Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Honda Transalp XL 700 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Honda Transalp XL 700 2438059070

4 participantes

    Honda Transalp XL 700

    PauloASilva
    PauloASilva
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 12/06/2018

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V/2009
    Kms: 34000

    Honda Transalp XL 700 Empty Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PauloASilva Ter 12 Jun 2018, 12:31

    Caros,
    Prometo que se vier a montar uma Transalp faço uma apresentação em condições, por agora assola-me uma grande dúvida...

    Neste momento monto uma Aprilia Pegaso 650 Cube de 2000 (carburador duplo)
    No geral a mota é espetacular: divertida de conduzir e potente (sente-se o motor e responde bem).

    A mudar de montada procuro uma bi-cilíndrica e melhor aerodinâmica.
    Até ponderei a Aprilia Cappnord ETV 1000 (que já experimentei), mas não consigo arriscar sabendo que a Aprilia consegue estragar bons produtos com a péssima representação que tem em Portugal.

    Com 18 anos não me chateia que os retentores da bomba de água tenham que ser trocados, mas chateia-me que demorem 3 semanas a chegar (sendo que pedi com urgência e nem assim).
    Quem diz os retentores diz um guia da corrente ou outra peça qualquer: simplesmente não há stock de nada, para modelo nenhum.

    O tipo de utilização é maioritariamente asfalto mas quero a liberdade de sair para estradões.
    Diria que a minha viagem média é de >150Km (a (des)vantagem de morar no interior) e almejo muitas mais roadtrips com pendura e malas: recentemente fiz o sul de Espanha (até à Serra Nevada) e tenho na lista N2 e norte de África.

    Procuro essencialmente, como já referi:

    * BOA ASSISTÊNCIA/REPRESENTAÇÃO
    * boa aerodinâmica mas não quero um "mono" (e.g. Varadero)
    * bi-cilíndrica
    * igualmente potente (que se roda o punho e ela responde)

    Não consegui ainda experimentar a Honda Transalp XL 700 (2010 - ), pelo que gostava de ter o vosso feedback.

    Sei que não gostam que se fale noutras marcas e portanto não vou dizer que em alternativa vejo:

    * BMW F800
    * Triumph Tiger 800
    * Suzuki DL V-Strom 650 ou 1000 (os modelos mais recentes com bico)

    Agradeço àqueles que possam contribuir (de preferência de forma isenta).

    Um abraço,
    Paulo A. Silva
    souzix
    souzix
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 10
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2018

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 - 2002
    Kms: Ainda na rodagem...

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  souzix Qua 13 Jun 2018, 21:57

    Tirando a VL 650 Storm, todas as outras que falas são de outro patamar no que diz respeito a valores...
    Transalp e a Suzuki andam por volta dos 5000€ e qualquer uma das outras não encontras por menos de 7500€.
    Para mim a primeira coisa a definir quando se procura algo para comprar é quanto vais/podes gastar !
    PauloASilva
    PauloASilva
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 12/06/2018

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V/2009
    Kms: 34000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PauloASilva Qua 13 Jun 2018, 22:13

    Obrigado pelo feedback.

    Posso concluir que estás a sugerir que a Transalp e boa no segmento até aos €5000?

    De 2010 para a frente vejo-as a €6000 o que não anda longe do preço duma NC750X (sei que estou a misturar segmentos, mas continuo a falar de máquinas).

    Uma coisa que me "preocupa" nesta transalp é a caixa só ter 5 velocidades. Já na Pegaso falta uma 6a para rolar.
    PedroR
    PedroR
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 493
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 09/09/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
    Kms: 50.000 > 60.000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PedroR Sáb 16 Jun 2018, 11:34

    Não te preocupes em falar de outras motas cá no forum, pk são isso mesmo.... "outras motas"! Como se costuma dizer.. Há dois tipos de motas, A TranAlp e depois há as Outras! lol! lol!

    Btw... Dentro do segmento Trail até 700cc, para o valor até 5000€, sistema injecção, representação e fiabilidade, a Transalp 700 é capaz de ser a melhor aposta do mercado. De qualquer forma, nem tudo é um mar de rosas.

    Realmente sente-se a falta de uma caixa de 6 velocidade. Porém, é algo que pode ser minimizado com a alteração de relação pinhão/cremalheira aumentando o número de dentes do pinhão, com isto perdes um pouco de aceleração, mas alongas as velocidades.

    Dependendo da utilização maioritária que dás à mota, é uma alteração a ter em conta.

    Na minha humilde opinião e pela experiência que tenho:

    - Relação de Origem (15/47) - Utilização máxima da capacidade de carga (2 pessoas + malas)

    - Relação modificada (16/47) - Utilização intermédia da capacidade de carga (1 pessoa + malas ou 2 pessoas)

    - Relação modificada (17/47) - Utilização soft capacidade de carga (1 pessoa)

    Abraço!
    PauloASilva
    PauloASilva
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 12/06/2018

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V/2009
    Kms: 34000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PauloASilva Seg 18 Jun 2018, 07:44

    Excelente contributo @PedroR: Obrigado.

    A caixa de 5 velocidades é, talvez, a principal interrogação que tenho Sad
    Não gosto muito de alterações: se os engenheiros a conceberam assim, terá sido por alguma razão, em todo o caso percebo a lógica da tua sugestão.

    Uma coisa que já li e que vi pessoal a queixar-se foi da fuga do radiador, cuja reparação/substituição custa ~€400.
    Isto fora da garantida já é puxado...

    Abraço,
    Paulo A. Silva
    PedroR
    PedroR
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 493
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 09/09/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
    Kms: 50.000 > 60.000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PedroR Sex 22 Jun 2018, 09:03

    A questão do radiador é um problema conhecido. Nesta altura do campeonato, já não há TA700 abrangidas pela garantia, pelo que será uma reparação chata. Até à data, a minha TA ainda não manifestou esse problema. Pelo que é conhecido, a fuga no radiador acontece após quebra por stress de um dos apoios. Há já quem tenha conseguido uma reparação mais em conta com radiadores da concorrência.
    PauloASilva
    PauloASilva
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 12/06/2018

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V/2009
    Kms: 34000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PauloASilva Sex 22 Jun 2018, 12:03

    Será uma questão de sorte...
    Há possibilidade de reparação ou só mesmo por substituição?

    Tens uma XL700? Qual a experiência?
    Tens feito viagens longas nela? Como é em termos aerodinâmicos?
    E o punho, responde? Alteraste a relação?

    Grande abraço,
    Paulo A. Silva
    PedroR
    PedroR
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 493
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 09/09/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
    Kms: 50.000 > 60.000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PedroR Ter 26 Jun 2018, 11:16

    P: Há possibilidade de reparação ou só mesmo por substituição?
    R:
    Ambas as soluções

    P: Tens uma XL700?
    R:
    Sim, tenho.

    P: Qual a experiência? Tens feito viagens longas nela? Alteraste a relação?
    R:
    Em 40.000 km que fiz com ela, cerca de 75% foi a rolar em viagem com pendura e completamente carregada, desde Marrocos a Itália passando pelos Picos e Pirenéus, já rolou um pouco por todo o tipo de estradas, em todas as condições climatéricas e sempre carregada. Face ao que expus e para o tipo de utilização maioritária que faço, mantenho a relação de origem.

    P: Como é em termos aerodinâmicos? O punho, responde?
    R:
    Como eu sou "pequeno" (entenda-se 1,90m) só nas big trail é que me consigo esconder do vento, porém a TA700 com o vidro touring cumpre bem a sua função aerodinâmica. Não contes, porém, ter uma marquise que te protegerá de qualquer intempérie. Relativamente ao punho... A mota é bastante reactiva, ágil, expedita e dá gozo conduzir em qualquer circunstância. Se completamente carregada, nota-se bem o peso, mas é de fácil habituação e rapidamente se consegue impor um bom andamento. Não nos podemos esquecer que é um motor V2 atmosférico de injecção de 680cc e com 59cv, a resposta do motor é directamente proporcional à massa que precisa de deslocar. Ou seja... Quanto mais peso, menor é a aceleração, (i.e.) com a mota completamente carregada tens de planear e preparar as ultrapassagens. A única altura onde sinto necessidade mais motor é com a mota completamente carregada e acima dos 2000m de altitude. Porém, essa realidade é 3% dos km que percorri.

    P: Fiabilidade?
    R:
    Motor extremamente fiável, sem avarias  de motor conhecidas, nem consumo de óleo entre manutenções.

    P: Problemas / Avarias conhecidas?
    R:
     
    Arrow Má condutividade do cachimbo de vela de origem - Solução: [Fácil e barato] Substituição directa pelos da NGK
    Arrow Erro de leitura do nível de combustível por folga no eixo da régua de leitura da bóia de combustível - Solução: [Fácil e grátis] 5cm de arame / Clipe
    Arrow Quebra de apoio de radiador - Solução: [Moderado e menos caro] Reparação / [Moderado e mais caro] Substituição
    Arrow Shimming / vibração do guiador entre os 50km/h e 70km/h - Solução: Não é defeito, é feitio!  Honda Transalp XL 700 161678

    Em jeito de conclusão e de forma racional, é uma mota fantástica que serve e satisfaz em quase todas as circunstâncias. Sem dúvida alguma perfeita para o dia-a-dia e para viagens a solo, mas esforçada e cumpridora em viagens a dois.


    Para poderes analisar mais informação, podes clicar sobre o Icon do consumo médio que está na minha assinatura. Lá verás o registo de todas as manutenções e consumos de combustível.

    Forte abraço!
    PauloASilva
    PauloASilva
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 12/06/2018

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V/2009
    Kms: 34000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PauloASilva Ter 26 Jun 2018, 15:49

    PedroR,
    mais uma vez uma extraordinária resposta.

    É bom ler que "A mota é bastante reactiva, ágil, expedita e dá gozo conduzir em qualquer circunstância.": é exatamente isto que adoro na Pegaso.

    A utilização que faço da mota é semelhante à tua, sendo que pelo facto de viver no interior, faço viagens longas (~500Km) com alguma frequência. De resto são passeios a dois com malas.

    Neste momento o que procuro é essencialmente fiabilidade.
    Não me chateia assim tanto alguma vibração, é sinal que o motor está lá (ainda estou a equacionar a Tenere XT660Z), nem procuro uma marquise. O meu problema neste momento é a representação da Aprilia em Portugal: até agora numa Pegaso com 18 anos só tive problemas banais, mas que significam sempre pelo menos uma semana de paragem (a correr bem).

    É interessante referires os 2000m de altitude.
    Recentemente fomos à Serra Nevada e foi um jogo de caixa interessante Very Happy

    Quanto à TA estava à espera de as encontrar usadas de 2010 à volta de €5000, no entanto a oferta ronda os €6000. É um investimento considerável para passar dum 650cc para uma 700cc (680cc na verdade).

    Obrigado pelo excelente contributo.
    PedroR
    PedroR
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 493
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 09/09/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
    Kms: 50.000 > 60.000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PedroR Qua 27 Jun 2018, 11:32

    Face ao que respondeste, tenho duvidas que a XT660Z se adeque ao teu perfil.

    Sendo que os percursos longos e viagens a dois são a utilização maioritária, uma moto monocilindrica fica muito aquém. Posso-te dizer que profissionalmente tenho a oportunidade de conduzir uma XT660R e ela tem uma vibração constante acima dos 100km/h que se torna incomoda ao ponto de ficar com a mão dormente.

    Para o teu Budget e pelo que há disponível no mercado, a minha escolha seria entre a Transalp 700 ABS ou a Varadero 1000 de injecção e ABS.

    Abraço
    PauloASilva
    PauloASilva
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 12/06/2018

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V/2009
    Kms: 34000

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  PauloASilva Qua 27 Jun 2018, 11:51

    A Varadero é um bocado grande demais. Não me convence em termos de agilidade.

    O meu budget é um bocado psicológico: tenho dificuldade em convencer-me a gastar 10000€ numa AfricaTwin, quando posso gastar 6000€ numa TA que me vai proporcionar as mesmas experiência e ainda me deixa 4000€ no bolso para gasolina.
    E nesta aritmética ainda consigo encaixa seguro e IUC que fazem a balança pender para a TA.

    Gosto de "baby steps".de

    Mais uma vez Obrigado.
    Vou começar e experimentar TAs :-)

    Abraço,
    Paulo A. Silva
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  fpniva Ter 03 Jul 2018, 10:23

    Boas!
    Não tenho a TA700 que procuras, mas podemos combinar um café e dás uma voltinha na minha XL600V para sentires o V2 Wink
    (Estando eu a puxar a brasa às sardinhas da TA lol!  )
    Não é para a vender (não a vendo tão prestes), é mesmo só para esperimentares Wink

    Conteúdo patrocinado


    Honda Transalp XL 700 Empty Re: Honda Transalp XL 700

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 07 maio 2024, 04:53