Bom dia,
Venho por este meio Vos solicitar um pedido de esclarecimento.
Na passada segunda-feira durante a minha deslocação para o trabalho, deparei com um amigo transalper parado na AE com a sua bela máquina (Translap de 99 comemorativa 50anos) paradinha na berma de emergência.
Fiquei logo bastante admirado com a situação, não pelo facto de ver um peão na AE pois isso acreditem ocorre algumas vezes, mas sim pelo facto de uma transalp ficar parada na AE.
Pois bem decidi encostar e dar uma de bom samaritano e prontificar a minha ajuda aquela alminha depenada.
Eu : Boa tarde amigo, então precisa de ajuda? Já deu para verificar que não está tudo bem?
Condutor Transalp : Boa tarde. Por acaso até aceito a sua ajuda pois já estou para aqui parado há mais de uma hora e até agora nada de ajuda.
Eu : Mas você já contactou a sua companhia de seguros a solicitar reboque?
CT : Reboque??? Não tenho assistência em viagem.
Grande erro. Mas ok não seria a melhor altura para estar a julgar esta alminha pois pela maneira que ele estava a transpirar e a bufar por todo o lado ele já vinha a empurrar a mota há uns bons km e onde estavamos era bem a subir. Para quê?
Não sei talvez para chegar às bombas que estava a poucos metros (cerca de 800mts). Contudo tentei entender o facto de estar a empurrar a mota.
Eu : Então o que pretende fazer?
CT : Se me podesse ajudar e ver o que é que a mota tem ou soubesse como dar um "jeito" eu agradecia, caso contrário se me podesse dar uma ajudinha a empurrá-la até ali às bombas?
Eu : Poderei tentar ver o que posso fazer, mas agora empurrar uma mota em plena AE lamento mas não conte comigo. Será melhor solicitar ajuda aos serviços da assistência da AE. Mas deixe lá ver o que posso fazer.
Então diga lá o que se passou para a mota parar? (eu armado em mecânico)
CT : Bem, eu até vinha a andar bem até que a mota começou a soluçar e a perder alguma velocidade e então eu pensei "devo de estar a ficar sem gota" e toca a pôr para a reserva, pois estas motas não têm indicador de combustivel.
E foi então que as coisas se complicaram, pois a mota começou a perder força e quando começou a subir foi mesmo a baixo mesmo com o manipulo girado para a reserva. Entrei em panico pois me encontrava numa AE. Encostei na berma após a mota ter se desligado por completo.
Após paragem tentei voltar por a mota a trabalhar novamente e nada, tinha indicação de luz de bateria tudo trabalhava mas teimava em não pegar.
Eu : Muito bem meu amigo eu não percebo muito disto mas vamos tentar verificar os cabos da bateria?
Os cabos estão ok, estão bem montados e a fazer contacto. Isto deve ter sido da gasolina que independentemente de girar o manipulo para a reserva a mesma já poderia estar no fim se você ter dado conta.
Fui verificar o manipulo da reverva e verifico que o mesmo está colocado na reserva e que depois de abriu o depósito ainda vejo que tem gasolina suficiente para pelo menos chegar às bombas.
Eu : Mas isto ainda tem um pouco de gasolina, pelo menos permitia-lhe chegar até às bombas.
CT : Pois eu sei, já tinha verificado isso.
Lá continuamos a ver o que se podia fazer. Mexe nos cabos da bateria, verifica passagem de gasolina, dá-se tipo de revisão geral na mota e nada parece estar a funcionar mal, mas a maldita não pegava.
Lá continuamos com este teste de vai e não vai até que a bateria começou a dar de si e a ficar sem indicação de bateria (luz no painel de instrumento começou a ficar fraca e a bateria mostoru indicação de estar a dar de si).
Então disse ao sujeito:
Eu : Penso que será melhor não forçar o arranque eléctrico pois a bateria daqui a nada vai com o ca..... (já estavamos a desesperar)
CT : Ok, vou então ligar à assistência da Brisa.
Até que após mais uma tentativa a bendita montada pega e então à que dar de gás para queimar a gasolina que tinha ficado na camara de combustão devido às várias tentativas que fizemos e começar a dar "gás" até às bombas.
Quando lá chegamos o sujeito desligou a mota e foi abastecer e por incrivel que pareça a mota nunca mais falhou, pois eu segui o sujeito (vinhamos para o mesmo sitio) por um bom bocado e a mota está okapa. Um pequeno detalhe que verifiquei na mota após estarmos nas bombas, é que o manipulo da gasolina só rodava para ON ou Reserva não passando pelo fechar da gasolina.
O esclarecimento vem agora.
O que se passou?
Foi bateria?
Gasolina que falhou?
Se sim, por que é que a reserva não funcionou? Ainda tinha para andar pelo menos mais uns 800mts no minimo.
Será que alguém me poderia ajudar dando a Vossa opinião.
Saudações Transalpistas.
Venho por este meio Vos solicitar um pedido de esclarecimento.
Na passada segunda-feira durante a minha deslocação para o trabalho, deparei com um amigo transalper parado na AE com a sua bela máquina (Translap de 99 comemorativa 50anos) paradinha na berma de emergência.
Fiquei logo bastante admirado com a situação, não pelo facto de ver um peão na AE pois isso acreditem ocorre algumas vezes, mas sim pelo facto de uma transalp ficar parada na AE.
Pois bem decidi encostar e dar uma de bom samaritano e prontificar a minha ajuda aquela alminha depenada.
Eu : Boa tarde amigo, então precisa de ajuda? Já deu para verificar que não está tudo bem?
Condutor Transalp : Boa tarde. Por acaso até aceito a sua ajuda pois já estou para aqui parado há mais de uma hora e até agora nada de ajuda.
Eu : Mas você já contactou a sua companhia de seguros a solicitar reboque?
CT : Reboque??? Não tenho assistência em viagem.
Grande erro. Mas ok não seria a melhor altura para estar a julgar esta alminha pois pela maneira que ele estava a transpirar e a bufar por todo o lado ele já vinha a empurrar a mota há uns bons km e onde estavamos era bem a subir. Para quê?
Não sei talvez para chegar às bombas que estava a poucos metros (cerca de 800mts). Contudo tentei entender o facto de estar a empurrar a mota.
Eu : Então o que pretende fazer?
CT : Se me podesse ajudar e ver o que é que a mota tem ou soubesse como dar um "jeito" eu agradecia, caso contrário se me podesse dar uma ajudinha a empurrá-la até ali às bombas?
Eu : Poderei tentar ver o que posso fazer, mas agora empurrar uma mota em plena AE lamento mas não conte comigo. Será melhor solicitar ajuda aos serviços da assistência da AE. Mas deixe lá ver o que posso fazer.
Então diga lá o que se passou para a mota parar? (eu armado em mecânico)
CT : Bem, eu até vinha a andar bem até que a mota começou a soluçar e a perder alguma velocidade e então eu pensei "devo de estar a ficar sem gota" e toca a pôr para a reserva, pois estas motas não têm indicador de combustivel.
E foi então que as coisas se complicaram, pois a mota começou a perder força e quando começou a subir foi mesmo a baixo mesmo com o manipulo girado para a reserva. Entrei em panico pois me encontrava numa AE. Encostei na berma após a mota ter se desligado por completo.
Após paragem tentei voltar por a mota a trabalhar novamente e nada, tinha indicação de luz de bateria tudo trabalhava mas teimava em não pegar.
Eu : Muito bem meu amigo eu não percebo muito disto mas vamos tentar verificar os cabos da bateria?
Os cabos estão ok, estão bem montados e a fazer contacto. Isto deve ter sido da gasolina que independentemente de girar o manipulo para a reserva a mesma já poderia estar no fim se você ter dado conta.
Fui verificar o manipulo da reverva e verifico que o mesmo está colocado na reserva e que depois de abriu o depósito ainda vejo que tem gasolina suficiente para pelo menos chegar às bombas.
Eu : Mas isto ainda tem um pouco de gasolina, pelo menos permitia-lhe chegar até às bombas.
CT : Pois eu sei, já tinha verificado isso.
Lá continuamos a ver o que se podia fazer. Mexe nos cabos da bateria, verifica passagem de gasolina, dá-se tipo de revisão geral na mota e nada parece estar a funcionar mal, mas a maldita não pegava.
Lá continuamos com este teste de vai e não vai até que a bateria começou a dar de si e a ficar sem indicação de bateria (luz no painel de instrumento começou a ficar fraca e a bateria mostoru indicação de estar a dar de si).
Então disse ao sujeito:
Eu : Penso que será melhor não forçar o arranque eléctrico pois a bateria daqui a nada vai com o ca..... (já estavamos a desesperar)
CT : Ok, vou então ligar à assistência da Brisa.
Até que após mais uma tentativa a bendita montada pega e então à que dar de gás para queimar a gasolina que tinha ficado na camara de combustão devido às várias tentativas que fizemos e começar a dar "gás" até às bombas.
Quando lá chegamos o sujeito desligou a mota e foi abastecer e por incrivel que pareça a mota nunca mais falhou, pois eu segui o sujeito (vinhamos para o mesmo sitio) por um bom bocado e a mota está okapa. Um pequeno detalhe que verifiquei na mota após estarmos nas bombas, é que o manipulo da gasolina só rodava para ON ou Reserva não passando pelo fechar da gasolina.
O esclarecimento vem agora.
O que se passou?
Foi bateria?
Gasolina que falhou?
Se sim, por que é que a reserva não funcionou? Ainda tinha para andar pelo menos mais uns 800mts no minimo.
Será que alguém me poderia ajudar dando a Vossa opinião.
Saudações Transalpistas.