Convidad Sáb 20 Set 2008, 00:37
João,
Eu nao sei se no Porto é a mesma coisa, mas aqui em Lisboa qualquer loja que vende blusões tem lá dentro uma ou duas boazonas que te ajudam a ver se te fica bem ou não.
A minha mulher nem me deixa ir experimentar um blusão sozinho. :-)
A malta das R's usa blusoes curtos, mas a malta das trails (e outra malta, que nao queremos descriminar ninguem segundo a nossa constituição) usa um pouco maiores.
A razão principal é a chuva. Vais quase sentado direito, pelo que a chuva escorre direitinha para dois lados: o traseiro (estes blusoes tem uma especie de aba atrás, um pouco de nada superior, que fica sobre o banco e te ajuda a proteger o dito cujo) e a dianteira. Esta dianteira é que é do "coiso".
O que acontece nas trails à chuva é que os tintins são bombardeados por dois lados: a água que escorre do blusão + a água que escorre do depósito. Se apanhas uma chuvinha de nada, e tás apenas de blusão e calças normais, vais passar uma vergonha, porque a única parte das calças que vai estar molhada é a dita cuja.
Outra coisa importante no blusão é o forro. Convem que o forro seja removivel com facilidade. Normalmente usas o mesmo blusao o ano inteiro (o Vitor Sousa na crónica da ultima viagem falou muito bem de uns blusoes de verão que comprou, mas eu nao tenho experiencia nesse campo).
É claro que as protecções são um factor crucial, mas acredito que agora todos os blusoes de marcas normais tenham boas protecções.
Quanto ao factor impermeavel, nunca tive problemas com o meu (tenho um bering). Eu uso blusao com calças de chuva, mas ando seriamente a pensar em comprar um fato de chuva completo. Tenho a impressão que é mais prático - são normalmente leves e ficas apenas com uma peça molhada).
Comprei um bering para a minha mulher agora há poucos meses. Reparei que em comparação com o meu (que tem uns 10 anos) o material é bem mais leve. Estas coisas tambem evoluem!
Artur