Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Trânsito: modo racing ou relax? 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Trânsito: modo racing ou relax? 2438059070

+8
Transouto
Dario69
D'Artagnan
Sr. Ermita
Maguinass
TrAnsAlper
RainMaker
Sequeira
12 participantes

    Trânsito: modo racing ou relax?

    avatar
    Sequeira
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 15
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Sequeira Qui 26 Nov 2009, 16:49

    Boas tarde a todos!

    Hoje ao vir de manhã para Lisboa (trajecto da A5 a partir de Oeiras) vinha, como por vezes acontece, um cortejo de motas na berma.
    Vinha a reparar que há muito pessoal que encara este cortejo e o trânsito parado como um desafio para mostrar os seus dotes racing, como por exemplo nos ramais de acesso da A/E em que tipicamente se atravessam esses ramais para ir para a berma - há ppl que vê que um gajo se está a meter e mesmo assim aproveita para nos passar! São mais lestos, pensarão!

    Enfim, fiquei com este pensamento: em trânsito (não só na A/E), modo racing ou relax? Qual a vossa opinião?

    Aproveito para perguntar se alguém foi apanhado pela polícia antes de ontem de manhã na A5 (na berma). Estava lá 2 motas, tenho impressão.
    É proibido andar na berma, é certo, mas dá um jeitão! E não chateia os carros!

    Abraços.
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  RainMaker Qui 26 Nov 2009, 17:16

    Boas,
    é proibido andar nas bermas ? não sabia !

    Eu ando no relax, de mota então e que é mesmo no relax, vou passando pela esquerda, as vezes lá piso um ou outro traço contínuo, nunca passo pela direita dos carros, a não ser em dupla fila, aí passo no meio, mas sempre devagar para o caso de algum peão se lembrar de passar a correr no meio da fila de carros, também é proibido passar no meio dos carros quando afila é dupla ?

    RainMaker

    P.S. : de carro também ando no relax, sempre a tentar estar atento para deixar passar algum colega motociclista Smile
    avatar
    Sequeira
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 15
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Sequeira Qui 26 Nov 2009, 17:31

    Rainmake, acho que é proibido andar nas bermas da A/E... Alguém confirma, sff?

    Passar no meio dos carros não sei... Mas hoje vim todo o trajecto na A5 entre os carros - ia um carro da polícia na berma...

    Eu, caso não se tenha percebido, voto no relax também... Deixo sempre passar outro motociclista que venha com mais pressa!
    E no carro também tento sempre facilitar!
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  RainMaker Qui 26 Nov 2009, 18:09

    Pois, nas bermas da AE, acredito que sim, a pergunta é nas nacionais ou vias rápidas, aí também será ? algumas até nem tÊm marcação do traço continuo do lado direito...

    Em relação às viaturas das forças de segurança e emergência médica, essas como é óbvio podem fazer de tudo (com as devidas ressalvas claro está), pois estão à partida autorizadas a isso...

    RainMaker
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 26 Nov 2009, 18:23

    Considerando que a condução "relax" é uma condução passiva, ou seja, não agressiva, penso que seja essa a melhor forma de encarar o trânsito na cidade.

    Já há muita dificuldade dos "enlatados" em se apereceberem das motas.Com uma condução mais agressiva só piora esa situação, a meu ver.Além de aumentar a probabilidade de não sermos vistos aumenta também a probabilidade de não se conseguir fazer uma travagem ou outra manobra a tempo de evitar o pior.

    Circular pela berma.É proibido e já muito companheiro motard foi multado por isso... Trânsito: modo racing ou relax? 75625 Não acho que seja perigoso desde que feito a velocidades moderadas e com a devida atenção.
    Já o fiz diversas vezes, mas é um risco.Se quiserem "implicar" nao há hipótese....

    Um abraço e boas transalpadas.
    Maguinass
    Maguinass
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 196
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 21/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Xl 650V Transalp
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Maguinass Qui 26 Nov 2009, 18:40

    eu tambem tenho esse modo relax na conduçao de moto, e o mesmo acontece de enlatado, facilitando sempre um companheiro motard.

    ligo é os 4 piscas sempre que ou vou na berma ou no meio da fila de transito, e recentemente por aconselhamento de um camarada ligo os maximos sempre que opto por este tipo de condução, pois inside logo na face dos condutores e ao menos nao se desculpam com um nao vi Trânsito: modo racing ou relax? Icon_wink , mas reforço, sempre no relax deixando passar sempre quem esta com "muita pressa"
    Sr. Ermita
    Sr. Ermita
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 20
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 21/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL700VA Amarela
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Sr. Ermita Qui 26 Nov 2009, 22:57

    Circular nas bermas das AE's é proíbido pelo artigoº 146, alinea f), do Código da Estrada e é considerado infracção muito grave.

    Pessoalmente utilizo a A2 pela manhã e tenho geralmente mais de 5Km de fila, pelo que utilizo com frequência a berma da AE, mas estou consciente que estou na berma e que em qualquer momento um veiculo pode entrar na berma, claro que ligo os 4 piscas e os máximos, e estou sempre a controlar o espelho retrovisor, para ver se vem algum veículo em emergência e com frequência encontro patrulhas da GNR paradas na berma, que tomam uma atitude passiva em relação aos motociclistas que por alí circulam, intervindo sómente no caso dos Abusadores/Cromos.
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  D'Artagnan Sex 27 Nov 2009, 00:01

    Boas

    Aqui é só certinhos sim senhor

    Para variar, eu sou mais RACING

    ========================================================================================================


    CÓDIGO DA ESTRADA



    http://portal.codigodaestrada.net/content/view/75/2/



    Decreto-Lei 114/94 de 3 de Maio alterado pelo Decreto-Lei n.º 44/2005 de 23 de Fevereiro: Código da Estrada na redacção de 2005
    TÍTULO I
    Disposições gerais

    CAPÍTULO I
    Princípios gerais

    Artigo 1.º
    Definições legais


    Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:

    a) «Auto-estrada» - via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados e sinalizada como tal;

    b) «Berma» - superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;

    c) «Caminho» - via pública especialmente destinada ao trânsito local em zonas rurais;

    d) «Corredor de circulação» - via de trânsito reservada a veículos de certa espécie ou afectos a determinados transportes;

    e) «Cruzamento» - zona de intersecção de vias públicas ao mesmo nível;

    f) «Eixo da faixa de rodagem» - linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afecta a um sentido de trânsito;

    g) «Entroncamento» - zona de junção ou bifurcação de vias públicas;

    h) «Faixa de rodagem» - parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;

    i) «Ilhéu direccional» - zona restrita da via pública, interdita à circulação de veículos e delimitada por lancil ou marcação apropriada, destinada a orientar o trânsito;

    j) «Localidade» - zona com edificações e cujos limites são assinalados com os sinais regulamentares;

    l) «Parque de estacionamento» - local exclusivamente destinado ao estacionamento de veículos;

    m) «Passagem de nível» - local de intersecção ao mesmo nível de uma via pública ou equiparada com linhas ou ramais ferroviários;

    n) «Passeio» - superfície da via pública, em geral sobrelevada, especialmente destinada ao trânsito de peões e que ladeia a faixa de rodagem;
    o) «Pista especial» - via pública ou via de trânsito especialmente destinada, de acordo com sinalização, ao trânsito de peões, de animais ou de certa espécie de veículos;

    p) «Rotunda» - praça formada por cruzamento ou entroncamento onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal;

    q) «Via de abrandamento» - via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal;

    r) «Via de aceleração» - via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal;

    s) «Via de sentido reversível» - via de trânsito afecta alternadamente, através de sinalização, a um ou outro dos sentidos de trânsito;

    t) «Via de trânsito» - zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;

    u) «Via equiparada a via pública» - via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público;

    v) «Via pública» - via de comunicação terrestre afecta ao trânsito público;

    x) «Via reservada a automóveis e motociclos» - via pública onde vigoram as normas que disciplinam o trânsito em auto-estrada e sinalizada como tal;

    z) «Zona de estacionamento» - local da via pública especialmente destinado, por construção ou sinalização, ao estacionamento de veículos.

    ...
    Artigo 72.º
    Auto-estradas


    1 - Nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tracção animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insusceptíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.

    2 - Nas auto-estradas e respectivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido:

    a) Circular sem utilizar as luzes regulamentares, nos termos deste Código;

    b) Parar ou estacionar, ainda que fora das faixas de rodagem, salvo nos locais especialmente destinados a esse fim;

    c) Inverter o sentido de marcha;

    d) Fazer marcha atrás;

    e) Transpor os separadores de trânsito ou as aberturas neles existentes.

    3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 e nas alíneas a) e b) do n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600, salvo se se tratar de paragem ou estacionamento na faixa de rodagem, caso em que a coima é de (euro) 250 a (euro) 1250.

    4 - Quem circular em sentido oposto ao legalmente estabelecido ou infringir o disposto nas alíneas c) a e) do n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 500 a (euro) 2500, se sanção mais grave não for aplicável por força de outra disposição legal.

    ...

    CAPÍTULO II
    Disposições especiais para motociclos, ciclomotores e velocípedes

    SECÇÃO I
    Regras especiais


    Artigo 90.º
    Regras de condução


    1 - Os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem:

    a) Conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para assinalar qualquer manobra;

    b) Seguir com os pés fora dos pedais ou apoios;

    c) Fazer-se rebocar;

    d) Levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação;

    e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não causarem perigo ou embaraço para o trânsito.

    2 - Os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas.

    3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, salvo se se tratar de condutor de velocípede, caso em que a coima é de (euro) 30 a (euro) 150.





    Dario69
    Dario69
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 500
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 14/08/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: suzuki gsxr 1000
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Dario69 Sex 27 Nov 2009, 11:18

    D'Artagnan escreveu:Boas

    Aqui é só certinhos sim senhor

    Para variar, eu sou mais RACING

    Tenrinho ..... Trânsito: modo racing ou relax? Icon_cool Trânsito: modo racing ou relax? Icon_cool Trânsito: modo racing ou relax? Icon_cool
    RACING so se for beber minis Trânsito: modo racing ou relax? Icon_biggrin Trânsito: modo racing ou relax? Icon_biggrin Trânsito: modo racing ou relax? Icon_biggrin Trânsito: modo racing ou relax? Icon_biggrin
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Transouto Seg 30 Nov 2009, 09:22

    Sinceramente, dá muito gozo "furar" o transito quando este está compacto, sente-se ainda mais a utilidade da nossa Transalp Trânsito: modo racing ou relax? 338808 desta forma, e sim eu sei, irresponsávelmente, a Transalp passa onde houver espaço....Quanto à berma, sim, é proibido a sua utilização, mas quando ao meio, já é relativo, podem tentar utilizar o meio das filas, ultrapassando os da vossa direita, sem pisar a linha....aprendi isto num artigo da Moociclismo....
    De qualquer forma, devemos mesmo tentar fazer uma condução defensiva, para nosso bem... Trânsito: modo racing ou relax? 931823

    V
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 30 Nov 2009, 09:33

    Falou o papa Busas! Trânsito: modo racing ou relax? Icon_biggrin Trânsito: modo racing ou relax? Icon_biggrin Trânsito: modo racing ou relax? Icon_biggrin


    Quanto à condução "fura-filas" deixo só aqui uma recomendação.Atenção aos espelhos das Toyota Dyna! Trânsito: modo racing ou relax? Icon_twisted

    Quem avisa...


    Boas transalpadas.
    miguel
    miguel
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 148
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 23/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  miguel Seg 30 Nov 2009, 15:02

    "Quanto à condução "fura-filas" deixo só aqui uma recomendação.Atenção aos espelhos das Toyota Dyna! Trânsito: modo racing ou relax? Icon_twisted

    Quem avisa...
    "
    jipes, SUV, carros de mercadoria em geral, etc...
    Tb eu sou frequentador da A5, ou melhor dizendo da berma da A5. mas não percebo porque é k alguns companheiros ligam os 4 piscas, será que vão todos os dias em marcha de emergencia para lisboa? se é para os outros nos verem, os máximos ajudam, agora 4 piscas? o meu concelho para quem anda na berma, não espere k os enlatados o vejam, nós é k temos de os ver.
    resumindo a meu ver 4 piscas ligados todos os dias na berma da auto-estrada, não há necessidade

    quanto a multas na berma, aí á 3 semanas,o meu cunhado ia distraído na berma "e sem espelhos" quando deu por ela tinha uma sirene colada a ele, era da brigada, saíu para o estádio nacional e eles seguiram mas não se esqueceram da matrícula, alem da multa é infração grave

    embrasses
    Maguinass
    Maguinass
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 196
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 21/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Xl 650V Transalp
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Maguinass Seg 30 Nov 2009, 20:19

    pode ser desnecessario os 4 piscas mas a meu ver mais vale ir com eles ligados do que sem nada.... ao menos nao ouvimos desculpas do genero nao vos vi ou coisa do genero (isto um dia que aconteça o pior) portanto pra mim é maximos e quatro piscas e so nao buzino porque ainda nao calhou....... Trânsito: modo racing ou relax? Icon_cyclops
    Andre18
    Andre18
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 65
    Masculino
    Idade : 35
    Data de inscrição : 22/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700V
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Andre18 Sex 04 Dez 2009, 22:20

    Sou claramente relax.... berma da A5 pela manha nos 80km/h sem chatear ninguem.

    Hoje la estava a brigada com 4 ou 5 motos paradas a passar os recibos... preferem que as motos sigam ao meio, aumentando a probabilidade de acidente que pode muitas vezes ser grave, do que descansadas e em ''cortejo'' pela berma!
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  santosam Sáb 05 Dez 2009, 09:33

    Eu para já nem relax nem racing... mas em relação à condução nas bermas, tenho a vos dizer o seguinte: nem os veículos prioritários devem circular nas bermas. O que nos é dito é que devemos sempre evitar as bermas por duas razões: porque normalmente é uma zona suja, onde podem estar destroços de acidentes ou manchas de óleo, o que pode provocar um furo ou despiste e porque os condutores quando mudam de direcção para a berma nunca olham para o espelho direito, é um acto irreflectido, o que pode provocar o choque. É por isso que os veículos prioritários nas AE ou vias-rápidas vão a abrir uma fila entre as duas faixas de rodagem, fazendo os outros veículos encostar aos rails e à berma.
    Abraço
    Alex
    Sérgio Castro
    Sérgio Castro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 192
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 18/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 1000 V
    Kms:

    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Sérgio Castro Sáb 05 Dez 2009, 09:50

    RainMaker escreveu:Boas,
    é proibido andar nas bermas ? não sabia !


    Uma das contra ordenaçãoes possíveis neste tipo de caso é mesmo a apreensão de carta.

    Eu relação a trânsito, especialmente o citadino, evito ao máximo isto porque não preciso/posso utilizar a moto no dia-a-dia. No entanto, neste tipo de condições o andamente utilizado é mais versão relax, sem nunca descurar a possibilidade dos enlatados se colocarem à frente. É um stress. Fico mais cansado numa pequena incursão em cidade do que numa viagem de 500km.

    Conteúdo patrocinado


    Trânsito: modo racing ou relax? Empty Re: Trânsito: modo racing ou relax?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 12:40