Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Planeamento de viagens  Sites uteis 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Planeamento de viagens  Sites uteis 2438059070

5 participantes

    Planeamento de viagens Sites uteis

    luisandrecunha
    luisandrecunha
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 10/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600
    Kms:

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  luisandrecunha Qui 28 Jan 2010, 23:41

    Caros,

    descobri durante uma pesquisa na net um site para planeamento de viagens com recurso ao google maps o nome é Motowhere e o site:

    http://www.motowhere.com/

    Permite criar rotas com descrições e afins... A meu ver ainda está verdinho, poderia ter mais opções tal como impressão de roadbook e afins...

    Tem a funcionalidade de exportar a rota para visualização/edição no Google Earth via ficheiro .kml e também para ficheiro .gpx (utilizado nos GPSs).

    Criei uma viagem de teste: http://www.motowhere.com/maps/route/Lisboa-Sesimbra-Arr-bida-Setubal-Troia-Lisboa Planeamento de viagens  Sites uteis 238252

    É o primeiro que vejo dedicado a viagens de mota, conhecem mais algum do género?


    Abraços,
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  Transouto Ter 02 Fev 2010, 14:41

    Boa luisandrecunha, na falta de3 mais opções, temos então esta tua sugestão, obrigado pela partilha..

    V
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  antonio.q Ter 02 Fev 2010, 17:48

    Agora já é preciso programas para planear viagens? Não basta pegar num mapa, carregar a moto e arrancar?

    Nunca fiz grandes planeamentos nas minhas viagens e não sei viajar de outra forma. É claro que é preciso ter uma linha de rumo para seguir mas não é para seguir à risca senão a viagem perde o interesse. Tem de haver uma certa liberdade para nos podermos "perder" e ir por estradas desconhecidas.
    Sei que há quem viaje com tudo programado ao pormenor mas basta falhar alguma coisa e deita todo o plano a perder. Mais vale ir só com o dia de regresso definido.

    Mas, com planos mais ou menos preparados o que é preciso é ir até qualquer lado.

    Cuidado na estrada!
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  TodayAdventure Ter 02 Fev 2010, 18:19

    antonio.q escreveu:Agora já é preciso programas para planear viagens? Não basta pegar num mapa, carregar a moto e arrancar?

    Nunca fiz grandes planeamentos nas minhas viagens e não sei viajar de outra forma. É claro que é preciso ter uma linha de rumo para seguir mas não é para seguir à risca senão a viagem perde o interesse. Tem de haver uma certa liberdade para nos podermos "perder" e ir por estradas desconhecidas.
    Sei que há quem viaje com tudo programado ao pormenor mas basta falhar alguma coisa e deita todo o plano a perder. Mais vale ir só com o dia de regresso definido.

    Mas, com planos mais ou menos preparados o que é preciso é ir até qualquer lado.

    Eh eh eh! Planeamento de viagens  Sites uteis 463778 Planeamento de viagens  Sites uteis 463778 Planeamento de viagens  Sites uteis 463778

    Tal e qual! Eu não diria melhor e o António mencionou tudo o que é importante: que o que é preciso é IR e que o dito "planeamento" não tem grande importância (aliás, não tem quase nenhuma).

    Há muitos viajantes que o põem plain and simple: a verdadeira viagem começa no momento em que nos "perdemos". Eu também gosto de vadiar sem grandes planos e pouco mais do que uma direcção. Reconheço no entanto que quem experimenta a verdadeira liberdade de andar sem destino ao sabor do que nos desperta interesse, é uma casta especial e minoritária de motociclistas que percorre grandes distâncias com "todo o tempo do mundo" à sua frente. Na prática, a maior parte de nós tem sempre alguns contrangimentos de tempo e sente sempre necessidade de algum tipo de planeamento. Para esses, o meu "conselho" é tentarem manter a maior flexibilidade de planos possível, em vez de irem com uma "lista de alvos a abater" (pontos "turísticos" a visitar) e pararem e disfrutarem dos locais e das pessoas onde/com quem se sentirem bem. Planeamento de viagens  Sites uteis Icon_biggrin Poderão acabar por experimentar a melhor viagem de sempre!

    Zé Paulo.
    vitorsousa
    vitorsousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 841
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 15/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: APEADO
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  vitorsousa Qua 03 Fev 2010, 10:08

    TodayAdventure escreveu:
    antonio.q escreveu:Agora já é preciso programas para planear viagens? Não basta pegar num mapa, carregar a moto e arrancar?

    ...........

    Eh eh eh! Planeamento de viagens  Sites uteis 463778 Planeamento de viagens  Sites uteis 463778 Planeamento de viagens  Sites uteis 463778

    Tal e qual! Eu não diria melhor e o António mencionou tudo o que é importante: que o que é preciso é IR e que o dito "planeamento" não tem grande importância (aliás, não tem quase nenhuma).

    .................................................
    Zé Paulo.

    Tal e qual, mas estes 2 viajantes nunca ou raramente levam a Maria atrás.....e quando a Maria exige que o pequeno passeio "meta" férias na praia, então.......só se resolve com planeamento e muito Very Happy Very Happy Very Happy , isto e mais 3 pequenos factores, sincronizar férias, tempo contado (, "guito" também Very Happy) e fobia a parques de campismo (a última experiência remonta a 2007, Junho, Évora, Verão e choveu de tal forma que julguei que o parque de campismo tinha sido "invadido" pelo rio Xarrama.....os meus amigos, que ficaram em tendas, tiverem que pedir emprestados uns remos para se debaterem com a enchente Very Happy Very Happy Very Happy ), foi uma experiência a nunca mais "experimentar".......

    Mas o gosto do planeamento e da antecipação, dá um gozo do caraças.....faz tudo parte da diversidade do "nosso mundo".

    A minha vénia a estes 2 viajantes e aventureiros, têm aqui um admirador e um leitor atento das vossas aventuras.

    Aquele abraço

    Vitor
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  Transouto Qua 03 Fev 2010, 12:22

    ..neste seguimento, aventura mesmo será fazer a viagem sem os actuais GPS.... Planeamento de viagens  Sites uteis Icon_biggrin

    V
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  TodayAdventure Qua 03 Fev 2010, 19:11

    Transouto escreveu:..neste seguimento, aventura mesmo será fazer a viagem sem os actuais GPS.... Planeamento de viagens  Sites uteis Icon_biggrin

    V

    Em grandes viagens creio que só uma vez usei/levei o GPS - uma viagem a ida e volta de Lisboa a Berlim. Planeamento de viagens  Sites uteis Icon_lol O GPS para mim é realmente útil e é quase insubstituível em apenas dois casos: na navegação por azimute em zonas desertas e na cidade, quando conhecemos mal os locais e queremos ir para uma morada ou coordenadas concretas.

    vitorsousa escreveu:

    Tal e qual, mas estes 2 viajantes nunca ou raramente levam a Maria atrás.....e quando a Maria exige que o pequeno passeio "meta" férias na praia, então.......só se resolve com planeamento e muito Very Happy Very Happy Very Happy , isto e mais 3 pequenos factores, sincronizar férias, tempo contado (, "guito" também Very Happy) e fobia a parques de campismo (a última experiência remonta a 2007, Junho, Évora, Verão e choveu de tal forma que julguei que o parque de campismo tinha sido "invadido" pelo rio Xarrama.....os meus amigos, que ficaram em tendas, tiverem que pedir emprestados uns remos para se debaterem com a enchente Very Happy Very Happy Very Happy ), foi uma experiência a nunca mais "experimentar".......

    Mas o gosto do planeamento e da antecipação, dá um gozo do caraças.....faz tudo parte da diversidade do "nosso mundo".

    O Real McCoy (verdadeiro vadio viajante) é o António. Eu limito-me a brincar aos viajantes durante 2 ou 3 semanas no Verão. Mas creio que dá para sentir o "perfume da improvisação" e da vadiagem sem "grandes planos".

    É verdade que normalmente com pendura se têm que ter outros cuidados no planeamento. Mas mais uma vez, tudo depende das pessoas em causa. De facto nunca tive uma pendura que alinhasse nas minhas formas de viajar mais... radicais... Planeamento de viagens  Sites uteis Icon_biggrin Mas verdade se diga que raríssimamente encontrei companheiros(as) de aventuras com uma onda de viagem semelhante à minha. Gostos semelhantes por viajar à ciganito e sem planos, que também chegue às 8 ou 9 da noite (ou às vezes mais tarde) sem preocupações sobre o local onde vão dormir, só porque está a saber divinalmente viajar ao final do dia... Mas eles (e elas) existem e estão por aí dispersos pelo mundo. Nos vídeos editados pelo portal Horizons Unlimited, por exemplo, há muitos testemulhos de gente que anda a viajar de moto como o Queirós fez meses a fio e como eu tento ensaiar meia dúzia de dias no Verão. Por isso deverá haver alguma "Maria" out there (não necessariamente a "nossa" Planeamento de viagens  Sites uteis 161678 ) que gosta das coisas ao improviso...

    O campismo pode ser uma experiência maravilhosa, mas também pode traumatizante para alguém que não tenha o devido "mind set" (mentalização). Exemplo: chuvas, mosquitos... De qualquer modo para mim, o campismo não é de forma alguma uma obrigação, mas uma possibilidade (que alterno com algumas outras) que em certos locais é precisamente aquilo que faz sentido. E quando é assim, é uma das formas mais harmoniosas que se andar a conhecer outras paragens. Há momentos de campismo "selvagem" que nunca esquecerei. Mas o campismo, como forma de pernoita, é apenas uma das facetas da viagem de improviso... Fico-me no entanto, para já, por aqui.... Planeamento de viagens  Sites uteis Icon_wink

    Ainda acerca do planeamento, eu na verdade até faço alguma forma de preparação, cá à minha maneira. Vou lendo livros, guias, durante o ano, trocando impressões com outros. Poucos dias antes de me poder libertar, compro um ou dois mapas do local escolhido e lá vou eu. E nessa altura já sei alguma coisa dos locais para onde vou e tenho uma ideia da direcção que vou tomar. Mas é só durante a viagem que vou acertando o trajecto, de acordo com as vontades e com o que vou vendo e aprendendo. Tá visto que desta forma nunca hei-de ir para locais que requerem necessariamente preparação. Vou ter que fazer algumas concessões um dia!... Planeamento de viagens  Sites uteis 161678

    Zé Paulo.
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  antonio.q Qua 03 Fev 2010, 19:41

    Eu quando disse que não planeava as viagens era no sentido de dizer que não faço reservas (em hotéis ou campismo) antecipadamente.
    Claro que estudo o trajecto a efectuar, procurando sempre ir por um lado e vir por outro. Também procuro informações sobre os locais onde vou passar senão posso falhar algum ponto interessante e nunca mais ir para aqueles lados.
    Lembro-me que na primeira vez que fui aos Pirenéus com dois amigos que no penúltimo dia, já estávamos a iniciar o regresso, fizemos um desvio e ainda fomos atrás uns quarenta quilómetros ver os "Mallos de Riglos", que é uma formação rochosa próximo de Ayerbe, Jaca. Felizmente já voltei aos Pirenéus mais meia dúzia de vezes e algumas delas outra vez aos "Mallos".
    Eu sei que a maior parte das pessoas tem limitações de tempo e familiares, por isso não será fácil, mas tirar uns dez dias para ir dar uma volta por Espanha (ainda é relativamente barato, em relação aos outros países europeus) que fica aqui mesmo ao lado é capaz de não ser assim tão difícil. Ou ir até Marrocos, é fácil andar por lá.
    Há uns vinte anos ia a muitas concentrações e conheci muito do nosso Portugal, mas em poucos anos deixei de ir. Tornaram-se um negócio demasiado caro para mim como participante e pagante.
    Mas voltando ao assunto.
    Tenda na moto e vamos embora...
    luisandrecunha
    luisandrecunha
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 10/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600
    Kms:

    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  luisandrecunha Qui 04 Fev 2010, 14:13

    Meus caros,

    eu também sou da opinião de que o verdadeiro prazer de andar de mota está na liberdade de escolher o caminho a percorrer a partir do próximo cruzamento! No entanto, quando um grupinho combina viajar, em que todos estão dispersos pela cidade ou mesmo região, é necessário haver um estudo logistico prévio, recorrendo a sites como o que apresentei.

    O site motowhere prima pela componente de partilha de percursos/trajectos entre pessoas com o mesmo espirito de viajante, bom centro de informação de quem já fez um percurso e o partilha para que outros possam disfrutar da mesma passeata.

    O importante é o gosto por andar de mota amigos.

    Grande abraço,

    Conteúdo patrocinado


    Planeamento de viagens  Sites uteis Empty Re: Planeamento de viagens Sites uteis

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 17:12