Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ponto tacão em mota 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! ponto tacão em mota 2438059070

+4
FALP
Transouto
RainMaker
Ground_Zero
8 participantes

    ponto tacão em mota

    Ground_Zero
    Ground_Zero
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 180
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 29/01/2008

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Sem Mota
    Kms:

    ponto tacão em mota Empty ponto tacão em mota

    Mensagem  Ground_Zero Qui 21 Ago 2008, 08:04

    boas pessoal...

    nao sei se voces estao a perceber o que eu quero dizer com ponto tacão nas motas mas é quando fazemos uma redução acelarar no meio da mudança... isto é um vicio antigo que vem das 50 .... a pouco tempo estive a falar com o sr da honda ele disse -me para nao o fazer porque como era de 2 cilindros estava a injectar gasolina para 2 cilindros de 500 cc cada um... e que nas motas de 4 cilindros era até saudavel...

    o que os srs tecnicos tem a dizer disto???




    deixo aqui um video de um carro a fazer o tal ponto tacão
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  RainMaker Qui 21 Ago 2008, 08:32

    por acaso costumo fazer isso algumas vezes, mas é por simplesmente não ouvir o clack da mudança abaixo a engatar, pois dando um "toque de punho" a mudança engata suavemente e não "dá o estalo" ao entrar... na volta estou a fazer uma grande asneira...

    Ground_zero : pelo que sei os pilotos de F1 faziam isso para manter as rotações em alta e não deixar o motor perder rotações, pelo que sei já não fazem isso porque as rotações já sobem muito rapidamente e não há essa necessidade de gastar um pouco mais de combustível... no resto das competições motorizadas não sei se ainda é habito isso ser feito...

    RainMaker
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  Transouto Qui 21 Ago 2008, 08:42

    A minha Transalp não faz reduções, é sempre a meter mudança acima, quando tiver de reduzir é para parar.... lol! lol! lol! Por acaso o ponto tacão é um hábito que eu nunca tive, dá-me a sensação que é igual aos camionistas quando tinha de meter mudança eram mesmo obrigados a fazer isso senão elas não entravam.... geek

    V
    FALP
    FALP
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 643
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms:

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  FALP Qui 21 Ago 2008, 11:14

    RainMaker escreveu:por acaso costumo fazer isso algumas vezes, mas é por simplesmente não ouvir o clack da mudança abaixo a engatar, pois dando um "toque de punho" a mudança engata suavemente e não "dá o estalo" ao entrar... na volta estou a fazer uma grande asneira...

    x2 cyclops e não dando o estalo, tb não dá um esticão na corrente... cyclops
    Ground_Zero
    Ground_Zero
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 180
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 29/01/2008

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Sem Mota
    Kms:

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  Ground_Zero Qui 21 Ago 2008, 13:12

    pois mesmo no carro custumo fazer quando são reduçoes mais bruscas .... mas desde que o homem me disse isso tenho tentado nao fazer....

    deve-se fazer ou nao??? é a minha grande questao....
    FALP
    FALP
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 643
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms:

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  FALP Qui 21 Ago 2008, 13:14

    FALP escreveu:
    RainMaker escreveu:por acaso costumo fazer isso algumas vezes, mas é por simplesmente não ouvir o clack da mudança abaixo a engatar, pois dando um "toque de punho" a mudança engata suavemente e não "dá o estalo" ao entrar... na volta estou a fazer uma grande asneira...

    x2 cyclops e não dando o estalo, tb não dá um esticão na corrente... cyclops
    Nem uma traseirada.. cyclops já me esquecia... cyclops
    angel99
    angel99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 197
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 22/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  angel99 Qui 21 Ago 2008, 13:41

    Transouto escreveu:A minha Transalp não faz reduções, é sempre a meter mudança acima, quando tiver de reduzir é para parar.... lol! lol! lol! Por acaso o ponto tacão é um hábito que eu nunca tive, dá-me a sensação que é igual aos camionistas quando tinha de meter mudança eram mesmo obrigados a fazer isso senão elas não entravam.... geek

    V

    isso fazia-se/faz-se nos camiões apenas pela seguinte razão: é necessário sincronizar a rotação da caixa com o volante do motor e só se faz a meter uma mudança acima...

    os camiões como teem redutoras nos cubos, a caixa é "rápida" (não sei se me fiz entender)

    desta forma e por exemplo vais em terceira carregado a puxar e queres meter quarta, o carro vai prai a 50, mas a caixa vai muito rapida, por isso é necessário fazer uma dupla desembraiagem e acelerar no meio

    básicamente faz-se asim:

    acelera-se em 4a
    desembraia-se e larga-se o pedal
    dá-se aquele gaszinho
    e mete 5a e mais gaz

    desta forma a rotação não cai tanto e a mudança tambem entra mais suave...

    na mota não vale a pena fazer isso ( penso eu) mais vale fazer a embraiagem patinar um pouco nas reduções para evitar o esticão e as mudanças entram todas suavemente...
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  Tarz Qui 21 Ago 2008, 16:28

    Deves fazer!
    Eu faço-o sempre (salvo seja).

    A muitos anos quando tinha um corsa B, e menos cabelos brancos, apostei como usaria a embraiagem só para arrancar e parar o carro e que ia de 1ª a 5ª e voltava a 1ª sem embraiagem. Ora, ganhei a aposta. A explicação é simples:
    Se igualares a rotação das rodas à da caixa, a velocidade entra sem estalos ou arranhar ou seja o que for. Isso consegue-se fazendo o tacão. Agora notem que se usarem a embraiagem e picarem o acelerador (tacão) mesmo com a embraiagem no fundo, especialmente nas reduções, a rotação da caixa de velocidades vai ser "igual" à rotação das rodas, e como já foi dito aqui (sincronizar), não vai dar esticão na corrente nem vai arrastar o pneu. A coisa entra extremamente suave.
    Quando aumento a velocidade, não costumo fazer, mas ao reduzir, faço sempre. Temos de conhecer bem o motor/caixa para saber a quantidade de aceleração é necessária, mas isso aprende-se.

    Se me disserem que vai consumir mais, eu acredito, mas poupo esse aumento acelerando progressivamente em vez de acelerador ao fundo (e fico a ganhar Smile).

    Tarz
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  Philleas Qui 21 Ago 2008, 16:35

    Tacão ou Duplas só gastam, gastam gasolina e gastam embraiagem.
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  kamikaze Qui 21 Ago 2008, 16:42

    Ground_Zero escreveu:boas pessoal...

    nao sei se voces estao a perceber o que eu quero dizer com ponto tacão nas motas mas é quando fazemos uma redução acelarar no meio da mudança... isto é um vicio antigo que vem das 50 .... a pouco tempo estive a falar com o sr da honda ele disse -me para nao o fazer porque como era de 2 cilindros estava a injectar gasolina para 2 cilindros de 500 cc cada um... e que nas motas de 4 cilindros era até saudavel...

    o que os srs tecnicos tem a dizer disto???




    deixo aqui um video de um carro a fazer o tal ponto tacão



    Normalmente faz-se ponto tacão num carro de tracção trazeria para dar aceleração ao ás rodas de modo a não bloquearem visto que só se faz a travar. se tiverem um carro de tracção trazeria e gostarem de andar a "rasgar", sabem do que é que estou a falar:!: Question Rolling Eyes

    Nas motas só se acelera quando se se reduz para dar velocidade à caixa de modo a que as anilhas sincronisadoras com os carretos. Sempre fiz isso nunca tive problemas. Se a gasolina entrar em excesso sai em forma de rater pelo escape e tinha de ser muita para causar danos tipo partir uma biela, ...etc. Suspect

    Conteúdo patrocinado


    ponto tacão em mota Empty Re: ponto tacão em mota

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 07:53