Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Patilha do ar 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Patilha do ar 2438059070

2 participantes

    Patilha do ar

    avatar
    hermosilha
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 17
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 07/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp/ 1993
    Kms: +/- 50000 (penso eu)

    Patilha do ar Empty Patilha do ar

    Mensagem  hermosilha Dom 30 Set 2012, 09:55

    Boas pessoal, gostava de saber na TA de 93 a patilha do ar volta à posição inicial automaticamente, ou se temos de ser nós a dar uma ajuda.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Patilha do ar Empty Re: Patilha do ar

    Mensagem  jfvf87 Dom 30 Set 2012, 11:29

    hermosilha escreveu:Boas pessoal, gostava de saber na TA de 93 a patilha do ar volta à posição inicial automaticamente, ou se temos de ser nós a dar uma ajuda.

    Não é automático.
    Quando puxas e largas a patilha ela deve recolher automaticamente a uma posição intermédia que leva o motor a +/- 2000 rotações, apenas isso. Algumas TA's que tenho feito a revisão chegam com a manete muito apertada que resulta na patilha fixar na posição totalmente puxada o que não está correcto.

    A título informativo não é necessário puxar a patilha/fechar o ar quando o motor pega bem sem esse procedimento. Porque no arranque a frio as paredes dos cilindros não estão suficientemente quentes para vaporizar a gasolina e podem existir zonas perto da vela que não têm gasolina e é nessas alturas que se diz ou houve-se dizer que o motor ainda está frio, porque o motor coxeia. Ao fechar o ar a mistura torna-se mais rica porque leva mais gasolina para eliminar essas zonas só com ar. A única vantagem de fechar o ar é mesmo ajudar no arranque a frio e enquanto o motor coxeia, fora isso é só gastar gasolina e diluir o óleo nas pareces dos cilindros.

    Cumprimentos
    Faustino

    avatar
    hermosilha
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 17
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 07/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp/ 1993
    Kms: +/- 50000 (penso eu)

    Patilha do ar Empty Re: Patilha do ar

    Mensagem  hermosilha Dom 30 Set 2012, 14:10

    Ok nesse caso acho que se passa algo, uma vez que, quando puxo a patilha ela fica presa e não rcolhe até à tal posição intermédia. O que poderá ser?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Patilha do ar Empty Re: Patilha do ar

    Mensagem  jfvf87 Dom 30 Set 2012, 23:08

    hermosilha escreveu:Ok nesse caso acho que se passa algo, uma vez que, quando puxo a patilha ela fica presa e não rcolhe até à tal posição intermédia. O que poderá ser?

    O parafuso da patilha do ar e manete da embraiagem seco ou demasiado apertado. Não é nada de grave mas é uma coisa que muitas vezes é mal afinado por desconhecimento(acho).

    Cumprimentos
    Faustino

    Conteúdo patrocinado


    Patilha do ar Empty Re: Patilha do ar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 09:14