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Dicas para comprar moto usada 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Dicas para comprar moto usada 2438059070

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    Dicas para comprar moto usada

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    Dicas para comprar moto usada Empty Dicas para comprar moto usada

    Mensagem  Fernando F Sex 13 Set 2013, 23:31

    Fiz uma compilação de vários conselhos que podem ajudar quem procura uma moto usada. Podem e devem contribuir.


    Cuidados a ter na compra de moto usada

    1 - Escapes: As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior.

    2 - Estado do kit de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados (os dentes da cremalheira e pinhão não devem estar inclinados no sentido da rotação) ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão. (varia entre 75 e 150€)
    Ao experimentar a moto "ouvir" a corrente, se fizer um ruído cíclico é porque está gripada

    3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade). Ver se tem fugas evidentes de óleo, nomeadamente depois de teres experimentado a mota durante uns kms;

    4 – Travões - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido, nem estalado (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo).

    5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro, assim com folgas laterais com a roda traseira no ar. Verifica esses pontos.

    6 - Amortecedor: Verifica que não chia nem saltita demasiado (volta para cima muito rapidamente) quando fazes pressão na moto para baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores, passando o dedo nas bainhas.

    7 - Caixas de direcção: As cidades portuguesas e o TT não são boas para estas peças mecânicas. À mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas.

    8 - Pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda: Contrapesos do guiador, espelhos e limitador da direção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda simples com mota parada ou algo mais complicado.

    9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.

    10 - Pousa-pés: demasiado novos indiciam substituição recente (pode indiciar acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota quase parada.

    11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)


    12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)

    13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)

    14 - Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)

    15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)

    16 - Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular.
    - ver se a mota tem tendência para fugir para algum lado quando se larga o guiador em andamento;
    - ver se aquece em demasia;
    - ver se as mudanças entram sem esforço e se, especialmente sob forte aceleração, não saltam;

    17 - Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para baixo, pode indicar que foi mexido.

    - Nos digitais e especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à Centralina do ABS indica os kms reais da mota, pois quem mexe em digitais, esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar.

    18 - Confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido."

    19 - Antes de comprar a mota, peçam a matrícula da mesma, dirijam-se ao IMTT ou a polícia, e verifiquem se está tudo em ordem.

    20- Verificar o sistema elétrico, todas as luzes, buzina, etc.

    21- Perguntar a razão da venda da moto.

    22- Saber se tem o Imposto Sobre Veiculos em dia.

    23- Carenagens, verificar estaladelas, se os pontos de apoio/encaixe estão partidos, se abanam ao circular a maior velocidade.


    Outros aspectos, embora não sejam "críticos", permitem argumentar no sentido da redução do preço, como sejam o estado dos pneus, da bateria, das pastilhas dos travões, riscos e mossas, etc.


    Última edição por Fernando F em Qui 28 Mar 2019, 19:17, editado 4 vez(es)
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    Mensagem  adelinoaraujo Sáb 14 Set 2013, 07:53

    Que compilação! Wow! Existiam já algumas dicas por aí mas junto é mais simples para ir "picando" as verificações.

    Eu adicionava aí uma questão: "qual a razão da venda da moto?"

    Quando comprei a minha, o dono tinha chegado de lua de mel. E a razão da venda, pareceu-me ser a velha "ou ela ou eu". Ou seja, a mulher dele a dizer isto. Pareceu-me, porque ele até parecia gostar da moto... só que deve ter sido encostado à parede, pelo dinheiro ou porque agora ele era casado e já não podia ter moto.

    Obrigado
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    Mensagem  Jardel Sáb 14 Set 2013, 12:20

    muito bom... obrigado.
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    Mensagem  telmoesteves Sáb 14 Set 2013, 15:47

    esta muito esclarecedor. qualquer pessoa que ler isto está apta para ir comprar uma mota usada Wink 
    só acrescentaria uma coisa, tentar saber se a mota tem o I.S.V. em dia Rolling Eyes
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    Mensagem  DRAKER Sáb 14 Set 2013, 21:51

    .... VENDIDA !!!
    A minha nao tem nenhum desses sintomas Dicas para comprar moto usada 9988 
    lol!
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    Mensagem  Fernando F Sáb 14 Set 2013, 22:36

    Já inseridas as duas sugestões. Podem continuar.
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    Mensagem  sb_pt Qua 26 Fev 2014, 21:39

    Uma questão,

    estes motores podem ser sujeitos a testes de compressão tal como acontece nos carros ?
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    Mensagem  miguel almeida Qua 26 Fev 2014, 22:38

    Sim podem mas claro que tera de ser num mecanico especializado !
    Ate ja !
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    Mensagem  sb_pt Qui 27 Fev 2014, 21:08

    mais umas questõezinhas  Cool 

    quadros empenados são preocupação?

    como se consegue ver se as carenagens foram reparadas? soldadas ? será preciso sacar fora ?


    Filipe
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    Mensagem  miguel almeida Qui 27 Fev 2014, 21:40

    Sim normalmente so tirando fora, ou vendo se ja foram pintadas e se teem os tocolantes originais.
    Quadros é muito dificil estarem empenados. Uma Ta quando te o quadro empenado é porque o estouro foi tanto que nada a salva da sucata....
    Ate ja !
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    Mensagem  sb_pt Sáb 01 Mar 2014, 16:55

    como são estas mecanicas japonesas ?

    convivi de perto com um Toyota da decada de 80 (de 86) e a sua fiabilidade sempre foi um "ponto de Honra".

    Contudo, devido a algumas especificações (já em 86 tinha o starter do ar automático) hoje em dia torna-se complicado arranjar quem perceba daquilo (mesmo na marca).

    estes motores têm assim alguma carateristica mais.. diga-mos... diferente ?  Very Happy 

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    Mensagem  miguel almeida Dom 02 Mar 2014, 11:01

    Nada amigo, dar a chave meter gota e andar! e o que ela quer !
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    Mensagem  Transouto Qua 05 Mar 2014, 10:42

    ..e de preferência sempre, faça chuva ou faça sol....

    V
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    Mensagem  sb_pt Dom 16 Mar 2014, 15:55

    É usual a diminuicao dos kms em motas ?

    Acontece como nos carros, em que um dos indicadores será o desalinhamento dos numeros do odometro.

    (Nao comento os digitais o modelo que ando a ver)

    Alias, esta no ponto 17 lá em cima.

    Atendendo a que globalmente as kilometragens andem pelos 30 a 50 k kilometros, o que se pode esperar em termos de manutencao:

    Kit de correia ?
    Manutencao das suspensoes? Pelo percebo, as da frente nao sao de substituicao? Mudar oleo e vedantes, certo ?
    Amortecedor traseiro?
    Calcos, discos?

    Embraiagens duram uma vida ?

    É tudo pontos que poderao ser vistos in loco ?

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    Mensagem  miguel almeida Dom 16 Mar 2014, 21:09

    Meu amigo o desgaste vai sempre depender do dono que teve.
    Quanto ao desalinhamento dos numeros dos kms nas Transalps sao todas assim . Ha posições onde eles nao estao alinhados. Por norma quem tem uma TA com muitos kms tem orgulho nisso e nao o esconde. E a prova que sao intemporais e duradouras portanto esqueçe!
    Calços e pneus sao manutenção normal tudo o resto vai depender do dono que teve. Um exemplo, ja te deixei uma foto da minha e de 2003 tem 11 anos 45000kms nunca precisou e nao precisa tao cedo de nada.....espero,,,,lol,,,,,
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    Mensagem  adelinoaraujo Sex 21 Mar 2014, 09:19

    Depende. Se forem como o nosso amigo Miguel, a moto apresenta 43 mil kms, mas na realidade já tem 65 mil e tal, porque ele só tem a roda da frente no chão nos semáforos e em algumas curvas muito apertadas.

    Agora a sério, lê o capítulo da manutenção no manual, que indica tudo o que é trocado/verificado a cada 6000.
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    Mensagem  miguel almeida Sex 21 Mar 2014, 21:56

    O Adelino e quando levanto a roda de tras ( nas eguas ) sera que os kms andam para tras ? se calhar ja tem mais.....eheheheh
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    Mensagem  sb_pt Ter 25 Mar 2014, 22:27

    Boa noite,

    hoje fui ver um exemplar (650) in loco.

    Dicas para comprar moto usada 28w2qvo

    dentro daquele circulo há uma junta que parecia que tinha ferrugem, a toda a volta.

    embraiagem com curso muito curto.

    entretanto apanhei o dono na curva, com a questão da manutenção

    intervalo de kms, entre os 20 e 30 mil.

    há uns largos kms atras, teve um problema no pinhão de ataque que se soltou, mas foi reparado em garantia pelo stand.


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    Mensagem  sb_pt Dom 30 Mar 2014, 22:16

    as Transalp de 2000 e 2001 vinham com que pneus ?
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    Mensagem  miguel almeida Seg 31 Mar 2014, 20:19

    90/90/21
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    Mensagem  sb_pt Ter 01 Abr 2014, 21:29

    hoje foi dia de ver duas TA  study 

    mais uma perguntinha.

    consegue-se medir o "desgaste" das bainhas pelos km´s percorridos ?

    é que se vê uma disparidade de "desgaste" vs kilometros percorridos.

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    Mensagem  miguel almeida Ter 01 Abr 2014, 21:34

    Nao nao consegues. Dou te um exemplo
    As bainhas por norma duram a vida toda o que normalmente vai a vida sao os retentores as borrachas que seguram o oleo la dentro. Tens de ter atenção e isso ve-se a olhar para as bainhas, se nao estão sujas ou seja a babar.
    Mas repara, que andar muito de roda no ar pode rapidamente ter os retentores fudddos e a mota ter poucos km´s.....
    O mesmo exemplo te dou para os discos, basta andares uma vez com eles no ferro e desgastam como se ja tivessem 200.000kms....
    Ate ja !
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    Mensagem  sb_pt Ter 01 Abr 2014, 21:40

    não me expliquei bem.

    estou a falar do aspecto que apresentam e não no seus "internos".

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    Mensagem  miguel almeida Ter 01 Abr 2014, 21:42

    O mesmo caso, se a mota tiver um ano, meia duzia de kms e viver a beira mar, vao estar todas fudddddas...!
    E sao novas na mesma......
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    Mensagem  Transouto Qua 02 Abr 2014, 09:18

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