Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( 2438059070

+3
emidio costa
Paulo Costa
TrAnsAlper
7 participantes

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 29 Dez 2010, 20:04

    A encerrar o ano uma notícia desagradável, mas que não se pode fechar os olhos ou passar ao lado.

    Em 2010 houve um aumento de cerca de 75% de acidentes mortais com motards, entre os 25 e 29 anos.Uma das razões apontadas a este aumento é a chamada "Lei das 125"...

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tvi24-motas-mortalidade-criancas-motards-acidentes/1222172-4071.html

    Não sei se o motivo foi esse ou não, mas um aumento de 75% é alarmante...Esse aumento de acidentes mortais verificou-se em várias faixas etárias. Neutral


    Um abraço e boas transalpadas...em segurança.
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  Paulo Costa Qua 29 Dez 2010, 20:27

    É uma noticia trágica, muitos podem ser os motivos destes números, arranjar explicações em meu entender é especular, seria bom que as autoridades estudassem bem estes acontecimentos, o que infelizmente nunca é feito, em minha opinião todo o acidente com feridos graves devia ser alvo de um inquérito, o acidente como definição é algo que acontece subitamente, sem que os intervenientes o planeiem.
    Falta de policiamento, pode ser, mau estado das estradas pode ser, projectos mal feitos pode ser, pode ser muita coisa, mas alguém tem de por cobro a determinadas faltas de responsabilização de alguns condutores.
    emidio costa
    emidio costa
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 420
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 09/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: CRF 1000 Africa Twin
    Kms:

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  emidio costa Qua 29 Dez 2010, 23:19

    As falhas penso serão muitas de parte a parte, tanto dos automobilistas, como de alguns motard, que como todos nós sabemos não respeitam também as regras básicas de civismo e educação rodoviária, pois sem elas é mais difícil convivermos todos na via publica.
    Da parte dos automobilista não têm noção nenhuma do que é andar de moto e quando estão em cruzamentos ou vão ultrapassar só procuram veículos automóveis, dos de quatro rodas, e não vêem os outros de duas rodas, quanto aos motard, como se sabe uma minoria graças a Deus, só quer é furar e andar depressa, não interessacomo e se podem ou não.
    Me desculpem se estou enganado mas penso que é o que eu tenho visto por ai.
    De lamentar são as mortes desnecessárias, as incapacidades para o resto da vida e o desgosto para familiares e amigos.
    Também, sem qualquer sombra de duvida, esses sim deviam de ser penalizados severamente, os responsáveis pela manutenção das vias publicas, projectistas dos traçados, das inclinações mal feitas das curvas e da péssima sinalização das nossas estradas.
    Temos de pensar sempre em andar bem na estrada, olhar para nós e para os outros.
    Um abraço e boas curvas!!!!!!!!!!!!!!!
    Justo
    Justo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 65
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 18/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL700VA
    Kms:

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  Justo Qua 29 Dez 2010, 23:42

    Apesar dos numeros serem preocupantes, são meramente dados estatisticos, trabalhados/apresentados de forma cega.
    Certamente que o numero de utilizadores de motos tambem aumentou, existem zonas de maior risco, etc...
    De qualquer forma devemos, todos nós, reter a ideia do quão frágeis somos, e passarmos tambem a ser mais civicos.
    Bem sei que muitos dos acidentes de moto tem origem na falta de respeito e desconhecimento das motos em geral por parte dos automobilistas.
    Mas tambem sei que muitos motociclistas tem comportamentos de risco.
    A isso juntamos as deficientes condições de segurança e regras de transito existentes nas nossas estradas.
    Na noticia IOL, já existe um comentário que apelida qualquer motard de assassino. A falta de civismo e desconhecimento começa aqui.
    Obviamente considerando-me um motard não me posso rever nesta afirmação. Contudo este tipo de comentário demonstra aquilo que sempre ouvimos: a culpa é da falta de civismo dos outros!
    A analise deve começar em nós mesmos, enquanto motard's, automobilistas, etc...
    O melhor mesmo é ser prudente, ter uma condução defensiva e estar sempre alerta... mas nem sempre chega, por isso peço alguma sorte para todos nós e deixo o desejo que em 2011 não haja qualquer baixa nas estradas.
    Abraço,

    Justo.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 30 Dez 2010, 14:55

    Coincidência ou não, este ano assisti a um número anormal de acidentes de mota.A maior parte deles com scooters e 125's, principalmente conduzidas por jovens.Quase como que a confirmar o estudo revelado na notícia do IOL.A maior parte deles sem culpa dos condutores, note-se.Quase sempre culpa dum enlatado "distraído".

    Parace-me também óbvio que o aumento de motociclos contribui para estes números.Aliado à falta de experiência de quem os conduz...

    Boas transalpadas.
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  santosam Qui 30 Dez 2010, 15:39

    Sendo eu um "filho" da lei das 125cc, gostava de deixar aqui algumas considerações sobre este tema.
    Tal como disse, em 2009 ia comprar uma 125. Depois de conversas com amigos motards, decidi tirar a carta e que bela decisão tomei. Além da óbvia compra de uma Transalp 600 o outro aspecto positivo a vincar foi o ter tido aulas de condução... porque eu nunca tinha andado de mota, a não ser uma experiência de adolescente (e onde já vão esses anos). Se tivesse saído do stand com a 125cc sem aulas ia ser bonito de ver... acho que era mais um das estatísticas. Ainda hoje tenho na memória um senhor dos seus 50 anos com a sua CBF 125cc que era um susto só de ver... como ele penso que deve ter havido muitos mais que agarraram numa 125cc sem qualquer curso ou experiência. Mesmo eu que fiz as aulas todas acho que se ensina MUITO MAL em Portugal. Aconselho todos a verem os vídeos no youtube da DSA do Reino Unido - de certeza que todos aprenderão.
    Relativamente aos números de mortes: um acidente de mota com vítimas mortais é normalmente sinónimo de violência no embate ou projecção dos ocupantes. Muitos destes novos condutores de 125cc andam de scooter na cidade, local onde não é muito comum este tipo de acidentes - normalmente são manobras mal sinalizadas que resultam em nódoas negras ou fracturas de membros.
    Da minha experiência, os únicos casos de mortes em acidentes com motas foram de motociclistas que vinham a muita velocidade - quer tenham culpa ou não, a cidade não é para se andar a mais de 50 (e estes andavam a muito mais que isso).
    Relativamente à faixa etária: essa é a idade em que fazemos as asneiras e somos inconscientes - não é à toa que os seguros são tão caros para os menores de 25 anos.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  Transouto Ter 04 Jan 2011, 16:12

    Boas, eu também que estas estatítsicas sejam mais adecuadas a "não 125", pois como disse o santos, estas andam em cidade e mais devagar....Eu atribuiria estes números à falta de civismo nas estradas, e também ao excesso de velocidade e inexperiência dos motocilsitas....Assistimos a um aumento do número de "corredores de fim de semana" para o Furadouro ou Vila do Conde, e como é lógico as coisas acontecem.....Que nos sirva de exemplo e reflexão e que tenhamos a sorte do nosso lado.......Bom 2011

    V
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  santosam Qua 05 Jan 2011, 10:13

    Há uns tempos atrás estava eu no Antero a ver as motas usadas e entraram dois jovens à procura de uma Suzuki de pista limitada no livrete... para depois irem ao mecânico e colocarem-na de novo com a potência total: ora aí está o típico jovem com vontade de morrer...
    Animal
    Animal
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 955
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 08/10/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700 ABS
    Kms: 50.000 e...

    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  Animal Qua 05 Jan 2011, 13:38

    Eu por Lisboa, chego a ver pessoal de scooters 50cc ou até 125cc com os pés de fora, como uma mota, o pessoal nem em cima das motas sabem colocar-se quanto mais andar nelas, depois somos discriminados e colocam-nos em perigo devido ao erros de outros AMADORES! Surprised

    Conteúdo patrocinado


    Aumento de acidentes mortais com jovens motards :( Empty Re: Aumento de acidentes mortais com jovens motards :(

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 00:45