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Luz de ponto morto acende e apaga... 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Luz de ponto morto acende e apaga... 2438059070

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    Luz de ponto morto acende e apaga...

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    Luz de ponto morto acende e apaga... Empty Luz de ponto morto acende e apaga...

    Mensagem  Fernando F Ter 15 Set 2015, 08:52

    Pois é...
    Moto parada, ligo a chave e a luz de ponto morto não acende (e está em N).
    Dou a motor de arranque, não liga.
    Puxo a manete da enbraiagem, não liga.
    Recolho o descanço e puxo a emb e já liga.

    O que se passa?

    Por vezes a luz de N acende e fica tudo normal, depois sem razão a parente apaga-se e volta a mesma história...
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    Luz de ponto morto acende e apaga... Empty Re: Luz de ponto morto acende e apaga...

    Mensagem  nunobit Ter 15 Set 2015, 11:40

    Fernando F escreveu:Pois é...
    Moto parada, ligo a chave e a luz de ponto morto não acende (e está em N).
    Dou a motor de arranque, não liga.
    Puxo a manete da enbraiagem, não liga.
    Recolho o descanço e puxo a emb e já liga.

    O que se passa?

    Por vezes a luz de N acende e fica tudo normal, depois sem razão a parente apaga-se e volta a mesma história...

    Não percebo muito, mas ou é o sensor ou a lampada.

    Experimenta com a mota ligada bater junto à lampada a ver se apaga ou acende.

    Dsc n ajudar muito.

    Abrç
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    Luz de ponto morto acende e apaga... Empty Re: Luz de ponto morto acende e apaga...

    Mensagem  PedroF Ter 15 Set 2015, 13:54

    Podes ter 1 de 2 ou os 2 problemas.

    a) Fio interrompido/cortado
    b) Interruptor avariado

    https://2img.net/h/oi62.tinypic.com/jr4av9.jpg

    Tiras a tampa de proteção do pinhão para acederes ao local onde está o interruptor.
    O interruptor do N é o que está à frente do pinhão na foto que te coloco aqui, o que está protegido por uma borracha à frente do filtro de óleo, é o sensor de pressão de óleo.

    Após tirares a tampa do pinhão logo vez se o fio pode ter sido cortado ou ferido pela corrente por exemplo ou se está com mau contacto.

    O interruptor do N fecha o circuito da massa, portanto para testares a continuidade do fio basta, com a mota desengatada, desligar o fio encostar no bloco e ver se a luz acende. Se acender e se ao mexeres o fio em vários locais a lampada apaga e acende isso quer dizer que o fio tem descontinuidade, verificas o fio mais atentamente e substituis. Neste caso podes cortar num local onde já não se verifiquem as falhas e soldas até ao interruptor, isolando o local da soldadura com manga retrátil.

    Se ao encostares o fio no bloco e mexeres o fio a lampada se mantém sempre ligada então o problema é no interruptor.
    Tira o interruptor, vê o estado do actuador e se está muito gasto ou se está preso. Se estiver preso deixa mergulhado num produto de limpeza ou tenta com WD40.
    Para veres se tem desgaste, não te consigo ajudar muito pois não sei que tamnho deve ter a ponta que tem a mola.

    Não esqueças que ao tirares o interruptor da caixa de velocidades pode sair óleo. Inclina a mota para o lado contrário.

    Mais não te consigo ajudar.
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    Mensagem  Fernando F Ter 15 Set 2015, 18:07

    nunobit escreveu:
    Fernando F escreveu:Pois é...
    Moto parada, ligo a chave e a luz de ponto morto não acende (e está em N).
    Dou a motor de arranque, não liga.
    Puxo a manete da enbraiagem, não liga.
    Recolho o descanço e puxo a emb e já liga.

    O que se passa?

    Por vezes a luz de N acende e fica tudo normal, depois sem razão a parente apaga-se e volta a mesma história...

    Não percebo muito, mas ou é o sensor ou a lampada.

    Experimenta com a mota ligada bater junto à lampada a ver se apaga ou acende.

    Dsc n ajudar muito.

    Abrç

    Já experimentei fazer isso e nada na mesma... obrigado na mesma Smile
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    Mensagem  Fernando F Ter 15 Set 2015, 18:08

    PedroF escreveu:Podes ter 1 de 2 ou os 2 problemas.

    a) Fio interrompido/cortado
    b) Interruptor avariado

    https://2img.net/h/oi62.tinypic.com/jr4av9.jpg

    Tiras a tampa de proteção do pinhão para acederes ao local onde está o interruptor.
    O interruptor do N é o que está à frente do pinhão na foto que te coloco aqui, o que está protegido por uma borracha à frente do filtro de óleo, é o sensor de pressão de óleo.

    Após tirares a tampa do pinhão logo vez se o fio pode ter sido cortado ou ferido pela corrente por exemplo ou se está com mau contacto.

    O interruptor do N fecha o circuito da massa, portanto para testares a continuidade do fio basta, com a mota desengatada, desligar o fio encostar no bloco e ver se a luz acende. Se acender e se ao mexeres o fio em vários locais a lampada apaga e acende isso quer dizer que o fio tem descontinuidade, verificas o fio mais atentamente e substituis. Neste caso podes cortar num local onde já não se verifiquem as falhas e soldas até ao interruptor, isolando o local da soldadura com manga retrátil.

    Se ao encostares o fio no bloco e mexeres o fio a lampada se mantém sempre ligada então o problema é no interruptor.
    Tira o interruptor, vê o estado do actuador e se está muito gasto ou se está preso. Se estiver preso deixa mergulhado num produto de limpeza ou tenta com WD40.
    Para veres se tem desgaste, não te consigo ajudar muito pois não sei que tamnho deve ter a ponta que tem a mola.

    Não esqueças que ao tirares o interruptor da caixa de velocidades pode sair óleo. Inclina a mota para o lado contrário.

    Mais não te consigo ajudar.

    Vou espreitar o que referes, boa explicação, muito obrigado.
    A foto para a conseguir ver tiver de fazer o post abaixo inserindo o teu link da imagem no simbolo "inserir uma imagem"


    Última edição por Fernando F em Ter 15 Set 2015, 18:11, editado 1 vez(es)
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    Mensagem  Fernando F Ter 15 Set 2015, 18:09

    Luz de ponto morto acende e apaga... Jr4av9
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    Mensagem  Fernando F Ter 15 Set 2015, 19:49

    Foi tiro certeiro! Afinal era a mola que liga ao veio do interreptor que estava largissima. Era mais o tempo sem contacto do que com contacto. Resolvido. Muito obrigado mais uma vez pela dica Pedro F.
    Ps: Nem era preciso tirar o tapa pinhão.
    Nessa tua foto está tudo muito limpinho... What a Face a minha tinha uma camada de merdelum dentro da tampa uiui affraid
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    Mensagem  PedroF Qua 16 Set 2015, 08:31

    Fernando F escreveu:Foi tiro certeiro! Afinal era a mola que liga ao veio do interreptor que estava largissima. Era mais o tempo sem contacto do que com contacto. Resolvido. Muito obrigado mais uma vez pela dica Pedro F.
    Não tens que agradecer, é para isto que por aqui andamos, para nos ajudarmos uns aos outros
    Fernando F escreveu:
    Ps: Nem era preciso tirar o tapa pinhão.
    Já não me lembrava e como não estava perto da mota para ir lá espreitar...
    Fernando F escreveu:
    Nessa tua foto está tudo muito limpinho...  What a Face  a minha tinha uma camada de merdelum dentro da tampa uiui affraid
    pois já não está assim e não imaginas como estava. Esta foto foi tirada quando a comprei, desmanchei quase tudo...
    Acho que na altura seguiste o tópico "Refrescamento e upgrades à Noemia"... lembro-me de teres comentado.

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