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Hoonda Transalp XLV600 de 1992 - Dificuldades no arranque 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Hoonda Transalp XLV600 de 1992 - Dificuldades no arranque 2438059070

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    Mensagem  motardleiria Dom 13 Mar 2016, 13:02

    Antes de mais, um forte abraço a todos os "Transalvistas" por aqui.

    Sou novo aqui no fórum e venho pedir ajuda / perguntar se alguém já teve o problema que passo a descrever.

    Sou possuidor de uma Transalp de 1992, com 104000kms (para além de uma BMW R1200RT mais recente), que comprei nova nesse mesmo ano. Durante os primeiros 23 anos em que esteve na minha mão a moto nunca me deu qualquer problema pois sempre tive o maior cuidado na sua utilização e manutenção.

    No entanto em julho passado apareceu-me um problema que até agora o concessionário Jomotos, de Pombal, (que me tem feito a manutenção nos últimos anos) não conseguiu resolver.

    O problema surgiu-me pela primeira vez em julho passado num dia de bastante calor: saí de casa e a moto pegou normalmente, logo à primeira; quando à hora de almoço quis ir a casa almoçar carreguei no botão do starter e nada, nenhuma reação do motor de arranque; fiz diversas tentativas e nada, tendo que solicitar que daquele concecssionário me viessem buscar a moto para ver qual o problema. Levaram a moto para a oficina e, segundo eles, quando lá chegou pegou normalmente.

    Passados umas duas semanas num determinado dia em que voltei a utilizar a moto para ir para o emprego, de manhã pegou normalmente logo à primeira. Quando ao final do dia voltei para casa, também pegou normalmente, só que depois de ter parado num posto de combustível para abastecer voltou a acontecer o mesmo: liguei a chave, coloquei o botão na posição de "run" carreguei no starter e... nada, nem a mais pequena reacção do motor de arranque. Acabei por ter que chamar a assistência em viagem, que a levou para o concessionário. Quando lá cheguei passada uma hora o mecânico disse-me que ela pegou normalmente. Eu insisti e pedi-lhe que vissem o botão de "run" e do "starter", pois notóriamente o motor de arranque não recebe corrente para arrancar. A resposta foi que não, que a haver problema seria na bobina de chamada, que acabaram por substituir. Quando a fui buscar pegou normalmente.

    Andei mais uns tempos sem problema.

    Em final de setembro num domingo quis ir dar uma volta com ela e mais uma vez o mesmo problema: liga-se a chave, coloca-se o botão do punho direito em "run", prime-se o "starter" e nada! Depois disso fiz várias tentativas de colocar a moto em funcionamento e continua a não dar qualquer resposta...

    Convém dizer que a moto está sempre ligada a um carregador de bateria de manutenção (da Honda), pelo que não é um problema de falta de corrente na bateria (aliás as luzes acendem normalmente e a buzina toca como deve); também convém dizer que a moto é de uma série que não tem o HISS que, pelo que li, tem dado problemas em motos mais recentes que a minha.

    Apesar de não ser entendido em mecânica, a lógica diz-me que por qualquer motivo a corrente não chega ao motor de arranque - para mim ou o botão do starter tem algum problema (afinal a moto tem 24 anos...) ou há algum fio partido e a fazer mau contacto (vi um video no Youtube em que uma XLV700 no Brasil tinha esse problema)... Por outro lado no concessionário Jomotos o mecânico teima que não, que não é do botão do "run" e do "starter" (acho que a vontade de descobrir qual o problema não é muita...).

    Assim peço-vos que me digam se já tiveram este problema e se sim, como foi resolvido.

    Obrigado e boas curvas!



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    Mensagem  miguel almeida Dom 13 Mar 2016, 21:04

    Pois nao esta facil....mas concordo contigo ou algum fio a dar mau contacto ou os botoes.... independentemente de teres a bateria a carregar sempre aqui atrasado aconteceu-me o mesmo de repente nao dava nada e depois ja dava outra vez e era a bateria..... nao custa mudares....
    ate ja
    Ps: João Faustino chamado a recepção !!!!
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    Mensagem  motardleiria Seg 14 Mar 2016, 10:57

    miguel almeida escreveu:Pois nao esta facil....mas concordo contigo ou algum fio a dar mau contacto ou os botoes.... independentemente de teres a bateria a carregar sempre aqui atrasado aconteceu-me o mesmo de repente nao dava nada e depois ja dava outra vez e era a bateria..... nao custa mudares....
    ate ja
    Ps: João Faustino chamado a recepção !!!!
    Obrigado pelo teu input. Vou ver essa hipótese da bateria.

    Boas curvas!

    Abraço.
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    Mensagem  PedroF Qui 17 Mar 2016, 15:40

    Podes ter aí três possiveis causas para o teu problema.

    a) Mau contacto na ficha da ignição. A ficha vermelha que tens mais ao menos por baixo do painel de instrumentos. Desligas e limpas bem os contactos.

    b) Relé principal com alguma oxidação ou fio da bobine com mau contacto e não faz contacto (não atraca).

    Está ao lado da bateria. Tem dois cabos grossos um vai do positivo da bateria e o que sai vai direto ao motor de arranque.
    Quando falhar bates no corpo metálico do relé com o cabo de uma chave de fendas só para ver se ele descola e faz contacto. Se for isso compras um e substituis.
    Ou com um multimetro verificas se quando carregas no botão Start tens corrente no cabo de saida do relé (o que vai ao motor de arranque) se não tiveres, está por aí o problema.

    c) Problema num qualquer fio... começa por verificar os condutores da ficha que liga no relé (vem o botão start). Colocas o Multimetro no modo de verificação de continuidade (apitar..). O Botão de Start fecha o circuito entre dois desses contactos, não tenho por aqui nenhum esquema para te ajudar mais, mas se tens um multimetro percebeste o que te estou a querer dizer.

    Lembrei-me agora!
    Quando isso te aconteceu reparaste se tens apagada a luz N eutral (verde)? Se tiveres o N apagado e tens a certeza que a mota está desengatada, tens ai a causa. Se apertares a embraiagem deve dar ao motor de arranque. Tiras o sensor da caixa de velocidades limpas bem limpo, colocas num recipiente com lava peças ou benzina. Deve estar com o actuador preso.
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    Mensagem  motardleiria Qui 24 Mar 2016, 16:21

    PedroF escreveu:Podes ter aí três possiveis causas para o teu problema.

    a) Mau contacto na ficha da ignição. A ficha vermelha que tens mais ao menos por baixo do painel de instrumentos. Desligas e limpas bem os contactos.

    b) Relé principal com alguma oxidação ou fio da bobine com mau contacto e não faz contacto (não atraca).

    Está ao lado da bateria. Tem dois cabos grossos um vai do positivo da bateria e o que sai vai direto ao motor de arranque.
    Quando falhar bates no corpo metálico do relé com o cabo de uma chave de fendas só para ver se ele descola e faz contacto. Se for isso compras um e substituis.
    Ou com um multimetro verificas se quando carregas no botão Start tens corrente no cabo de saida do relé (o que vai ao motor de arranque) se não tiveres, está por aí o problema.

    c) Problema num qualquer fio... começa por verificar os condutores da ficha que liga no relé (vem o botão start). Colocas o Multimetro no modo de verificação de continuidade (apitar..). O Botão de Start fecha o circuito entre dois desses contactos, não tenho por aqui nenhum esquema para te ajudar mais, mas se tens um multimetro percebeste o que te estou a querer dizer.

    Lembrei-me agora!
    Quando isso te aconteceu reparaste se tens apagada a luz N eutral (verde)? Se tiveres o N apagado e tens a certeza que a mota está desengatada, tens ai a causa. Se apertares a embraiagem deve dar ao motor de arranque. Tiras o sensor da caixa de velocidades limpas bem limpo, colocas num recipiente com lava peças ou benzina. Deve estar com o actuador preso.

    Muito obrigado Pedro!

    Vou seguir as tuas sugestões de verificação, pois - do pouco que percebo de mecânica - acho que deves ter razão quanto aos possíveis locais onde pode estar o problema.

    Só um escalrecimento: o problema é igual quer a moto esteja em ponto morto ou não (e com a respetiva luz indicativa acesa ou não) e quer esteja com o descanso lateral posicionado ou não (e com a respetiva luz acesa ou não). Eu desconfio de um mau contacto (num relé, como mencionas; ou numa ligação de algum cabo) pois das primeira duas vezes que este problema aconteceu a moto tinha estado umas horas ao sol. E em ambas as ocasiões que tive que pedir que me levassem a moto para a oficina, ao lá chegar pegou normalmente...

    Depois dou algum feedback sobre o resultado das tuas sugestões.

    Obrigado e boas curvas!
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    Mensagem  PedroF Qui 24 Mar 2016, 17:15

    Eu aposto no relé.

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    Mensagem  motardleiria Seg 28 Mar 2016, 11:01

    PedroF escreveu:Podes ter aí três possiveis causas para o teu problema.

    a) Mau contacto na ficha da ignição. A ficha vermelha que tens mais ao menos por baixo do painel de instrumentos. Desligas e limpas bem os contactos.

    b) Relé principal com alguma oxidação ou fio da bobine com mau contacto e não faz contacto (não atraca).

    Está ao lado da bateria. Tem dois cabos grossos um vai do positivo da bateria e o que sai vai direto ao motor de arranque.
    Quando falhar bates no corpo metálico do relé com o cabo de uma chave de fendas só para ver se ele descola e faz contacto. Se for isso compras um e substituis.
    Ou com um multimetro verificas se quando carregas no botão Start tens corrente no cabo de saida do relé (o que vai ao motor de arranque) se não tiveres, está por aí o problema.

    c) Problema num qualquer fio... começa por verificar os condutores da ficha que liga no relé (vem o botão start). Colocas o Multimetro no modo de verificação de continuidade (apitar..). O Botão de Start fecha o circuito entre dois desses contactos, não tenho por aqui nenhum esquema para te ajudar mais, mas se tens um multimetro percebeste o que te estou a querer dizer.

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    Boas...

    Acertaste na "mouche"!

    Comecei pela tua sugestão B (dar um pacadinha na bobine) e deu logo sinal! Agora resta saber se é só uma questão de sujidade ou necessidade de substituição, mas pela via das dúvidas acho que vou pedir que me substituam o relé e a bobine para não ter mais surpresas.

    Mais uma vez, muito obrigado pelo teu input!

    Boas curvas e um abraço!
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    Mensagem  PedroF Seg 28 Mar 2016, 14:32

    motardleiria escreveu:
    PedroF escreveu:Podes ter aí três possiveis causas para o teu problema.

    a) Mau contacto na ficha da ignição. A ficha vermelha que tens mais ao menos por baixo do painel de instrumentos. Desligas e limpas bem os contactos.

    b) Relé principal com alguma oxidação ou fio da bobine com mau contacto e não faz contacto (não atraca).

    Está ao lado da bateria. Tem dois cabos grossos um vai do positivo da bateria e o que sai vai direto ao motor de arranque.
    Quando falhar bates no corpo metálico do relé com o cabo de uma chave de fendas só para ver se ele descola e faz contacto. Se for isso compras um e substituis.
    Ou com um multimetro verificas se quando carregas no botão Start tens corrente no cabo de saida do relé (o que vai ao motor de arranque) se não tiveres, está por aí o problema.

    c) Problema num qualquer fio... começa por verificar os condutores da ficha que liga no relé (vem o botão start). Colocas o Multimetro no modo de verificação de continuidade (apitar..). O Botão de Start fecha o circuito entre dois desses contactos, não tenho por aqui nenhum esquema para te ajudar mais, mas se tens um multimetro percebeste o que te estou a querer dizer.

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    Boas...

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    Mais uma vez, muito obrigado pelo teu input!

    Boas curvas e um abraço!

    Fixe.

    A bobine é dentro do relé, basta substituires o relé.
    É um solenóide, funciona como as eletrovalvulas. Quando carregas no botão start, metes corrente na bobine que faz subir um embolo com uma chapa que faz o contacto entre os dois cabos grossos que estão no todo do relé. Quando cortas a energia (largas o botão) o embolo cai e o motor de arranque deixa de trabalhar. Se a avaria for ao contrário, ficar preso em cima então ficas com o motor de arranque sempre a trabalhar... aqui é mais chato e o estrago pode ser maior pode queimar o motor de arranque, para o parar só desligando a bateria ou um dos cabos do relé.

    É capaz de já ter alguma oxidação com as humidades e se ainda é o de origem... Substituis, ficas descansado.
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    Mensagem  motardleiria Ter 29 Mar 2016, 11:52

    PedroF escreveu:
    motardleiria escreveu:
    PedroF escreveu:Podes ter aí três possiveis causas para o teu problema.

    a) Mau contacto na ficha da ignição. A ficha vermelha que tens mais ao menos por baixo do painel de instrumentos. Desligas e limpas bem os contactos.

    b) Relé principal com alguma oxidação ou fio da bobine com mau contacto e não faz contacto (não atraca).

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    A bobine é dentro do relé, basta substituires o relé.
    É um solenóide, funciona como as eletrovalvulas. Quando carregas no botão start, metes corrente na bobine que faz subir um embolo com uma chapa que faz o contacto entre os dois cabos grossos que estão no todo do relé. Quando cortas a energia (largas o botão) o embolo cai e o motor de arranque deixa de trabalhar. Se a avaria for ao contrário, ficar preso em cima então ficas com o motor de arranque sempre a trabalhar... aqui é mais chato e o estrago pode ser maior pode queimar o motor de arranque, para o parar só desligando a bateria ou um dos cabos do relé.

    É capaz de já ter alguma oxidação com as humidades e se ainda é o de origem... Substituis, ficas descansado.

    Ok, vou tomar essas recomendações em atenção.

    Entretanto descobri que a bateria também já não estava em grandes condições e substitui-a. Não sei se seria possível mas talvez com a bateria a não debitar a amperagem que devia tornasse o relé e a bobine mais "preguiçosos". Nos próximo dias vou ver se a utilizo o máximo que possa, aqui "à volta do castelo", e logo vejo se volta a fazer alguma coisa. De qualquer modo daqui a duas semanas vou levá-la à revisão para mudar óleo e filtros e peço para mudarem o relé (embora ontem o mecânico me tenha confirmado que em setembro tinha mudado a bobine - por uma usada pois segundo parece a Honda já não tem a peça nova de origem...

    Mais uma vez, muito obrigado pelo teu input.

    Abraço!
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    Mensagem  miguel almeida Ter 29 Mar 2016, 20:25

    A Honda nao tem ? ESTRANHO........
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    Mensagem  PedroF Qua 30 Mar 2016, 08:31

    Tens aqui
    http://www.ebay.com/itm/Starter-relay-solenoid-for-Honda-TRANSALP-600-1987-1999-VT600-1992-1999-/371583064246?hash=item56841398b6:g:cfEAAMXQhuVRSvM2&vxp=mtr

    ou aqui..
    http://www.ebay.com/itm/Motorcycle-Starter-Solenoid-Relay-For-HONDA-XL600-XL-600-TRANSALP-1989-1990-/111736371389?hash=item1a0401b8bd:g:xu0AAMXQydtTKT9S
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    Mensagem  motardleiria Qui 31 Mar 2016, 11:30

    miguel almeida escreveu:A Honda nao tem ? ESTRANHO........

    ...pelo menos foi o que me disseram no concessionário Honda...

    De qualquer modo até agora ela tem estado a arrancar normalmente, sem a mínima hesitação.
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    Mensagem  motardleiria Qui 31 Mar 2016, 11:32

    PedroF escreveu:Tens aqui
    http://www.ebay.com/itm/Starter-relay-solenoid-for-Honda-TRANSALP-600-1987-1999-VT600-1992-1999-/371583064246?hash=item56841398b6:g:cfEAAMXQhuVRSvM2&vxp=mtr

    ou aqui..
    http://www.ebay.com/itm/Motorcycle-Starter-Solenoid-Relay-For-HONDA-XL600-XL-600-TRANSALP-1989-1990-/111736371389?hash=item1a0401b8bd:g:xu0AAMXQydtTKT9S

    Vou dar uma vista de olhos, obrigado!

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