Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! 'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 2438059070

+10
BlackJack
Tarz
TrAnsAlper
D'Artagnan
RaspaPatins
Transouto
Cou
Jay
FALP
jcsmartins
14 participantes

    'Bambolear' a Alta Velocidade

    avatar
    jcsmartins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 51
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 07/05/2008

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  jcsmartins Sex 20 Jun 2008, 14:41

    Tarz escreveu:O sintoma na minha era uma trepidação no volante nas altas velocidades. Volante pra esquerda, volante pra direita e não valia a pena contrariar.
    Pensem na seguinte situação imaginária: Pintam toda a superfície do pneu da frente que está em contacto com o asfalto. Agora o volante não mexe nadinha e andamos com a mota a direito para a frente. Se linha que ficou pintada no asfalto tiver um desvio, indica pequeno empeno na jante, o que prova que a roda em alta velocidade vai tentar desenhar a linha de forma recta, logo, vai mexer o volante para se endireitar. A baixa velocidade não se nota muito.

    Atenção que isto é só um pensamento, a aerodinâmica tb tem muito a ver.
    Da mesma forma podia-se pensar que se a jante não estiver calibrada (peso distribuído uniformemente) também poderia provocar tal trepidação.

    Sugiro ires eliminando hipoteses como já fizeste ao retirar a mala. Existem TAs que não fazem essa trepidação, logo a tua tb pode deixar de fazer, tens é de descobrir no teu caso o que é que está a provocar!

    Não desistas Wink

    Tarz, Protecções de Punhos retiradas e o sintoma mantem-se, portanto faz sentido seguir as tuas
    indicações até porque o sintoma que sinto é exactamente esse que referes e que se passou contigo.
    A partir de uma certa velocidade o volante começa a mexer para a direita e para a esquerda, mas numa
    vibração de baixa frequência, fazendo a mota andar aos 'S'.
    Já estive a ler sobre o tema e pelo que li vibrações deste género no volante a partir de certas
    velocidades podem muito bem dever-se a empeno de jante ou má calibragem.

    Talvez ainda hoje a leve a uma casa da especialidade para verificar a situação.

    Obrigado.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Tarz Sex 20 Jun 2008, 16:13

    Se eu acertar, pagas o copo.

    mai nada! geek
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  D'Artagnan Sex 20 Jun 2008, 21:45

    Boas

    Só agora me lembrei de uma situação idêntica, passada comigo, depois de muitas voltas dadas, várias idas á oficina da Honda a ver se conseguia descobrir a origem de tal instabilidade a partir de determinada velocidade, várias pessoas a terem experimentado, lá se descobriu que a roda de trás estava ligeiramente empenada e a causa desse empeno era um raio partido.

    Verifica se não tens algum raio partido, mas verifica mesmo bem que por vezes á 1ª vista nem se nota, um a um tenta ver se está algum partido.
    avatar
    jcsmartins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 51
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 07/05/2008

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  jcsmartins Sex 20 Jun 2008, 23:57

    Bom, temos novidades.

    Levei a mota aqui a uma casa da especialidade e verificou-se a existência de
    um pequeno empeno de cerca de 3mm numa zona que abrangia 3 raios da
    roda dianteira. Ajustaram-se os raios de modo a minimizar o empeno.

    Depois o mestre das motas disse-me que tinha a direcção muito leve e que
    a rigidez da direcção era ajustável, e pelo facto de estar muito leve qualquer
    vibração se nota muito mais e é transmitida mais facilmente ao guiador.
    Ajustou a rigidez da direcção (atraves da porca central do guiador e de uma outra
    dentada que permite fazer esse ajustamento).

    Fui fazer um teste e ...

    ...
    ...
    ...

    170kmh sem vibrações !!!!
    Até que enfim !!!

    Segundo o 'mestre' das motas, a causa nem devia ser tanto o empeno pois
    era pequeno, mas sim mais o facto da direcção estar muito leve que faz com que
    o volante seja sensivel tanto ao vento como às vibrações da suspensão.
    A titulo de exemplo dado pelo Sr, imaginem o efeito de quando levam bicicletas no
    tejadilho do carro e circulam a mais altas velocidades nota-se o guiador da bicicleta a vibrar
    de um lado para o outro. A causa aqui era aparentemente semelhante, também com
    uma pequena ajudinha do empeno.

    Demorou mas chegou-se lá !!
    Devia ter ido falar com quem sabe da poda mais cedo, pois a resolução é tão fácil que
    quase nem merecia ser mencionada, a não ser para aumentar a cultura geral sobre as TAs.

    Obrigado a todos pela ajuda.

    Abraço.

    PS: Tarz, andaste lá muito perto, mas posso-te pagar o copo na mesma !!!
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Transouto Sáb 21 Jun 2008, 00:18

    No final o que interessa reter é que ficaste com o teu problema resolvido e nós ficamos a saber como se resolve geek Ainda bem que está tudo ok... cheers

    V
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Tarz Sáb 21 Jun 2008, 01:25

    Fico contente que resolveste o problema. A segurança é importante.
    Fico contente também porque vou beber um caneco com o Martins tongue
    FALP
    FALP
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 643
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  FALP Sáb 21 Jun 2008, 09:04

    Boa! Ainda bem que resolveste... Basketball já agora qual a casa da especialidade para termos uma boa referência? Very Happy

    Eu por outro lado queria afinar a direcção para mais leve... Cool
    avatar
    jcsmartins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 51
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 07/05/2008

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  jcsmartins Sáb 21 Jun 2008, 10:27

    FALP escreveu:Boa! Ainda bem que resolveste... Basketball já agora qual a casa da especialidade para termos uma boa referência? Very Happy

    Eu por outro lado queria afinar a direcção para mais leve... Cool


    A casa da especialidade chama-se DAC Motos e situa-se na Portela de Azoia
    10 minutos a norte do parque das nações em Lx.

    O dono daquilo é tb o mecânico e trabalha em motas desde que me conheço,
    pois era eu miudo já levava lá a minha bicicleta para arranjar, ainda na altura
    em que ele tb mexia em bicicletas. Depois deixou-se disso e passou a trabalhar
    só com motos.

    É agente da Salgados Moto (http://salgadosmoto.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=3182&ic=3374&df=1004.d.11.c.1114)
    pois além de reparações tb vende motos e equipamento.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  TrAnsAlper Sáb 21 Jun 2008, 13:45

    Ainda bem que está resolvido o problema.
    Estamos sempre a aprender qualquer coisa aqui...
    Boas transalpadas.
    avatar
    RaspaPatins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 89
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 18/10/2007

    A Mota
    Marca Mota:
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  RaspaPatins Sáb 21 Jun 2008, 20:56

    Pelo menos já te livraste dessa dança lol! . Uma coisa que me esqueci de falar foi nos rolamentos da direcção. Para aqueles que andam muito à chuva, não se esqueçam de numa revisão lembrar o mecânico de dar uma olhadela para ver se há folga ou possam estar gripados (a partir dos 50.000km)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Convidad Dom 22 Jun 2008, 01:27

    RaspaPatins escreveu:
    Uma coisa que me esqueci de falar foi nos rolamentos da direcção.

    Comprei a Varadero com este problema. O mecanico da Honda ensinou-me a fazer um diagnostico rápido: metendo a mota sobre o descanso (pode ser inclinada se não existir descanso central, que foi o caso) anda-se com a direcção de um lado para o outro. Se prender um pouco em qualquer lado, a caixa tem de ser afinada.

    Meter uma caixa de direcção nova na Varadero custou-me um pouco menos de 150 euros.

    O mecanico tambem me explicou porque é que se muda mais caixas de direcção em trails que em R's: é uma questão de esforço. Em lombas, buracos, etc, não nos passa pela cabeça abrandar e passar devagarinho. :-)

    A.-
    avatar
    jcsmartins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 51
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 07/05/2008

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  jcsmartins Sex 27 Jun 2008, 09:32

    Pessoal,

    Voltei aqui à carga para vos contar mais um pequeno desenvolvimento deste tema.

    Depois de ter feito um pequeno teste em alta velocidade no qual não verifiquei a
    instabilidade, e após ter apertado um pouco a direcção, ontem voltei a senti-la
    e reparei numa coisa curiosa ...

    Se for numa posição mais vertical acima dos 160kmh ela abana, mas a essa mesma
    velocidade se me baixar e esconder atras do vidro dianteiro pára de balançar !!!

    Qdo fiz o teste após ter apertado a direcção ia baixo por isso ela não se mexeu.

    Agora se me ponho sentado normalmente chega aos 150/160 começa a balançar ...

    Com isto só posso deduzir que é um efeito aerodinamico manhoso qualquer que
    faz com que o vento me faça mexer um pouco os braços imprimindo as vibrações
    no volante.
    Apertando um pouco a direcção melhorou um pouco pois ficou menos sensivel
    às pequenas oscilações, mas provavelmente tenho de apertar um pouco mais ...

    O facto de ela parar de balançar quando me baixo dá 2 pistas :
    Meto mais peso na frente e reduzo a força do vento na roupa e consequentemente
    as oscilações nos braços.

    Eu sei que estamos a falar de acontecimentos já perto da velocidade de ponta
    da TA (acima dos 150/160kmh), mas eu como sou perfeccionista gosto de estudar
    as situações e esta está curiosa ...

    O vento a pregar-me partidas ... ehehe ..
    avatar
    Convidad
    Convidado


    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Convidad Sex 27 Jun 2008, 09:48

    Oh jcsmartins, eu não sei se há outras possibilidades, mas se é para fazer a TA deixar de bambolear, eu acho que valia a pena cortares a cabeça...

    :-)

    A.-
    avatar
    jcsmartins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 51
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 07/05/2008

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  jcsmartins Sex 27 Jun 2008, 09:56

    artur escreveu:Oh jcsmartins, eu não sei se há outras possibilidades, mas se é para fazer a TA deixar de bambolear, eu acho que valia a pena cortares a cabeça...

    :-)

    A.-

    Ahahha !

    Era uma solução, mas tinha de arranjar forma de a conseguir conduzir depois ...

    Agora a sério, é coisa que nao me vou preocupar mais.
    Não me parece que valha a preocupação, é um preciosismo meu.

    Sei como evitar o balancear, é suficiente.
    O resto o tempo cura :-)

    Agora se cortasse a cabeça, ia demorar mais a curar ... ehehe :-)

    Um abraço.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Tarz Sex 27 Jun 2008, 11:17

    Tens TopCase? é que se a mala não estiver perfeitamente a meio, pode influenciar na aerodinâmica. O ar sobe no vidro e passa teoricamente por cima de nós. Acontece que nas nossas costas cria-se uma depressão e puxa o ar para baixo e se tiveres a mala mal centrada, pode ser significativo em altas velocidades (150...para uma TA...). Preciosismo ou não eu quando montei a minha mala, tive esse cuidado de alinhar bem. Acreditem ou não, ficou torta! é feitio! lol!

    Ao te baixares, para além de acontecer o que já referiste, diminui a depressão nas costas.

    Retira a topcase e testa, assim a malta aprende mais um pouco Wink . Não posso testar porque normalmente não ando a essas velocidades Shocked

    Tarz
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Transouto Sex 27 Jun 2008, 13:39

    Moral da história....habituem-se ao bambolear que é normal... lol!

    V


    Última edição por Transouto em Sex 27 Jun 2008, 18:10, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidad
    Convidado


    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Convidad Sex 27 Jun 2008, 14:07

    Moral da Historia 2: Andem mais devagar. :-)

    A.-
    FALP
    FALP
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 643
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  FALP Sex 27 Jun 2008, 15:58

    Depois dos 220 deve passar... Twisted Evil
    avatar
    RaspaPatins
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 89
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 18/10/2007

    A Mota
    Marca Mota:
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  RaspaPatins Qua 02 Jul 2008, 18:14

    jcsmartins escreveu:Pessoal,

    Voltei aqui à carga para vos contar mais um pequeno desenvolvimento deste tema.

    Depois de ter feito um pequeno teste em alta velocidade no qual não verifiquei a
    instabilidade, e após ter apertado um pouco a direcção, ontem voltei a senti-la
    e reparei numa coisa curiosa ...

    Se for numa posição mais vertical acima dos 160kmh ela abana, mas a essa mesma
    velocidade se me baixar e esconder atras do vidro dianteiro pára de balançar !!!

    Qdo fiz o teste após ter apertado a direcção ia baixo por isso ela não se mexeu.

    Agora se me ponho sentado normalmente chega aos 150/160 começa a balançar ...

    Com isto só posso deduzir que é um efeito aerodinamico manhoso qualquer que
    faz com que o vento me faça mexer um pouco os braços imprimindo as vibrações
    no volante.
    Apertando um pouco a direcção melhorou um pouco pois ficou menos sensivel
    às pequenas oscilações, mas provavelmente tenho de apertar um pouco mais ...

    O facto de ela parar de balançar quando me baixo dá 2 pistas :
    Meto mais peso na frente e reduzo a força do vento na roupa e consequentemente
    as oscilações nos braços.

    Eu sei que estamos a falar de acontecimentos já perto da velocidade de ponta
    da TA (acima dos 150/160kmh), mas eu como sou perfeccionista gosto de estudar
    as situações e esta está curiosa ...

    O vento a pregar-me partidas ... ehehe ..

    Bem, se já miraste a coluna de direcção e o pneu, eu começava a analisar a suspensão atrás. Para verificar se a topcase anda a meter nojo, tira e faz o teste.
    Jay
    Jay
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 294
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 13/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Jay Qui 03 Jul 2008, 00:04

    Comprem uma Triumph! Não tem protecções nas mãos, não tem top case, nem se vidro protector aerodinamico tem... E mesmo aos 250km/h ela nao "bamboleia" .. ahaha

    Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
    FALP
    FALP
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 643
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  FALP Qui 03 Jul 2008, 04:19

    Jay escreveu:Comprem uma Triumph! Não tem protecções nas mãos, não tem top case, nem se vidro protector aerodinamico tem... E mesmo aos 250km/h ela nao "bamboleia" .. ahaha

    Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
    Se fôr a Tiger 955i gosto... I love you agora 250 duvido... Twisted Evil
    BlackJack
    BlackJack
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 905
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: VFR 800X CrossRunner
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  BlackJack Qui 03 Jul 2008, 10:16

    na minha ás vezes também sinto essa "dança" da mota, deve-se mais ao vento penso eu.

    MAs na minha é a alta velocidade, não é a 140 nem a 160!!!!

    isso é alta velocidade?????
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Transouto Sáb 05 Jul 2008, 09:45

    Passo a explicar:

    Quando vêm uma mulher a passear, gostam de vê-la com um caminhar recto e estático ou gostam que se abane um bocadinho, tipo de um ladito para o outro?! geek

    Com a Transalp passa-se o mesmo, um andar um pouquinho mexido dá-lhe um certo estilo, e claro a determinadas velocidades, pois se fosse a mais, ninguém poderia apreciar lol! lol!

    Tenho dito....


    V
    FALP
    FALP
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 643
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms:

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  FALP Sáb 05 Jul 2008, 14:35

    Se bamboleia, adaptem-se ao vento... geek

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 RollieFree%282%299%281%29
    TRANSALVES
    TRANSALVES
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 623
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TransAlp
    Kms: cada vez mais...

    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  TRANSALVES Seg 07 Jul 2008, 08:40

    Very Happy

    Transouto escreveu:
    Quando vêm uma mulher a passear, gostam de vê-la com um caminhar recto e estático ou gostam que se abane um bocadinho, tipo de um ladito para o outro?! ... Com a Transalp passa-se o mesmo, um andar um pouquinho mexido dá-lhe um certo estilo...


    Não há palavras... Está tudo dito...

    Já percebi porque V. Exa. é o "Pai do Forum"... Twisted Evil

    Conteúdo patrocinado


    'Bambolear' a Alta Velocidade - Página 2 Empty Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 04:19