A Honda XL 700V Transalp | [url=http://www.forumtransalp.com/javascript:void window.open('http://www.nomadstrail.net/site/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=79', 'win2', 'status=no,toolbar=no,scrollbars=yes,titlebar=no,menubar=no,resizable=yes,width=640,height=480,directories=no,location=no');] [/url] | [url=http://www.forumtransalp.com/javascript:void window.open('http://www.nomadstrail.net/site/index2.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=56&pop=1&page=0', 'win2', 'status=no,toolbar=no,scrollbars=yes,titlebar=no,menubar=no,resizable=yes,width=640,height=480,directories=no,location=no');] [/url] | [url=http://www.forumtransalp.com/javascript:void window.open('http://www.nomadstrail.net/site/index2.php?option=com_content&task=emailform&id=79', 'win2', 'status=no,toolbar=no,scrollbars=yes,titlebar=no,menubar=no,resizable=yes,width=400,height=250,directories=no,location=no');] [/url] |
Escrita por: Eurico Botas in Sapo Motores | |
15-Mai-2009 às 12:54 | |
Construída em Espanha, pela Montesa Honda S.A., empresa subsidiária da Honda desde 1986, a nova Transalp assume-se como uma Trail de média capacidade de pleno direito, graças ao seu V Twin, de 689 c.c. de 60 cv de potência, especialmente concebido para brilhar nos regimes baixos e médios, o que torna esta proposta muito fácil de utilizar. O ramalhete completa-se com uma dotação tecnológica onde de destaca o ABS de série e a concordância com as normas Euro III de emissões de poluentes. Esta última geração da Honda Transalp impressiona pelas melhorias no capítulo da estética, o que, diga-se em abono da verdade, também não significou um desafio, dado que a anterior Transalp tinha um visual um bocadinho estafado. Visualmente, trata-se de uma moto muito bem conseguida onde é fácil de perceber o compromisso entre tendências futuristas e, simultaneamente, retro, como é o caso da óptica dianteira redonda de avantajado que, na minha opinião, lhe” assenta como uma luva” (e que abriga um farol multi reflector de última generação), emprestando uma nota de seriedade a um conjunto cujo aspecto é orientado para a diversão. Logo ao primeiro relance somos confrontados com uma sensação de robustez que não é apenas aprente, conforme pudemos constatar. Trata-se na realidade de um moto muito bem construída e, acima de tudo, com a fiabilidade a que a Honda desde sempre nos habituou e que assenta num quadro com arquitetura de dupla trave elaborado a partir de tubos em aço. Relativamente ao novo motor de 680 c.c., que deriva do utilizado pela Deauville, este é um mimo. Trata-se um bicilindro a quatro tempos de arquitectura em V açimentado por injecção electrónica PGM FI, com caixa de cinco velocidades. Daqui rtesulta uma potência máxima de 59 cv às 7.750 rpm e um binário de 60 Nm, obtidos às 5.500rpm que permitem uma utilização fácil e descontraída, em quase todas as situações. Este motor de quatro válvulas por cilindro e uma única vela, conjuga-se com o novo sistema de injecção electrónica para originar uma conjunto que apesar da maior capacidade é 7% mais económico em termo de consumo. Contudo, no campo mecânico, o destaque vai para ao ABS CBS que permite abordar as curvas com alguma agressividade, recorrendo à clássica travagem com o travão dianteiro, ou apoiando-se no travão traseiro que distribui automatica e alternadamente a pressão dos pistons das pinças dos discos dianteiros(2x256 mm) e do traseiro(240mm). Como acontece com a generalidades das Hondas, também a nova Transalp prima pela facilidade de utilização, independentemente de irmos depressa ou devagar. Na realidade, esta Transalp revelou-se tão isntintiva e fácil de utilizar que nos parece ser a moto ideal para quem se quer aventurar nas motos acima dos 500 c.c.. Seja em estrada asfaltada, ou nos longos estradões de terra do Alentejo, curva muito bem e mostrou-se suficientemente flexível para gerir um ou outro buraco ou resultado sem perder a compustura. De referir a presença de um painel instrumentos digital e analógica que além de nos fornecer todas as informações necessárias, oferece a vantagem de produzir um belo efeito. Preço recomendado Honda XL 700V Transalp 2008: 8.030 €uros Honda XL 700V Transalp 2008 ABS: 8.430 €uros |