Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arco da velha?! 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Arco da velha?! 2438059070

4 participantes

    Arco da velha?!

    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Arco da velha?! Empty Arco da velha?!

    Mensagem  Transouto Ter 11 Set 2007, 17:05

    Arco da velha?! Onde fica isso?! Alguém sabe onde fica pelo menos o arco?!
    tongue bounce bounce bounce

    V
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  D'Artagnan Qui 27 Set 2007, 22:02

    Boas

    Onde está o Arco?

    Então e o raio da velha?

    Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz

    Boas curvas V
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  D'Artagnan Qui 27 Set 2007, 22:21

    Boas

    "1ª História do Arco da Velha"


    A Cidade Medieval de Trancoso , situada na Beira Alta, orgulha-se de ser a terra natal, provavelmente, do maior progenitoir português que, curiosamente, era o prior da localidade no século XV. Ao todo, o padre Francisco Costa deu origem a 299 filhos concebidos em 53 mulheres - 215 do sexo feminino e 85 do sexo masculino.
    Esta capacidade reprodutora, assente numa libertinagem sem fim, chegou a ser condenada pelo tribunal da época. Não obstante, a "proeza" ainda hoje é comentada e glosada pelos habitantes da cidade. A pena aplicada passava pelo arrastamento pelas ruas públicas, nos rabos dos cavalos. Posteriormente o seu corpo deveria ser esquartejado e posto aos quartos, sendo que a cabeça e as mãos seriam depositadas em diferentes distritos.
    Segundo o investigador Manuel Costa, a cópia da sentença, proferida em 1487, repousa actualmente na tranquilidade de um dos armários e maços do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.
    O padre Francisco Costa chegou a confessar que manteve relações sexuais com 29 afilhadas, de quem teve 97 filhas e 37 filhos. A essas adicionam-se aventuras com cinco irmãs, de onde brotaram mais 15 filhas.
    A lista não pára de crescer. Ao já avultado número, somam-se nove comadres, com um resultado de 38 filhos e 18 filhas, sete amas, que tiveram 29 filhos e cinco filhas; duas escravas que deram à luz 28 crianças; ainda gozou no leito de uma tia, Ana da Cunha, que lhe deu três filhas, e com a própria mãe que concebeu dois rebentos.
    Porém, considerando que, na época,a região do interior do país tinha poucos habitantes, o rei D. João II entendeu perdoar-lhe a pena e ordenou que fosse enviado para casa no dia 1 de Março desse mesmo ano. O fundamento da decisão da coroa real assentou no facto de " o padre Francisco Costa ter contribuído para o povoamento da Beira Alta".
    Hoje, grande parte dos habitantes da região goza do apelido "Costa". O facto não perdoa brincadeiras: "Não serás por acaso descendente do padre Francisco Costa?"- perguntam alguns.


    Boas curvas V


    Última edição por em Qua 03 Out 2007, 22:22, editado 1 vez(es)
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  D'Artagnan Qui 27 Set 2007, 22:30

    Boas

    "2ª História do arco da velha"


    Foi recebida na PJ a seguinte carta:

    Senhor Inspector:
    Não culpe ninguém pela minha morte. Deixei esta vida porque, por mais dias que eu vivesse, acabaria por morrer louco.
    Explico porquê. Senhor Delegado, tive a desdita de me casar com uma viúva, a qual tinha uma filha. Se eu soubesse o meu destino, senhor delegado, jamais teria casado. O meu pai, para maior desgraça, era viúvo, e quis a fatalidade que ele voltasse a casar com a filha da minha mulher. Resultou daí que a minha mulher se tornou sogra do meu pai, a minha enteada ficou a ser a minha mãe, e o meu pai ao mesmo tempo meu genro. Após alguns anos, a minha enteada deu à luz um menino, que se tornou meu irmão, porém, neto da minha mulher, de maneira que eu fiquei a ser avô do meu irmão.
    Com o decorrer do tempo a minha mulher também deu à luz um menino, que, como irmão da minha mãe, era cunhado do meu pai e tio do seu filho, passando a minha mulher a ser nora da sua própria filha, e eu, senhor delegado, fiquei a ser pai da minha mãe, irmão do meu pai e do meu filho. A minha mulher ficou a ser a minha avó, já que era mãe da minha mãe. Sendo assim, senhor delegado, acabei por ser avô de mim mesmo.
    Perante esta confusão, senhor Inspector, a coisa complicou-se tanto que resolvi desertar deste mundo maluco.


    Boas curvas V


    Última edição por em Qua 03 Out 2007, 22:22, editado 1 vez(es)
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  Transouto Sex 28 Set 2007, 09:02

    ..E não é que descobriste mesmo a história do Arco da Velha, sim senhor, digno de um Mosqueteiro... rabbit
    Sendo assim também vou tentar povoar alguma terra..... lol! lol!

    V
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  D'Artagnan Ter 04 Dez 2007, 10:51

    Boas

    Do arco-da-velha
    Coisas do arco-da-velha são coisas inacreditáveis, absurdas. Arco-da-velha é como é chamado o arco-íris em Portugal, e existem muitas lendas sobre suas propriedades mágicas. Uma delas é beber a água de um lugar e devolvê-la em outro - tanto que há quem defenda que "arco-da-velha" venha de arco da bere ("de beber", em italiano).
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  D'Artagnan Ter 04 Dez 2007, 10:54

    Boas



    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco-da-Velha
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  D'Artagnan Ter 04 Dez 2007, 11:03

    Boas

    "Arco-da-velha" também é música






    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 07 Mar 2008, 19:33

    Então?Ninguém sabe mais "histórias" do Arco da Velha? scratch
    lol! lol! lol! lol!
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  Philleas Dom 31 Ago 2008, 12:51

    Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo

    ]SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO


    (Autos arquivados na Torre do Tombo, Armário 5, Maço7)

    'Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos. Total:duzentos e noventa e nove filhos, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres'.

    agora vem o melhor:


    'El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo'.

    Bom fim de semana e tentem bater o record

    Conteúdo patrocinado


    Arco da velha?! Empty Re: Arco da velha?!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 04:50