Boas Pessoal
Este fds fui tirar/participar no curso de TT da motoXplores
Tenho-vos a dizer que vale bem a pena, pois passa-se um fds bem bom.
Durante o curso aprende-se inúmeras técnicas de condução fora de estrada, pelo menos eu aprendi, pois a minha experiência é pouca.
hoje sinto-me mais preparado e com confiança para ultrapassar alguns
obstáculos em segurança...hoje sei:
1. ... encontrar o "ponto" de equilíbrio da mota
2. ... levantar a mota (esta foi a técnica mais
ensaiada, dá imenso jeito )
3. ... passar vau de água
4.... regular adequadamente a pressão dos pneus face ás condições do
terreno
5. ... superar as descidas e subidas
6. ... ultrapassar regos
7. ... montar e desmontar da mota com facilidade
etc,
...em resumo trata-se de ter conhecimento de algumas técnicas que nos dão
confiança nos kms em estrada ou fora dela. E, digo-vos, ficámos a conhecer os nossos limites e o da mota.
Relativamente ao comportamento da transalp em condições mesmo extremas, apenas vos digo que é fantástica, Fica-se a notar a potência que tem em baixas rotações, dando para fazer uns bons slides. A suspensão é soberba e absorve todos os choques. Contra temos o facto de ser um pouco pesada o que limita o comportamento em curvas mais apertadas, apesar de ter o centro de gravidade baixo. O facto de ter travagem repartida tb nao ajuda muito para andar fora de estrada.
Outra coisa que me irritou solenemente é o catalizador, pois temos que ter algum cuidado na zona de pedras, e o facto de o cartér nao ter protecção, eu pessoalmente, já mandei vir uma protecção da touratech.
Penso que na revista motociclismo do próximo mês irá sair a reportagem deste curso, pois os jornalista estiveram presentes numa BM GSA de 2010 com o motor novo. Por falar em GSA, a transalp nao fica nada atrás na passagem dos obstáculos, ficando apenas limitada pela distância ao solo...
Quando andarem fora de estrada convém desligarem o ABS, como não temos a opção de desligar manualmente, basta ir À caixa de fusíveis e tirar o fusível do ABS, e pimba, ABS desligado (mas o conta km deixa de funcionar e acende a luz de FI)
Quem quiser andar e, off-road aconselho vivamente tirarem o curso, desde que nao tenham muito amor à vossa transalp, aqui vos deixo uma fotos da minha... que veio com uma ou outra mossa, mas nada de grave.
Este fds fui tirar/participar no curso de TT da motoXplores
Tenho-vos a dizer que vale bem a pena, pois passa-se um fds bem bom.
Durante o curso aprende-se inúmeras técnicas de condução fora de estrada, pelo menos eu aprendi, pois a minha experiência é pouca.
hoje sinto-me mais preparado e com confiança para ultrapassar alguns
obstáculos em segurança...hoje sei:
1. ... encontrar o "ponto" de equilíbrio da mota
2. ... levantar a mota (esta foi a técnica mais
ensaiada, dá imenso jeito )
3. ... passar vau de água
4.... regular adequadamente a pressão dos pneus face ás condições do
terreno
5. ... superar as descidas e subidas
6. ... ultrapassar regos
7. ... montar e desmontar da mota com facilidade
etc,
...em resumo trata-se de ter conhecimento de algumas técnicas que nos dão
confiança nos kms em estrada ou fora dela. E, digo-vos, ficámos a conhecer os nossos limites e o da mota.
Relativamente ao comportamento da transalp em condições mesmo extremas, apenas vos digo que é fantástica, Fica-se a notar a potência que tem em baixas rotações, dando para fazer uns bons slides. A suspensão é soberba e absorve todos os choques. Contra temos o facto de ser um pouco pesada o que limita o comportamento em curvas mais apertadas, apesar de ter o centro de gravidade baixo. O facto de ter travagem repartida tb nao ajuda muito para andar fora de estrada.
Outra coisa que me irritou solenemente é o catalizador, pois temos que ter algum cuidado na zona de pedras, e o facto de o cartér nao ter protecção, eu pessoalmente, já mandei vir uma protecção da touratech.
Penso que na revista motociclismo do próximo mês irá sair a reportagem deste curso, pois os jornalista estiveram presentes numa BM GSA de 2010 com o motor novo. Por falar em GSA, a transalp nao fica nada atrás na passagem dos obstáculos, ficando apenas limitada pela distância ao solo...
Quando andarem fora de estrada convém desligarem o ABS, como não temos a opção de desligar manualmente, basta ir À caixa de fusíveis e tirar o fusível do ABS, e pimba, ABS desligado (mas o conta km deixa de funcionar e acende a luz de FI)
Quem quiser andar e, off-road aconselho vivamente tirarem o curso, desde que nao tenham muito amor à vossa transalp, aqui vos deixo uma fotos da minha... que veio com uma ou outra mossa, mas nada de grave.