Como alguns de vocês se aperceberam, a minha Transalp transvestiu-se de Honda Today e andou a entregar pizzas pelas terras de Valongo.
Muitas vozes se ouviram dizendo que era ou uma loucura ou uma estupidez fazer tal serviço com uma Maxi-Trail de 600 cc, que ia gastar muita gasolina, que não era ligeirinha com uma 50cc ou uma 125cc e por aí fora...
Pois bem, e num estilo de relato/crónica e de aviso à navegação, caso alguém se meta numa aventura destas, aqui ficam as minhas impressões.
Pergunta: Será que uma Transalp serve para serviço de estafeta em termos económicos?
Resposta: Serve. Caso não se tenha ainda moto, comprar uma Transalp não é a melhor opção. No meu caso era já a minha mota, por isso não se colocou essa questão. E perguntam vocês: e porque não é a melhor opção? Porque uma Transalp tem um consumo mais elevado que uma 125cc, os pneus são mais caros, os kits de transmissão são mais caros, etc. No entanto não é uma diferença abismal. Exemplo: a minha TA faz consumos de 5 litros/100 km, o que não é muito mais que uma 125cc; o kit da TA custa 130 euros enquanto que para uma NX4 custa 85. Outra estória seria fazer entregas de VFR 800, por exemplo :-)
Pergunta: É fácil andar por aí a entregar pizzas de Transalp pelo meio da cidade?
Resposta: É, logo que não se metam em quelhos a descer e queiram depois fazer inversão de marcha :-)
Ontem fui a uma Travessa em Valongo, daquelas perto da Igreja. Quem conhece sabe que aquilo já é a subir para a Serra de Valongo. Entrei eu na dita Travessa e vi que descia em direcção a uma rua com uns degraus pequenos espaçados. Pensei eu... parei a tempo e reparei que no final era uma escadaria de uns 7 degraus. Valeu a pronta ajuda de dois vizinhos que me ajudaram na manobra. Como dizia o Zé Paulo na sua crónica, às vezes estas coisas que acontecem a quem se mete em "aventuras" destas trazem depois estórias para contar e momentos bem interessantes de convívio.
Desculpem-me pela falta de fotos... mas pode ser que amanhã me lembre de ir de máquina para fixar alguns momentos :-)
Muitas vozes se ouviram dizendo que era ou uma loucura ou uma estupidez fazer tal serviço com uma Maxi-Trail de 600 cc, que ia gastar muita gasolina, que não era ligeirinha com uma 50cc ou uma 125cc e por aí fora...
Pois bem, e num estilo de relato/crónica e de aviso à navegação, caso alguém se meta numa aventura destas, aqui ficam as minhas impressões.
Pergunta: Será que uma Transalp serve para serviço de estafeta em termos económicos?
Resposta: Serve. Caso não se tenha ainda moto, comprar uma Transalp não é a melhor opção. No meu caso era já a minha mota, por isso não se colocou essa questão. E perguntam vocês: e porque não é a melhor opção? Porque uma Transalp tem um consumo mais elevado que uma 125cc, os pneus são mais caros, os kits de transmissão são mais caros, etc. No entanto não é uma diferença abismal. Exemplo: a minha TA faz consumos de 5 litros/100 km, o que não é muito mais que uma 125cc; o kit da TA custa 130 euros enquanto que para uma NX4 custa 85. Outra estória seria fazer entregas de VFR 800, por exemplo :-)
Pergunta: É fácil andar por aí a entregar pizzas de Transalp pelo meio da cidade?
Resposta: É, logo que não se metam em quelhos a descer e queiram depois fazer inversão de marcha :-)
Ontem fui a uma Travessa em Valongo, daquelas perto da Igreja. Quem conhece sabe que aquilo já é a subir para a Serra de Valongo. Entrei eu na dita Travessa e vi que descia em direcção a uma rua com uns degraus pequenos espaçados. Pensei eu... parei a tempo e reparei que no final era uma escadaria de uns 7 degraus. Valeu a pronta ajuda de dois vizinhos que me ajudaram na manobra. Como dizia o Zé Paulo na sua crónica, às vezes estas coisas que acontecem a quem se mete em "aventuras" destas trazem depois estórias para contar e momentos bem interessantes de convívio.
Desculpem-me pela falta de fotos... mas pode ser que amanhã me lembre de ir de máquina para fixar alguns momentos :-)