Já está no meu calendário. As inscrições abrem em janeiro.
+23
Luís Pedro Silva
Rui Mendes
psm
carlitos
FALP
Dario69
JFAlves
vfigueiredo
Transouto
Luigi
Fabião
LUIS_TEIXEIRA
Riderman
TrAnsAlper
ARSÉNIO
miguel sousa
fabio
PDC
TRANSALVES
joaopintoreis
Barroso-VStrom
RainMaker
Philleas
27 participantes
11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Philleas- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1086
Idade : 15
Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº1
11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Pois é, já tem data o 11º Lés-a-Lés, começa dia 11 de Junho de 2009, com partida de Boticas.
Já está no meu calendário. As inscrições abrem em janeiro.
Já está no meu calendário. As inscrições abrem em janeiro.
RainMaker- Moderador
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000
- Mensagem nº2
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Eu quero ir, e tive a falar com um fã de Vespas, de Viana do CAstelo hoje ao jantar que me garantiu que tb vai de vespa !!!
por isso se não arranjar TA que me acompanhe aki do forum ( o que DUVIDOOOOO) vou com ele !!!
Um abraço,
RainMaker
por isso se não arranjar TA que me acompanhe aki do forum ( o que DUVIDOOOOO) vou com ele !!!
Um abraço,
RainMaker
Barroso-VStrom- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 632
Idade : 48
Data de inscrição : 24/09/2007
A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
Kms: 18.500 kms
- Mensagem nº3
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
RainMaker escreveu:Eu quero ir, e tive a falar com um fã de Vespas, de Viana do CAstelo hoje ao jantar que me garantiu que tb vai de vespa !!!
por isso se não arranjar TA que me acompanhe aki do forum ( o que DUVIDOOOOO) vou com ele !!!
Um abraço,
RainMaker
E se for uma V-Strom......
Convidad- Convidado
- Mensagem nº4
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Barroso-VStrom escreveu:E se for uma V-Strom......
Barroso,
Ele falou "que me acompanhe". Mas podes pedir-lhe para ir com o tipo da vespa, que talvez ele não se importe de esperar por ti.
A.-
Philleas- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1086
Idade : 15
Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº5
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Há aqui pessoal que foi o ano passado, que espero que dê umas dicas valentes sobre a preparação para isto.
PAra já, gostava de saber, é preciso ser sócio de um motoclube ou portador do cartão UEM para inscrever no LaL?
PAra já, gostava de saber, é preciso ser sócio de um motoclube ou portador do cartão UEM para inscrever no LaL?
RainMaker- Moderador
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000
- Mensagem nº6
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
rapaziada,
mais noticias aqui,
de realçar que o Barroso tem um sitio, que se chama Alturas do Barroso e que nunca nos convidou para lá irmos !!!!
inadmissível pah !!! inadmissível !!!
RainMaker
mais noticias aqui,
de realçar que o Barroso tem um sitio, que se chama Alturas do Barroso e que nunca nos convidou para lá irmos !!!!
inadmissível pah !!! inadmissível !!!
RainMaker
joaopintoreis- 2º engrenada
- Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Data de inscrição : 01/09/2008
A Mota
Marca Mota: APEADO
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº7
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Philleas escreveu:Há aqui pessoal que foi o ano passado, que espero que dê umas dicas valentes sobre a preparação para isto.
PAra já, gostava de saber, é preciso ser sócio de um motoclube ou portador do cartão UEM para inscrever no LaL?
ola!
tambem curtia fazer este passeio!
deve ser muito bom mesmo.
mas tenho estas mesmas duvidas!!!
quem foi o ano passado que deixe por aqui umas ideias!!
abraço
TRANSALVES- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 623
Idade : 50
Data de inscrição : 06/03/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: TransAlp
Kms: cada vez mais...
- Mensagem nº8
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Boas
Eu fui este ano...
Existe meia crónica sobre isso...
A preparação é reservar as dormidas atempadamente. Eventualmente para os mais desleixados convém fazer uma pequena revisão à máquina. Convém também preparar uma fixação para o road-bock...
Conselho útil: não dividam o quarto com gajos e/ou gajas que ressonem... levem material impermeável e não estanque...
Não esquecer de levar boa disposição e conduzir com cuidado, pois não se trata de uma corrida nem nada que se pareça...
Aconselho vivamente...
Eu fui este ano...
Existe meia crónica sobre isso...
A preparação é reservar as dormidas atempadamente. Eventualmente para os mais desleixados convém fazer uma pequena revisão à máquina. Convém também preparar uma fixação para o road-bock...
Conselho útil: não dividam o quarto com gajos e/ou gajas que ressonem... levem material impermeável e não estanque...
Não esquecer de levar boa disposição e conduzir com cuidado, pois não se trata de uma corrida nem nada que se pareça...
Aconselho vivamente...
PDC- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 531
Idade : 50
Data de inscrição : 12/11/2008
A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:
- Mensagem nº9
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Mais uma vez estou ansioso por ir... o estado de mota depois do Lés é sempre lindo de se ver!
Não é oficialmente obrigatório, mas como é dada prioridade a quem é sócio de um MC federado ou portador do UEM... na prática é quase obrigatório. O pessoal dos MC0s normalmente esgota 80 ou 90% das inscrições porque tem prioridade.
Philleas escreveu:Há aqui pessoal que foi o ano passado, que espero que dê umas dicas valentes sobre a preparação para isto.
PAra já, gostava de saber, é preciso ser sócio de um motoclube ou portador do cartão UEM para inscrever no LaL?
Não é oficialmente obrigatório, mas como é dada prioridade a quem é sócio de um MC federado ou portador do UEM... na prática é quase obrigatório. O pessoal dos MC0s normalmente esgota 80 ou 90% das inscrições porque tem prioridade.
Convidad- Convidado
- Mensagem nº10
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
pdcouto escreveu:Não é oficialmente obrigatório, mas como é dada prioridade a quem é sócio de um MC federado ou portador do UEM...
O UEM custa 25 moedinhas por ano.
A.-
TRANSALVES- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 623
Idade : 50
Data de inscrição : 06/03/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: TransAlp
Kms: cada vez mais...
- Mensagem nº11
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Não é de facto necessário ser federado em motoclube ou UEM... mas como a inscrição é mais barata 25€, mais vale um gajo pedir o UEM e increver-se a seguir.... paga-se o mesmo....
Philleas- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1086
Idade : 15
Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº12
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
TRANSALVES escreveu:Não é de facto necessário ser federado em motoclube ou UEM... mas como a inscrição é mais barata 25€, mais vale um gajo pedir o UEM e increver-se a seguir.... paga-se o mesmo....
Boa Dica ,
Quanto ao Road-Book fornecido pela organização, é só as folhas? a caixa temos que ter nós?
Este site é recomendado, noutros foruns
http://www.angelolopes.com/
48€ e garantia vitalícia, não parece caro face a outros, quase iguais que andam pelos 200€ (touratchs e companhia)
PDC- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 531
Idade : 50
Data de inscrição : 12/11/2008
A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:
- Mensagem nº13
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
O leitor de road-book tens que ser tu a levar. Já vi lá os mais esquisitos, desde tuperwares a caixas de electricidade. Já andei com pessoal atrás que não tinha sequer road-book!
O Ângelo faz uns excelentes road-books, já foram muitos para África, Dakar, etc. É um grande amigo com muito amor pelas motos, faz disso um hobby mais para ajudar colegas motociclistas do que para ganhar sejao que for. Quando vou lá a casa dele não é raro ter uma catrefada de road-books: "Olha este vai para a Inglaterra, este para a América, estes para o Motoclube..."
Levem também fita-cola e um x-acto para colar as folhas.
Ah, o site do meu primeiro Lés... já foi há 3 anos:
http://montanelas.paginas.sapo.pt/
O Ângelo faz uns excelentes road-books, já foram muitos para África, Dakar, etc. É um grande amigo com muito amor pelas motos, faz disso um hobby mais para ajudar colegas motociclistas do que para ganhar sejao que for. Quando vou lá a casa dele não é raro ter uma catrefada de road-books: "Olha este vai para a Inglaterra, este para a América, estes para o Motoclube..."
Levem também fita-cola e um x-acto para colar as folhas.
Ah, o site do meu primeiro Lés... já foi há 3 anos:
http://montanelas.paginas.sapo.pt/
fabio- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 113
Idade : 43
Data de inscrição : 06/11/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: xlv 650
Kms:
- Mensagem nº14
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Boas companheiros
Em relação ao leitor de roadbook eu acho que o leitor da f2r é melhor,pelo menos em relação á chuva,tem um preço identico e tambem é
produto nacional.
Eu prefiro papel autocolante transparente em vez de fita cola
marcador flurescente para marcar os km ,a linha de trajeto,os avizos e zonas importantes
fato de chuva e restante equipamento
se tiverem mais duvidas é perguntar,o pessoal está aqui para ajudar no que poder
Em relação ao leitor de roadbook eu acho que o leitor da f2r é melhor,pelo menos em relação á chuva,tem um preço identico e tambem é
produto nacional.
Eu prefiro papel autocolante transparente em vez de fita cola
marcador flurescente para marcar os km ,a linha de trajeto,os avizos e zonas importantes
fato de chuva e restante equipamento
se tiverem mais duvidas é perguntar,o pessoal está aqui para ajudar no que poder
PDC- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 531
Idade : 50
Data de inscrição : 12/11/2008
A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:
- Mensagem nº15
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
fabio escreveu:Boas companheiros
Em relação ao leitor de roadbook eu acho que o leitor da f2r é melhor,pelo menos em relação á chuva,tem um preço identico e tambem é
produto nacional.
Eu prefiro papel autocolante transparente em vez de fita cola
marcador flurescente para marcar os km ,a linha de trajeto,os avizos e zonas importantes
fato de chuva e restante equipamento
se tiverem mais duvidas é perguntar,o pessoal está aqui para ajudar no que poder
O preço não é idêntico: custam o dobro mais 18€ do kit de iluminação. Basta ver que é uma empresa, não é um "artista".
Outra coisa a fazer sempre é "isolar" o rebordo da tampa do leitor de RB - seja qual for - com fita isoladora. Evitam vibrações da tampa e qualquer salpico (já apanhei chuvadas torrenciais mesmo, no 8º cheguei a quase parar por falta de visibilidade com chuva).
Usas papel autocolante nas folhas? Mas cortas aquilo lá com x-acto? Fiquei curioso.
Essa do marcador é boa ideia. E levem sempre uma lanterna, nunca se sabe se pode ser necessária.
fabio- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 113
Idade : 43
Data de inscrição : 06/11/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: xlv 650
Kms:
- Mensagem nº16
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
O preço actual do RB não sei,paguei 45€ com o kit de eluminação,todo pronto a montar no volante
Não é peciso isolar nada porque a agua não passa.
Pelo o que eu vi nos 2 ultimos L-A-L em que partecipei fiquei com a ideia que o RB da f2r é melhor.
Isto é a minha opinião,mas se os preços forem muito diferentes,talvez não justifique o investimento para utilizar uma vez por ano.
Em prencipio não vou,posso emprespar o meu,está pronto a aplicar no velante de origem.
Não utiliso papel autocolante na folha toda,em casa corto umas tiras um bocado mais largo que a fita cola e um bocado mais comprido que a largura das folhas. Acho o papel melhor que a fita cola em termos de aderencia, a fita tanto com o calor como a umideda tem tendencia para descolarcom o papel isso não acontece.
A utilização do marcador eu acho indespensavel,(experimentem em fazer metade do prologo sem marcar para ver a diferença)
A lanterna,manete de embriagem e travão suplente e um cabo de embriagem são peças fondamentais para levar que o diga o amigo do angel99.
Eu levo ainda mais coisas,mas acho que isto é indespensaval
Não é peciso isolar nada porque a agua não passa.
Pelo o que eu vi nos 2 ultimos L-A-L em que partecipei fiquei com a ideia que o RB da f2r é melhor.
Isto é a minha opinião,mas se os preços forem muito diferentes,talvez não justifique o investimento para utilizar uma vez por ano.
Em prencipio não vou,posso emprespar o meu,está pronto a aplicar no velante de origem.
Não utiliso papel autocolante na folha toda,em casa corto umas tiras um bocado mais largo que a fita cola e um bocado mais comprido que a largura das folhas. Acho o papel melhor que a fita cola em termos de aderencia, a fita tanto com o calor como a umideda tem tendencia para descolarcom o papel isso não acontece.
A utilização do marcador eu acho indespensavel,(experimentem em fazer metade do prologo sem marcar para ver a diferença)
A lanterna,manete de embriagem e travão suplente e um cabo de embriagem são peças fondamentais para levar que o diga o amigo do angel99.
Eu levo ainda mais coisas,mas acho que isto é indespensaval
Philleas- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1086
Idade : 15
Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº17
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
ainda este ano tenho que tratar do leitor de road-book, e do cartão UEM.
Assim dissipa-se a despesa....
Assim dissipa-se a despesa....
miguel sousa- Mota ligada
- Número de Mensagens : 50
Idade : 47
Data de inscrição : 04/08/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL600
Kms:
- Mensagem nº18
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
Após ler os Vossos bitaites, decidi comprar ANGELO LOPES. Para mim e para outro amigo. Faço questão de ir ao Lés-a-Lés e não vou dispensar o leitor. Chega na Segunda ou Terça-feira.
Fiz um PASSEIO TT em Arcos de Valdevez com a minha TRANSALP, e para além de ter passado por maluquinho, também passei por "valente". Imaginem chegar ao ponto de encontro e encontrar uma eternidade de motos de cross , outras tantas 4rodas e apenas... 1 maluquinho com uma TRANSALP. A verdade é que parti muito nervoso , foi ajudado uma três vezes, bati com a partes baixas da mota umas vinte vezes e, só consegui fazer a primeira parte na totalidade, depois do almoço... REBENTEI . Foi muito bom. Claro que à noite, até a sonhar tinha dores , falta de habito. Reforçou a minha vontade de OFFROAD. Aconselho.
Fiz um PASSEIO TT em Arcos de Valdevez com a minha TRANSALP, e para além de ter passado por maluquinho, também passei por "valente". Imaginem chegar ao ponto de encontro e encontrar uma eternidade de motos de cross , outras tantas 4rodas e apenas... 1 maluquinho com uma TRANSALP. A verdade é que parti muito nervoso , foi ajudado uma três vezes, bati com a partes baixas da mota umas vinte vezes e, só consegui fazer a primeira parte na totalidade, depois do almoço... REBENTEI . Foi muito bom. Claro que à noite, até a sonhar tinha dores , falta de habito. Reforçou a minha vontade de OFFROAD. Aconselho.
Philleas- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1086
Idade : 15
Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº19
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
miguel sousa escreveu:Após ler os Vossos bitaites, decidi comprar ANGELO LOPES. Para mim e para outro amigo. Faço questão de ir ao Lés-a-Lés e não vou dispensar o leitor. Chega na Segunda ou Terça-feira.
Fiz um PASSEIO TT em Arcos de Valdevez com a minha TRANSALP, e para além de ter passado por maluquinho, também passei por "valente". Imaginem chegar ao ponto de encontro e encontrar uma eternidade de motos de cross , outras tantas 4rodas e apenas... 1 maluquinho com uma TRANSALP. A verdade é que parti muito nervoso , foi ajudado uma três vezes, bati com a partes baixas da mota umas vinte vezes e, só consegui fazer a primeira parte na totalidade, depois do almoço... REBENTEI . Foi muito bom. Claro que à noite, até a sonhar tinha dores , falta de habito. Reforçou a minha vontade de OFFROAD. Aconselho.
atenção as batidas por baixo, a protecção de carter da TA só está lá a enfeitar e o carter parece folha de aluminio. Para trialeiras mais duras convém meter uns extras, mais protecções.
depois deixa a tua impressão sobre o leitor de road-book
PDC- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 531
Idade : 50
Data de inscrição : 12/11/2008
A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:
- Mensagem nº20
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
miguel sousa escreveu:Após ler os Vossos bitaites, decidi comprar ANGELO LOPES. Para mim e para outro amigo. Faço questão de ir ao Lés-a-Lés e não vou dispensar o leitor. Chega na Segunda ou Terça-feira.
Fiz um PASSEIO TT em Arcos de Valdevez com a minha TRANSALP, e para além de ter passado por maluquinho, também passei por "valente". Imaginem chegar ao ponto de encontro e encontrar uma eternidade de motos de cross , outras tantas 4rodas e apenas... 1 maluquinho com uma TRANSALP. A verdade é que parti muito nervoso , foi ajudado uma três vezes, bati com a partes baixas da mota umas vinte vezes e, só consegui fazer a primeira parte na totalidade, depois do almoço... REBENTEI . Foi muito bom. Claro que à noite, até a sonhar tinha dores , falta de habito. Reforçou a minha vontade de OFFROAD. Aconselho.
Cuidado, que é uma trail. Abusar pode bem significar estragar a mota. E essas protecções de carter são mais anti-gravilha do que anti-pancada...
ARSÉNIO- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 192
Idade : 56
Data de inscrição : 22/02/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:
- Mensagem nº21
Lés a Lés 2009
11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor
Boticas/Castelo Branco/Olhão-11 a 13 de Junho 2009
[size=12]Maratona pernoita em Castelo Branco rumo ao final em Olhão [size=12]
Portugal de Lés-a-Lés com percurso definido
Estão definidos os principais eixos do 11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor! Após o anúncio de Boticas como inovador ponto de arranque da grande maratona mototurística, a Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, deu a conhecer as cidades que acolhem o final de cada uma das duas etapas: Castelo Branco e Olhão.
O Gabinete de Imprensa ,11.º Portugal de Lés-a-Lés
A seis meses do arranque da 11.ª edição da maior maratona mototurística da Europa, agendada para os dias 11 a 13 de Junho de 2009, está definido o percurso que levará a longa caravana a atravessar o País à moda antiga, trocando as rápidas e incaracterísticas auto-estradas e itinerários principais por mais pitorescas estradas nacionais, surpreendentes caminhos municipais e até belíssimos estradões de terra batida.
Após a já anunciada partida da transmontana Boticas, vila a dois passos de Chaves e outros tantos da fronteira com Espanha, os aventureiros rumarão a Castelo Branco, na zona raiana do centro de Portugal. A chegada à capital de distrito beirã terá lugar no largo fronteiro à Câmara Municipal, depois da passagem por alguns dos mais significativos ex-líbris da cidade albicastrense, desde o Museu Francisco Tavares de Proença Júnior, no belíssimo Paço Episcopal do bispo da Guarda, edifício construído em 1596 até aos jardins do Paço Episcopal, localizados mesmo nas traseiras do Museu e que representam ponto alto da jardinagem no período barroco, passando pela Sé da antiga diocese de Castelo Branco.
Antes da chegada ao centro da cidade beirã, no local que acolherá também a partida do dia seguinte, tempo para passagem pela serra da Gardunha e pela vila de Alcains, cujo mais famoso filho da terra foi o general Ramalho Eanes, Presidente da República entre 1976 e 1986. No dia seguinte, a segunda etapa contará com a inevitável descida ao Tejo, em ponto de marcante animação, na passagem da Beira Baixa para o Alto Alentejo.
A segunda grande novidade agora anunciada pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal prende-se com a chegada da segunda etapa a Olhão que, tal como a autarquia de Castelo Branco, acolheu de forma entusiástica a ideia de receber tamanha aventura, proporcionando excelentes condições de chegada. Sempre em locais bem centrais e de grande beleza arquitectónica, forma de compensar o esforço ao longo das etapas, de percurso muito bonito mas bastante exigente.
Antes da chegada a Olhão da Restauração, nome raramente utilizado e ligado a facto histórico que cumpre, em 2008, 200 anos, lugar à longa e penitente travessia da serra algarvia, com as dificuldades logo esquecidas à vista do oceano, e passagem mesmo diante da Moviflor, em rota para o palanque.
Local de chegada instalado junto a idílica ria, em parque fresco e agradável, com bom estacionamento, sobranceiro às embarcações de recreio. E que acolherá o jantar, ao ar livre, num final em festa e que, tal como em Castelo Branco, está previsto antes do pôr-do-sol, permitindo aos participantes usufruir ao máximo das belíssimas paisagens atravessadas.
Em final de festa, o milhar de motociclistas esperados em mais uma travessia de Portugal de Lés-a-Lés, ajudará a engrandecer as comemorações dos 200 anos do episódio histórico que fez Olhão passar de aldeia a vila e que marcou o fim do jugo napoleónico. A revolta dos olhanenses face às tropas francesa invasoras, iniciada a 16 de Junho de 1808, foi ponto de partida para o alastrar da luta das populações oprimidas, motivadas pela coragem dos habitantes da então pequena aldeia piscatória.
Monumentalidade de Castelo Branco
Jardim do Paço em Castelo Branco
´
A chegada a Castelo Branco passará por aqui
O que vamos poder apreciar no final do Lés-a-Lés
O famoso Bom Sucesso com que os olhanenses levaram a boa nova ao rei no Brasil
A Moviflor de Olhão fica na nossa rota
Já há Transalpers decididos a vir até Marrocos Norte?
Boticas/Castelo Branco/Olhão-11 a 13 de Junho 2009
[size=12]Maratona pernoita em Castelo Branco rumo ao final em Olhão [size=12]
Portugal de Lés-a-Lés com percurso definido
Estão definidos os principais eixos do 11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor! Após o anúncio de Boticas como inovador ponto de arranque da grande maratona mototurística, a Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, deu a conhecer as cidades que acolhem o final de cada uma das duas etapas: Castelo Branco e Olhão.
O Gabinete de Imprensa ,11.º Portugal de Lés-a-Lés
A seis meses do arranque da 11.ª edição da maior maratona mototurística da Europa, agendada para os dias 11 a 13 de Junho de 2009, está definido o percurso que levará a longa caravana a atravessar o País à moda antiga, trocando as rápidas e incaracterísticas auto-estradas e itinerários principais por mais pitorescas estradas nacionais, surpreendentes caminhos municipais e até belíssimos estradões de terra batida.
Após a já anunciada partida da transmontana Boticas, vila a dois passos de Chaves e outros tantos da fronteira com Espanha, os aventureiros rumarão a Castelo Branco, na zona raiana do centro de Portugal. A chegada à capital de distrito beirã terá lugar no largo fronteiro à Câmara Municipal, depois da passagem por alguns dos mais significativos ex-líbris da cidade albicastrense, desde o Museu Francisco Tavares de Proença Júnior, no belíssimo Paço Episcopal do bispo da Guarda, edifício construído em 1596 até aos jardins do Paço Episcopal, localizados mesmo nas traseiras do Museu e que representam ponto alto da jardinagem no período barroco, passando pela Sé da antiga diocese de Castelo Branco.
Antes da chegada ao centro da cidade beirã, no local que acolherá também a partida do dia seguinte, tempo para passagem pela serra da Gardunha e pela vila de Alcains, cujo mais famoso filho da terra foi o general Ramalho Eanes, Presidente da República entre 1976 e 1986. No dia seguinte, a segunda etapa contará com a inevitável descida ao Tejo, em ponto de marcante animação, na passagem da Beira Baixa para o Alto Alentejo.
A segunda grande novidade agora anunciada pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal prende-se com a chegada da segunda etapa a Olhão que, tal como a autarquia de Castelo Branco, acolheu de forma entusiástica a ideia de receber tamanha aventura, proporcionando excelentes condições de chegada. Sempre em locais bem centrais e de grande beleza arquitectónica, forma de compensar o esforço ao longo das etapas, de percurso muito bonito mas bastante exigente.
Antes da chegada a Olhão da Restauração, nome raramente utilizado e ligado a facto histórico que cumpre, em 2008, 200 anos, lugar à longa e penitente travessia da serra algarvia, com as dificuldades logo esquecidas à vista do oceano, e passagem mesmo diante da Moviflor, em rota para o palanque.
Local de chegada instalado junto a idílica ria, em parque fresco e agradável, com bom estacionamento, sobranceiro às embarcações de recreio. E que acolherá o jantar, ao ar livre, num final em festa e que, tal como em Castelo Branco, está previsto antes do pôr-do-sol, permitindo aos participantes usufruir ao máximo das belíssimas paisagens atravessadas.
Em final de festa, o milhar de motociclistas esperados em mais uma travessia de Portugal de Lés-a-Lés, ajudará a engrandecer as comemorações dos 200 anos do episódio histórico que fez Olhão passar de aldeia a vila e que marcou o fim do jugo napoleónico. A revolta dos olhanenses face às tropas francesa invasoras, iniciada a 16 de Junho de 1808, foi ponto de partida para o alastrar da luta das populações oprimidas, motivadas pela coragem dos habitantes da então pequena aldeia piscatória.
Monumentalidade de Castelo Branco
Jardim do Paço em Castelo Branco
´
A chegada a Castelo Branco passará por aqui
O que vamos poder apreciar no final do Lés-a-Lés
O famoso Bom Sucesso com que os olhanenses levaram a boa nova ao rei no Brasil
A Moviflor de Olhão fica na nossa rota
Já há Transalpers decididos a vir até Marrocos Norte?
Philleas- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1086
Idade : 15
Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº22
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
oh se há!!!!!
joaopintoreis- 2º engrenada
- Número de Mensagens : 241
Idade : 41
Data de inscrição : 01/09/2008
A Mota
Marca Mota: APEADO
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº23
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
boas!
eu adorava fazer mesmo um passeio destes.
mas preciso que me deem muitas luzes sobre como me preparar!
o que é preciso para a moto?
o que é preciso levar?
somos nos que tratamos das nossas refeiçoes e dormidas?
em caso de avarias, temos assistencia?
abraço a todos
eu adorava fazer mesmo um passeio destes.
mas preciso que me deem muitas luzes sobre como me preparar!
o que é preciso para a moto?
o que é preciso levar?
somos nos que tratamos das nossas refeiçoes e dormidas?
em caso de avarias, temos assistencia?
abraço a todos
Convidad- Convidado
- Mensagem nº24
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
No proximo Domingo, dia 21, para os que vão ao Teatro com os putos do Orfanato D. Maria, podem ver material deste e falar com malta muito experiente no lés-a-lés e nos moto-rallys. Alguns deles fizeram o lés-a-lés dos dois lados: ou no terreno, ou na produção, ou em algum ponto de controlo.
E podem ver o material para os road books que eles tem nas motas (o Cesar tem um impecavel na Pan European).
Artur
DOMINGO QUE VEM VAMOS COM UNS AMIGOS AO TEATRO: para saberes mais e juntar-te a nós.
E podem ver o material para os road books que eles tem nas motas (o Cesar tem um impecavel na Pan European).
Artur
DOMINGO QUE VEM VAMOS COM UNS AMIGOS AO TEATRO:
PDC- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 531
Idade : 50
Data de inscrição : 12/11/2008
A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-Strom DL650
Kms:
- Mensagem nº25
Re: 11º Lés-a-Lés,11 a 13 Jun. 2009
joaopintoreis escreveu:boas!
eu adorava fazer mesmo um passeio destes.
mas preciso que me deem muitas luzes sobre como me preparar!
o que é preciso para a moto?
o que é preciso levar?
somos nos que tratamos das nossas refeiçoes e dormidas?
em caso de avarias, temos assistencia?
abraço a todos
Tipica pergunta do pessoal das Transalps!
Agora mais a sério: para a mota precisas de uma revisão - a não ser´que esteja em condições e até à proxima revisão ainda faltem uns 2000 kms. Precisas de pneus em condições e tudo a funcionar. Não são permitidos escapes livre. Há verificações técnicas para isto tudo no dia do Prólogo.
Levar: uma muda de roupa, fato de chuva e o equipamento que quiseres (botas quase obrigatória, joelheiras fazem mesmo muito jeito). Leitor de Road-book, tesoura e fita cola. Fita adesiva larga e fita isoladora é recomendável bem como abraçadeiras de nylon (em casa de queda para segurar alguma coisa e para isolar o leitor da chuva, se necessário). Para isto tudo já fui uma vez de mochila e outra de top-case, prefiro mochila porque a mota fica mais leve e manobrável. Spray de corrente se não houver scot-oiler, e ferramente básica para um reaperto. Há quem leve uma manete e um selector suplentes.
Tens assistência para coisas básicas, mas se tiveres uma grande avaria não há milagres. Também podes combinar com o pessoal para colocar pneus lá no dia do Prólogo, fazem desconto.
As refeições estão incluídas na inscrição, ou seja falamos de umas 5 ou 6 refeições e alguns lanches. Não esperes nada de especial porque aviar cerca de 1000 pessoas é complicada operação de logística.