco retirado e já com os CDI à mão ( ambos ligados nas fichas), quando a mota falhar, desligas um dos CDI... se a mota for abaixo/desligar, o CDI que tens na mão é o bom, o que continua ligado é o avariado.
    Mas vais repetir a operação toda, colocas novamente o CDI, ligas a mota e quando ela começar a falhar retiras o outro CDI, e vÊs se ela continua ligada, se ela continuar a trabalhar é porque o CDI que tens na mão desta vez  é o avariado.

    Para reparar o CDI, contacta a Mototrónica

    Pode ser sempre um problema de cablagem, mas podem ser mil e uma coisa, o problema mais comum é ser nas soldas dos CDI que com o tempo e dado o facto de no modelo de 1992, oc CDI não terem o casulo de borracha, serem mais fácilmente danificados.

    Faz esta operação que eu te disse e vê se encontras o problema
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    Mensagem  Jandrade Seg 05 Ago 2013, 16:25

    Obrigado Sousa
    Sendo assim, deve bastar detectar qual o cdi que liga ao Conta Rotações, o avariado tem que ser o outro, porque ele quando falha não desliga o CR, baixa mas mantên-se em movimento, vou experimentar.

    Grato pela ajuda, se resolver eu coloco aqui.

    já agora, a Motrónica é onde? o link para o site deles não funciona e no face tb não encontrei contacto.
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    Mensagem  De Sousa Seg 05 Ago 2013, 16:54

    Jandrade escreveu:Obrigado  Sousa
    Sendo assim, deve bastar detectar qual o cdi que liga ao Conta Rotações, o avariado tem que ser o outro, porque ele quando falha não desliga o CR, baixa mas mantên-se em movimento, vou experimentar.

    Grato pela ajuda, se resolver eu coloco aqui.

    já agora, a Motrónica é onde? o link para o site deles não funciona e no face tb não encontrei contacto.

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    Mensagem  DRAKER Ter 06 Ago 2013, 22:35

    Jandrade,

    Nao desanimes ... Isso é Mota iterna !
    Como ja foi dito, certamente será os cdis....
    Tens Malta aqui no forum,dai de perto, que te resolve isso a preço de amigos.
    Tens o doutor Faustino e o Ricardo!
    O Ricardo formou-se em reparação de cdis.

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    Mensagem  De Sousa Qua 07 Ago 2013, 06:55

    E se queres um conselho, não penses em comprar CDI's Novos, pelo menos antes de verificar se essses (ou esse) é reparável, porque ao comprares novo estás sujeito a que aconteça de novo, porque segundo os entendidos esse problema é congénito nos CDI da Ta.

    Dizem que é mais fiável um CDI reparado/reforçado, do que um novo.

    Mas fala primeiro com o Ruben, que ele esclarece-te isso.
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    Mensagem  Jandrade Seg 12 Ago 2013, 17:35

    De Sousa escreveu:E se queres um conselho, não penses em comprar CDI's Novos, pelo menos antes de verificar se essses (ou esse) é reparável, porque ao comprares novo estás sujeito a que aconteça de novo, porque segundo os entendidos esse problema é congénito nos CDI da Ta.

    Dizem que é mais fiável um CDI reparado/reforçado, do que um novo.

    Mas fala primeiro com o Ruben, que ele esclarece-te isso.

    Boas

    venho agradecer a vossa ajuda, fiz exactamente o que me recomendaram e a maquina já rola sem problemas, na sexta feira depois de uma queda estupida para o lado, mais umas rachas na carenagem..... encontrei na net um CDI usado, foi ter com o dono e mesmo alí no passeio saquei o banco, desliguei um do cdi´s, aquele que está ligado ao conta rotações, coloquei o outro... umas acelaradelas e nada de falhas... resultou.

    Para tirar as teimas no sabado, espetei-lhe com as 3 malas em cima, enchi o depósito e toca a rolar... ja fez 250 km e sem se queixar... estou mesmo a curtir a motita.

    Um abraço a todos e muito obrigados

    PS: A Azulinha tambem agradece... safou-se de ser desmanchada para peças.
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    Mensagem  miguel almeida Seg 12 Ago 2013, 20:12

    Ainda bem! Como ves sao eternas, mas tem algumas manias!
    Agora a queda é que nao teve piada nenhuma.....Transalp 600 de 92 com 20000 km, quando aquece um cilindro falha 223734 
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    Mensagem  edmundosilva Seg 12 Ago 2013, 21:27

    Agora que esta a 100%, nao vais querer outra mota. Ate axo que e caso de doenca :-)
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    Mensagem  Jandrade Ter 13 Ago 2013, 14:02

    Pois, parece que vicia... ja tenho outras motos a muitos anos e nunca me deu para sair á noite e andar só por andar... ontem não resisti e fui rolar um bocado.
    Quanto é queda assumo que foi uma grande azelhice minha, fiz aquilo que sei que não devemos fazer... ao entrar numa zona de passeio rebaixado de acesso a paragem se autocarro, confiei nas capacidades trail da menina e entrei á campeão....como ia a parar, quase parado...o pneu escorregou no lancil polido... e pumba.... deitou-se para o lado direito... joelho e mão no chão sem danos.... ela umas rachas na carenagem e a manete de travão torta para abrir a pestana.

    Cumprimentos
    João
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    Mensagem  adelinoaraujo Qua 14 Ago 2013, 22:48

    Ainda bem que não partiste um pé como um amigo meu... pensou que ia por o pé no passeio, mas foi em baixo... lá bem a moto e pimba. Deixou cair a Versys no pé e agora anda de scooter e carro.

    Se ele andasse mais de BTT sabia que convém tirar o pé antes de... e eu na BTT tenho pedais de encaixe, que prende os pés.
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    Mensagem  TrAnsAlper Ter 10 Set 2013, 16:17

    Jandrade escreveu:
    De Sousa escreveu:E se queres um conselho, não penses em comprar CDI's Novos, pelo menos antes de verificar se essses (ou esse) é reparável, porque ao comprares novo estás sujeito a que aconteça de novo, porque segundo os entendidos esse problema é congénito nos CDI da Ta.

    Dizem que é mais fiável um CDI reparado/reforçado, do que um novo.

    Mas fala primeiro com o Ruben, que ele esclarece-te isso.
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    Para tirar as teimas no sabado, espetei-lhe com as 3 malas em cima, enchi o depósito e toca a rolar... ja fez 250 km e sem se queixar... estou mesmo a curtir a motita.

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    PS: A Azulinha tambem agradece... safou-se de ser desmanchada para peças.
    Bom...pelo menos ainda apanhei a melhor parte!Very Happy 


    Agora é carregar kms em cima, já viste que ela sem uso estraga-se com facilidade.Very Happy 


    Um abraço e boas transalpadas

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