Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Dá que pensar!... 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Dá que pensar!... 2438059070

+4
SataN
Philleas
CSampaio
Floriano
8 participantes

    Dá que pensar!...

    Floriano
    Floriano
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 13
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 19/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

    Dá que pensar!... Empty Dá que pensar!...

    Mensagem  Floriano Qua 10 Jun 2009, 18:45

    A dias atras ao "viajar" por um outro forum dei com esta perola das nossas autoridades, vejam só. Um companheiro viajava com a sua montada pelo Geres e eis que de repente foi parado pelas nossas autoridades. Nada de anormal, uma vez que desde que viajemos em cima de uma moto passamos logo a ser inergumenos, bandidos, assaltantes de bombas de gasolina, essas coisas. O anormal da situaçao foi que o dito "guarda" lhe pediu o triangulo e o colete refletor. Foi preciso o companheiro explicar ao dito "guarda" que se tratava de uma moto e tais coisas nao eram obrigatorias neste tipo de veiculos. Nao sei se hei-de rir ou chorar, mas dei comigo a pensar, sera que um dia destes ainda sou multado por circular com a minha moto sem levar colocado o cinto de segurança?
    CSampaio
    CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 2438
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 03/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
    Kms: 12000

    Dá que pensar!... Empty Re: Dá que pensar!...

    Mensagem  CSampaio Qua 10 Jun 2009, 18:49

    Floriano, bem depois do que li sobre o que se passou é caso para dizer que este tópico estava bem era na Rir à Gargalhada ou na Conversa da Treta, é a formação, (ou será deformação?) que as nossas autoridades têm Evil or Very Mad Se fosse comigo dizia-lhe para me multar pois tinha-me esquecido em casa desses acessórios Twisted Evil
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Dá que pensar!... Empty Re: Dá que pensar!...

    Mensagem  Philleas Qui 11 Jun 2009, 11:45

    Uma vez de moto 4, um GêNêRê também me pediu o triângulo e o colete.

    Mas o que ele queria mesmo era improvisar e de maneira bastante "assertiva" convidei-o a passar os respectivos autos, sendo que a o fim de 5 minutos de "Conversa" já cada um seguia o seu caminho.

    São os chamados "castiços" clown clown clown
    SataN
    SataN
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 699
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 02/11/2007

    A Mota
    Marca Mota: Kawasaki
    Modelo Mota/ano: GTR 1400
    Kms: 65.000

    Dá que pensar!... Empty Re: Dá que pensar!...

    Mensagem  SataN Sáb 04 Jul 2009, 01:19

    Engraçada, essa...

    Eu, à uns tempos atrás, também tive que explicar a um "Agente da Autoridade" a diferença entre o "estar com a viatura estacionada" e o "estar com a viatura parada". Para quem não sabe/sabia há muitas diferenças entre as duas...




    Em outra situação mandei o "Homem da Boina" tirar a minha mota do meio da via de rodagem...

    Fui mandado parar numa Área de Serviço, a caminho de Faro (2000 e ???) e o Senhor apressou-se a sacar-me as chaves da mota, acho que ainda eu nem tinha parado, e pediu-me então que levasse a mota (à mão) até um certo e determinado sitio, para me identificar.

    Eu, na boa, sai da mota e segui-o... a pé. Quando ele me perguntou o porquê de eu não ter acatado a ordem de levar a mota à mão para a berma da estrada, respondi-lhe que quanto a isso só tínhamos três hipóteses:

    1ª-Ou ele levava a mota à mão (e ficava automaticamente responsável por qualquer dano causado, fosse por queda ou pelo que fosse)
    2ª-A mota ficava ali onde estava, enquanto lhe mostrava os documentos.
    3ª-Ele devolvia-me as chaves da mota e eu levava-a, a trabalhar, para o sitio indicado.

    O resultado foi que o simpático Senhor me mandou embora sem sequer ver algum dos meus documentos... E ainda bem, porque a mota em questão não tinha selo. Very Happy
    lobocamino
    lobocamino
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 107
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 15/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: gs1200r Adventure
    Kms: 70.000 bem medidos! :)

    Dá que pensar!... Empty estes agentes...

    Mensagem  lobocamino Qua 08 Jul 2009, 17:02

    Boas!
    Sim ainda acontece que estes agentes não têm acesso a toda a informação que lhes é dada! Normalmente por desuso da mesma!
    Ainda assim sempre que se depararem com um caso como estes apenas têm a dizer que o desconhecimento da lei não prestigia em nada a autoridade rodoviaria nacional! assim pomposo e tudo!
    Satan, se algum agente da autoridade te tirar as chaves da mota, so esse facto te dá o direito de lhe levantares um processo! Nenhuma autoridade tem o poder para tocar em nada alheio sem autorização ou sem ordem judicial!
    As autoridades apenas podem pedir para verificar os documentos do condutor e do veiculo e também alguns aspectos do veiculo, pedindo ao condutor para ter acesso ao mesmo!
    Mai nada!
    carlossilvalr
    carlossilvalr
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 82
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 18/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    Dá que pensar!... Empty Re: Dá que pensar!...

    Mensagem  carlossilvalr Qua 08 Jul 2009, 21:01

    Já por isso até a inspecção fiz... (Açores) Agora venham pedir-me o triângulo.... SmileSmileSmile

    Essa era boa....

    Abraço e vistam o colete reflector....
    Tluis
    Tluis
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 784
    Masculino
    Idade : 67
    Data de inscrição : 29/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms: Muitos...

    Dá que pensar!... Empty Re: Dá que pensar!...

    Mensagem  Tluis Qua 08 Jul 2009, 21:20

    Dá que pensar!... Reflector


    Para que não haja dúvidas relativamente à obrigatoriedade de uso de colete nos motociclos dispõe o artigo 88.º do ("novo") Código da Estrada, aí vai:

    "(...)
    Artº 88
    Pré sinalização de perigo


    1- Todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados de duas
    ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa, devem
    estar equipados com sinal de pré-sinalização de perigo e um colete,
    ambos retrorreflectores e do modelo oficialmente aprovado."
    lobocamino
    lobocamino
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 107
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 15/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: gs1200r Adventure
    Kms: 70.000 bem medidos! :)

    Dá que pensar!... Empty colete reflector!

    Mensagem  lobocamino Qui 09 Jul 2009, 08:11

    Boas! Nós podemos fazer o que quisermos para a nossa segurança, o problema não é esse no meu ponto de vista! O problema grave é que as nossas autoridades têm uma má formação ou não se prezam por estarem sempre actualizados das leis em vigor! Onde é que já se viu um agente da autoridade querer por uma multa sem saber o artigo que a rege??? Já me passou que a Brigada de Trânsito me queria multar por circular em cima da mota na berma, o problema surgiu quando eu lhe pedi para me mostrar o artigo onde diz que isso é proibido. Ou seja, os dois homenzinhos de panamá branco não deram com o artigo!!! Conclusão, deixaram-me ir embora! Jáa agora a definição de berma é esta ( não vá um deles ler isto Mad ): faixa longitudinal da via publica especialmente não destinada à circulação de veiculos.
    Eu sei o português é um pouco mau, mas é mesmo assim que está definido! Seja como for, não diz em nenhum sitio que é proibida a circulação de veiculos por ai, seja como for evitem, podem ter um acidente aí e as seguradoras limpam as mãos disso! Ah é verdade, fica também a nota, apenas nas autoestradas e IPs é proibida a circulação nas bermas uma vez que estas estão destinadas à circulação de veiculos prioritários ( coisa que nunca vi ) e também a veiculos dos concessionários!
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Dá que pensar!... Empty Re: Dá que pensar!...

    Mensagem  Fabião Qui 09 Jul 2009, 10:40

    lobocamino, A circulação em auto-estrada pela berma é em casos exepcionais, tais como acidentes em que a AE seja cortada ou por alguma razão transito lento ou intenso, os veiculos que andem em marcha de urgencia ( sim têm que ter os pirilampos e a corneta a tocar só assim estão em marcha de urgência) possam circular de maneira a intervir num acidente ou qualquer coisa do género de modo mais eficiente. e só nas AE é que é proibido parar e /ou estacionar na berma, em todas as outras vias é permitido em caso de avaria.

    No caso das motas há sempre uma certa tolerância de uma certa percentagem de agentes, mas claro há sempre aqueles que querem mostrar serviço e tentam embirrar de qualquer maneira.



    Abraço

    Fabião

    Conteúdo patrocinado


    Dá que pensar!... Empty Re: Dá que pensar!...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 15 maio 2024, 13:13