Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Vibração e ruídos.... 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Vibração e ruídos.... 2438059070

+5
jfvf87
TrAnsAlper
Gigikoln3
alfredo
LFTransAlp
9 participantes

    Vibração e ruídos....

    LFTransAlp
    LFTransAlp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 246
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 15/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Triumph
    Modelo Mota/ano: Street Scrambler 900 - 2018
    Kms: a rock and rollar...

    Vibração e ruídos.... Empty Vibração e ruídos....

    Mensagem  LFTransAlp Seg 31 Out 2011, 12:45

    Very Happy Boas amigos

    Estava a precisar de algumas informações, quem sabe de algum colega que já passa-se pela mesma situação, na sua Transalp.

    1- A minha mota, entre os 90 aos 100 km, faz uma barulheira tremenda que tenho a certeza que vem dos forros em plástico tanto das carnagens laterais, como do radiador.
    Já vi que não falta nenhum "perno" em plástico, e no entanto o que começa com uma pequena vibração, por exemplo se puxar as velocidades, termina o "ronco" da bicha, com um BRSZZZZZZ????, de plásticos que me desespera. Já alguém teve disto e pode dizer-me como o solucionou?

    2- Os travões de disco à frente, apesar de estarem como novos e os calços também, ao travar soa um ruído que apesar de suave, é entre-cortado, do tipo de (um comboio a andar em trilhos de seda), tongue foi a melhor comparação que encontrei geek
    Que será isto?

    Já alguém teve que resolver alguma destas coisas? que me possa orientar? scratch

    Vibração e ruídos.... 223388 Transalpadas
    alfredo
    alfredo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 950
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 29/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600v
    Kms: 50000

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  alfredo Seg 31 Out 2011, 23:37

    isso deve ser da anilha sincronizadora mas o transalper e que é expert nisso
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  Gigikoln3 Seg 31 Out 2011, 23:46

    lol! lol!

    Pergunta-lhe a ele...
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 02 Nov 2011, 09:56

    LFTransalp, o meu palpite obviamente que vai para qualquer problema ao nível da anilha sincronizadora Very Happy ...mas já verificaste se há algum "corpo estranho" que tenha entrado para as carenagens.Uma folha, um papel ou um plástico.Já me aconteceu uma situação idêntica que acabou por se resolver sem fazer nada.Parti do princípio que era algo que tinha entrado nas carenagens ou para dentro do guarda-lamas...

    Um abraço e boas transalpadas.
    LFTransAlp
    LFTransAlp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 246
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 15/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Triumph
    Modelo Mota/ano: Street Scrambler 900 - 2018
    Kms: a rock and rollar...

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  LFTransAlp Qua 02 Nov 2011, 16:06

    TrAnsAlper escreveu:LFTransalp, o meu palpite obviamente que vai para qualquer problema ao nível da anilha sincronizadora Very Happy ...mas já verificaste se há algum "corpo estranho" que tenha entrado para as carenagens.Uma folha, um papel ou um plástico.Já me aconteceu uma situação idêntica que acabou por se resolver sem fazer nada.Parti do princípio que era algo que tinha entrado nas carenagens ou para dentro do guarda-lamas...

    Um abraço e boas transalpadas.


    Pode ser, mas não me parece. De facto ainda à menos de 1 mês retirei esses forros em plástico para limpeza. Já agora, existe alguma ordem por onde começar a retirar os ditos cujos?, do tipo qual devem sair primeiro para que seja executada uma montagem e desmontagem mais correcta?
    alfredo
    alfredo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 950
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 29/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600v
    Kms: 50000

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  alfredo Qua 02 Nov 2011, 23:52

    para mim o ruido está a precissar de uma mota nova ,transalp é claro lol!
    LFTransAlp
    LFTransAlp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 246
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 15/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Triumph
    Modelo Mota/ano: Street Scrambler 900 - 2018
    Kms: a rock and rollar...

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  LFTransAlp Sex 04 Nov 2011, 11:30

    alfredo escreveu:para mim o ruido está a precissar de uma mota nova ,transalp é claro lol!


    Ora viva TransAlps. Até chego a pensar que me enganei no tópico, pelas respostas que tenho obtido mais parece que estou na secção das piadas que na de mecânica Shocked .

    Mas passando ao assunto que me trouxe aqui. Acho que já descobri; Mesmo por baixo do farol, tem um elemento de forro plástico mais pequeno que serve de junção aos dois forros laterais, esq. e dir. Quando faço uma pequena pressão, reconheço o barulho que em andamento se converte em vibração.

    Agora a questão é como vou isolar esta coisada das vibrações. Suspect

    É curioso como aparentemente só a minha transalp está a acusar esta anomalia, ajudava muito se alguém já tivesse tido alguma experiência do género, e tivesse que recorrer a algum tipo de insonorização para estes plásticos.

    Enfim, agradeço à mesma aos que de alguma forma me ajudaram a esclarecer sobre o assunto. jocolor

    Saudações transAlp.
    alfredo
    alfredo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 950
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 29/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600v
    Kms: 50000

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  alfredo Sex 04 Nov 2011, 12:37

    não leves a mal e que a minha tem tantos barulhos que penso que são de origem
    já nem ligo pois sei que é uma mota pra vida
    não quero outra
    abraço temos que nos rir que isto não esta facil lol!
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  jfvf87 Sex 04 Nov 2011, 15:48

    Em drogarias ou hipermercados existe uma fita isoladora para janelas e portas de casa. A Tesa tem uma bastante boa mas cara. Tem cola de um lado e do outro esponja/foam, geralmente em preto ou castanho.
    Se fosses de mais perto arranjava-te disso em pouca quantidade.

    Também existe um produto para dar com trincha da dynamat para absorver ruídos mas acho que não se justifica para este caso. Torna as carenagens mais pesadas.

    Cumprimentos
    Faustino
    LFTransAlp
    LFTransAlp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 246
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 15/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Triumph
    Modelo Mota/ano: Street Scrambler 900 - 2018
    Kms: a rock and rollar...

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  LFTransAlp Sex 04 Nov 2011, 15:53

    jfvf87 escreveu:Em drogarias ou hipermercados existe uma fita isoladora para janelas e portas de casa. A Tesa tem uma bastante boa mas cara. Tem cola de um lado e do outro esponja/foam, geralmente em preto ou castanho.
    Se fosses de mais perto arranjava-te disso em pouca quantidade.

    Também existe um produto para dar com trincha da dynamat para absorver ruídos mas acho que não se justifica para este caso. Torna as carenagens mais pesadas.

    Cumprimentos
    Faustino


    Obrigadissimo Faustino, é isso mesmo, táva a pensar exactamente na tal fita de borracha, que sei até existe em cores escuras. Além de mais, é oca para permitir a passagem de liquidos, o que é óptimo para deixar a água escorrer. cheers

    Cumprimentos e grato pela disponibilidade. Very Happy
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 04 Nov 2011, 20:04

    O problema parece estar perto de ser resolvido! Wink
    Vai-nos actualizando.O meu palpite apontava mesmo para um corpo estranho dentro das carenagens...

    Um abraço e boas transalpadas.
    Renato
    Renato
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 206
    Masculino
    Idade : 33
    Data de inscrição : 19/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600 v/93
    Kms: 88.000

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  Renato Sex 04 Nov 2011, 22:46

    Boas LFTransAlp. eu tambem ando com uns barulhos estranhos scratch parecidos com os que descreveste.. se arranjares alguma soluçao posta aqui pff. Abraço. bons rides. cheers
    emidio costa
    emidio costa
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 420
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 09/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: CRF 1000 Africa Twin
    Kms:

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  emidio costa Sex 04 Nov 2011, 23:29

    Na minha tinha uns ridos nos plasticos do deposito e tirei-os com fita de velcro autocolante.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  jfvf87 Seg 07 Nov 2011, 10:33

    emidio costa escreveu:Na minha tinha uns ridos nos plasticos do deposito e tirei-os com fita de velcro autocolante.

    Também já vi desse modo mas só para zonas secas como interior do carro e malas.

    Cumprimentos
    Faustino
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  Gigikoln3 Ter 08 Nov 2011, 00:00

    Vou dar o meu contributo...

    Existe uma fita/esponja autocolante, essa mesma esponja autocolante é parecida com aquelas mangas que se usam para o isolamento das tubagens dos ar condicionados...

    Na eventualidade de alguém ter dúvidas, digam que eu tento tirar uma foto a dita ...
    emidio costa
    emidio costa
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 420
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 09/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: CRF 1000 Africa Twin
    Kms:

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  emidio costa Ter 08 Nov 2011, 22:07

    A fita de velcro que falo não é da normal em tecido, é em material mais grosso, tipo plastico, e altamente aderente, não sai com agua, e aguenta com bastante peso por cm2.
    Abraço
    Paulgi
    Paulgi
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 20/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL700VA
    Kms: 2888

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  Paulgi Qui 22 Mar 2012, 01:27

    LFTransAlp escreveu:
    1- A minha mota, entre os 90 aos 100 km, faz uma barulheira tremenda que tenho a certeza que vem dos forros em plástico tanto das carnagens laterais

    a minha está nova, ainda pouco lhe peguei e desde os 0km que os plásticos todos do painel vibram que é um exagero, e não preciso de chegar aos 90, basta andar a 40kmh em asfalto. eu tinha uma cbf250 que também tinha os plásticos todos a vibrar, mas como a tinha comprado usada pensei que fosse desgaste, agora que peguei numa nova ainda pior deduzo que seja mesmo descuido da honda. é pena, que até estou a gostar da mota mas acho esse desleixo muito triste. é obvio que logo que tenha tempo vou ter que arranjar maneira de reduzir esses ruídos irritantes, mas não esperava, aliás, até me faz confusão que já tinha dado umas voltas numa transalp 650 e não tinha os plásticos tão abandalhados como na nova 700 :\
    LFTransAlp
    LFTransAlp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 246
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 15/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Triumph
    Modelo Mota/ano: Street Scrambler 900 - 2018
    Kms: a rock and rollar...

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  LFTransAlp Qui 22 Mar 2012, 12:09

    Paulgi escreveu:
    LFTransAlp escreveu:
    1- A minha mota, entre os 90 aos 100 km, faz uma barulheira tremenda que tenho a certeza que vem dos forros em plástico tanto das carnagens laterais

    a minha está nova, ainda pouco lhe peguei e desde os 0km que os plásticos todos do painel vibram que é um exagero, e não preciso de chegar aos 90, basta andar a 40kmh em asfalto. eu tinha uma cbf250 que também tinha os plásticos todos a vibrar, mas como a tinha comprado usada pensei que fosse desgaste, agora que peguei numa nova ainda pior deduzo que seja mesmo descuido da honda. é pena, que até estou a gostar da mota mas acho esse desleixo muito triste. é obvio que logo que tenha tempo vou ter que arranjar maneira de reduzir esses ruídos irritantes, mas não esperava, aliás, até me faz confusão que já tinha dado umas voltas numa transalp 650 e não tinha os plásticos tão abandalhados como na nova 700 :\





    Amigos TransAlps Very Happy , deixem-me partilhar convosco a grande noticia bounce .

    Depois de uma oportunidade em nome de lhe meter umas velas de iridium, o que sinceramente pelo que sei hoje, a moto não é a mesma, de forma alguma, sendo que o motor e o seu comportamento não tem nada que ver com o anterior com velas normais,(
    Vibração e ruídos.... 1550217167) mas passando ao assunto do tópico, então aproveitei e como tive que despir a menina localizei as diversas fontes de ruído, que após intervenção com pequenos pedaços de fita em borracha com autocolante, ficou impecável. Vibrações agora nem sinais! Vibração e ruídos.... 2170595768

    Então passo a partilhar onde descobri pelo estado dos plásticos existirem vibrações, já que na minha moto de 2001, as vibrações deram lugar óbviamente a marcas nos locais onde aconteciam.

    1 - nos piscas, na face superior e pelo lado interior da carnagem, tem uma zona em que existe uma possibilidade de roçarem plásticos, tanto ao longo do bordo superior do próprio pisca, como pelo contacto com as forras em plástico do radiador.

    2 - Nas faces interiores das carnagens laterais tem mais que um local em ambos os lados, onde através de pontos onde encostam ao depósito, elas geram ruído. No meu caso além disso, dois dos pernos de fixação em plástico à estrutura da moto, descobri que estavam partidos e foram protegidos, esses pernos, com duas tiras de fita em borracha cruzadas, o que permite além de amortecimento o próprio enchimento desse espaço vibrante.

    3 - Em baixo do farol, tem zonas onde a carnagem encosta ao farol e faz uma chiadeira, também levou com a fita.

    4- No plástico de protecção que tapa o radiador, ao encostar ao quadro da moto, também gera ruído. Levou fita. Vibração e ruídos.... 60843

    5- Na área que circunda o vidro, no meu caso é vidro alto, na zona onde aperta e encosta à carnagem, também faz chiadeira, fita na coisa!

    Bem amigos... deu algum trabalho mais de paciência e delicadeza do que de força, mas o resultado não podia ter resultado melhor!

    Parece junto com as velas, que mudei de uma maxi-scooter, para uma "burra endiabrada" Vibração e ruídos.... 788233 ... mas o incrível é que agora saboreio o seu roncar sem intromissão de ruídos parasitas.

    De tal forma foi o impacto, que anteriormente pensava comprar um escape em nome do rendimento e da estética, mas sinceramente, era mesmo porque não estava a gramar o barulho que a moto fazia, parecia uma máquina de cortar a relva, xicha!
    Vibração e ruídos.... 94282

    Agora, ÙAu!!!! Vibração e ruídos.... 223388 grande maluca.... Vibração e ruídos.... 191898 não consigo deixar de pensar nela, o seu roncar parece uma gatinha mimada, ou melhor, uma pantera adormecida, e eu... apanhadinho de todo.... drunken hehehe


    Última edição por LFTransAlp em Qui 22 Mar 2012, 17:34, editado 1 vez(es)
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 22 Mar 2012, 13:16

    Foi mesmo um trabalho de muita de paciência.Pena não teres fotografado essa operação, mas dá para ter uma ideia.

    Obrigado pelas dicas!Wink

    Problema resolvido.Vibração e ruídos.... 463778

    Um abraço e boas transalpadas.
    LFTransAlp
    LFTransAlp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 246
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 15/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Triumph
    Modelo Mota/ano: Street Scrambler 900 - 2018
    Kms: a rock and rollar...

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  LFTransAlp Qui 22 Mar 2012, 17:31

    Já agora uma ultima manutenção esqueci de informar: Nestas andanças, em que não tirei fotografias, ups, desculpem, Shocked ainda resolvi uma outra questão mais ao nível estético:

    A consola em plástico que serve de moldura ao painel de instrumentos, que supostamente deveria ser preta na minha mota, talvez pela idade estava literalmente cinzenta, e ainda tinha umas ligeiras marcas de algum liquido que alguém no passado deixou cair, que com o sol ficou manchado.
    affraid

    Não achava mesmo nada bonito... então na altura desta intervenção, decidi arriscar e comprei um spray de tinta preto baço ou mate, e depois de desengordurar a peça pintei-a com muito cuidado para não fazer escorridos. Não sabia qual o resultado, mas é certo que comprei um spray de boa marca, mais caro por ser de secagem rápida, o que diminui o risco de escorridos quando se trabalha fora de uma estufa.
    What a Face Ora eu pintei a coisa, pendurada numa tabela de basquetebol... bounce lol!

    Bem, malta, ficou espectacular!!!!
    cheers a peça parece rigorosamente nova, nem parece pintada, pois o mate dá um brilho que não vai além do brilho natural dos plásticos, mas neste caso novos, sem descoloração. Foi uma solução que resultou muito bem e muito económica. Vibração e ruídos.... 238252
    Paulgi
    Paulgi
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 20/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL700VA
    Kms: 2888

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  Paulgi Sex 23 Mar 2012, 00:00

    hummm... obrigado!

    acho que vou imprimir a lista e por mãos à obra.
    eu hoje parecia um tolo a conduzir e a por as mãos em todos os plásticos a ver se topava de onde vinha o ruído, assim simplificou ;)
    Tecedeiro
    Tecedeiro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 178
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 10/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1992
    Kms: A contar...

    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  Tecedeiro Sex 23 Mar 2012, 01:42

    A minha é de 92 e nunca tinha reparado em barulhos de plásticos, até há 2 semanas, mais ou menos.

    Afinal era o parafuso de cima que segura o pisca que decidiu ir dar uma volta. Quando estava a por lá o novo, reparei que o antigo dono pôs uma fita na zona em que o pisca toca na carenagem. Depois de ler este tópico percebi a razão...

    Conteúdo patrocinado


    Vibração e ruídos.... Empty Re: Vibração e ruídos....

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 10:46