Tarz escreveu:O sintoma na minha era uma trepidação no volante nas altas velocidades. Volante pra esquerda, volante pra direita e não valia a pena contrariar.
Pensem na seguinte situação imaginária: Pintam toda a superfície do pneu da frente que está em contacto com o asfalto. Agora o volante não mexe nadinha e andamos com a mota a direito para a frente. Se linha que ficou pintada no asfalto tiver um desvio, indica pequeno empeno na jante, o que prova que a roda em alta velocidade vai tentar desenhar a linha de forma recta, logo, vai mexer o volante para se endireitar. A baixa velocidade não se nota muito.
Atenção que isto é só um pensamento, a aerodinâmica tb tem muito a ver.
Da mesma forma podia-se pensar que se a jante não estiver calibrada (peso distribuído uniformemente) também poderia provocar tal trepidação.
Sugiro ires eliminando hipoteses como já fizeste ao retirar a mala. Existem TAs que não fazem essa trepidação, logo a tua tb pode deixar de fazer, tens é de descobrir no teu caso o que é que está a provocar!
Não desistas
Tarz, Protecções de Punhos retiradas e o sintoma mantem-se, portanto faz sentido seguir as tuas
indicações até porque o sintoma que sinto é exactamente esse que referes e que se passou contigo.
A partir de uma certa velocidade o volante começa a mexer para a direita e para a esquerda, mas numa
vibração de baixa frequência, fazendo a mota andar aos 'S'.
Já estive a ler sobre o tema e pelo que li vibrações deste género no volante a partir de certas
velocidades podem muito bem dever-se a empeno de jante ou má calibragem.
Talvez ainda hoje a leve a uma casa da especialidade para verificar a situação.
Obrigado.