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Velas de ignição. 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Velas de ignição. 2438059070

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    Mensagem  Rui Tavares Ter 14 Jul 2009, 12:47

    Curiosamente, ou eu é que pesquisei mal, não encontro nenhum post sobre velas.
    A TA leva 4 velas, isso já sabemos, mas quais as que recomendam?
    Duas das velas estão num lugar "estranho" e pouco acessivel. Como as mudam?
    Se não se tiver a ferramenta de origem, que eu presumo incluirá uma chave de velas compatível, que tipo de chave de velas usam?
    Abraço
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    Mensagem  Pedro Marques Alves Ter 14 Jul 2009, 12:54

    Olá Rui

    Aconselho-te vivamente a comprares uma chave de origem...

    Mudei as velas este fim de semana e as de dificil acesso, é uma pessegada...tens que tirar o banco, desapertar o depósito...

    Amanhã dou-te a referência das velas, ou então pesquisa, no Forum, o link onde consta o manual Haynes. Aí encontrarás as velas aconselhadas para a tua moto

    Abraço

    Pedro
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    Mensagem  lowrider Ter 14 Jul 2009, 12:55

    Rui Tavares escreveu:Curiosamente, ou eu é que pesquisei mal, não encontro nenhum post sobre velas.
    A TA leva 4 velas, isso já sabemos, mas quais as que recomendam?
    Duas das velas estão num lugar "estranho" e pouco acessivel. Como as mudam?
    Se não se tiver a ferramenta de origem, que eu presumo incluirá uma chave de velas compatível, que tipo de chave de velas usam?
    Abraço

    Acho que havia qlq coisa no meu tópico dos CDIs.

    Aceder ás velas: 2 (1 em cada cilindro) são facilmente acessiveis. As outras duas tens de tirar o deposito de gasolina e o radiador respectivamente.
    Chaves: Precisas disto Velas de ignição. 026.270_mini

    (nota: as chaves de velas que tens das scooters,não dão)

    cumps
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    Mensagem  lowrider Ter 14 Jul 2009, 13:02

    Confirma-se. neste topico fala-se de velas.

    Mais: ve este link e este também.

    cheers mate
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    Mensagem  Rui Tavares Ter 14 Jul 2009, 13:04

    Com as chaves de origem já se consegue aceder às 4 velas sem desmontar metade da mota?
    No Porto onde compro essas chaves originais?
    Abraço
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    Mensagem  Fabião Ter 14 Jul 2009, 13:37

    Rui
    so precisas de despartar o deposito e pô-lo um bocado para o lado esquerdo para tirares a vela de topo do cilindro de trás, no cilindro da frente a chave que vem com a mota ( as TA trazem ferramenta) com jeitinho consegues meter a mão entre o radiador e a cabeça do cilindro
    deixas descair a chave e ela encaixa na vela. A chave de velas supostamente trará uma borracha que permite que a vela venha agarrada a chave e não fique solta na cabeça. Para por vela nova, metes 1º na chave que ela prende com a borrachinha deopis deixas decair novamente e apertas, aquando de toda apertada a força da borracha não é suficiente para lá deixar a chave por isso não custa tira-la. Cetifica-te só que elas ficam bem postas de moto a o motor n perder compressão por lá e não haver fugas. tem cuidado coma força de aperto porque muita força nunca é bom, basta ficar apertado. Muita arriscas-te a partir a rosca e a que a vela depois seja dificil de tirar.

    Velas aconcelho NGK.

    Isto é para a transalp 600. não sei se as irmãs mais novas é da mesma maneira.

    Abraço

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    Mensagem  Rui Tavares Ter 14 Jul 2009, 13:40

    Obrigado.
    Já estou esclarecido.
    Falta-me agora encontrar à venda a chave de velas e saber a referência da NGK por exemplo.
    Abraço
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    Mensagem  Fabião Ter 14 Jul 2009, 13:51

    Referencia das velas é: NGK DPR8EA 9, quanto a chave, se vires nas TA a ferramenta está do lado esquerdo mesmo antes do pisca e abre com a chave da ignição. Por norma há lá toda a ferramenta precisa para abrir a TA eu gosto mais de um Roquete coma chave 10 e 13.



    Abraço

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    Mensagem  Rui Tavares Ter 14 Jul 2009, 14:55

    10 e 13 para as velas?
    Não é 18?
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    Mensagem  Fabião Ter 14 Jul 2009, 16:08

    a 10 é para quase todos os parafusos da TA e a 13 é para o deposito se não tou em erro. Para velas é outra que n sei a medida e tem que ter a tal borracha por dentro para trazer a vela para cima, porque n a consegues ir buscar com a mão, tem que vir agarrada a chave. experiementa 1º uma das laterias e depois então vai as de topo.


    Abraço

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    Mensagem  Cou Ter 14 Jul 2009, 16:44

    Boas Cool
    Não te esqueças que antes de tirar as velas convem soprar com o compressor as mesmas para sair o lixo, se não vai tudo lá para dentro What a Face
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    Mensagem  Rui Tavares Ter 14 Jul 2009, 20:25

    Ok.
    Só me falta saber se no Porto consigo comprar a tal chave de velas!
    Abraço
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    Mensagem  CSampaio Ter 14 Jul 2009, 20:28

    Rui vai à rua do Almada ao Zé, aquela lojinha pequenina quem desce do lado direito aí uns 100 metros antes do café O Cão que Fuma, creio que le deve ter.
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    Mensagem  Rui Tavares Ter 14 Jul 2009, 21:49

    @Csampaio: Deves estar a referir-te a uma loja que conheço como o "Torres". Mas se não fôr procuro o tal café.
    Obrigado pela ajuda, vou lá amanhã.
    Abraço
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    Mensagem  Transouto Qua 15 Jul 2009, 01:27

    Eu cá não posso ajudar, sou dos que leva a mota ao mecânico, que é quem trata bem dela...

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    Mensagem  Rui Tavares Qua 15 Jul 2009, 12:40

    Encontrei.
    A loja sempre é a que eu pensava. O que me estava a causar confusão era o café e na verdade é um restaurante.
    Eles não tinham a chave de velas, pois o mais vulgar é as velas serem 21 ou 16 e as da TA são 18.
    No entanto, mesmo em frente, numa loja de ferragens comprei uma chave de tubos 18X19 que entra bem na vela. Veremos agora se para as mudar não tenho de desmontar meia mota Very Happy
    Obrigado e abraço.
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    Mensagem  Rui Tavares Qua 15 Jul 2009, 20:55

    Velas Aka "A Saga".
    Quem me conhece sabes que mantenho com as velas uma relação de amor-ódio.
    Já me queimei com velas na Igreja mas não deixei de as oferecer.
    Derreto as velas dos bolos de aniversário até ao bolo, mas não deixo de fazer anos por isso.
    Embirro em usar as velas que acho correctas em vez das recomendadas.
    Acho que um motor que anda mal é sempre por causa das ditas.

    Enfim, histórias.
    Assim decidi deitar mãos à obra e trocas as velas de uma 600V.
    Compra-las foi o mais fácil, agora para as mudar foi outra conversa.
    Começa pelo facto de uma dois cilindros levar quatro velas o que me obrigou a ir à oficina duas vezes e continua pela dificuldade em encontrar uma chave de velas do tamanho correcto, pois apenas encontrei com facilidade os tamanhos de 21 e de 16. Ora as velas da TA usam uma chave 18. Usei assim uma chave de tubos normal e troquei sem dificuldade duas das velas.
    Para as outras duas faz falta um guia:

    -Reunam uma lanterna, as velas claro, um alicate de pontas, uma chave 14, uma chave philips, uma chave de tubos 18, um pedaço de papel e mais paciência do que aquela que precisam para aturar o adolescente lá de casa. Haverá quem faça também uma reza nesta altura, mas isso fica de acordo com as crenças de cada um.
    Com a chave philips desmontem a carenagem do lado esquerdo e tentem tira-la com as Crash-Bars montadas praguejando apenas duas vezes por minuto.
    -Retirada a carenagem lamentem-se dos arranhões e soltem a lampada do pisca pra evitar o continuar das asneiras.
    -Desmontem os 3 parafusos do radiador (Sim, não estou a gozar, radiador!) e desloquem-no para fora até um pouco antes de arrancarem os tubos de água.
    -Retirem o cachimbo e por esta altura já têm pelo menos dois dedos com cortes. (Podem praguejar mais um pouco agora, alivia)
    -Insiram a chave de tubos que só fica bem encaixada lá pela décima tentativa e depois tentem roda-la, lembrando-se de que aquela vela já não sai dali há uns tempos.
    -Depois de desapertada contem com uma horita para a conseguir pescar e isto se tiverem uma lanterna e um bom alicate de pontas. Não é fácil.
    -Não atirem a nova lá para dentro! Encaixem-na na chave de tubos com um pouco de papel a prender. Rodem com o cuidado habitual e trilhem os dedos mais uma vez ou duas.
    -Reponham o cachimbo e sentem-se a descansar amaldiçoando a hora em que decidiram não entregar o trabalho a uma oficina.
    -Passem ao outro lado da mota e constatem que para chegar à vela que falta têm de desmontar a tampa lateral da mota, o assento e... o depósito!! Sim o depósito, e só vão reparar que se esqueceram de tirar o tubo da gasolina ou pelo menos fechar a torneira depois de ele ter tombado para a esquerda e derramado gasolina por todo o lado. Com a pressa vão querer pousa-lo rápidamente e ou vão escolher um chão de cimento que o vai arranhar todo, ou o pousam em cima do assento já desmontado de forma a que alguma da gasolina pingue lá de forma a posteriormente passar para as vossas calças.
    -Depois da vela anterior, esta é canja. Basta "enfiar" a chave de velas, rodar trilhando os dedos apenas uma vez, tirar a vela velha com o mesmo alicate de à pouco e usando outro papelinho para a prender na chave de tubos, apertar a nova.
    -Se ainda tiverem paciência e se a vossa filha ainda não tiver telefonado 20 vezes para a irem buscar, recoloquem a metade da mota que desmontaram. Caso contrário lavem as mão e pensem numa boa desculpa para não terem de terminar amanhã, por exemplo: e se eu aproveitasse e mudasse o óleo? Assim sempre adiam descobrir que moeram vários parafusos e que metade deles foram para o Céu dos parafusos que é o sítio para onde desaparecem as peças que não conhecemos bem.
    -Lavem as mãos e "lambam" as feridas.
    Abraço
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    Mensagem  Transouto Qua 15 Jul 2009, 23:45

    Muito bem Rui, e será caso para dizer: A saga continua...
    Excelente trabalho cheers

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    Mensagem  lowrider Qui 16 Jul 2009, 08:57

    Rui, conheço bem a tua saga com velas vi logo que era uma das coisas que ias logo trocar na tua TA.

    Está uma excelente descrição de troca de velas, passo a passo.
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    Mensagem  RainMaker Qui 16 Jul 2009, 11:32

    epá, ó Rui eu não me ria assim há algum tempo pah !!!!

    que relato fenomenal !! estou desejando que decidas voltar a mexer na parte mecÂnica da mota novamente só com a espectativa de um relato semelhante !!

    espectacular Smile

    Um abraço,

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    Mensagem  Potransalp Qui 16 Jul 2009, 14:06

    Rui o texto está excelente!! lol!

    Nunca mudei em casa as velas da minha. Já sabia que era uma operação mais complicada do que "tira-velha-mete-nova"!! Quando quiser mudar certamente vou imprimir o teu texto e levá-lo pra garagem... Numa folha A1 para pousar o depósito... eh, eh!

    Uma nota: acho que este texto não devia estar na secção Mecânica, devia estar nas Crónicas: Dia de Aventura: Uma Volta à Nossa Senhora da Velas. Os moderadores é que sabem...
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    Mensagem  TrAnsAlper Qui 16 Jul 2009, 15:24

    lol!
    Grande aventura!
    O lowrider já me tinha contado algo idêntico. Very Happy

    Muito melhor explicado que no manual de manutenção! Laughing

    Boas transalpadas.
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    Mensagem  CSampaio Qui 16 Jul 2009, 20:11

    Fônchasse, eu depois do que li e a vontade que costumo ter para praguejar, certamente que se me metesse a fazer esta operação os meus vizinhos deixavam de falar comigo, ainda íam dizer que eu estou possuido pelo Twisted Evil demo Twisted Evil é melhor levá-la ao mecânico Razz Razz
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    Mensagem  Rui Tavares Qui 16 Jul 2009, 23:16

    Laughing
    Ainda bem que gostaram. Foi escrito uma meia horita depois da aventura, já tinha arrefecido um pouco, pois se tivesse sido logo acho que ía ser o user a ser chamado à atenção com menos posts.
    Agora a sério. Até achei piada. Claro que houve alturas em que já não estava a achar graça nenhuma, mas agora até gostei de ler o que escrevi.
    Esqueci foi de referir um ponto com alguma importância, mas que seria giro era se em vez de texto fosse um cartoon:
    É que eu estava de fato e gravata!Razz
    A sério!
    Eu julgava que íam ser 5 minutos, por isso nem mudei de roupa. Razz
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    Mensagem  Transouto Sex 17 Jul 2009, 21:34

    ...e a gravata, serviu para limpar o suor? Razz Deve ter sido mesmo uma aventura, só filmado mesmo..... lol!

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