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Manutenção - dúvida básica 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Manutenção - dúvida básica 2438059070

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    Mensagem  Stress Qui 24 Jul 2008, 23:10

    Olá a todos,
    desculpem a minha ignorância, mas queria pedir-vos, dada a minha inexperiência, se me ajudavam com algumas dikas no plano de manutenção da minha transalp.
    Tendo em atenção que tem 50 000 KM, quais os pontos que devo ter especial atenção ?
    Existe algum plano de manutenção tipo disponível?
    Abc e bj

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    Mensagem  Transouto Qui 24 Jul 2008, 23:59

    Existe sim, existe o manual de revisões do teu modelo, que eu não tenho mas alguém terá e deve facultar-te....aguarda pelas respostas da malta que tem o mesmo modelo que tu...

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    Mensagem  FALP Sex 25 Jul 2008, 00:08

    Stress escreveu:Olá a todos,
    desculpem a minha ignorância, mas queria pedir-vos, dada a minha inexperiência, se me ajudavam com algumas dikas no plano de manutenção da minha transalp.
    Tendo em atenção que tem 50 000 KM, quais os pontos que devo ter especial atenção ?
    Existe algum plano de manutenção tipo disponível?


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    Mensagem  Jay Sex 25 Jul 2008, 10:57

    50 000? volta a encher o deposito e volta aqui aos 100 000 ... eheheh
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    Mensagem  D'Artagnan Sex 25 Jul 2008, 16:16

    Boas

    Aqui fica o calendário de manutenção do Manual do Utilizador da minha Transalp de 1998, que se deve de adaptar a todas da mesma geração, alargado até aos 96.000 Km




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    Mensagem  RainMaker Seg 28 Jul 2008, 08:56

    Boas,

    D'Artagnan :

    no ponto 5 eles dizem substituir de 2 em 2 anos ou no intervalo indicado no conta kilómetros ?

    errrrr que indicação é essa ?

    Só por curiosidade.


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    Mensagem  D'Artagnan Seg 28 Jul 2008, 11:12

    Boas

    RainMaker, é o que vem no manual, mas pelo que vejo:

    Liquido de refrigeração - deve ser mudado a cada 36.000 Km ou 3 anos, se em 3 anos não se fizerem os 36.000 Km, deve-se mudar o Liquido de refrigeração.

    Fluido ou Óleo dos Travões - Deve ser mudado a cada 18.000 Km ou 2 anos, se em 2 anos não se fizerem os 18.000 Km, deve-se mudar o Fluido ou óleo dos travões.

    Como tudo tem um tempo útil de utilização, findo esse tempo perdem propriedades.
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    Mensagem  Stress Qua 10 Dez 2008, 01:00

    Sei que apareço poucas vezes...mas mesmo assim a força do costume.
    Obrigado Very Happy
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    Mensagem  mega_neo Qua 11 Mar 2009, 14:24

    D'artagnan, mt fixe esse excell.

    Mas uma questão. A minha ja conta com 118000. como é agora? alguém me pode ajudar? como devo proceder?

    pelo que percebi, a proxima revisao que o dono fazia a cada 6.000KM ficara nos 120.000Km.
    Ou acham que deva fazer já?

    ainda estou um pouco preocupado com isto pois n sei se ta td em ordem, e com a mota veio mt coisa, menos o manual Razz

    lol

    abraços
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    Mensagem  Transouto Qua 11 Mar 2009, 15:43

    Mega neo, em caso de dúvidas, sugeria mesmo que efectuasses a tal revisão, para que não hajm problemas, no entanto podes empre verificar a cor e consistencia do óleo e aí decidir se deves fazer já a revisão ou não..

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    Mensagem  mega_neo Qua 11 Mar 2009, 16:00

    Ok, obrigado.

    Assim que descobrir a vareta do oleo vejo isso Razz

    Em quanto me deve ficar a revisão? só para fazer contas à vida, visto que ontem fiquei com o carro bloqueado e larguei nota preta (60€) enquanto jurava que vou comecar a vir de mota o mais depressa possível Razz
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    Mensagem  Fabião Qua 11 Mar 2009, 16:05

    Vareta do óleo é do lado direito junto a peseira do condutor, uma tampinha preta ( costuma ser) deve ser visto o óleo c o motor quente e c a mota na vertical. o carter leva +- 3,8L de óleo. Pelas minhas averiguações uma revisão completa fica na casa máxima dos 300€ na Honda.


    Abraço

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    Mensagem  mega_neo Qua 11 Mar 2009, 17:10

    obrigado fabiao

    XIÇA, tanto? epah, tao não sei se o irei fazer =S

    É mesmo muito :S Não sei se valerá a pena
    quer dizer, valer vale, mas epah, é muito. n consigo . ainda tenho de comprar outras cenas pa mota (para alem dos discos daqui a pouco tempo)
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    Mensagem  Transouto Qua 11 Mar 2009, 17:37

    Fabião escreveu:deve ser visto o óleo c o motor quente e c a mota na vertical.

    Abraço

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    Desculpa se me engano Fabião, mas para mim o óleo vê-se com o motor frio, só assim o óleo se deposita todo no fundo, vendo assim o nível correcto.. scratch

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    Mensagem  Philleas Qua 11 Mar 2009, 17:44

    Transouto escreveu:
    Fabião escreveu:deve ser visto o óleo c o motor quente e c a mota na vertical.

    Abraço

    Fabião

    Desculpa se me engano Fabião, mas para mim o óleo vê-se com o motor frio, só assim o óleo se deposita todo no fundo, vendo assim o nível correcto.. scratch

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    O nível vê-se com o motor quente, após breve repouso do motor. Quente o oleo está mais fluído e representa melhor a realidade do motor.
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    Mensagem  Transouto Qua 11 Mar 2009, 17:47

    Philleas escreveu:
    Transouto escreveu:
    Fabião escreveu:deve ser visto o óleo c o motor quente e c a mota na vertical.

    Abraço

    Fabião

    Desculpa se me engano Fabião, mas para mim o óleo vê-se com o motor frio, só assim o óleo se deposita todo no fundo, vendo assim o nível correcto.. scratch

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    O nível vê-se com o motor quente, após breve repouso do motor. Quente o oleo está mais fluído e representa melhor a realidade do motor.

    ..e é nesse breve repouso que o motor arrefece.. geek

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    Mensagem  Philleas Sex 13 Mar 2009, 13:47

    Aproveito o tópico par meter aqui uma outra duvida básica:

    Desde ontem que a minha "Eva" anda a tentar mandar-me para o chão.

    Quando travo com o travão traseiro o pedal encrava em baixo, o que faz prender a roda e por sua vez a arrancar quase faz com que caia. Já fiquei "abraçado" ao volante 3 ou 4 vezes, alguém me dá uma dica?

    As pastilhas ainda duram, o oleo está no sítio e raio do pedal está encravado, será que WD40 resolve? meto onde? soluções?
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    Mensagem  Fabião Sex 13 Mar 2009, 13:58

    Quando pus pneus, e mudei de pastilhas os gajos disseram-me que as bombas estavam muito sujas e que podiam prender e mandar-me ao chão, que era aconselhado abri-las e limpar, nunca o fiz pedi ao berna que me mudasse o óleo coisa que para variar fez sem qualquer problema e sempre bem disposto ( e a seco). se fosse a ti ia a uma oficina ver se não será das borrachas as bombas de travão... visto que é uma zona de pouca manutenção e tu fazes umas incursões em terra...

    Abraço

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    Mensagem  CSampaio Sex 13 Mar 2009, 14:25

    boas.
    pelo que li no livro de instruções da minha Marelinha e pelo que me explicaram na oficina, o oleo deve ver-se da seguinte forma:

    - com a mota fria deve ligar-se tipo 5/6 minutos
    - desligar e aguardar cerca de 2/3 minutos
    - endireitar a mota, ver se esta em plano sem nenhum tipo de inclinação e verificar o nivel do oleo na "bareta"
    - se for necessario, acrescentar, se não for, não acrescentar
    - ATENÇÂO OLEO A MAIS DANIFICA O MOTOR
    Um conselho para fazer esta operação o ideal é serem duas pessoas, uma a segurar a TA direita e a outra a verificar o nivel.

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