Boas.
Não é na minha, mas a TA de um amigo está com uma avaria um pouco estranha e preciso de obter mais alguma opinião, até porque me ofereci para tratar do assunto e agora não estou a conseguir diagnosticar o problema.
Parada há algum tempo, precisou de uma bateria nova. Assim fiz. Formada e carregada a preceito funcionou perfeitamente.
Meia dúzia de voltas e bateria descarregada de novo.
Carreguei e de novo passado uns Km's, de novo sem carga.
Decidi analisar com mais cuidado.
Verifiquei e limpei toda a instalação eléctrica com especial atenção nos conetores. Tudo perfeito.
Medi a saída de tensão AC entre os 3 terminais do alternador e obtive o expectável, ou seja uns 50V a 4-5 mil rotações.
Tensão na bateria com motor parado 12V, motor a trabalhar e acelerado às 3-4 mil RPM sobe para cerca de 14V. Correto portanto.
Motor a trabalhar, desligo bornes da bateria e motor desliga!!!!!
Ui, que é isto?!
Voltei a medir tudo, mesmo sintoma.
Mudei regulador para um novo. Mesmas medições,... e mesmo problema?!!!
Mas que diabo. Se em rotação a tensão sobe aos 14V, mais ou menos, então estará a ser gerada carga do alternador, fornecida depois pelo regulador ao circuito, que carregará a bateria e alimentará o circuito do motor, não é?
Então como é que desligando a bateria o circuito de carga não alimenta o motor???
E esta, hem?
Não é na minha, mas a TA de um amigo está com uma avaria um pouco estranha e preciso de obter mais alguma opinião, até porque me ofereci para tratar do assunto e agora não estou a conseguir diagnosticar o problema.
Parada há algum tempo, precisou de uma bateria nova. Assim fiz. Formada e carregada a preceito funcionou perfeitamente.
Meia dúzia de voltas e bateria descarregada de novo.
Carreguei e de novo passado uns Km's, de novo sem carga.
Decidi analisar com mais cuidado.
Verifiquei e limpei toda a instalação eléctrica com especial atenção nos conetores. Tudo perfeito.
Medi a saída de tensão AC entre os 3 terminais do alternador e obtive o expectável, ou seja uns 50V a 4-5 mil rotações.
Tensão na bateria com motor parado 12V, motor a trabalhar e acelerado às 3-4 mil RPM sobe para cerca de 14V. Correto portanto.
Motor a trabalhar, desligo bornes da bateria e motor desliga!!!!!
Ui, que é isto?!
Voltei a medir tudo, mesmo sintoma.
Mudei regulador para um novo. Mesmas medições,... e mesmo problema?!!!
Mas que diabo. Se em rotação a tensão sobe aos 14V, mais ou menos, então estará a ser gerada carga do alternador, fornecida depois pelo regulador ao circuito, que carregará a bateria e alimentará o circuito do motor, não é?
Então como é que desligando a bateria o circuito de carga não alimenta o motor???
E esta, hem?