Antes de mais, um forte abraço a todos os "Transalvistas" por aqui.
Sou novo aqui no fórum e venho pedir ajuda / perguntar se alguém já teve o problema que passo a descrever.
Sou possuidor de uma Transalp de 1992, com 104000kms (para além de uma BMW R1200RT mais recente), que comprei nova nesse mesmo ano. Durante os primeiros 23 anos em que esteve na minha mão a moto nunca me deu qualquer problema pois sempre tive o maior cuidado na sua utilização e manutenção.
No entanto em julho passado apareceu-me um problema que até agora o concessionário Jomotos, de Pombal, (que me tem feito a manutenção nos últimos anos) não conseguiu resolver.
O problema surgiu-me pela primeira vez em julho passado num dia de bastante calor: saí de casa e a moto pegou normalmente, logo à primeira; quando à hora de almoço quis ir a casa almoçar carreguei no botão do starter e nada, nenhuma reação do motor de arranque; fiz diversas tentativas e nada, tendo que solicitar que daquele concecssionário me viessem buscar a moto para ver qual o problema. Levaram a moto para a oficina e, segundo eles, quando lá chegou pegou normalmente.
Passados umas duas semanas num determinado dia em que voltei a utilizar a moto para ir para o emprego, de manhã pegou normalmente logo à primeira. Quando ao final do dia voltei para casa, também pegou normalmente, só que depois de ter parado num posto de combustível para abastecer voltou a acontecer o mesmo: liguei a chave, coloquei o botão na posição de "run" carreguei no starter e... nada, nem a mais pequena reacção do motor de arranque. Acabei por ter que chamar a assistência em viagem, que a levou para o concessionário. Quando lá cheguei passada uma hora o mecânico disse-me que ela pegou normalmente. Eu insisti e pedi-lhe que vissem o botão de "run" e do "starter", pois notóriamente o motor de arranque não recebe corrente para arrancar. A resposta foi que não, que a haver problema seria na bobina de chamada, que acabaram por substituir. Quando a fui buscar pegou normalmente.
Andei mais uns tempos sem problema.
Em final de setembro num domingo quis ir dar uma volta com ela e mais uma vez o mesmo problema: liga-se a chave, coloca-se o botão do punho direito em "run", prime-se o "starter" e nada! Depois disso fiz várias tentativas de colocar a moto em funcionamento e continua a não dar qualquer resposta...
Convém dizer que a moto está sempre ligada a um carregador de bateria de manutenção (da Honda), pelo que não é um problema de falta de corrente na bateria (aliás as luzes acendem normalmente e a buzina toca como deve); também convém dizer que a moto é de uma série que não tem o HISS que, pelo que li, tem dado problemas em motos mais recentes que a minha.
Apesar de não ser entendido em mecânica, a lógica diz-me que por qualquer motivo a corrente não chega ao motor de arranque - para mim ou o botão do starter tem algum problema (afinal a moto tem 24 anos...) ou há algum fio partido e a fazer mau contacto (vi um video no Youtube em que uma XLV700 no Brasil tinha esse problema)... Por outro lado no concessionário Jomotos o mecânico teima que não, que não é do botão do "run" e do "starter" (acho que a vontade de descobrir qual o problema não é muita...).
Assim peço-vos que me digam se já tiveram este problema e se sim, como foi resolvido.
Obrigado e boas curvas!
Sou novo aqui no fórum e venho pedir ajuda / perguntar se alguém já teve o problema que passo a descrever.
Sou possuidor de uma Transalp de 1992, com 104000kms (para além de uma BMW R1200RT mais recente), que comprei nova nesse mesmo ano. Durante os primeiros 23 anos em que esteve na minha mão a moto nunca me deu qualquer problema pois sempre tive o maior cuidado na sua utilização e manutenção.
No entanto em julho passado apareceu-me um problema que até agora o concessionário Jomotos, de Pombal, (que me tem feito a manutenção nos últimos anos) não conseguiu resolver.
O problema surgiu-me pela primeira vez em julho passado num dia de bastante calor: saí de casa e a moto pegou normalmente, logo à primeira; quando à hora de almoço quis ir a casa almoçar carreguei no botão do starter e nada, nenhuma reação do motor de arranque; fiz diversas tentativas e nada, tendo que solicitar que daquele concecssionário me viessem buscar a moto para ver qual o problema. Levaram a moto para a oficina e, segundo eles, quando lá chegou pegou normalmente.
Passados umas duas semanas num determinado dia em que voltei a utilizar a moto para ir para o emprego, de manhã pegou normalmente logo à primeira. Quando ao final do dia voltei para casa, também pegou normalmente, só que depois de ter parado num posto de combustível para abastecer voltou a acontecer o mesmo: liguei a chave, coloquei o botão na posição de "run" carreguei no starter e... nada, nem a mais pequena reacção do motor de arranque. Acabei por ter que chamar a assistência em viagem, que a levou para o concessionário. Quando lá cheguei passada uma hora o mecânico disse-me que ela pegou normalmente. Eu insisti e pedi-lhe que vissem o botão de "run" e do "starter", pois notóriamente o motor de arranque não recebe corrente para arrancar. A resposta foi que não, que a haver problema seria na bobina de chamada, que acabaram por substituir. Quando a fui buscar pegou normalmente.
Andei mais uns tempos sem problema.
Em final de setembro num domingo quis ir dar uma volta com ela e mais uma vez o mesmo problema: liga-se a chave, coloca-se o botão do punho direito em "run", prime-se o "starter" e nada! Depois disso fiz várias tentativas de colocar a moto em funcionamento e continua a não dar qualquer resposta...
Convém dizer que a moto está sempre ligada a um carregador de bateria de manutenção (da Honda), pelo que não é um problema de falta de corrente na bateria (aliás as luzes acendem normalmente e a buzina toca como deve); também convém dizer que a moto é de uma série que não tem o HISS que, pelo que li, tem dado problemas em motos mais recentes que a minha.
Apesar de não ser entendido em mecânica, a lógica diz-me que por qualquer motivo a corrente não chega ao motor de arranque - para mim ou o botão do starter tem algum problema (afinal a moto tem 24 anos...) ou há algum fio partido e a fazer mau contacto (vi um video no Youtube em que uma XLV700 no Brasil tinha esse problema)... Por outro lado no concessionário Jomotos o mecânico teima que não, que não é do botão do "run" e do "starter" (acho que a vontade de descobrir qual o problema não é muita...).
Assim peço-vos que me digam se já tiveram este problema e se sim, como foi resolvido.
Obrigado e boas curvas!