Sempre me questionei porque é que ainda não havia motas a gasóleo.
Parece que agora com novas tecnologias vamos começar a ver umas coisas engraçadas...
800km de autonomia numa mota é brutal...
Na Holanda já se pode adquirir uma moto trail com motor diesel!
Chama-se Track T-800CDI e promete ser uma alternativa!
Esta moto tem consumos anunciados de 2,1 litros aos 100 quilómetros, a
uma velocidade de 90 Km/h, e pode consumir gasóleo, bio diesel ou óleo
vegetal puro! O fabricante indica ainda consumos máximos de 4,7 lts/100
km, (com óleo vegetal - que é o combustível menos eficaz - já que com
gasóleo o consumo nas mesmas condições será de 4,2 lts/100 km) a uma
velocidade média de 175 km/h. Como tem uma capacidade de combustível de
22 litros, o que proporciona uma muito agradável autonomia que pode
atingir valores superiores a 800 quilómetros!
O motor, fabricado pela Daimler Chrysler (o mesmo utilizado no
Smart ForTwo diesel) debita uns “confortáveis” 67 cv, e apresenta um
fantástico binário, superior a 14 kg/m, logo a partir das 1800 r.p.m,
valores totalmente ajustáveis através da programação da centralina
electrónica.
O quadro é fabricado em tubo de liga de aço com crómio e molibdénio que assegura uma elevada rigidez.
Em vez de caixa de velocidades, a Track T-800CDI apresenta uma
transmissão CVT (variável e contínua) que garante uma velocidade máxima
de 175 km/h e um arranque de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A
transmissão final é feita através de veio.
Na frente, a Track T-800CDI possui uma suspensão WP invertida com
48 mm, jante de 1.85’’ e 19 ou 21 polegadas com dois discos de 310 mm
de diâmetro.
Na roda traseira, de 4,25’’ pode vir instalado um aro de 17 ou 18 polegadas, e tem um disco de travão de 265 mm.
O fabricante fala ainda de um opcional especial, um dispositivo de
tracção para a roda da frente através de um sistema hidráulico, ao que
parece, em tudo semelhante ao desenvolvido pela Öhlins para a Yamaha WR
450F há alguns anos atrás, mas não adianta detalhes. Outro opcional
curioso é um sistema que permite a pilotos solitários desatascarem a
moto da areia! Um sistema de transporte de bagagens, em alumínio,
também estará disponível.
250 destas motos já estão em produção e a sua apresentação mundial
está agendada para Fevereiro próximo, na feira de Utrecht na Holanda.
O P.V.P. por lá é de 17.500 Euros.
Site: http://www.dieselmotorfiets.nl/
Fonte: Motociclismo
Parece que agora com novas tecnologias vamos começar a ver umas coisas engraçadas...
800km de autonomia numa mota é brutal...
Na Holanda já se pode adquirir uma moto trail com motor diesel!
Chama-se Track T-800CDI e promete ser uma alternativa!
Esta moto tem consumos anunciados de 2,1 litros aos 100 quilómetros, a
uma velocidade de 90 Km/h, e pode consumir gasóleo, bio diesel ou óleo
vegetal puro! O fabricante indica ainda consumos máximos de 4,7 lts/100
km, (com óleo vegetal - que é o combustível menos eficaz - já que com
gasóleo o consumo nas mesmas condições será de 4,2 lts/100 km) a uma
velocidade média de 175 km/h. Como tem uma capacidade de combustível de
22 litros, o que proporciona uma muito agradável autonomia que pode
atingir valores superiores a 800 quilómetros!
O motor, fabricado pela Daimler Chrysler (o mesmo utilizado no
Smart ForTwo diesel) debita uns “confortáveis” 67 cv, e apresenta um
fantástico binário, superior a 14 kg/m, logo a partir das 1800 r.p.m,
valores totalmente ajustáveis através da programação da centralina
electrónica.
O quadro é fabricado em tubo de liga de aço com crómio e molibdénio que assegura uma elevada rigidez.
Em vez de caixa de velocidades, a Track T-800CDI apresenta uma
transmissão CVT (variável e contínua) que garante uma velocidade máxima
de 175 km/h e um arranque de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A
transmissão final é feita através de veio.
Na frente, a Track T-800CDI possui uma suspensão WP invertida com
48 mm, jante de 1.85’’ e 19 ou 21 polegadas com dois discos de 310 mm
de diâmetro.
Na roda traseira, de 4,25’’ pode vir instalado um aro de 17 ou 18 polegadas, e tem um disco de travão de 265 mm.
O fabricante fala ainda de um opcional especial, um dispositivo de
tracção para a roda da frente através de um sistema hidráulico, ao que
parece, em tudo semelhante ao desenvolvido pela Öhlins para a Yamaha WR
450F há alguns anos atrás, mas não adianta detalhes. Outro opcional
curioso é um sistema que permite a pilotos solitários desatascarem a
moto da areia! Um sistema de transporte de bagagens, em alumínio,
também estará disponível.
250 destas motos já estão em produção e a sua apresentação mundial
está agendada para Fevereiro próximo, na feira de Utrecht na Holanda.
O P.V.P. por lá é de 17.500 Euros.
Site: http://www.dieselmotorfiets.nl/
Fonte: Motociclismo