A Câmara Municipal de Lisboa, através da Direcção Municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego, divulgou um comunicado que representa uma clara vitória para todos os motociclistas que “utilizam” a cidade de Lisboa, quer seja em trabalho ou lazer.
Constatando o óbvio, a C.M. Lisboa decidiu aumentar o número de lugares de estacionamento disponíveis para os motociclos nas ruas da capital do nosso País, pois os que existem neste momento são claramente insuficientes para as reais necessidades de alguém que pretenda deslocar-se dentro de Lisboa em duas rodas. O projecto agora apresentado, contempla uma intervenção por parte da C.M. Lisboa em 100 locais que foram escolhidos tendo em conta vários factores. No total vai passar a haver mais 500 lugares de estacionamento em Lisboa, exclusivamente reservados a motociclos!
Mas a grande “vitória” para todos os motociclistas, é a constatação, há muito exigida, de que os motociclos são uma das formas ideais de meio de transporte dentro das nossas cidades, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida nas nossas cidades.
Aqui fica o comunicado da Direcção Municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego, onde poderá saber mais sobre este projecto:
“Nos últimos anos tem-se verificado um acréscimo do número de utilizadores de motociclos e ciclomotores, que optam por este transporte nas suas deslocações, de modo a evitarem os congestionamentos e garantindo assim, não só uma maior rapidez na viagem, mas também maior fluidez do tráfego rodoviário na sua globalidade.
Esta situação criou uma pressão na oferta de estacionamento na cidade para este tipo de veículos, que apesar da oferta já existente, tem-se revelado claramente insuficiente e por vezes desajustada à realidade da procura.
Outros problemas se levantam quando estes espaços são ocupados de forma anárquica por automóveis, outros veículos e ainda por equipamentos/mobiliário urbano.
Assim e face ao exposto, a utilização deste tipo de veículos, contribui significativamente para a:
- Redução do número de automóveis a circular na cidade;
- Diminuição das emissões de poluentes atmosféricos e,
- Maior fluidez rodoviária.
A CML desenvolveu desta forma um projecto que visa, essencialmente e de forma integrada, requalificar, uniformizar e expandir a oferta de lugares de estacionamento para motociclistas em Lisboa.
Este projecto consiste numa intervenção em aproximadamente 100 locais de estacionamento, com capacidade para aproximadamente mais de 500 motociclos e ciclomotores.
As prioridades de intervenção basearam-se sumariamente nos seguintes aspectos:
- Concentração de motociclos estacionados na via pública (por observação, contagens e informação das autoridades de segurança);
- Localização dos principais serviços comerciais da cidade;
- Informação prestada a partir das sugestões e reclamações dos munícipes.
A intervenção pressupõe (ver em anexo exemplo):
- Diferenciação do pavimento por aplicação de pavimento colorido (amarelo ocre);
- Pintura de sinalização horizontal - linha contínua branca para delimitar a área de estacionamento;
- Pintura de pictograma de motociclo simples;
- Aplicação de pontos de fixação (guardas de protecção) em alguns locais, para permitir utilização de cadeado com vista a aumentar a segurança no estacionamento prolongado;
- Delimitação do estacionamento com aplicação de balizadores verticais de modo a garantir a protecção da área de estacionamento e evitar usos indevidos.”
Finalmente, e talvez devido ao “efeito eleições”, os motociclistas estão a ser vistos como cidadãos comuns, e que contribuem com algo de positivo para a vida das cidades. Por agora este anúncio é relativo à cidade de Lisboa, mas esperamos que a partir daqui outras cidades portuguesas sigam o exemplo