Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 2438059070

+3
VictorHugo
drt
mcad
7 participantes

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  mcad Seg 23 Fev 2015, 11:30

    Boas

    Pois é malta tenho de dar uma limpeza no filtro do ar da minha TA600, e chega o nervosismo de tirar o banco pale
    A ultima vez que tirei a tampa lateral do lado do filtro parti um pino, aquilo ta mesmo mal feito, se a tampa encaixa debaixo do banco era suposto o banco sair primeiro, ou será que me escapa algo???
    Já alguem pensou em adaptar um canhão de chave ou outro sistema para facilitar tirar o banco? Como vou estofar o banco em breve vou tentar adapta-lo, ideias procuram-se cheers

    Boas curvas
    drt
    drt
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 280
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
    Kms: 15000

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  drt Seg 23 Fev 2015, 11:35

    Vê este tópico http://www.forumtransalp.com/t4987-manuais-e-informacao-xl600v-xl650v-xl700v

    Link publico Dropbox
    600

    e também

    Link publico Dropbox
    650
    Honda XL600V XL650V Transalp XRV750 Africa Twin - Manual de Reparacao e Servico - 1987 2002 - Ingles.pdf

    Aí encontrarás vários manuais com tudo o que precisas para montar e desmontar a tua TA.
    VictorHugo
    VictorHugo
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 174
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms: 50 000

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  VictorHugo Seg 23 Fev 2015, 11:43

    Mcad, não quero tirar-te a vontade, mas a TA 600 funciona mesmo assim!! Não é muito funcional, é verdade, mas tens mesmo que tirar as carnagens laterais para tirar o banco. O meu pino do lado direito também já está partido há muito tempo. Nunca fui muito pro-activo a arranjá-lo porque a verdade é que facilita quando é preciso o acesso.

    Se conseguires adaptar um sistema de canhão que facilite o acesso ao banco partilha com a malta!! bounce bounce bounce bounce bounce bounce

    Boa sorte!! Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778 Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778 Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  mcad Seg 23 Fev 2015, 11:55

    Já fico mais contente não fui o único a partir o pino.
    Só desmontando o banco e analisar a forma de adaptar um canhão era 5*.
    Senão a forma mecânica, será visto ir estofar de novo, na parte mais traseira do banco fazer 2 furos no plástico, colocar uma barra com 2 parafusos soldados, colocar a esponja e capa e não se vê nada, depois esses parafusos teram que furar a cava de roda no sitio do apoio do quadro, por baixo mete-se uma tira de borracha com 2 porcas.
    O projecto ta na mente agora só vendo se da para realizar.
    Depois posto fotos.

    boas curvas
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Seg 23 Fev 2015, 13:00

    mcad escreveu:Boas

    Pois é malta tenho de dar uma limpeza no filtro do ar da minha TA600, e chega o nervosismo de tirar o banco pale
    A ultima vez que tirei a tampa lateral do lado do filtro parti um pino, aquilo ta mesmo mal feito, se a tampa encaixa debaixo do banco era suposto o banco sair primeiro, ou será que me escapa algo???
    Já alguem pensou em adaptar um canhão de chave ou outro sistema para facilitar tirar o banco? Como vou estofar o banco em breve vou tentar adapta-lo, ideias procuram-se cheers

    Boas curvas

    Boas,

    Para tirares o filtro de ar não necessitas tirar o banco.
    No entanto os teus medos vão se manter pois terás de tirar a tampa lateral.

    Na minha reparei que os pinos não estão muito bem, feitos e cortei as arestas que os pinos têm, originados pelo mau ajuste do molde. Passas uma lima e cortas de forma a que não fiquem cravados na borracha de fixação. Podes também colocar nas borrachas um pouco de vaselina, para facilitar a passagem do pino. Massa de lubrificação também teria a mesma função, mas alguns tipos de borracha não gostam muito das massa lubrificantes.
    VictorHugo
    VictorHugo
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 174
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms: 50 000

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  VictorHugo Seg 23 Fev 2015, 21:59

    mcad escreveu:Já fico mais contente não fui o único a partir o pino.
    Só desmontando o banco e analisar a forma de adaptar um canhão era 5*.
    Senão a forma mecânica, será visto ir estofar de novo, na parte mais traseira do banco fazer 2 furos no plástico, colocar uma barra com 2 parafusos soldados, colocar a esponja e capa e não se vê nada, depois esses parafusos teram que furar a cava de roda no sitio do apoio do quadro, por baixo mete-se uma tira de borracha com 2 porcas.
    O projecto ta na mente agora só vendo se da para realizar.
    Depois posto fotos.

    boas curvas
    A hipótese do canhão paraece-me difícil, mas a segunda hipótese talvez funcione. 

    boa sorte.

    abraço
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  mcad Ter 24 Fev 2015, 08:53

    Ja tive a olhar melhor e sim o canhão é difícil e não deve justificar o tempo e dinheiro gasto, aquilo também não se tira o banco todos os dias, mas a segunda hipótese axo k da bem, tenho de combinar com o estofador e preparar o material, depois posto fotos.

    boas curvas
    VictorHugo
    VictorHugo
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 174
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms: 50 000

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  VictorHugo Ter 24 Fev 2015, 12:04

    Ficamos a aguardar!! Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778 Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778 Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778 Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  miguel almeida Ter 24 Fev 2015, 16:58

    Mcad a 650 ja tem o sistema de canhao na tampa lateral. Ve como funciona e talvez arranjes um ai nas peças usadas e apliques facilmente na tua !
    Ate ja !
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Ter 24 Fev 2015, 18:13

    Mcad

    Pelo que me parece, se quiseres mesmo aplicar um canhão penso que o mais fácil será colocares atrás do banco.
    Tens lá já a travessa metálica que faz o reforço entre os dois braços do subquadro e que passa por cima da "rabeta". Utilizas como base de fixação para o canhão e adaptas no banco uma orelha para atuares o canhão. Com mais um pouco de engenho e arte tiras o fecho que está ao pé da caixa da ferramenta, crias um atuador diferente e ficas com um canhão no banco a funcionar com a mesma chave da ignição. Isto se não utilizas o fecho para o capacete...
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  mcad Qua 25 Fev 2015, 08:51

    PedroF escreveu:Mcad

    Pelo que me parece, se quiseres mesmo aplicar um canhão penso que o mais fácil será colocares atrás do banco.
    Tens lá já a travessa metálica que faz o reforço entre os dois braços do subquadro e que passa por cima da "rabeta". Utilizas como base de fixação para o canhão e adaptas no banco uma orelha para atuares o canhão. Com mais um pouco de engenho e arte tiras o fecho que está ao pé da caixa da ferramenta, crias um atuador diferente e ficas com um canhão no banco a funcionar com a mesma chave da ignição. Isto se não utilizas o fecho para o capacete...

    Boas PedroF

    Obrigado pela dica sim é o único sitio que penso dar para adptar alguma coisa, ou parafusos ou fechadura.
    O canhão da caixa de ferramentas custumo usar para o capacete, ter mais uma chave não era problema visto ser preciso só para revisões e manutenção da máquina.
    Ta para breve a alteração cheers .

    Boas curvas
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Qua 25 Fev 2015, 11:10

    Só agora percebi o objetivo desta tua alteração.

    Tem razão de ser sim senhor. Como tiras o banco em primeiro lugar ficas com a possibilidade de empurrar os pinos de dentro para fora sem necessidade de puxar pelas tampas. Já me deixaste a pensar... nunca mais tenho a NoéMia pronta Laughing Laughing
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  mcad Qua 25 Fev 2015, 13:08

    PedroF escreveu:Só agora percebi o objetivo desta tua alteração.

    Tem razão de ser sim senhor. Como tiras o banco em primeiro lugar ficas com a possibilidade de empurrar os pinos de dentro para fora sem necessidade de puxar pelas tampas. Já me deixaste a pensar... nunca mais tenho a NoéMia pronta Laughing Laughing

    Sim o meu objectivo é mesmo o de poupar os pinos e as próprias tampas, o meu medo de alterar a fixação do banco é de perder a estabilidade, neste momento esta fixo em 2 pontos quase na largura máxima do banco, o ideal será tentar manter a mesma estabilidade. Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 338808
    Uma pequena alteração que pode ser util e poupar reparações de plasticos Laughing

    boas curvas
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Qua 25 Fev 2015, 16:17

    Eu logo á noite já faço um boneco do que estou a pensar...
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Qui 26 Fev 2015, 10:14

    Bem, ontem já não deu que já saí do trabalho às tantas...

    Cá fica o que eu pensei para discussão, e aceitam-se melhores soluções.

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Ayrgic

    Tentando explicar os rabiscos:
    a) Alteração à fixação atual
    a.1) Nas orelhas do banco onde estão os furos de fixação, alterar e colocar uns cortes, para permitir o encaixe por deslizamento.
    a.2) Substituir o parafuso atual com um fixo onde vão encaixar as orelhas após a alteração de a.1).
    O furo onde se enroscam os parafusos é passante.
    Coloca-se um parafuso maior com uma contra-porca do lado de dentro do quadro para não se desapertar. É aconselhável arranjar um parafuso maior de forma a que a parte que fique do lado da orelha de plástico não tenha rosca, para não "comer" o plástico da orelha de fixação. Se não se conseguir encontrar, colocar um pouco de manga termo-retrátil.

    b) Nova fixação (pressupondo que o banco vai ser aberto para estofar)
    b.1) aproveitar o reforço existente no subquadro, furar a rabeta pelo furo central de forma a poder fixar o banco a partir do interior da cava.
    b.2) marcar no banco o local para furar. Do lado de dentro do banco colocar uma anilha larga com uma porca soldada, ou melhor ainda em lugar de utilizar a porca, existem uns rebites roscados que são utilizados para colocar em estruturas metálicas, que têm cerca de 15mm não ficando praticamente aba para o interior do banco.
    b.3) Colocar um espaçador entre o banco e a travessa do sub-quadro para evitar que por um lado se parta o banco e por outro se consiga realmente apertar corretamente.

    Caso não haja necessidade de estofar o banco, posso fazer tb um esboço para quem necessite...
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  mcad Qui 26 Fev 2015, 12:38

    Boas

    Eu tava a pensar no inverso parafuso de dentro do banco para fora, ou seja a porca ficava na cava de roda, se bem que assim fica mais discreto, o que alterava era punha 2 porcas e de preferência soldadas a uma barra interior, para não correr o risco de esta rodar sem desapertar.
    Tava em mente de ser no sitio daqueles apoios de borracha do banco ate axo k o sub quadro tem la uns furos (só desmontando já não me recordo).
    Mas agora a olhar pro teu desenho lembrei me de outra ideia, não daria para por uma porca cravada ou apertada ao banco no furo onde passa o parafuso neste momento.
    No quadro anular a rosca de maneira a passar um parafuso, e na cava interior fazer um furo e passar o parafuso pelo interior.
    Resumindo o parafuso existente que fica debaixo da tampa ficava ao contrario e tinha-se aceso pela cava de roda, e este passava a apertar na tal porca cravada no banco.
    Um pouco confuso tb vou fazer um desenho.

    Boas curvas
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Qui 26 Fev 2015, 13:13

    Percebi.

    Não está mal pensado não senhor. Só me parece mais complicado estar a furar a cava naquele sitio e do lado direito tens o regulador de corrente ali perto e o relé.
    Tem sempre que se tapar os furos que forem feitos na cava por causa da água.

    Outro problema é que como o local onde passas o parafuso no quadro tem rosca, o suporte dificilmente fica bem apertado ao quadro. Só se passares uma broca e eliminares a rosca do quadro para apertar somente na porca.

    Só vendo melhor...

    Em relação à minha solução, realmente já me tinha apercebido que me tinha esquecido que ia rodar tudo quando fosse apertar o parafuso...
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  mcad Qui 26 Fev 2015, 15:00

    Isto são ideias sem estar a ver a maquina desmontada, o que parece mais facil, mas depois no terreno vem as interferências com outras peças, sim o ideal e afastar os furos de zonas electricas para proteger da agua, tava a pensar tapar os furos com aquelas tampas de borracha dos electricistas mas secalhar podem sair fora sem se aperceber.
    Assim que tenha tempo e combine com o estofador vou avançar cozinha-se varias ideias e fica a maneira Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 338808

    Boas curvas
    avatar
    Rui Aleixo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 82
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 06/08/2014

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  Rui Aleixo Sex 27 Fev 2015, 06:45

    Olá companheiros a minha também é um 600 e até posso alinhar nesta ideia porque faz muito sentido.
    O problema é que vocês estão a falar de desenhos ...e eu não estou a ver desenhos nenhuns...
    Boa sorte ai com isso Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais 463778
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Sex 27 Fev 2015, 09:11

    Aleixo, boas!

    Pica na página 1 dos posts. Este tópico já vai com 2 páginas, se calhar não te apercebeste...
    Fernando F
    Fernando F
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 591
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 28/11/2012

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  Fernando F Seg 18 Jan 2016, 16:59

    Estas ideias foram avante ou nem por isso?
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  PedroF Ter 19 Jan 2016, 23:04

    Pela minha parte. acho que mais vale aproveitar o tempo para fazer uns kms!

    Para aceder à bateria necessito de tirar uma tampa... para mudar/inspeccionar o filtro de ar necessito de tirar a outra! No fundo o que necessito de tirar sempre são as tampas...

    Conteúdo patrocinado


    Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais Empty Re: Tirar o Banco TA600 antes das tampas laterais

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 02:53