Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Cumprimentos e sinais Motards 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Cumprimentos e sinais Motards 2438059070

+5
dijm
Asterix
LFTransAlp
Tecedeiro
Gigikoln3
9 participantes

    Cumprimentos e sinais Motards

    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  Gigikoln3 Qua 14 Mar 2012, 23:34

    Um Piloto chamado Barry Sheene (1950-2003), que no longínquo ano de 1971, inicio da sua carreira, sempre que vencia uma prova saudava o público e os fotógrafos com a mão em V, de vitória.
    Como estamos a falar de uma época em que o uso de motos era infelizmente bem mais restrito, esse gesto foi adoptado por todos os motards da época como uma saudação muito especial entre pessoas que partilhavam os mesmos valores e espírito na estrada.·
    Escusado será dizer que era bem mais raro que hoje duas motas cruzarem-se em estrada daí a emoção e saudação quase obrigatória como um código entre motards. Hoje com a maior vulgarização das motas esse gesto vai-se perdendo o que me parece uma pena.
    Existem contudo outros gestos que também traduzem a mesma saudação, como o esticando a perna do lado em que se cruzam.
    Também se usa a "very british" vénia com a cabeça ou simplesmente o levantar a mão.
    O que importa é que cada motard sinta presente o espírito de saudar e ajudar cada companheiro de estrada. Quanto à ausência de resposta pensem também que aquele que se cruza pode ir concentrado na condução ou simplesmente não se aperceber da vossa saudação. Há que dar o benefício da dúvida.·
    Penso ainda que quem não saúda ou responde deliberadamente, nunca sentirá o verdadeiro prazer de compartilhar o espírito que se vive entre verdadeiros motards!

    Em termos de segurança por exemplo, sempre que tiverem a mota na berma, e em apuros, deve colocar-se o capacete no chão (ao lado do descanso).

    Abrandar / parar
    Braço estendido com a palma aberta movendo para cima e para baixo e/ou acender a luz de travagem ate ter abrandado ou parado

    Paragem para meter gasolina
    Apontar repetidamente para a tampa do deposito

    Voltar atrás / inversão de marcha· Braço estendido apontar dedo para trás com movimento espiral

    Objecto estranho na estrada
    Pôr-se de pé na mota, acender repetidamente a luz de travagem e abrandar, então mudar trajectória volta para junto do objecto e estender o pé respectivo para apontar o objecto.

    Problema com a tua mota
    Braço erguido, mão levantada e apontar para o motor/parte da moto com problemas (localização do problema tal como bagagem, pneu, etc.) é mesmo procedimento de aviso a outro motociclista no angulo de visão.

    Problema médico
    Braço erguido, mão levantada e apontar para o peito (ou localização do problema tal como braço etc.)
    Tecedeiro
    Tecedeiro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 178
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 10/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1992
    Kms: A contar...

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  Tecedeiro Qui 15 Mar 2012, 01:22

    Interessante Smile

    É sempre bom ir aprendendo...
    LFTransAlp
    LFTransAlp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 246
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 15/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Triumph
    Modelo Mota/ano: Street Scrambler 900 - 2018
    Kms: a rock and rollar...

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  LFTransAlp Sex 16 Mar 2012, 10:37

    Cumprimentos e sinais Motards 149781063 Obrigado pela partilha... muito útil relembrar a importância destas sinaléticas, que a cada instante podem ser muito oportunas.

    Bons passeios!!!! Cumprimentos e sinais Motards 238252 (o verde é em homenagem ao Sporting)
    Cumprimentos e sinais Motards 290117
    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  Asterix Sex 16 Mar 2012, 11:09

    Relembro tópico antigo sobre o assunto:

    http://www.forumtransalp.com/t924-lista-internacional-de-sinais-entre-motociclistas?highlight=sinais+motard

    Cumprimentos e sinais Motards 223388
    dijm
    dijm
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 928
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 28/11/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 6 centos
    Kms: alguns mils

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  dijm Sex 16 Mar 2012, 11:50

    LFTransAlp escreveu:Cumprimentos e sinais Motards 149781063 Obrigado pela partilha... muito útil relembrar a importância destas sinaléticas, que a cada instante podem ser muito oportunas.

    Bons passeios!!!! Cumprimentos e sinais Motards 238252 (o verde é em homenagem ao Sporting)
    Cumprimentos e sinais Motards 290117

    Mesmo não sendo Sportinguista, vibro sempre pelo sporting na Europa, até já me confundiram como sportinguista, parabéns, grande feito.
    Saudações aos Sportinguistas, o Augusto Boss cá do sítio ainda deve estar em ressaca, Parabéns
    cmca
    cmca
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 664
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 08/06/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
    Kms: 40.000

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  cmca Sex 16 Mar 2012, 11:55

    Na voltinha de uma semana que dei pela Galiza no Verão do ano passado, foi raro o motociclista que não me saudou ou com os dedos em V ou com um levantar de mão.

    Infelizmente aqui não vejo o mesmo, é raro o motociclista que me cumprimenta

    Mas como o Gigikoln3 diz e eu quero acreditar...

    Gigikoln3 escreveu:O que importa é que cada motard sinta presente o espírito de saudar e ajudar cada companheiro de estrada. Quanto à ausência de resposta pensem também que aquele que se cruza pode ir concentrado na condução ou simplesmente não se aperceber da vossa saudação. Há que dar o benefício da dúvida.
    dijm
    dijm
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 928
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 28/11/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 6 centos
    Kms: alguns mils

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  dijm Sex 16 Mar 2012, 12:57

    Eu vou mais longe, eu muitas vezes cumprimento e sou cumprimentado e agradeço sempre quem vai de enlatado e tem a gentileza de me deixar passar, apenas muitas vezes não passo pois á muitas ratoeiras... eu sou muito gordo, com os meus malões e deixam-me passar junto aos rails e eu não passo até ser seguro pois á gente de tudo.

    Saudações
    Jorgego
    Jorgego
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 88
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 25/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650 V transalp
    Kms: 20000

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  Jorgego Sex 16 Mar 2012, 14:20

    É sempre bom recordar esses bons tempos, pena é que como aqui foi dito esta saudaçao vai-se perdendo porque por vezes saudamos quem vem em sentido contrario um motard, dois, tres , dez , etc... e nunca somos correspondidos o que leva á perda de vontade de saudar os demais motards.
    Seria optimo voltar a ver a enorme familia motard a saudar-se.
    Penso que todos nós temos o dever de nao deixar morrer o espirito motard para bem de todos os motards existentes, pelos futuros motards e por homenagem aos nossos motards antepassados em que muitos deles lutaram por este espirito de solideredade, confraternizaçao e paixao pelas motos. A muitos deles que ja nao estao etre nós lhes devemos isso e muit mais.
    Vamos lá (re)começar a saudar os de mais motards com o V que todos conhecemos e tao boas recordaçoes nos deram e voltaram a dar.

    Parabens ao Gigikoln3 por relembrar este assunto
    dijm
    dijm
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 928
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 28/11/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 6 centos
    Kms: alguns mils

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  dijm Sex 16 Mar 2012, 14:28

    Dependente do momento mas o pé em grande parte das vezes é bastante atencioso, quando passamos por alguém no mesmo sentido, ou o pisca, para não perder-mos a concentração no meio dos enlatados que tantos sustos nos causam... de referir que eles são sempre os bem comportados zzzzzzzzzzzzzzzzz
    Gigikoln3
    Gigikoln3
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1179
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 09/04/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms: Já passou os 88888

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  Gigikoln3 Sex 16 Mar 2012, 15:42

    Devo dizer-vos que retirei este texto de um forum chamado Motards de Potugal - Puro Sangue Motard

    Desde já digo-vos que raramente os meus cumprimentos são ignorados, o mês passado tive um precalço em Entrecampos e pararam de seguida 2 "MOTARDS" aqueles que ainda param para ajudar o próximo, auxiliaram-me naquilo que necessitei e uma vez que estava bem e composto seguiram o seu caminho, mas nunca antes de se certificarem se estava mesmo tudo bem...Só me lembro de uma mota uma GS amarela... No momento estava um pouco fora de mim e o individuo da Bmw certificou-se que estava tudo O.K. e seguiu.


    Por isso digo-vos caso não sejamos correspondidos podemos sempre pensar que o individuo foi saudado e ele nem quis acreditar que um dono de uma GRANDE moTA o cumprimentou... Cumprimentos e sinais Motards 463778
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  Transouto Sex 16 Mar 2012, 20:33

    Ora aí está mais uma boa lembrança...... Cumprimentos e sinais Motards 149781063 Eu gosto de manter este espírito, e muito sinceramente, só falho o cumprimento quando me apercebo que me cruzo com motoqueiros.....mas injustamente por vezes engano-me Cumprimentos e sinais Motards 223734

    Sempre que me cruze , tento fazer o Cumprimentos e sinais Motards 223388 , só que por vezes já não vou a tempo dadao o percurso e as velocidades de cruzamento...outra dificuldade é quando passo por outro motociclista, não dá para levantar a mão senão não acelero, e sinceramente não gosto muito de esticar a perna, dá a sensação de que estamos a picar..... Cumprimentos e sinais Motards 1550217167

    E agora termino com o habitual...

    V
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 21 Mar 2012, 23:51

    Já aqui tivemos um tópico que abordava mais ou menos este assunto mas não deixa de ser interessante voltarmos a falar disto. até para não se perder o verdadeiro espírito das duas rodas.

    Eu cá não sou de picar como sabem, mas não resisto a dizer isto: se passarem por um grupo de motards e todos vos saudarem a V menos um...esse "menos um" é o gajo que vai a conduzir a Big Money Waste!Cumprimentos e sinais Motards 161678 Cumprimentos e sinais Motards 161678 Cumprimentos e sinais Motards 161678

    http://www.forumtransalp.com/t1241-cumprimento-motard-que-lhe-aconteceu

    http://www.forumtransalp.com/t924-lista-internacional-de-sinais-entre-motociclistas

    Um abraço e boas transalpadas...e Cumprimentos e sinais Motards 149781063

    Conteúdo patrocinado


    Cumprimentos e sinais Motards Empty Re: Cumprimentos e sinais Motards

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 16:46