Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mota no chão 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Mota no chão 2438059070

+5
rars
Filipix
Fabião
TrAnsAlper
Joao Pontes Pereira
9 participantes

    Mota no chão

    avatar
    Joao Pontes Pereira
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 75
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 26/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V Transalp
    Kms:

    Mota no chão Empty Mota no chão

    Mensagem  Joao Pontes Pereira Dom 08 Mar 2009, 01:40

    Bem, espero sinceramente nunca vir aqui com uma história pior do que esta.

    Ontem deixei caír a minha TA pela primeira vez, de uma forma parva que me deixou completamente irritado.

    Estava ao pé do Corte Inglês a descer um passeio anormalmente alto, obliquamente - eu sei que não se deve fazer, mas a TA dá-me confiança para alguns excessos - logo após ter ligado a mota. Quando tinha a roda da frente na estrada o motor foi abaixo e eu ... mandei um salto para o chão, pois não tive qualquer hipótese de aguentar o peso.

    A minha pobre TA foi estatelar-se no asfalto, com o peso acrescido da gravidade correspondente a mais 20/25 centímetros da altura de que caíu.

    Isto foi pura parvoíce minha, claro, pois sei que ela se vai abaixo muitas vezes quando acabo de a ligar e devia ter tido mais cuidado, foi isso que irritou.

    Mas, tendo eu colocado em Dezembro as protecções do motor e carnagem da GIVI, não esperava era que o ferro desse de si e acabasse por ir partir a carnagem lateral (a grande).

    A minha questão é pois a seguinte: é normal ou expectável que as protecções não aguentem uma simples queda da mota ao chão, estando parada ? Afinal, pergunto-me para que é que gastei dinheiro nelas, pois acabei por partir a parte mais cara da carnagem na mesma. Ou seja, elas não cumpriram a sua função ...

    Alguma ideia / experiência sobre esta questão ?

    Obrigado e abraços.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  TrAnsAlper Dom 08 Mar 2009, 12:10

    Olá João!
    Eu primeiro lugar lamento o sucedido.Embora esse pequeno incidente não tenho tido consequências físicas, que é o mais importante, é sempre chato quando acontecem.
    Também estou admirado com os danos, visto que as "crash bars" não deviam ter deixado isso acontecer.
    A única explicação que eu encontro é a queda ter sido mesmo muito forte...O ferro ter aguentado com o peso todo da mota e ter cedido.E mesmo assim estranho.
    O que relataste aqui não é muito comum.O normal na mesma situação seria dizerem que as barras de protecção cumpriram bem a sua função e já pagaram o investimento.

    Um grande abraço e boas transalpadas.
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Mota no chão Empty Mota no chão

    Mensagem  Fabião Dom 08 Mar 2009, 12:22

    Ora boas, Realmente os passeios ao lado do core inglês são de facto estupidamente altos eu a utlima vez que lá fui tb tive algum receio, mas se se não fosse para superar esse problemas porque ter uma trail? eu para dexer passeios mais altos deixo previamente a mota num espaço que possa embalar um pouquinho, não sei se é normal ou não mas dá-me mais segurança dexer um pouco mais depressa. quanto aos ferros, não sei o peso da tua TA mas a minha são os famosos 184Kg ou pouco mais e acho natural ele fazerem as barras com um metal um pouco com mais elasticidade, essa queda foi efectivamente bem alta e os peso dela cai mesmo todo em cima das barras, a meu ver as barras são para acidentes um pouco mais "mansos" , eu já deixei cair a minha e os ferros "velhinhos" encostaram as carenagens e no entanto foi só um "desmaio" para o lado direito....

    Isso de ela ir abaixo é defeito ou feitio?

    Resumindo: A meu ver os ferros estão lá para evitar carenagens partidas em choques mais pequenos em que elas também se poderiam partir ( principalmente em off road), Dexer passeios só com uma velocidade que me permita não ficar com uma roda em cima e outra em baixo para conseguir chegar com os pés aos chão no caso de ser necessário e por ultimo, ela desligar-se acho mesmo estranho!

    Abraço

    Fabião
    avatar
    Filipix
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 20
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 06/07/2008

    Mota no chão Empty pois e que há coisas estranhas

    Mensagem  Filipix Dom 08 Mar 2009, 12:40

    boasest

    realmente, há coisas muito equesitas ... sinceramente, vejo aqui mtos posts de pessoal a falar muito bem das crash bars. Eu, não sou sinceramente adepto desse adereço. Esta semana, o meu pai, com a TA 2008, teve um acidente que poderia ter sido muito grave, ultrapassou um tractor que por ca andam a recolher o lixo, no momento em que ele o ia a ultrapassar, o tractor lembrou se de cortar a estrada, resultado, a TA levou uma brutal pancada na carenagem do lado direito, e foi para o chão com o lado esquero.

    Resultado: Manete de embraiagem entortou, espelho esquerdo rachou, uma pequena marca na carenagem do lado direito, onde bateu o tractor, que quase nem se ve, e um joelho direito dorido ... embate violento, a mota cai desamparada, e danos minimos graças a deus.

    Agora pergunto, as barras teriam evitado que espelho e a manete se partissem? desconfio!

    Qual foi a falta que as barras fizeram neste caso? já nao é a primeira vez, que ouço malta dizer que mesmo com as barras, partiram carenagens e outras cenas, que eram supostas serem protejidas pelas barras, e neste caso do meu pai, que era suposto fazer falta, não houve quebras ...

    Sinceramente, acho que, as barras não são muito fiaveis, opinião pessoal ... depende do embate, da forma como a mota cai, da altura a que cai, do local onde cai ... felizmente no meu caso, sempre que a deixei cair foi em areia da praia ...

    abraços a todos desde luanda.

    filipe
    rars
    rars
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 31
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 23/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 Transalp
    Kms:

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  rars Dom 08 Mar 2009, 12:54

    Oi,

    Primeiro ainda bem que está tudo bem com o João, realmente alguns passeios do Corte Inglês são altos, mas porque não deixar junto à casa da Nespresso ou do outro lado? Parece-me que os passeios são mais pequenos.

    Em relação às crash-bars, pelo que me parece é como o TransAlper referiu, elas apenas aguentam quedas "controladas". Depois de ter caído, e ter posto as barras tive a vê-las e fiquei com a impressão que numa queda mais forte elas vão para dentro (aliás a flexibilidade que elas tem denota isso).

    Conclusão, as crash-bars para mim fazem apenas sentido naquelas quedas simples (deixar cair para o lado), e acho que para quem está a aprender (o meu caso) dão jeito para algumas asneiras como foi o meu caso.

    Para voôs mais agressivos com a Transalp acho que a vantagem é reduzida, os meus 0,5€...

    Mas o importante é que estás bem Very Happy
    CSampaio
    CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 2438
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 03/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
    Kms: 12000

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  CSampaio Dom 08 Mar 2009, 14:21

    Boas!
    João ainda bem que esta tudo bem contigo, pá a mota é chapa e plástico, claro que um gajo fica piurso quando isso acontece, eu que o diga quando caí na minha sudosa NX4, é uma revolta que um gajo quer é partir tudo o que esta a volta, mas em relação às crsh-bars, eu vou colocar umas um dia destes, quando a oficina as receber, pois estavam esgotadas, mas a ideia é que quando a moto cair proteger da queda, tudo depende da queda, mas uma queda como a que a tua teve a meu ver não era motivo para causar os danos que causou, se um dia isso me acontecer (lagarto, lagarto, lagarto), eu escrevo logo um e-mail para a GIVI a reclamar a falta de qualidade do produto, pois a ideia é que protejam de quedas desse tipo, porque não escreves para os gajos, aqui vai o link http://www.givi.it/community.asp?co_id=1167 e relata o que aconteceu, porque pelo que custam ou são muito caras para o material de que é feitos ou muito fracas para o que custam.
    Filipix, as melhoras para o teu pai.
    avatar
    Joao Pontes Pereira
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 75
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 26/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V Transalp
    Kms:

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Joao Pontes Pereira Dom 08 Mar 2009, 14:27

    Obrigado a todos pelas vossas palavras.

    Acho que é mesmo como dizem. As barras devem ser feitas só para quedas leves. A verdade é que, neste caso, a barra levou com o peso todo da mota e, curioso, com excepção do espelho retrovisor, que se desapertou logo, não fiquei com mais nenhuma arranhadela ou marca na mota, desde a Topcase (mais larga que a mota) até à frente ...

    Fabião, o "ir abaixo" é defeito, ficou assim depois da revisão. Tenho de ir com ela à oficina para ver se será de pôr o ralenti mais alto (?).

    Abraços a todos
    avatar
    Joao Pontes Pereira
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 75
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 26/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V Transalp
    Kms:

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Joao Pontes Pereira Dom 08 Mar 2009, 14:31

    CSampaio escreveu:Boas!
    João ainda bem que esta tudo bem contigo, pá a mota é chapa e plástico, claro que um gajo fica piurso quando isso acontece, eu que o diga quando caí na minha sudosa NX4, é uma revolta que um gajo quer é partir tudo o que esta a volta, mas em relação às crsh-bars, eu vou colocar umas um dia destes, quando a oficina as receber, pois estavam esgotadas, mas a ideia é que quando a moto cair proteger da queda, tudo depende da queda, mas uma queda como a que a tua teve a meu ver não era motivo para causar os danos que causou, se um dia isso me acontecer (lagarto, lagarto, lagarto), eu escrevo logo um e-mail para a GIVI a reclamar a falta de qualidade do produto, pois a ideia é que protejam de quedas desse tipo, porque não escreves para os gajos, aqui vai o link http://www.givi.it/community.asp?co_id=1167 e relata o que aconteceu, porque pelo que custam ou são muito caras para o material de que é feitos ou muito fracas para o que custam.
    Filipix, as melhoras para o teu pai.

    Obrigado Sampaio, mas realmente a mota caiu "das alturas", ou seja, foi um bom bocado mais duro do que quando a deixamos simplesmente inclinar e ela vai ao tapete. Em todo o caso, não perco nada por expor o caso à GIVI - leia-se, reclamar convictamente Very Happy - para ver o que eles respondem.

    Depois digo o resultado.

    Abraços
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Convidad Dom 08 Mar 2009, 18:50

    Na mota do D'Artagnan, quando caíu, aconteceu-lhe a mesma coisa. O que me pareceu na dele foi que os ferros estavam podres, isto é, tinham passado o prazo de validade, e cederam nas partes mais frageis.

    Eu deixei cair a varadero em janeiro e os ferros nem tremeram. A Varadero é um pouco mais pesada que a TA, a queda foi semelhante. Os meus ferros são novos.

    Não seria falta de manutenção do ferro em si? Eu tambem acho que aquilo tem de resistir "e mais nada".

    A.-
    avatar
    Joao Pontes Pereira
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 75
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 26/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V Transalp
    Kms:

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Joao Pontes Pereira Dom 08 Mar 2009, 19:05

    Viva Artur,

    Os meus ferros são novos, têm 3 meses e vi-os serem desembrulhados, por isso não é do caruncho Very Happy

    Os da Vara são um bocado mais grossos, de acordo também com a diferença de peso das motas.

    Foi por não me fazer sentido que eles não resistissem, ainda que a queda tivesse sido alta, que coloquei aqui a questão.

    É como digo, vou refilar e depois conto Basketball

    Abraços e obrigado
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Convidad Dom 08 Mar 2009, 19:07

    Joao Pontes Pereira escreveu:

    É como digo, vou refilar e depois conto Basketball

    Abraços e obrigado

    Isso, isso. Refila. Aquilo devia ter aguentado caraças. Mais passeio menos passeio.

    A.-
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  RainMaker Dom 08 Mar 2009, 19:14

    Boas,


    eu, das 3 quedas que dei, todas foram assim para o lado, a última foi exactamente como a tua, a descer o passeio ela foi abaixo asim que a roda de trás bateu no chao, ainda derrapou ao ponto de riscar a top case e as barras (neste caso a da direita) mas estas nem tremeram, nada mesmo.
    a minha segunda queda foi mesmo queda, ia a subir um passeio, daqueles em rampa, pintado, e a chover, assim que a roda de trás lá tocou a mota vez um meio pião até bater estrondosamente no chão, novamente as barras cumpriram a sua função, com a particularidade da mota ter caído em paralelos e nem riscou as barras.
    sinceramente ? acho esquisito as barras terem falhado, a não ser qeu tenha sido mesmo uma queda forte, o que não me parece...

    João : que todas as vezes que fores ao chão sejam "só" assim Smile carenagens há muitas Smile

    um abraço de solidariedade de Marrokos Norte,

    RainMaker
    avatar
    Joao Pontes Pereira
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 75
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 26/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V Transalp
    Kms:

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Joao Pontes Pereira Dom 08 Mar 2009, 19:30

    RainMaker escreveu:Boas,


    eu, das 3 quedas que dei, todas foram assim para o lado, a última foi exactamente como a tua, a descer o passeio ela foi abaixo asim que a roda de trás bateu no chao, ainda derrapou ao ponto de riscar a top case e as barras (neste caso a da direita) mas estas nem tremeram, nada mesmo.
    a minha segunda queda foi mesmo queda, ia a subir um passeio, daqueles em rampa, pintado, e a chover, assim que a roda de trás lá tocou a mota vez um meio pião até bater estrondosamente no chão, novamente as barras cumpriram a sua função, com a particularidade da mota ter caído em paralelos e nem riscou as barras.
    sinceramente ? acho esquisito as barras terem falhado, a não ser qeu tenha sido mesmo uma queda forte, o que não me parece...

    João : que todas as vezes que fores ao chão sejam "só" assim Smile carenagens há muitas Smile

    um abraço de solidariedade de Marrokos Norte,

    RainMaker

    Obrigado RainMaker,

    É isso aí, que todas as quedas sejam destas, realmente a minha queda foi exactamente como narraste a tua primeira, do mesmo lado e tudo, só que ainda tinha o pneu de trás no passeio, o que agravou a altitude.

    Abraços
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 09 Mar 2009, 10:37

    Segundo sei os passeios do Corte Inglês são mesmo muito altos.Tratou-se duma queda do 3º andar portanto.Para fazer esse estrago tinha que ser mesmo uma queda brutal... pale
    Era bem pior se te tivesses magoado.

    Um abraço e boas transalpadas.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Convidad Seg 09 Mar 2009, 11:30

    Piada estúpida e óbvia que faz falta: Por isso os ingleses andam a ser a dizer "Mind the Gap" :-)

    A.-
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  antonio.q Ter 17 Mar 2009, 16:47

    Uma queda pode acontecer a qualquer momento. Ainda no sábado passado caí, ou melhor deixei a moto cair, duas vezes mas sem consequências físicas para mim ou para a moto.
    Na segunda vez, ao entrar na garagem do hostal havia uma pequena rampa e tive de parar mesmo na entrada. Faltou-me apoio debaixo do pé e a moto caiu para o lado direito. As barras de protecção aguentaram a pancada e apenas se notava a esfoladela na tinta. Mesmo com o peso todo que levo as barras não dobraram.
    Já noutras vezes que caí sempre aguentaram sem dobrar. Quando caí no Equador para o lado esquerdo a pancada foi forte e foram dentro desse lado sem partir a carenagem. Apenas partiu um canto mesmo em cima junto ao guiador. Depois foi só desapertar os parafusos que seguram as barras ao quadro para as levar ao sítio outra vez.

    Agora uma pequena "ajuda". Quando quero descer um passeio faço sempre por descer lentamente a roda da frente para ter apoio nos pés e só depois me lanço para a frente. Neste caso quando há movimento na estrada. Se não há movimento vou de uma vez.

    O que é preciso é que não nos magoemos.
    Um abraço,
    antonio queiros
    Ground_Zero
    Ground_Zero
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 180
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 29/01/2008

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Sem Mota
    Kms:

    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Ground_Zero Ter 17 Mar 2009, 21:50

    deixa lá já é a seunda vez que me acontece isso mas felizmente nao parti nada na mota nem me aconteceu nada....



    depende da queda...

    boas curvas...

    Conteúdo patrocinado


    Mota no chão Empty Re: Mota no chão

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 16:17