Cuidados a ter na compra de moto usada
1 - Escapes: As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior.
2 - Estado do kit de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados (os dentes da cremalheira e pinhão não devem estar inclinados no sentido da rotação) ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão. (varia entre 75 e 150€)
Ao experimentar a moto "ouvir" a corrente, se fizer um ruído cíclico é porque está gripada
3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade). Ver se tem fugas evidentes de óleo, nomeadamente depois de teres experimentado a mota durante uns kms;
4 – Travões - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido, nem estalado (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo).
5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro, assim com folgas laterais com a roda traseira no ar. Verifica esses pontos.
6 - Amortecedor: Verifica que não chia nem saltita demasiado (volta para cima muito rapidamente) quando fazes pressão na moto para baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores, passando o dedo nas bainhas.
7 - Caixas de direcção: As cidades portuguesas e o TT não são boas para estas peças mecânicas. À mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas.
8 - Pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda: Contrapesos do guiador, espelhos e limitador da direção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda simples com mota parada ou algo mais complicado.
9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.
10 - Pousa-pés: demasiado novos indiciam substituição recente (pode indiciar acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota quase parada.
11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)
12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
14 - Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)
15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
16 - Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular.
- ver se a mota tem tendência para fugir para algum lado quando se larga o guiador em andamento;
- ver se aquece em demasia;
- ver se as mudanças entram sem esforço e se, especialmente sob forte aceleração, não saltam;
17 - Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para baixo, pode indicar que foi mexido.
- Nos digitais e especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à Centralina do ABS indica os kms reais da mota, pois quem mexe em digitais, esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar.
18 - Confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido."
19 - Antes de comprar a mota, peçam a matrícula da mesma, dirijam-se ao IMTT ou a polícia, e verifiquem se está tudo em ordem.
20- Verificar o sistema elétrico, todas as luzes, buzina, etc.
21- Perguntar a razão da venda da moto.
22- Saber se tem o Imposto Sobre Veiculos em dia.
23- Carenagens, verificar estaladelas, se os pontos de apoio/encaixe estão partidos, se abanam ao circular a maior velocidade.
Outros aspectos, embora não sejam "críticos", permitem argumentar no sentido da redução do preço, como sejam o estado dos pneus, da bateria, das pastilhas dos travões, riscos e mossas, etc.
Última edição por Fernando F em Qui 28 Mar 2019, 19:17, editado 4 vez(es)