Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Curso de Mecânica 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Curso de Mecânica 2438059070

+4
TrAnsAlper
tigusto
jfvf87
sadhus
8 participantes

    Curso de Mecânica

    sadhus
    sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 44
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 03/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Curso de Mecânica

    Mensagem  sadhus Qua 04 maio 2011, 13:19

    Boas,

    Na passada segunda-feira começou o curso de mecânica de motos que estou a tirar. O único curso que encontrei em Portugal sobre mecânica de motos. É dado por um mecânico brasileiro que trabalhou na KTM em Espanha, Itália e se não me engano nos EUA e Canadá. Tem experiência em motos de competição também.
    Assisti a uma aula do curso anterior e fiquei convencido que seria uma boa oportunidade para aprender a fim de mexer na minha mota com sabedoria.

    Para quem estiver interessado ainda pode-se inscrever.

    A duração do curso são de 8 meses, começou no dia 2 de Maio e irá acabar em Dezembro. São 3 horas por dia, 3 dias por semana.

    Os conteúdos do curso envolve toda a mecânica da mota, desde as ferramentas e como usa-las, passando por suspensões e partes eléctricas e acabando na desmontagem e montagem do motor. Ou seja, iremos falar sobre todas as peças da mota.

    O preço é 200€ por mês que faz 1600€ no final. Este preço tem IVA uma vez que ele passa factura. Está incluído os manuais, um peclise e o professor irá sortear ferramentas durante o curso de maneira a que todos os alunos ganhem uma ferramenta. Ele também dá a oportunidade de fazer-mos as reparações que quisermos na oficina dele, sem custos adicionais, claro que a mão de obra é a nossa.
    Pode parecer muito o valor, foi o que eu pensei, mas quando assisti à aula do curso anterior e conversei com os alunos e o professor mostrou-me o manual fique convencido valerá a pena, vejam o link abaixo:

    Quem estiver mesmo interessado deve ler este tópico:
    http://www.clubdtr.com/index.php?topic=33877.0

    Contactos:
    http://saodomingosderana.olx.pt/en/curso-mecanica-de-motos-iid-33972580

    Após estas duas aulas que tive, e sem perguntar nada só com o conteúdo das aulas, já percebi que fiz bosta na mudança do óleo da minha mota, portanto acho que promete este curso, é a minha opinião uma vez que sou leigo na matéria.

    Cumprimentos,
    Hugo Santos[url][/url]
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  jfvf87 Qua 04 maio 2011, 18:01

    É de aproveitar. Tenho ouvido dizer que os cursos de mecânica de mota profissionais não têm um nível de exigência aceitável. Nem sei se ainda existem. Boa sorte
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  tigusto Qua 04 maio 2011, 20:47

    Boa malha!
    Mas o que é que correu mal (ou menos bem feito) na mudança do óleo?
    Cheira-me que já me terei espalhado... algumas vezes... pale
    Cumps!
    sadhus
    sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 44
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 03/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  sadhus Qua 04 maio 2011, 23:43

    Eu tinha pouco óleo na mota e coloquei algum para compensar o que faltava, para o desenrasque até à oficina isso não é problema mas isso não se deve fazer, se não for o mesmo óleo que estava no motor. Eu coloquei óleo sem saber qual foi é o que está na mota. Tenho que tirar todo o óleo e colocar um novo. O óleo cristaliza se não for o mesmo que tinha e estraga o motor.

    Se calhar vocês sabem disso mas eu sou muito verde em mecânica e não fazia a mínima ideia.

    Cumprimentos,
    Hugo Santos
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 05 maio 2011, 17:03

    Hugo, força nisso!Precisamos aqui sempre de quem saiba algo de mecânica.Eu sou o gajo que percebe mais de todos aqui^.Qualquer problema que haja é sempre por causa da "anilha sincronizadora" Very Happy ...por isso 'tás a ver! Very Happy

    Parece que vale a pena o curso! Curso de Mecânica 463778


    Um abraço e boas transalpadas.
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  TodayAdventure Qui 05 maio 2011, 17:56

    sadhus escreveu:Eu tinha pouco óleo na mota e coloquei algum para compensar o que faltava, para o desenrasque até à oficina isso não é problema mas isso não se deve fazer, se não for o mesmo óleo que estava no motor. Eu coloquei óleo sem saber qual foi é o que está na mota. Tenho que tirar todo o óleo e colocar um novo. O óleo cristaliza se não for o mesmo que tinha e estraga o motor.

    O que dizes é um pouco estranho, à luz daquilo que tenho lido e me tem sido dito pelos mecânicos.

    O que entendes por "óleo diferente"? É certo que é sempre melhor usar o óleo correcto para um dado motor (indicado pelo fabricante) e se houver necessidade de repor, usar da mesma base (mineral ou sintética) e da mesma graduação e especificação do que já lá está, para não comprometer o desempenho do óleo, mas daí a estragar o motor com um óleo de graduação diferente... O pior de tudo é não repor o nível quando ele está abaixo da "marca do mínimo". Os óleos de diferentes marcas e de graduação (SAE) e especificações (API) idênticas são totalmente miscíveis.

    Podes explicar um pouco melhor esse processo de "cristalização" e a razão dos danos no motor?

    Zé Paulo.
    sadhus
    sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 44
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 03/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  sadhus Sex 06 maio 2011, 09:11

    Boas,

    TodayAdventure

    Bom, peço desculpa porque estava quase a dormir quando escrevi a mensagem, porque na verdade o motor não se estraga, apenas o óleo não faz o melhor efeito se for óleos misturados tal como disseste.

    A cristalização é um processo que acontece quando se mistura óleos não miscíveis. Pode-se ver esta cristalização na borda no buraco onde se coloca o óleo, que aparece quando se mistura óleos não miscíveis. Eu como não sei qual o óleo que se colocou na mota e adicionei óleo porque estava baixo, posso ter colocado um óleo não miscível com o antigo e desta forma os óleos que estão no motor não realizarem o devido trabalho, havendo um maior desgaste, o que a longo prazo prejudicará o motor.

    Foi isso que quis dizer, espero que daqui a uns meses entenda melhor este assunto para que possa corrigir algumas barocadas que direi agora Rolling Eyes .

    Cumprimentos,
    Hugo Santos
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  jfvf87 Sex 06 maio 2011, 19:23

    Viva

    Acontece o mesmo com a valvulina. Em carros chega a ser difícil colocar mudanças poucos quilometros depois da mistura. Quando ao cristalizar não sei mas calculo que saúde não deve dar.

    Espero que o curso esteja a correr bem mas eu vou esperar por estes oculos https://www.youtube.com/watch?v=q1m_dFCD3a4 Razz


    Cumprimentos
    Faustino
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  TodayAdventure Sex 06 maio 2011, 21:10

    sadhus escreveu: porque na verdade o motor não se estraga, apenas o óleo não faz o melhor efeito se for óleos misturados tal como disseste.

    A cristalização é um processo que acontece quando se mistura óleos não miscíveis. Pode-se ver esta cristalização na borda no buraco onde se coloca o óleo, que aparece quando se mistura óleos não miscíveis. Eu como não sei qual o óleo que se colocou na mota e adicionei óleo porque estava baixo, posso ter colocado um óleo não miscível com o antigo e desta forma os óleos que estão no motor não realizarem o devido trabalho, havendo um maior desgaste, o que a longo prazo prejudicará o motor.

    Obrigado pela resposta, Hugo.

    A minha impressão do que tenho lido é que se exagera bastante nos medos em relação às misturas de óleos. Parece consensual que se evite misturar óleos de base distinta (sintética com mineral) e se possível de graduações diferentes. Mas a perda de performance de óleos de graduações distintas não causa directamente danos no motor - a protecção fica um pouco menor. Pior seria se não repusessemos o nível quando ele está demasiado baixo.

    Julgo então que o ideal é conhecer o tipo de óleo que temos na moto (é costume ser indicado na factura da oficina) e o padrão de consumo. Se a moto gastar óleo, devemos repor o nível com óleo da mesma graduação e especificação (as marcas são indiferentes).

    Zé Paulo.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  Cou Sáb 07 maio 2011, 10:12

    Boas Curso de Mecânica 463778

    Isso de misturar e tudo treta, pois se pensarem que o oleo ao ser refinado nunca e igual ! é tipo a colheita de vinho Curso de Mecânica 161678 umas melhores que outras.
    Mas se repararem o vinho do porto e uma mistura de varios vinhos e funciona sempre e não se estraga lol!
    Eu mudo o oleo em casa no inverno uso 10w40 mas no verão uso 15w50, mas ja aconteceu de andar com oleo 10w40 no verão e ao baixar o nivel acrescentei com 15w50.
    Agora nunca usem oleos abaixo de 10w pois são muito finos e o consumo aumenta bastante pois esses oleos foram feitos para locais frios tipo Russia onde -20º e normal What a Face
    Se repararem no manual tem varios tipos de oleo e diz para usar o mais apropiado para o nosso clima.
    Se estivesse-mos em Africa onde Today andou o melhor era usar um oleo 20w50 Curso de Mecânica 463778
    cronus
    cronus
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 200
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Yamaha
    Modelo Mota/ano: teneré 660
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  cronus Ter 10 maio 2011, 09:05

    Cou escreveu:Boas Curso de Mecânica 463778

    Isso de misturar e tudo treta

    bem dito
    lol!
    sadhus
    sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 44
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 03/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  sadhus Ter 10 maio 2011, 09:43

    Boas,

    Vocês são da opinião que misturar óleos sintéticos com minerais não há problema?

    Cumps,
    Hugo Santos
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  TodayAdventure Ter 10 maio 2011, 13:40

    sadhus escreveu:Boas,

    Vocês são da opinião que misturar óleos sintéticos com minerais não há problema?

    Cumps,
    Hugo Santos

    Misturar óleos de base sintética com óleos de base mineral não é aconselhado, mas isso não quer dizer que haja consequências danosas para o motor. Normalmente tem a ver com a degradação da protecção assegurada pela especificação de cada um quando usado isoladamente. Se for necessário, repor o nível porque este está abaixo do mínimo é mil vezes preferível fazê-lo a deixar andar assim.

    A coisa tem solução fácil - repor sempre que possível como óleo da mesma graduação. E não dramatizar se o óleo for "um bocadinho" diferente. Smile

    Zé Paulo.
    sadhus
    sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 44
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 03/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  sadhus Ter 10 maio 2011, 15:27

    Caro TodayAdventure,

    Sim já tinha compreendido isso, obrigado. Smile
    Mas pergunto aos nossos companheiros, que disseram que a mistura de óleos é uma treta, se estão a referir-se para a mistura de sintéticos com minerais.

    É que entre ser treta a não ser aconselhado ainda vai uma boa distancia!!! Julgo eu Exclamation Question
    E eles até podem ter razão... gostava de "ouvir" outras opiniões mas com mais fundamento.


    P.S.: não façam comparações com vinho porque a minha TA não é bêbeda. Laughing

    Cumps,
    Hugo Santos
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  Cou Qua 11 maio 2011, 13:24

    sadhus escreveu: não façam comparações com vinho porque a minha TA não é bêbeda. Laughing
    Cumps,
    Hugo Santos
    Dizem que o vinho do porto quanto mais velho melhor Curso de Mecânica 463778 logo as TA são iguais Curso de Mecânica 161678
    Sobre o oleo existem muitas op mas eu até dou um exemplo "aditivos para oleo do motor" dizem que fazem bem e milagres eu pergunto então já se pode misturar Question
    Ou seja não se pode misturar oleo mas podemos adicionar aditivos Suspect
    Para mim devemos respeitar a tabela das temperaturas do nosso clima e ter em atenção o uso que damos a mota se andamos muito em cidade e estamos muito tempo parados nas filas o oleo tem um desgaste maior logo devemos reduzir o intervalo da muda , mas nada como quando vemos o nivel do oleo meter o oleo no dedo e verificar a viscosidade do mesmo e a cor.
    O melhor era ter um relogio de quantas horas trabalha o motor tipo os tratores agricolas mudam o oleo por horas de trabalho e não pelos km acho isto mais correcto.
    Curso de Mecânica 32652
    Como podem ver na tabela 15w50 dá -15º até +50 enquanto 10w40 dá de -20º ate +40º como podem ver em Portugal -20º é quase impossivel What a Face por isso a melhor escolha e usar a 15w50 pois tem mais proteção em altas temperaturas protege melhor o motor do desgaste.
    cronus
    cronus
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 200
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Yamaha
    Modelo Mota/ano: teneré 660
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  cronus Qua 11 maio 2011, 14:27

    bem...vou dar a minha opiniao com base em leituras que tenho feito pelo tempo e pelo goooooooogllleeeeeee....

    misturar oleos é indiferente. a diferença entre os oleos serem minerais ou sintéticos é apenas na forma como são obtidos. o óleo mineral é obtido atraves da separação de elementos do petróleo e os sintéticos elaborados a partir de compostos quimicos o que permite uma maior gama de produtos, especificos para determinados motores e temos ainda os semi-sintéticos...que é uma MISTURA de ambos os processos de obtenção de óleos apenas com o objectivo de controlar custos de producao entre o sintético e o mineral.

    a função do óleo é de lubrificar os componentes do motor, evitar que as peças metálicas estejam em contacto directo entre si, arrefece-las, lubrificar a cx de velocidades. o facto de se misturar óleos apenas se poderá reflectir na viscosidade deles não no facto de serem sinteticos ou minerais e mesmo assim não será por isso que causará avarias no motor mas sim a falta do oleo ou a mistura de agua ou lamas no mesmo. convem sim é consoante a utilizacao intensa ou normal á moto reduzir ou nao os prazos de mudança de óleo. e ajuda de o mesmo for de uma boa marca. nao recomendo oleos baratos. duram pouco tempo e nao cumprem as suas funcoes de proteger/arrefecer as peças do motor.

    enfim...aconselho a leitura de entre muitos artigos este. ler bem pois tem anotações a situacoes importantes do funcionamento do motor/óleo/cx de velocidades:
    http://www.nomadstrail.net/site/index.php?option=com_content&task=view&id=35&Itemid=52

    PS: hugo mandei-te uma pm acerca da minha opiniao deste curso. nao me leves a mal o facto de ter mandado por pm mas dar opinioes em publico e neste caso na net de oficinas/lojas, seja o que for, nunca fica bem. prefiro falar pessoalmente com umas jolas e caracois na mesa. Curso de Mecânica 60843
    sadhus
    sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 44
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 03/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  sadhus Qui 12 maio 2011, 00:06

    Boas,

    Obrigado pelas respostas e pela vossa paciência, companheiros.

    Cronus
    Não levo nada a mal, pelo contrário, agradeço-te imenso. Gosto de ouvir opniões diferentes para tomar as minhas opçoes.

    Cumprimentos,
    Hugo Santos
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  Transouto Qui 12 maio 2011, 23:49

    ..e eu gostei de ouvir aquela parte das jolas na mesa, mas tens de vir cá cima para eu compreender melhor.... Curso de Mecânica 60843

    Haja viscosidade

    V
    cronus
    cronus
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 200
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Yamaha
    Modelo Mota/ano: teneré 660
    Kms:

    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  cronus Sex 13 maio 2011, 10:50

    combinado. deixa eu ter a minha motinha pronta Curso de Mecânica 931823 Curso de Mecânica 60843

    Conteúdo patrocinado


    Curso de Mecânica Empty Re: Curso de Mecânica

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 07 maio 2024, 19:53