Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pedido de Ajuda  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Pedido de Ajuda  2438059070

+9
Transouto
TrAnsAlper
Cou
DRAKER
Nuno Rosário
miguel almeida
adelinoaraujo
RainMaker
miguelrego
13 participantes

    Pedido de Ajuda

    miguelrego
    miguelrego
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 27/11/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 700
    Kms: 48500

    Pedido de Ajuda  Empty Pedido de Ajuda

    Mensagem  miguelrego Seg 10 Mar 2014, 15:05

    Boas curva antes de mais,

    Este é o primeiro post que coloco neste forum. Como sou "Iniciado" no mundo transalp,
    tenho algumas duvidas, as quais estou certo que aqui os "Doutorados" me vão ajudar.

    Comprei uma Transalp 700 (2009) em Dezembro. Com o rico tempo que tivemos nos meses de Janeiro e fevereiro, só agora estou a tirar proveito da mesma.
    Assim sendo, este fim de semana, dei uma voltinha até à beira mar e comecei a notar um barulho na direcção.
    Parece um barulho metálico sempre a bater, Já dei voltas e voltas e não encontro nada solto.
    A minha duvida é, será da direcção? Já aconteceu a alguem?

    A outra pergunta que coloco, é sobre a temperatura da mota. Em andamento, a temperatura atinge muito rápidamente os 75 / 78 graus. (Em andamento normal pois ainda não tenho muita experiência com a mesma e não ando demasiado rápido).
    Se eventualmente parar num semaforo, a temperatura começa a disparar para os 85 / 90 graus.
    No domingo apanhei um pouco de fila e estive cerca de 10 minutos a andar muito lentamente. tive que parar algumas vezes devido ao transito. Acontece que a mota atingiu os 105 º e começou a ventoinha a trabalhar.
    Isto tudo é normal?
    Desculpem a ignorancia mas como já tinha dito, só agora me estrei no mundo das motas. Já tive outras (125 e uma vespa) mas agora é que tenho uma mota.

    Como está no periodo de garantia, quero reclamar mas com a V/ preciosa ajuda já tenho mais umas "lluzes" para falar.

    Obrigado a todos,

    Luis Miguel Rego - Santa Maria da Feira
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  RainMaker Seg 10 Mar 2014, 17:04

    Boas Miguelrego,

    eu tb não percebo nada de motas, mas vou arriscar aqui uma asneira Razz

    o barulho da direcção propriamente dita não estou a ver o que possa ser, para além de algum coisa ligeiramente solra aí perto que bata e faça esse barulho, para além disso só eventualmente os rolamentos de direcção, se bem que acho que esses não farão batidelas, no máximo sentes é o guiador ligeiramente preso num certo ponto da amplitude do mesmo, ou seja quando viras tudo para um lado e depois para o outro eventualmente poderás sentir uma ligeira resistência durante o curso do mesmo, mas barulhos vindos daí não me parece...

    relativamente à temperatura, não tendo conhecimento da 700 visto a minha ser uma 650, acho que é relativamente normal, pois parada ou a baixa velocidade não arrefece tanto e a temperatura sobe, houve alturas em que andei em grandes filas de transito sem poder ultrapassar e parado, no verão, e a minha quase que me esturricava os vegetais  Shocked depois de retomar a marcha normal a temperatura baixava novamente até ao normal, que na 650 é mais ou menos a meio do mostrador Smile

    Na 700 não te poderei confirmar exactamente se os valores que referes serão normais mas de certeza que a malta das 700 não demorará a vir aqui esclarecer-te Smile
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 10 Mar 2014, 20:57

    Eu posso responder sobre a temperatura e da minha experiência com a minha negra de 2001.

    Isso não é normal. Só sei que a minha ventoinha funciona porque no primeiro ano que a comprei, acho que foi em Julho, esteve um calor brutal, mas brutal é 40 e tal graus à sombra e aqui o idiota foi para os montes, com um amigo, noutra Transalp 700.

    Só nesse dia e por causa do calor exagerado e de andar kms em 1ª velocidade e de a ter deixado ao sol, é que a ventoinha ligou. E eu, wow! Funciona.

    Nunca mais a ouvi, porque tem que ser um calor imenso e um esforço considerável, para a ventoinha arrefecer o motor.

    Mais! Não há Transalp que vá para o céu. É a realidade. Todas vão para o inferno e como é óbvio, estão perfeitamente preparadas para aguentar aquele ambiente, cheio de calor e gajas boas. Nunca ouvi falar duma Transalp no inferno que tivesse ligado a ventoinha.

    A tua devia levar uma revisão. Não é normal isso... pelo menos na minha, a coisa anda sempre fresca. Eu ando todo o ano. Seja que tempo for e nunca vi a temperatura mexer-se muito, só mesmo em caso de sol vertical e muito esforço mesmo... este verão de 2013 também teve muito calor e eu sofri muito com isso, mas a Transalp nada. Cheguei alguns dias a cair na asneira de meter a mão no depósito e queimei-me, de tal escaldão!

    A Transalp é uma Honda. Resistente e fiável. Mas não é infalível e a tua pode ter tido um problema qualquer e terás que o resolver. Depois disso resolvido vais ver que a temperatura mal se vai mexer, quer de verão, quer inverno.

    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  miguel almeida Seg 10 Mar 2014, 22:09

    Bem vindo!
    Quanto ao barulho sim é algo que devas reclamar. Podera ser algo a dar trabalho no futuro.
    Quanto a temperatura está perfeitamente normal em todas as situações que referistes! É mesmo assim.
    É dar gaz na moça que é o que ela gosta !
    Ate ja !
    Nuno Rosário
    Nuno Rosário
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 120
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 31/03/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  Nuno Rosário Seg 10 Mar 2014, 22:32

    Boas,

    A minha é igual á tua e faz o mesmo em relação à temperatura. Deve ser normal.

    Quanto ao resto deves ver o k se passa..

    Cumps
    DRAKER
    DRAKER
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1245
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 04/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 2000
    Kms: 24000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  DRAKER Seg 10 Mar 2014, 22:40

    Boas, 

    O barulho metalico, faz em andamento normal ou quando mudaz de direcção? 
    Quando apertas o travão o barulho aumenta? 
    Pode ser por vezes as pastilhas já no ferro, a chapa que leva nas pastilhas fora do sítio a roçar no disco. ..

    vai testando em que condições faz o barulho e em quais situações ele aumenta.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  adelinoaraujo Ter 11 Mar 2014, 00:15

    miguelrego escreveu:Se eventualmente parar num semaforo, a temperatura começa a disparar para os 85 / 90 graus.
    No domingo apanhei um pouco de fila e estive cerca de 10 minutos a andar muito lentamente. tive que parar algumas vezes devido ao transito. Acontece que a mota atingiu os 105 º e começou a ventoinha a trabalhar.

    Desculpem lá mas eu ando no Porto de semáforo vermelho em semáforo vermelho, filas, trânsito parado e tudo mais e NUNCA mas nunca ouvi a ventoinha, excepto naquela situação no monte que falei antes. Apanho às vezes 3 vermelhos seguidos porque não consigo passar. Nem o meu ponteiro da temperatura se mexe assim. Aliás, no inverno aquilo praticamente nem sai do lado esquerdo. No verão vai quase a meio e fica lá, quer faça muito sol ou pouco sol. Parece-me muito estranho, praticamente impossível, eu não ter ouvido a ventoinha quando ando no verão com ela em todas as situações de calor. É que ouve-se bem e eu já a ouvi. Se ela ligar, sente-se logo.

    Amanhã e durante esta semana, vou para o Porto todos os dias ao meio-dia e vou prestar muita atenção a estas variações de temperatura e farei o devido relato.
    miguelrego
    miguelrego
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 27/11/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 700
    Kms: 48500

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  miguelrego Ter 11 Mar 2014, 09:32

    DRAKER escreveu:Boas, 

    O barulho metalico, faz em andamento normal ou quando mudaz de direcção? 
    Quando apertas o travão o barulho aumenta? 
    Pode ser por vezes as pastilhas já no ferro, a chapa que leva nas pastilhas fora do sítio a roçar no disco. ..

    vai testando em que condições faz o barulho e em quais situações ele aumenta.



    Antes de tudo obrigado a todos pela ajuda preciosa.
    Como vou reclamar um outro problema, vou também alertar o problema da temperatura não vá ficar com os legumes cozidos.
    Quanto ao barulho, faz sempre em andamento normal. De qualquer maneira hoje de tarde vou trabalhar nela e vou verificar esta situação das pastilhas e dos travões.

    Um obrigado no geral
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  Cou Ter 11 Mar 2014, 16:24

    Boas
    Não compliquem a situação
    As TA 700 são diferentes das outras colheitas  What a Face ou seja tem uma temperatura mais alta para queimar os gazes mas isso também prejudica o motor, mas é o normal de todas as motas recentes são quentes.
    Quanto ao barulho tens cadeado ? também pode ser dos travões as pastilhas gastas para isso travas levezinho e o barulho desaparece soltas os travões o barulho volta.
    Também pode ser anilha sincronizadora  Pedido de Ajuda  161678 
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 11 Mar 2014, 17:51

    Cou escreveu:Boas
    Não compliquem a situação
    Também pode ser anilha sincronizadora  Pedido de Ajuda  161678 

    ...seria certamente a minha aposta, caso mais ninguém se tivesse pronunciado. Laughing Em todo caso nada como a levar ao "doutor mecânico" e verificar se está tudo ok.Aproveitar enquanto está na garantia para verificar alguma anomalia.


    O aquecimento, está tudo dito.Parece normal nesta versão. Pedido de Ajuda  338808 

    Um abraço e boas transalpadas
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  adelinoaraujo Ter 11 Mar 2014, 20:20

    Acho que a minha Raquel não deve andar boa. Fui para o Porto e hoje esteve calor. Para mim esteve muito calor.

    Até chegar ao Porto, 14 semáforos seguidos, parei em quase todos, a temperatura esteve encostada ao frio, lado esquerdo. Depois nos semáforos, o ponteiro mexeu-se ligeiramente, mas muito longe sequer do meio do indicador.

    Depois vou para outro lado onde apanho uns 16 e cheguei ao meu trabalho com o ponteiro muito longe do meio do indicador. Praticamente encostado ao lado esquerdo.

    Será que a minha moça tem algum problema? Ela já passou o meio um bocado naqueles dias de verão mas tem que ser uma coisa daquelas de assar!
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  miguel almeida Ter 11 Mar 2014, 21:27

    Adelino a nossa e assim mesmo, tem perguiça em mexer ! ate ja !
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  Cou Qua 12 Mar 2014, 21:46

    Boas
    Esta colheita foram feitas para durar duas velas por cilindro e temperatura baixa ou seja mesmo para viajar por todo lado sem desgastar o motor.
    Mas as novas tem uma solução é meter um termóstato com um valor mais baixo
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  Transouto Sex 14 Mar 2014, 16:01

    Miguel rego, realmente as 700 aquecem mais que as anteriores, é normal, como tal não há nada de errado com a máquina....já quanto ao ruído, deve ser uma coisinha de nada que esteja solta ou nalgum ponto encostada a algo que faça esse barulho, mas nada que não se descubra e logo de seguida se resolva....Bela máquina, dá-lhe Kms que é o que ela quer.....

    V
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 14 Mar 2014, 19:49

    Com esta história, tenho andado atento ao meu ponteiro da temperatura e o raio, não descola da marcação da esquerda. Entre o frio e o meio, o gajo fica tipo a 2/10, do lado esquerdo. Quando aquece, vai ligeiramente à frente do frio total mas fica por ali.

    Se a minha fosse assim quentinha, levava a marmita encostada ao motor e já tinha o comer quente ao meio dia.
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  kamikaze Dom 16 Mar 2014, 12:53

    Bem vindo !
    O barulho na direção pode ser as caixas dos rolamento de direção com folga. Tenta confor mar a folga e se tiver muita ajustas e fazes um teste drive...
    (NOTA: para ajustar os rolamentos tem de se aliviar as mesas da suspenção de modo a que as bainhas fiquem livres)
    avatar
    brunoalexandre
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 22
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 06/03/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  brunoalexandre Dom 16 Mar 2014, 19:06

    Viva,

    relativamente ao aquecimento, com a minha (700) passa-s eo mesmo. mas é preciso estar um dia bem quente e parar bastante. mas nota-se que a temperatura sobre rapidamente. Assim que começa a andar, fica normal.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 21 Mar 2014, 09:13

    Mais uns dias de calor forte e tenho andado atento à temperatura. Quando chego ao meu work bem assado de tanto tempo passar nos semáforos, a temperatura sobe ligeiramente do mínimo, mas nem a meio entre o mínimo e o meio.

    Agradeço à gestão de semáforos do Porto, por me permitir passar imenso tempo na minha Transalp. É sempre um prazer. A gasolineira Jumbo também.
    PedroR
    PedroR
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 493
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 09/09/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
    Kms: 50.000 > 60.000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  PedroR Sex 21 Mar 2014, 09:32

    Boas. Vou-me repetir em relação ao que já foi dito, mas:

    - em relação ao barulho, Não é normal!
    - em relação à temperatura, É normalíssimo! A minha também é assim.
    Sandro Almeida
    Sandro Almeida
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 69
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 23/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600 TRANSALP/1998
    Kms: 51000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  Sandro Almeida Sex 21 Mar 2014, 09:49

    Epá... Correndo o risco de ser gozado, mas as experiências são para se partilhar, tempos houve em que a minha fazia um barulho metálico também no guiador e eu não percebia o que era.
    Matei a cabeça durante uns tempos e nada!
    Até que um dia esqueci-me da chave da moto em casa de um amigo e tive de usar a suplente... Era o porta-chaves da primeira chave que fazia esse barulho ao andar por ir a bater no metal... Enfim!

    Nunca se sabe se esta experiência não ajuda.

    Abraços
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 21 Mar 2014, 21:28

    Sandro Almeida escreveu:Epá... Correndo o risco de ser gozado, mas as experiências são para se partilhar, tempos houve em que a minha fazia um barulho metálico também no guiador e eu não percebia o que era.
    Matei a cabeça durante uns tempos e nada!
    Até que um dia esqueci-me da chave da moto em casa de um amigo e tive de usar a suplente... Era o porta-chaves da primeira chave que fazia esse barulho ao andar por ir a bater no metal... Enfim!

    Nunca se sabe se esta experiência não ajuda.

    Abraços

    Realmente vais ser gozado com isso... ná... acho que isso já aconteceu a toda a gente, quer na mota, quer o carro. Há sempre uma coisa ali a fazer barulho e nem sempre consigo dar com essa à primeira.

    Ainda à dias, no carro tinha um tilintar... o caminho todo. Quando descobri, era duas moedas de 2€ entre os bancos. Foram logo pela janela! Acabou o tintilar irritante. Enerva... ai.
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  miguel almeida Sex 21 Mar 2014, 21:48

    Adelino so mesmo tu para espalhares alegria ! Ora ve la dar assim 2 euros !

    Conteúdo patrocinado


    Pedido de Ajuda  Empty Re: Pedido de Ajuda

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 06:23