Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 2438059070

+8
miguel almeida
kuhn
Cou
VictorHugo
krieg
adelinoaraujo
RainMaker
LLopes
12 participantes

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  Cou Seg 30 Mar 2015, 19:41

    Boas
    O ser bom não faz milagres a tua mão e que conta What a Face
    Se gotas de arranques uma condução mais sport logo vai ter mais desgaste...
    Não esquecer de lubrificar bem com óleo de preferência já tive colegas a passar por mim escutava o barulho das correntes secas, corrente sempre afinada enfim vários factores que influencia o resultado final
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 30 Mar 2015, 20:13

    Cou escreveu:Boas
    O ser bom não faz milagres a tua mão e que conta :face:
    Se gotas de arranques uma condução mais sport logo vai ter mais desgaste...
    Não esquecer de lubrificar bem com óleo de preferência já tive colegas a passar por mim escutava o barulho das correntes secas, corrente sempre afinada enfim vários factores que influencia o resultado final

    Normalmente é de 500 em 500 kms e tem sido sempre assim. Entretanto já encomendei uma corrente 15/48 e portanto vou manter o racio original da Transalp porque eu ainda acho que quem fez a Transalp, é mais inteligente que eu. Se o objectivo fosse mais força para fora de estrada ainda era capaz de meter um 14/46 ou parecido. Mas assim, não. Como é uma situação em que mexe com o rendimento da Transalp e esforça mais ou menos a caixa, depois do que andei a ler, decidi deixar ficar o que está a funcionar muito bem.

    Amanhã de tarde já vai receber muito TLC na Mototrofa e espero só trocar o próximo kit daqui a 30 mil kms.

    JCTransalp
    JCTransalp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 231
    Masculino
    Idade : 57
    Data de inscrição : 11/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 700 XVA 2010
    Kms: Uns a seguir ao outros

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  JCTransalp Ter 31 Mar 2015, 09:40

    Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
    Confiei no pessoal da Mototrofa e foi colocado um Kit de 143 € plus mão de obra deu 154€...
    Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta affraid em andamento.
    No arranque ainda não me dediquei a OBS.
    Mas também não entendo puto dessas cenas... Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 223734 Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 907786
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Ter 31 Mar 2015, 10:37

    JCTransalp escreveu:Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
    Confiei no pessoal da Mototrofa e foi colocado um Kit de 143 € plus mão de obra deu 154€...
    Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta  affraid  em andamento.
    No arranque ainda não me dediquei a OBS.
    Mas também não entendo puto dessas cenas... Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 223734  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 907786

    Perceber até é fácil, o que eu não tenho é um estudo que me prove que qualquer alteração não me vai estragar a caixa ou outra coisa ao longo dos anos. A Transalp tem determinadas especificações e as margens de segurança e bom funcionamento, são largas e o material é de excelente qualidade, portanto ela aguentará esta alteração e tantas outras sem problemas. É como ter a Transalp sempre carregada com malas por exemplo ou ter um burro que come muitas bolotas, em vez de salada.

    Bom mesmo, é ter a tua opinião e de outros, para poder perceber o comportamente perante tal modificação. E já agora, 16/47 é um grande ganho em menos consumo nas vias rápidas, já que tens uns 4% mais de ganho de velocidade ou menos rotação para a velocidade normal. Se não fores para fora de estrada muitas vezes, tudo bem, senão é a embraiagem que vai sofrer.

    Abraço!!!!!!!!!! afro Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 2170595768
    JCTransalp
    JCTransalp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 231
    Masculino
    Idade : 57
    Data de inscrição : 11/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 700 XVA 2010
    Kms: Uns a seguir ao outros

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  JCTransalp Ter 31 Mar 2015, 11:40

    adelinoaraujo escreveu:
    JCTransalp escreveu:Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
    Confiei no pessoal da Mototrofa e foi colocado um Kit de 143 € plus mão de obra deu 154€...
    Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta  affraid  em andamento.
    No arranque ainda não me dediquei a OBS.
    Mas também não entendo puto dessas cenas... Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 223734  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 907786

    Perceber até é fácil, o que eu não tenho é um estudo que me prove que qualquer alteração não me vai estragar a caixa ou outra coisa ao longo dos anos. A Transalp tem determinadas especificações e as margens de segurança e bom funcionamento, são largas e o material é de excelente qualidade, portanto ela aguentará esta alteração e tantas outras sem problemas. É como ter a Transalp sempre carregada com malas por exemplo ou ter um burro que come muitas bolotas, em vez de salada.

    Bom mesmo, é ter a tua opinião e de outros, para poder perceber o comportamente perante tal modificação. E já agora, 16/47 é um grande ganho em menos consumo nas vias rápidas, já que tens uns 4% mais de ganho de velocidade ou menos rotação para a velocidade normal. Se não fores para fora de estrada muitas vezes, tudo bem, senão é a embraiagem que vai sofrer.

    Abraço!!!!!!!!!! afro Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 2170595768

    Não entendi a triologia Burro/Bolotas/Salada ...  scratch
    A meu ver:
    Burro - Palha
    Bolota - Porco
    Salada - ???

    Eu sou mais de Cerveja/Vinho/Salpicão

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 161678  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 161678  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 161678

    Fora o aparte, a minha intenção era mesmo baixar o regime de rotações do motor e diminuir o consumo.
    O acrescimo de velocidade de ponta é mais um extra bem vindo, embora não pense em dar-lhe muito uso.
    Relativamento ao aumento de esforço por parte do motor e caixa.... Ela deve aguentar. Ela aguenta tudo.
    A mota anda maioritariamente e muito maioritariamente em alcatrão.

    cmps
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Ter 31 Mar 2015, 16:13

    JCTransalp escreveu:

    Não entendi a triologia Burro/Bolotas/Salada ...  :scratch:
    A meu ver:
    Burro - Palha
    Bolota - Porco
    Salada - ???

    cmps

    Pois, é exactamente isso: um burro que como que nem um porco, em vez de andar a salada. E não sou eu, atenção! É o tipo que anda com a minha Transalp.

    Pois.

    Bem, falando agora de coisas com interesse, lá foram 215 euros. Só 130 foram para as cremalheiras e corrente. O resto foi óleo e filtro de óleo e restante manutenção normal.

    Não levou velas porque eu estava com pouco tempo e implicava tirar o depósito. Portanto para a próxima dos 36k será: filtro de ar, velas e calços à frente.

    Ouvi por aí que há um filtro K&N lavável também para a Transalp e estou a pensar meter, porque cada 12k leva um filtro de 70 euros. E a 'bida' num tá prá isto assim. Fonix!

    Bem, agora está linda! Corrente a brilhar e revisão feita, agora com óleo novo, já canta d'outra forma. Afinada e lavada. Até brilha!
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Ter 31 Mar 2015, 16:22

    Já agora, chegou lá uma Crosstourer... ***! Sem mais comentários.

    Outra coisa que o mecânico disse foi que a malta das NC7x00x costuma ir lá aos 6000 e não aos 12k como a Honda indica. Os das scooters estão a fazer cada 4000 e não 8k como a Honda indica. Isto parece-me acertado porque o desgaste em 12k é pesado. Portanto, já não reclamo da minha ir lá cada 6k porque eu vejo a cor chateada com que o óleo sai.

    E digo-te(vos) mais: a Transalp é uma P**A dum maquinão à homem mesmo. É mesmo para dar a volta ao mundo como o outro fez 250.000 em 8 anos com a mesma menina https://www.youtube.com/watch?v=YsxyeBdQmVI e só teve 1 acidente.

    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Ter 31 Mar 2015, 16:53

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 2je4scg

    A já conta com 40 000km ainda n dá sinais de desgaste da transmissão Wink
    PedroR
    PedroR
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 493
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 09/09/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
    Kms: 50.000 > 60.000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  PedroR Sáb 04 Abr 2015, 16:02

    JCTransalp escreveu:Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
    Confiei no pessoal da Mototrofa e foi colocado um Kit de 143 € plus mão de obra deu 154€...
    Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta  affraid  em andamento.
    No arranque ainda não me dediquei a OBS.
    Mas também não entendo puto dessas cenas... Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 223734  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 907786

    Boas, já tens algum feedback dos consumos?? Andas sempre sozinho, ou também andas com ela bem carregada (malas e pendura)??

    Estou na iminência de trocar o kit e já ponderei e (des)ponderei alterar a relação. O uso que faço da minha mota é dia/dia e viagens carregadinho até aos dentes... Smile
    JCTransalp
    JCTransalp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 231
    Masculino
    Idade : 57
    Data de inscrição : 11/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 700 XVA 2010
    Kms: Uns a seguir ao outros

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  JCTransalp Sáb 04 Abr 2015, 17:48

    PedroR escreveu:
    JCTransalp escreveu:Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
    Confiei no pessoal da Mototrofa e foi colocado um Kit de 143 € plus mão de obra deu 154€...
    Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta  affraid  em andamento.
    No arranque ainda não me dediquei a OBS.
    Mas também não entendo puto dessas cenas... Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 223734  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 907786

    Boas, já tens algum feedback dos consumos?? Andas sempre sozinho, ou também andas com ela bem carregada (malas e pendura)??

    Estou na iminência de trocar o kit e já ponderei e (des)ponderei alterar a relação. O uso que faço da minha mota é dia/dia e viagens carregadinho até aos dentes... Smile

    Viva,

    A minha area não é muito a mecanica Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 9988

    Parece, mas só parece que baixou ligeiramente a rotação do motor.
    Mais um cadinho de velocidade
    Ando sempre só, apenas com top+ case.



    De resto vamos vendo
    asa
    asa
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 534
    Masculino
    Idade : 67
    Data de inscrição : 20/05/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XLTransalp V_2001
    Kms: 22.000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty OLa

    Mensagem  asa Qua 24 Jun 2015, 11:20

    kuhn escreveu:Aproveita e mete a relação 15/47 com pneu 130 e tira esse pneu de bicicleta Wink


    ---Bom dia
    Li o seu post e fikei a pensar que estou no ponto de:
    Ter de meter o Kit transmissão esta semana,e conjuntamente trocar o Mitas E07 traseiro. Sempre usei o de origem 120/90-17 mas dps do que li, fico na duvida. scratch
    Mesma relação e mesmo pneu, ou.............???? Que lhe parece?
    Grato se puder responder rapido, pois tenho de meter a moto no mecanico.
    asa
    avatar
    Celso Latorre
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 2
    Masculino
    Idade : 64
    Data de inscrição : 17/06/2015

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XLV 700A Transalp
    Kms: 50.000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  Celso Latorre Qua 24 Jun 2015, 21:12

    Minha mota está com um pinhão (sprocket) de 17 dentes à frente e mantive a coroa original.
    Toda a transmissão (original exceto o pinhão que troquei logo no início com apenas 1.000 Km rodados com a mota) está com 50.100 Km.
    Creio que chegará a 70.000Km, ou mais.
    Lubrifico a cada 500 Km com óleo SAE90 e graxa branca.
    Lavo a corrente a cada 3.000 Km com querosene.

    Desempenho atual em terreno nivelado, 1/2 carga, sem vento significativo: 117 km/h, 4.500 rpm, 22,5 km/l.

    Se necessitar mais força em subidas, reduzo uma marcha e pronto.
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  miguel almeida Qua 24 Jun 2015, 21:18

    Asa a transmissao podes por 15/47 a vontade. Eu tinha na minha Transalp igual a tua, melhorava em autoestrada mas perdia um pouco na força, ve la porque andas sempre no meio do monte !!! Agora o pneu mete o 120 0 130 da direito a multa e o 120 do mitas ja é igual em tamanho ao 130 das outras marcas ( fininho ).
    Abraço
    asa
    asa
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 534
    Masculino
    Idade : 67
    Data de inscrição : 20/05/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XLTransalp V_2001
    Kms: 22.000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Boas dicas!

    Mensagem  asa Qua 24 Jun 2015, 21:55


    Abraço
    [/quote]
    ----
    Quem assim fala..melhor pensa!?
    Grato
    PS: tamos a compilar as melhores fotos e videos do evento. E já a pensar no proximo.... HUM bounce

    Conteúdo patrocinado


    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? - Página 2 Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 03:04