Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO 2438059070

+8
Tluis
Maguinass
brimbas49
TrAnsAlper
kamikaze
CSampaio
RaspaPatins
D'Artagnan
12 participantes

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  D'Artagnan Qui 22 Nov 2007, 01:17

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO


    Verificar o estado das motos

    Todos os membros do grupo, devem ter as suas motas em perfeitas condições e o seguro obrigatório em dia. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um motard não apresentar as condições minímas poderá não ser aceite no(s) passeio(s).


    Enquadrar os novatos

    Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.


    Ultrapassar um após o outro

    Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.


    Respeitar as distâncias de segurança

    Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.


    Antecipar as manobras

    No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.


    Vigiar a retaguarda

    Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


    Em linha recta, condução em escada

    A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.


    Olhar longe para a frente

    Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.


    Paragem para colocar combustivel

    É importante quando se parar para atestar, que todos atestem as suas motos, mesmo que não seja ainda necessário; só assim se evita paragens em excesso.



    Uma bóia de salvação: o telefone

    Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, você teve o cuidado de dar um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.



    Vejam também este video

    https://www.youtube.com/watch?v=erpkyD7SMfw


    Última edição por D'Artagnan em Ter 10 Nov 2009, 19:49, editado 1 vez(es)
    avatar
    RaspaPatins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 89
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 18/10/2007

    A Mota
    Marca Mota:
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  RaspaPatins Sáb 24 Nov 2007, 22:02

    Muito bem, sim senhor!! Eu só acrescentaria que nos passeios é para arrancarem e chegarem todos. Já fui novato e é desencorajador rolar sózinho ou com o grupo partido...


    Última edição por em Sáb 24 Nov 2007, 22:59, editado 1 vez(es)
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  D'Artagnan Sáb 24 Nov 2007, 22:50

    Boas, RaspaPatins

    Tens toda a razão, penso que isso já deve ter acontecido a todos nós.
    Mas tenho vindo a reparar que cada vez mais o pessoal se encontra mais sensibilizado para que isso não aconteça.
    CSampaio
    CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 2438
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 03/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
    Kms: 12000

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  CSampaio Sex 11 Set 2009, 18:00

    Boas!

    Ora aqui está um tópico que me tinha passado ao lado, excelente tópico D'Artagnan, aproveito para lembrar que com esta época de alguns eventos todos ,devem ler e interiorizar o que aqui está escrito, eu já particpei em dois passeios aqui no forum e vi coisas que säo contra estas regras, desde alguém alucinado a dar gás a ultrapassar tudo e todos apenas por loucura ou para apanhar o grupo mais à frente e tirar umas fotos ou fazer videos, até dar conta de que a mota que vinha atrás de mim seguia colada à minha roda, que no caso de uma travagem brusca provavelmente daria estouro. Näo se esqueçam que andar de mota näo é só enrolar o punho e curvar de forma a raspar os patins, apesar disso ser muito bom REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Icon_cool , há regras de viagem em grupo que estäo aqui muito bem expressas.
    Como dizia o meu avô, que Deus o tenha,"... todo o cuidado é pouco..." REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Icon_biggrin
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  kamikaze Sex 11 Set 2009, 18:39

    Está a faltar uma muito importante!

    Tudo bem que o pessoal beba uma mines mas com cuidado e moderação porque pode estar a por em risco a propria vida e a dos outros.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Set 2009, 22:02

    Um tópico "antiguinho" que vale a pena ser repescado.
    Regras de ouro mesmo! REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Icon_wink
    Às vezes há pessoal que esquece um pouco estas regras...e uns nem sequer sabem que estas existem.
    Um abraços e boas transalpadas...em segurança.
    brimbas49
    brimbas49
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 79
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 11/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  brimbas49 Sex 11 Set 2009, 22:33

    excelentes conselhos que eu devia ter seguido, pois por não respeitar as distancias de segurança, e por um segundo de distração, o vizinho da frente é que pagou as favas 3 costelas partidas e uma luxação no omoplata, eu felizmente só fique com as dores do alcatrao, mas o outro desgraçado sem ter culpa é que sofreu
    Maguinass
    Maguinass
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 196
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 21/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Xl 650V Transalp
    Kms:

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Maguinass Sex 11 Set 2009, 22:51

    Obrigado D'artagnan
    sou novo nesta andanças e é sempre bom começar pelo inicio mesmo....
    verdadeiras regras... é preciso é que todos as saibam e cumpram.
    Tluis
    Tluis
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 784
    Masculino
    Idade : 67
    Data de inscrição : 29/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms: Muitos...

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Tluis Sáb 12 Set 2009, 00:28

    D'Artagnan escreveu:REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO


    Importante documento, de leitura obrigatória. Esperemos q quem as não cumprir não prejudique um terceiro inocente e cumpridor. E agora, bons passeios em segurança!
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Transouto Sáb 12 Set 2009, 08:38

    è sempre bom relembrar estas directrizes, embora já tivesse conhecimento das mesmas....

    V
    Yellow
    Yellow
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 728
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 19/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Yamaha
    Modelo Mota/ano: FZ6 N
    Kms:

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Yellow Qua 10 Mar 2010, 13:20

    Acrescentaria apenas o seguinte:

    Nas situações em que existam batedores, após estes terem feito o seu valoroso trabalho nas rotundas e/ou cruzamentos, necessitam de ultrapassar a comitiva. Nessas situações, sem prejuizo da elementar "condução em escada", os restantes elementos deveriam circular o mais à direita possível a fim de facilitar a ultrapassagem dos batedores.

    Quanto às distâncias, tenho reparado que alguns membros são bastante providentes, mas meus amigos, deixar cerca de 100 metros (ou mais) de distância só serve para uma coisa...para o pessoal perder-se uns dos outros ou então obrigar a paragens desnecessárias. REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Icon_wink

    Na minha opinião, as ultrapassagens desde que justificadas e sinalizadas por quem as faz, são perfeitamente normais e aceitáveis. REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Embarrassed
    Agora, o que eu considero sempre, cada vez que conduzo em grupo, é a distância para a moto da frente. REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Up E sempre cruzado, ou circulando sempre na posição contrária ao da frente. Evitando assim acidentes e pequenos contratempos, que estragam qualquer passeio. REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Angry
    Bruno Cabral
    Bruno Cabral
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 24
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 13/05/2014

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Bruno Cabral Sex 16 maio 2014, 15:03

    Boa tarde caros membros, como disse na minha aposentação sou maçarico nestas andanças.... Obrigado pela explicação das regras e preocupação de condutores menos experientes como eu.... Assim até me sinto mais encorajado a poder ir aos passeios e convivios, pois segurança acima de tudo, é a minha modesta opinião... Abraço e boas transalpadas ;-)
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Transouto Qua 21 maio 2014, 09:42

    Vais ver as regras serão fáceis de aplicar, em grupo a malta aprende muito...Aparece...

    V
    avatar
    danielsilva
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 18
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 31/03/2014

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  danielsilva Qua 21 maio 2014, 11:09

    gostei muito deste post e acho que está bem elaborado, no entanto acho que devia ser atualizado como já alguém disse e falar do alcool entre outras coisas.
    estou ansioso para poder ir a um passeio do forum.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Transouto Qua 21 maio 2014, 11:59

    danielsilva escreveu:gostei muito deste post e acho que está bem elaborado, no entanto acho que devia ser atualizado como já alguém disse e falar do alcool entre outras coisas.
    estou ansioso para poder ir a um passeio do forum.

    a questão do álcool é simples, tal como ouvi esta semana, o cérebro compensa o desequilíbrio e uma bêbado nunca cai..... lol! no entanto convém beber até um bocadinho antes de chegar a este ponto...

    V

    Conteúdo patrocinado


    REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO Empty Re: REGRAS DE OURO DA CONDUÇÃO EM GRUPO

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 23:54