Gonçalo Poço Seg 06 Abr 2015, 20:38
O problema está à partida resolvido. Desmontei....Limpei e sangrei o travao. Está muito mais soltinho e suave. Este problema surgiu fez na sexta feira oito dias..... rotação alta e velocidade baixa..... fiquei logo com medo do motor. Liguei ao Faustino que me disse que poderia ser quadrante.... vi fichas e nada. Poderia ser problema eléctrico do conta rotações. Fiquei com a dúvida. ... fui a uma oficina onde expliquei o caso.... resultado após o teste do mecânico. ... é a embraiagem. ... achei estranho porque nunca patinou ou deu sinal.... tem a certeza ???? Sim a mota está a embraiar. ... então faça lá o orçamento sff... isto na 2a feira...concordei com o valor embora não tivesse grande solução para ter mota para um passeio de sexta feira... deixei a mota na 5a feira... fui buscar ao final da tarde.... vá lá experimentar. ... fiz 5 km... a fundo... cheguei à oficina e disse lhe que estava precisamente igual.... não notava diferença alguma... O problema persistia. Aaaaaa e tal mas a mota estava a embraiar.... Vim embora... na deslocação para casa, cerca de 15 km notei o travao traseiro duro..... disse no mesmo dia ao dono da oficina se tinham mexido no travao... não não mexemos no travao... tentei dar um jeito mas vi estava a ficar preço o êmbolo na bomba do travão. Como não estava na minha garagem não tinha o suporte para levantar a mota....arrisquei na mesma e fui ao passeio na sexta feira. Cerca de 200 km. Quem vinha atrás de mim notava fumo e cheiro a gasolina. Eu bem notava a mota presa, também ia com pendura e malas.... cheguei ao fim... cheguei à garagem vi o disco azul.... pimbaaaa . Coloquei no suporte e vi a roda presa.... só após um jeito no pedal é que soltava o travao. . . Após uma afinação fui andar e voilaaaaaa. Mota com rotação normal comparada com a velocidade. Hoje desmontei tudo e limpei e sangrei .O valor da embraiagem era bem escusado.... Os discos velhos estão quase lisos mas ...... Eu sou mecânico de bicicletas, de motas percebo pouco mas acho que de transalp já entendo qq coisa.... acho que há casas que arranjar motas velhas ( caso da minha que tem 23 anos )parte logo por colocar peças novas sem saber o real problema.
Certos cuidados que deviam ter em conta. ... certa atenção aos riscos que se provocam no motor e colocar as porcas devidas que pertencem em certos locais retirados para a reparação. A mota pode ser velha e antiga mas que eu adoro o raio da mota adoro e gosto de estimar o que tenho. .... se quiser fazer já aprendi..... faço eu mesmo ou então faço 200 km
. Obrigado a todos pela ajuda.