Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Agradecimento - Página 2 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Agradecimento - Página 2 2438059070

+10
Moi_meme
Transouto
CSampaio
Pedro Marques Alves
Dario69
Philleas
LUIS_TEIXEIRA
TodayAdventure
TrAnsAlper
PedroSL
14 participantes

    Agradecimento

    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  PedroSL Sex 10 Abr 2009, 01:07

    Abracos de Marrocos

    Estamos em Ifrane tudo corre bem mas com precalcos que com este teclado nao vou explicar... ainda nao andamos a estalada uns com os outros Laughing
    As motas so ficaram sem gasosa ..eu 3 vezes ... o Diogo 1.

    Amanha seguimos para Midlet e depois para as pistas.
    Mais noticias so daqui a uns dias...

    XUMA

    Portanto, continua tudo bem.
    avatar
    LUIS_TEIXEIRA
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 981
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 27/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  LUIS_TEIXEIRA Sex 10 Abr 2009, 09:42

    Pois, estou a ver que continua tudo dentro da normalidade!!! lol!
    Força companheiros cheers
    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Comunicado de Viagem 07 - Dia 6

    Mensagem  PedroSL Sáb 11 Abr 2009, 00:50

    Os nossos companheiros estão bem!
    "Está muito frio e apanhamos neve de Ifrane até perto de Midelt" (até eu apanhei e estou em Vila Real).
    "A estrada para Ilmilchil é espectacular." - Devem estar a gozar à brava!
    "Amanhã é dia de descanso!" Isto parece a Volta a Portugal! - Dia de descanso, dizem eles. Como se estivessem a trabalhar. Oh meus amigos, isto são férias e de 1ª. Vossas mercês precisam de tudo menos de descanso.
    Ainda se fossem as Peugeot?? Mas essas estão a portar-se à altura dos pergaminhos do leão. Continuam na maior e sem dar problemas. Grandes Peugeot!
    No entanto, o nosso amigo Caldeira, o tal a quem eu chamava experiente, decidiu alterar a estética à sua Scooter Sad mas ao que parece, ela continua a "zimbrar"!
    Valha-nos a máquina a que ele mesmo chama "Ganda Máquina!" e o capacete Nexx X60.
    A partir daqui, dão meia volta e toca a regressar, que Portugal espera-os. E nós, motociclistas, estamos ansiosos por conhecer cada pormenor da viagem!
    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  PedroSL Sáb 11 Abr 2009, 18:12

    Citando o "Mustafá":

    "Calma meus Amigos...



    Para tranquilizar aqueles mais sedentos de noticias aqui vai mais uma actualizaçao.
    Ontem, sexta-feira, fizemos o percurso desde Ifrane até Midelt. Começamos a travessia do Atlas passando pela floresta dos Cedros tendo o Diogo, o Amadeu e o Ilidio ido fazer uma visita aos primos (que é como quem diz os macacos). O Xuma embalado pela musica do seu MP3 foi continuando a subir o Atlas coberto de largos lençois de neve.
    Eu (Caldeira) fiquei na conversa com uns espanhois de Alicante que começaram por nos chamar malucos e depois acabaram a dizer que tinhamos uns grandes cojones.
    Segundo informaçoes que nos deram a pista para Ilmichil estava impraticavel para motos devido ao aluimento de terras provocado pelas chuvadas que se fizeram sentir na ultima semana.
    Sugeriram-nos uma pista alternativa que sai cerca de vinte quilometros antes de Midelt e que passa por Toundfit.
    Decidimos aceitar a sugestao e assim fizemos.
    A pista inicialmente apresentava-se dura mas perfeitamente praticavel. La fomos nos nas nossas motinhas pelo meio das amendoeiras em flor, rodeados por uma paisagem anormalmente verde para esta regiao de Marrocos.
    A pista acabou a certa altura por entroncar numa outra que esta a sofrer melhoramentos e que em breve estara alcatroada. Neste momento ja é uma estrada relativamente larga, coberta de gravilha...
    Ao fim de umas dezenas de km a confiança foi aumentando e os vossos amigos circulavam pela gravilha a 50Km/h.
    Como se isso nao bastasse o escriva destas linhas apanhou-lhe o gosto e começou a conduzir de perna de fora como um piloto de motocross.
    Nunca me passou pela cabeça que uma cinquentinha pudesse dar tanto gozo e muito menos uma scooter...
    Vai dai aumenta ainda mais a velocidade e começa a sair das curvas em derrapagem. A cereta altura como os outros tinham ficado para tras decide virar-se (pelo retrovisor nao os conseguia ver). E nessa altura que acontece aquilo que ha muito era de esperar. As rodinhas pequeninas da scooter entram numa vala, a moto atravessa-se e o "piloto" vai pelos ares com a burra as costas.
    Resultado, um jerrycan cheio de gasolina que se rompe, os plasticos da carroceria desintegram-se e o condutor faz uma luxaçao no tornozelo direito e abre o joelho do mesmo lado.
    Passam-se alguns minutos do mais puro silencio contemplando o azul do firmamento.
    Começo pôr contabilizar os membros para verificar se estou inteiro. Parece que sim.
    A perna direita doi-me como o diabo. De repente começo a ouvir o ronronar de um motor de scooter. E o Xuma que se aproxima. Com dificuldade consegue parar a sua moto sem me atropelar e sem se espalhar tambem ele ao comprido. Abeira-se de mim e, ansioso pergunta se estou bem.
    Ha tipos que fazem as perguntas mais disparatadas e inoportunas do mundo...
    Ao ver as calças ensopadas de sangue nao tem meias medidas e rasga-me umas calças perfeitamente utilizaveis e faz-me ali mesmo um primeiro curativo.
    Entretanto chegam dois carros que param e os outros motociclistas. Prontamente pedem boleia para mim e para a martirizada scooter, que e carregada numa pickup rumo ao albergue Timnay.
    La chegados fazemos o inventario dos estragos. A moto pega a primeira e nenhum orgao mecanico, da suspensao ou travoes ficou afectado. Apenas os plasticos terao de sofrer um curativo a base de fita americana e abraçadeiras plasticas.
    O resto da tarde e passado comigo a queixar-me de dores (bem feito por ter abusado da sorte) e os outros a tratarem dos preparativos para o jantar e para passar a noite.
    O Xuma acabou por me terminar os curativos necessarios com a ajuda do Amadeu e sob orientaçao da Sonia entretanto contactada por telefone.
    Depois de uma boa noite de descanso, ja a sentir-me bastante melhor, ca vim eu para Midelt para almoçar e actualizar o blog enquanto aguardo que os outros regressem de Ilmilchil para encetarmos a viagem de regresso.
    Relativamente a fotos estamos com dificuldades em coloca-las porque nao conseguimos comunicar pelas portas usb destes PCs. Julgo que serao as portas USB queimadas. Logo que consigamos arranjar PCs em melhores condiçoes envia-las-emos.
    Abraços a todos"
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  TodayAdventure Sáb 11 Abr 2009, 19:09

    O Mustafá tá a fazer-se à TV, com este relato! lol!

    A sério, espero que seja tudo apenas feridas superficiais, nódoas negras e nada de mais!... Não imaginas/imaginam as (grandes) recordações que este relato me traz - "desgraça" posta de parte.

    Eu desconfiava que de facto o Cirque de Jaffar fosse impraticável nesta época... há muita neve a derreter... Duas curiosidades: também fiquei no albergue Timnay, onde acampei. Esse albergue é uma joint venture de belgas e marroquinos, tem uma piscina e tem um restaurante com uma excelente tagine. Foi onde tirei uma foto com três GS(s) de italianos que também lá estavam acampados.

    Outra curiosidade: fiz parcialmente e precisamente essa pista por Tounfite (a sugestão vem no Lonely Planet) e passei por essa mesma gravilha que te tramou, Caldeira. Junto algumas fotos no final para a malta ter uma ideia dos locais por onde eles andam. Acontece que acabei por desistir de seguir essa pista por causa da falta de autonomia. Quando cheguei ao cruzamento, a 100 kms de Imilchil, vi que não levava gasolina e fui para Tounfite, e como só havia gasolina super (com chumbo), que preferi não meter - se bem que a Today não ten catalizador Very Happy - continuei até Boumia (onde finalmente encontrei sem chumbo) e Zeida. Depois desisti de voltar para trás e segui para Midelt, Rich (sempre por estrada vermelha - a N13) e aí inflecti para oeste, onde fui por uma estrada alcatroada mas remota até Imilchil.

    Do bocado de pista que eu fiz até Tounfite, lembro-me que havia algumas passagens que não foram difíceis e que atravessavam um ou outro leito de rio razoavelmente profundo, então secos, mas que nesta altura podem levar alguma água. Vai ser uma verdadeira aventura, mas eles não estão isolados pois há rede móvel por aquelas bandas.

    Aqui vão algumas fotos (inéditas para vocês) para terem uma ideia dos locais onde eles estão.

    A piscina do albergue de Timnay (agora certamente menos convidativa...):
    Agradecimento - Página 2 S73f3571

    A pista para Tounfite. Suspeito que foi nesta gravilha que o Mustafá se "entusiasmou":
    Agradecimento - Página 2 S73f3575

    Aqui a gravilha acabou e a pista torna-se mais difícil:
    Agradecimento - Página 2 S73f3581

    Aqui está um leito de rio (seco) que cruza a pista e que eles devem ter atravessado (é um pouco mais à frente da parte com gravilha). Isto com água não deve ser pera doce!...
    Agradecimento - Página 2 S73f3578


    O fosso que o leito do rio cavou tem esta altura (a Today está dentro do leito):
    Agradecimento - Página 2 S73f3577

    Cheguei então ao cruzamento, perto de Tounfite. Não tinha gasolina para fazer os 100 kms para Imilchil e como depois desta aldeia ainda ia continuar bastantes mais quilómetros em pista na direcção sul, não podia arriscar e tinha que encher jerrycans. A Today está a apontar para Imilchil mas fui para Tounfite - onde só havia gasolina com chumbo. Continuei para nordeste, abandonei a ideia de fazer esta pista e fiz mais tarde outro caminho mais a Sul para Imilchil (a partir de Rich).
    Agradecimento - Página 2 S73f3590

    Agradecimento - Página 2 S73f3591

    Continuem a enviar notícias! Os outros devem estar a viver uma aventura... foi no caminho para Imilchil que a minha viagem começou a ser uma aventura. As melhoras para ti, Mustafá, e uns mimos aqui do conforto do lar. Smile

    Zé Paulo.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  Convidad Sáb 11 Abr 2009, 20:00

    F-Se

    Eu já tive uma scooter e andar naqueles sitios com aquelas rodinhas é preciso não ter amor aos cojones.

    A.-
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  TodayAdventure Sáb 11 Abr 2009, 20:32

    artur escreveu:F-Se

    Eu já tive uma scooter e andar naqueles sitios com aquelas rodinhas é preciso não ter amor aos cojones.

    A.-

    Artur,

    Este bocadinho de pista que vês nas fotos foi a pista mais fácil que fiz em toda a minha viagem no Verão passado. Suspeito também que os que seguiram para Imilchil encontraram pistas em pior estado, com a agravante de ser uma estação de degelo, em que há muita água a circular e a estragar as pistas.

    Podes ver aqui uma amostra da pior pista que fiz, que passa em Ait Ben Hadou (no filme vê-se melhor), na zona do passe de montanha do Tizi n'Tichka. Cerca de 50 kms em 7 horas, com dormida (acampamento, claro) a meio. Em certos locais tinha que parar e encostar muito bem para os jeeps passarem.
    Agradecimento - Página 2 Imga0323

    Podes ver os enormes sulcos que a água abre em certos locais:
    Agradecimento - Página 2 Imga0319y

    Zé Paulo.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  Convidad Sáb 11 Abr 2009, 20:57

    Zé Paulo, muito mas muito a sério eu gostaria de te propor uma desintoxicação.

    Só mesmo quem andou de scooter é que percebe o esforço que é andar por aí. Para mim seria um ai ai ai a toda a hora. :-)

    A.-
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  Fabião Sáb 11 Abr 2009, 21:03

    artur escreveu:Zé Paulo, muito mas muito a sério eu gostaria de te propor uma desintoxicação.

    Só mesmo quem andou de scooter é que percebe o esforço que é andar por aí. Para mim seria um ai ai ai a toda a hora. :-)

    A.-


    É natural, se arranjares uma mota que o manual permita a circulação nestas estradas já não era um ai ai ai... hehehe ( tava a ver que não consegui cascar em ninguém na páscoa!)

    Realmente deve ser preciso uma força de vontade enorme para andar aí, isso e uns rins novos....


    Abraço

    Fabião
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  Transouto Sáb 11 Abr 2009, 22:14

    cheers cheers

    ..simplesmento espectacular...continuem..

    V
    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  PedroSL Sáb 11 Abr 2009, 22:20

    Ei-los

    Para quem não sabe como é que se transalpa, sem Transalp!!

    Agradecimento - Página 2 P41001941024x7681280x76




    Isto é mais, para quem não sabe como é que se transalpa, sem Transalp!

    Agradecimento - Página 2 P4100204800x600


    Última edição por TrAnsAlper em Ter 14 Abr 2009, 17:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Redução do tamanho das fotos)
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  TodayAdventure Sáb 11 Abr 2009, 22:30

    artur escreveu:Zé Paulo, muito mas muito a sério eu gostaria de te propor uma desintoxicação.

    Como vês, há para aqui muito mais gente para desintoxicar! Very Happy

    Fantásticas imagens, Pedro, de locais bem familiares.

    Zé Paulo.
    CSampaio
    CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 2438
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 03/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
    Kms: 12000

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  CSampaio Dom 12 Abr 2009, 21:40

    Boas
    Pedro antes de mais obrigado pela partilha e pelos updates da viagem, fotos bem fixes de um sitio que provavelmente nunca mais la irei, bastou uma vez, mas não foi de mota, mas estou a gostar muito de estar a acompanhar a viagem desses aventureiros
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  antonio.q Dom 12 Abr 2009, 22:49

    Envio os meus parabéns a esses malucos, no bom sentido, que tëm a coragem de se meter a fazer essas estradas com motos como aquelas.
    Marrocos é um dos países que mais gostei de visitar, só fui lá trës vezes mas ainda quero voltar lá mais vezes, nao sei quantas. Afinal é perto e tem sempre coisas diferentes para nos mostrar.

    Qualquer moto, scooter ou até bicicleta serve para viajar, o que é preciso é ter a forca de vontade necessária para marcar uma data e partir.
    Mais uma vez parabens pea iniciativa e forca nesse punho.
    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  PedroSL Dom 12 Abr 2009, 23:36

    antonio.q escreveu:Envio os meus parabéns a esses malucos, no bom sentido, que tëm a coragem de se meter a fazer essas estradas com motos como aquelas.
    Marrocos é um dos países que mais gostei de visitar, só fui lá trës vezes mas ainda quero voltar lá mais vezes, nao sei quantas. Afinal é perto e tem sempre coisas diferentes para nos mostrar.

    Qualquer moto, scooter ou até bicicleta serve para viajar, o que é preciso é ter a forca de vontade necessária para marcar uma data e partir.
    Mais uma vez parabens pea iniciativa e forca nesse punho.

    Queirós!!!
    Companheiro, amigo e consócio... do MCP
    Grande elogio vindo de ti. No lugar deles ficava babadissímo. E começava a preparar uma Trans-América de scooter de 50cc!
    FS
    FS
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 208
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 20/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Aprillia
    Modelo Mota/ano: Pegaso
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  FS Seg 13 Abr 2009, 13:30

    Grande aventura...Não está ao alcance de todos.


    Por acaso o Xuma não estudou no ISEP?
    A cara nao me é estranha e a estatura também não... lol!
    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  PedroSL Ter 14 Abr 2009, 22:54

    Comunicado

    Porto, 14 de Abril de 2009 – 23h00TMG

    Acabo de tomar conhecimento de que o grupo liderado por António Caldeira se encontra em Vila Real de Santo António – Portugal!!!

    Isto acontece, como sabem, três dias antes do previsto .

    Nada me foi dito, soube-o por acaso, razão pela qual me demito das funções que me tinham sido solicitadas e confiadas de manter o Público, a Comunicação Social e os Patrocinadores informados. Já vinha mantendo a informação desactualizada, por falta de feed-back do líder da expedição, o que não me agradava, pelo respeito que todos me merecem. Neste contexto não faz qualquer sentido continuar a desempenhar estas funções.
    Peço aos que me conhecem que compreendam e aos restantes que perdoem.


    Pedro Soares Lopes
    Rui
    Rui
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 81
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 17/02/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  Rui Qua 15 Abr 2009, 09:00

    então porque? estava a ser complicado??
    Moi_meme
    Moi_meme
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 559
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 02/12/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600
    Kms:

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  Moi_meme Qua 15 Abr 2009, 09:13

    Já há mais novidades dos meninos nos aspiradores marroquinos?

    Rainmaker, sempre se faz a escolta dos moços à passagem pelo Algarve?
    CSampaio
    CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 2438
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 03/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
    Kms: 12000

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  CSampaio Qua 15 Abr 2009, 09:17

    Moi_meme escreveu:Já há mais novidades dos meninos nos aspiradores marroquinos?

    Rainmaker, sempre se faz a escolta dos moços à passagem pelo Algarve?

    Boas
    Moi_Meme pelo que percebi os rapazes chegaram 3 dias mais cedo segundo o que o Pedro escreveu no seu ultimo post, logo não me parace que haja essa possibilidade, mas...
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 15 Abr 2009, 11:14

    Também tinha ideia de "escoltar" o grupo,mas isso só seria possível no fim de semana...
    Esperamos então mais notícias dos regressados aventureiros.

    Abraço e boas transalpadas.


    Se possível vamos passar a falar deste tema apenas para ESTE TÓPICO para evitar que se disperse informação.A ideia era fundir os dois mas fica sem sentido e tal não é possível.
    Obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    Agradecimento - Página 2 Empty Re: Agradecimento

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 13 maio 2024, 02:23