Tudo o que precisa de saber para trocar o carro pela mota
Tiago Figueiredo da Silva
11/08/09 08:00
(Esta notícia foi publicada na edição do Diário Económico do dia 7 de Agosto)
A entrada em vigor da "lei das 125" vai permitir aos automobilistas conduzir motos. Se abdicar do carro e aderir às duas rodas como transporte diário pode poupar 300 euros por mês.
Está mais do que provado que optar por uma mota, nas deslocações entre casa e trabalho, é mais económico do que o automóvel. Mas as vantagens em trocar de meio de transporte não se esgotam na redução da factura mensal. A poupança em tempo e na paciência, o respeito pelo meio ambiente e até à própria gestão das cidades são outros dos pontos que jogam a favor dos veículos de duas rodas.
No entanto, o conforto que o carro oferece e o facto de permitir levar toda a família são razões que podem revelar-se mais fortes do que o desejo em enfrentar o vento. A juntar a isto, é preciso não esquecer que, apesar de já ter sido aprovado pela Comissão de Transportes e Segurança Rodoviária e pelo Parlamento, o projecto lei apresentado pelo partido comunista não entrou ainda em vigor.
- O que é o projecto lei nº 635/X?
Conhecida como a "lei das 125", o diploma foi apresentado pelo deputado ‘motard' do PCP, Miguel Tiago. A proposta, que é a transposição para a legislação nacional da Directiva Comunitária 91/439/CE, abre a possibilidade de os condutores com a carta de condução de veículos ligeiros poderem estar automaticamente habilitados a conduzir motociclos de cilindradas até 125 centímetros cúbicos e com potência limitada a 15 cavalos. - O automobilista tem de fazer algum teste para conduzir motociclos até 125cc?
Os detentores de cartas de condução da categoria B (automóveis ligeiros), maiores de 25 anos de idade, ficam automaticamente habilitados a conduzir motociclos da categoria A-1, até 125cc e com potência limitada a 15 cavalos. Já os menores de 25 anos que tenham carta de condução da categoria B, mas não tenham licença para a condução de ciclomotores, terão de efectuar um teste, em termos a regulamentar posteriormente pelo IMTT. - O diploma já está em vigor?
Ainda não. O texto final do projecto lei foi aprovado pela Comissão de Transportes e Segurança Rodoviária e votado favoravelmente no Parlamento. No entanto, o diploma terá ainda de ser promulgado pelo Presidente da República e posteriormente publicado em Diário da República para finalmente poder entrar em vigor, o que poderá acontecer até ao final deste mês. - Quais as vantagens em trocar o carro pela mota?
São várias as vantagens em conduzir um motociclo. A nível financeiro, a utilização da mota em detrimento do carro permite uma elevada poupança mensal. Se optar pelo automóvel, as despesas mensais podem atingir os 388 euros. Com a mota, o orçamento mensal recua para os 93 euros. A juntar a isto, os ganhos conseguidos com as deslocações com a mota vão desde a melhoria da qualidade de vida e do ambiente, passando pela economia de tempo e paciência ou até à própria gestão das cidades. - Quais as desvantagens face ao automóvel?
Conduzir à chuva não é para todos, pelo que as condições meteorológicas são um factor a ter em conta. Além disso, há quem não consiga dizer não ao conforto que o carro proporciona, mesmo que parado nas filas de trânsito. Por último, o automóvel leva mais gente, e nada melhor do que levar toda a família no mesmo veículo.