PedroF Ter 15 Set 2015, 13:54
Podes ter 1 de 2 ou os 2 problemas.
a) Fio interrompido/cortado
b) Interruptor avariado
https://2img.net/h/oi62.tinypic.com/jr4av9.jpg
Tiras a tampa de proteção do pinhão para acederes ao local onde está o interruptor.
O interruptor do N é o que está à frente do pinhão na foto que te coloco aqui, o que está protegido por uma borracha à frente do filtro de óleo, é o sensor de pressão de óleo.
Após tirares a tampa do pinhão logo vez se o fio pode ter sido cortado ou ferido pela corrente por exemplo ou se está com mau contacto.
O interruptor do N fecha o circuito da massa, portanto para testares a continuidade do fio basta, com a mota desengatada, desligar o fio encostar no bloco e ver se a luz acende. Se acender e se ao mexeres o fio em vários locais a lampada apaga e acende isso quer dizer que o fio tem descontinuidade, verificas o fio mais atentamente e substituis. Neste caso podes cortar num local onde já não se verifiquem as falhas e soldas até ao interruptor, isolando o local da soldadura com manga retrátil.
Se ao encostares o fio no bloco e mexeres o fio a lampada se mantém sempre ligada então o problema é no interruptor.
Tira o interruptor, vê o estado do actuador e se está muito gasto ou se está preso. Se estiver preso deixa mergulhado num produto de limpeza ou tenta com WD40.
Para veres se tem desgaste, não te consigo ajudar muito pois não sei que tamnho deve ter a ponta que tem a mola.
Não esqueças que ao tirares o interruptor da caixa de velocidades pode sair óleo. Inclina a mota para o lado contrário.
Mais não te consigo ajudar.