Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Voltinha por Portugal 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Voltinha por Portugal 2438059070

+9
PedroSL
Transouto
Barroso-VStrom
Cou
BlackJack
cmca
cyberslim
TrAnsAlper
RainMaker
13 participantes

    Voltinha por Portugal

    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Voltinha por Portugal

    Mensagem  RainMaker Qua 01 Set 2010, 23:11

    Boas pessoal,

    daqui a umas horas vou dar início a uma pequena passeata por este nosso Portugal, cerca de 3.000 km's, sim, digo pequena não por falsa modéstia, mas sim porque para mim, viagens à séria são daquelas que o pessoal faz por esse mundo fora, durante semanas, meses ou até anos e comparando com esses aventureiros, esta será sempre uma pequena viagem, no entanto espero ficar a conhecer um pouco melhor, e dar a conhecer também, na medida do possível, este nosso cantinho aqui à beira mar plantado.

    Espero ir colocando aqui, diariamente, algumas fotos e pequenos relatos, assim as forças (e as minis) o permitam (e a cobertura da pen da Vodafone Smile ).

    Vou tentar estar com o maior número possível de malta aqui do forum (sim, conto com minis à borla por todo o Portugal Very Happy ), rever alguns amigos e conhecer, pessoalmente, outros Smile

    Até já pessoal !!!


    Fase final do "enchimento" das malas Razz

    RainMaker


    Última edição por RainMaker em Sex 03 Set 2010, 21:51, editado 1 vez(es)
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 02 Set 2010, 08:38

    Camarada, estás a seguir o conselho do nosso Presidente!Este ano vá para fora cá dentro! Voltinha por Portugal Icon_razz

    Espero que faças um bom roteiro.

    Vai-nos actualizando.


    Um abraço e boas transalpadas.
    cyberslim
    cyberslim
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 17
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 18/06/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600v 50º Aniversário
    Kms:

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  cyberslim Qui 02 Set 2010, 11:33

    Boas,

    Se passares por Alcochete tás convidado para uma mine e uma sande de coiratos!! Pago eu!!

    Um abraço,
    Cyberslim
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  RainMaker Qui 02 Set 2010, 22:03

    Olá rapaziada,

    estamos neste momento em Reguengos de Monsaraz e amanhã iremos abalar em direcção ao Fundão.

    O dia correu bem, rolámos cerca de 300 km's Smile

    Saímos de manhã por volta das 9:45 em direcção a Mértola, caminho que já conhecemos de outras voltas, daí seguimos para Serpa onde fomos almoçar no já nosso conhecido Molhó Bico.

    Barrigas cheias com umas plumas de porco preto e uma carrilhada de porco preto, arrancámos em direcção a Moura, para aí passarmos pelas comportas da barragem do Alqueva, que, sinceramente, não achámos nada demais.

    A conselho de um colega de trabalho (excelente exemplar da raça alentejana Smile ) logo a seguir a passar as comportas do Alqueva, virei à direita em direcção à Amieira para disfrutar de uma vista espectacular sobre o Alqueva, aqui sim, grande parte do esplendor da Barragem vem ao de cima ao podermos observar braços de água a rodear várias ilhas, antigos picos dos montes, agora ilhéus no meio de um mar de água.

    Parámos na MARINA DA AMIEIRA para tirar umas fotos para mais tarde recordar e seguimos viagem em direcção a Reguengos de Monsaraz.

    Chegados ao local da dormida, por volta das 16H, Quinta da Moira (sim, o link está certo) , decidimos repousar um bocado, pois o calor era bastante.

    Pelas 17H voltámos a montar na TA para arrancar em direcção a Monsaraz, o principal objectivo do dia, e de facto recomendo uma visita a esta pequena localidade situada dentro das muralhas !

    Descobri que já cá tinha estado numa excursão do secundário, pois recordava-me de um "tal castelo" no bico de um cerro, no meio do Alentejo, mas nunca soube que sitio era aquele, hoje descobri, pois as imagens vieram-me imediatamente à cabeça, porém é muito diferente agora, com aquele mar de água a acentuar as diferenças de cores da paisagem, fazendo alternar o amarelo e o verde com o azul.

    É um sitio, na minha opinião, espectacular onde vale a pena parar, pelas paisagens que nos proporciona.

    O tempo ajudou, embora pudesse ter estado ligeiramente menos calor, pois não tinha feito mal nenhum, as estradas percorridas estavam em perfeitas condições, e eram as (acho que) tipicamente alentejanas, lisas, largas onde as curvas quando surgiam vinham como as ondas, ou seja, vinham aí umas 7 ou 8 de seguida Smile




    Aqui ficam algumas fotos.

    De
    Parados em Mértola para repor os líquidos



    No Molhó Bico


    A TA junto às muralhas de Serpa


    Na Amieira, a caminho da Marina


    Uma das vista sobre a Barragem do Alqueva


    Já em Monsaraz, tivemos de parar para contemplar a vista, é obrigatório "perder" uns bons minutos a olhar para a paisagem !


    No Castelo de Monsaraz


    A última vez que aqui tinha vindo não havia este "mar" ! a diferença é muita !!!


    Uma rua de Monsaraz


    Uma igreja, algo diferente na minha opinião, em Reguengos de Monsaraz

    Um abraço,

    RainMaker
    cmca
    cmca
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 664
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 08/06/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
    Kms: 40.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  cmca Sex 03 Set 2010, 10:44

    RainMaker

    Na minha opinião, passeata ou viagem, o que interessa é sair, ver, contactar, aprender, encher a alma....
    Além disso, temos tanta coisa bonita que muitas vezes nem conhecemos.
    Olha, quem me dera estar a fazer a "passeata" que voçês estão a fazer.

    Essa foto da rua de Monsaraz está muito bem conseguida!
    Vai pondo mais para ir-mos acompanhando.

    Abraço e divirtam-se!!
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  RainMaker Sex 03 Set 2010, 21:51

    cmca escreveu:...
    Essa foto da rua de Monsaraz está muito bem conseguida!
    ...

    A Patricia agradece o comentário Smile pois foi ela a fotógrafa !
    BlackJack
    BlackJack
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 905
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: VFR 800X CrossRunner
    Kms:

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  BlackJack Sex 03 Set 2010, 21:53

    Continuação de Boa viagem.... e esperemos que a Transalp aguente.

    Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  RainMaker Sex 03 Set 2010, 23:52

    BlackJack escreveu:Continuação de Boa viagem.... e esperemos que a Transalp aguente.

    Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


    Não tou a entender ! ainda se eu fosse dar 3 voltas ao mundo, aí poderia ser que a Transalp falhasse, mas isto é só uma voltinha por Portugal, é claro que a Transalp aguenta pah ! Razz

    RainMaker
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  RainMaker Sáb 04 Set 2010, 00:39

    Bom,

    aqui estou eu para tentar relatar mais um dia de viagem, o que não é fácil após uma jantarada na casa o Barroso, acreditem !

    O dia começou onde tinha terminado ontem, ou seja, em Reguengos de Monsaraz, decidimos acordar um pouco mais tarde, cerca das 9 horas e às 10:30 estávamos já de saída para ir tomar o pequeno almoço.



    Depois do pequeno almoço tomado rumámos direito a Estremoz, onde parámos para apreciar a Pousada da Rainha Santa Isabel.


    Ao travessar-mos as rectas Alentejanas a paisagem alternava entre o amarelo dos campos secos e o verde avermelhado das vinhas, que já estavam a ser vindimadas (pelos vistos no Alentejo a vindima acontece ligeiramente mais cedo, pois julgo saber que no Norte só mais lá para o final de Setembro é que é a vindima), para produzir esses belos (na minha opinião) vinhos alentejanos


    Aspecto de uma casa dentro de muralhas em Estremoz

    Daqui seguimos, ainda na parte da manhã, para Portalegre com passagem em Monforte.


    Centro Histórico (julgo eu) de Portalegre


    Vista da Nossa Senhora da Penha, a partir de Portalegre


    E agora vista de Portalegre, a partir da Nossa Senhora da Penha

    Saímos de Portalegre após o almoço, em direcção a Castelo Branco, não sem antes termos dado uma pequena volta pela cidade.


    Parámos na fronteira entre o Alentejo e a Beira Baixa, mais propriamente na Barragem de Fratel.

    Ligámos ao TransAlves, por volta das 17h, esse grande Albicastrense, que fez o favor de não só não nos atender, como ainda por cima liga ao Barroso, SETE HORAS DEPOIS, a dizer que já ouviu a MINHA mensagem !!!
    "Ah e tal não sei o quê, tou aqui em festa desde manhã, e não sei o que mais mas sim e talvez não, hic!"

    TransAlves : amanhã as minis vão ser TODAS por tua conta só por causa dessa !

    Visto que não tivemos recepção em Castelo Branco arrancámos para o Fundão.
    Aqui tenho de fazer uma pequena ressalva para a Cidade de Castelo Branco, já lá tinha estado há uns 8 anos e foi muito bom ver uma cidade muito bem organizada, limpa, restaurada, enfim, mesmo agradável à vista, penso mesmo que merecerá uma visita nossa no futuro, mais demorada Smile

    Devido a um engano do GPS (claro que não foi meu, era o que faltava eu enganar-me !!! ) saímos da A23 mais cedo do que o previsto, ai uns 15 km's antes do Fundão, e bendita hora que me enganei, cof cof, quer dizer, o GPS se enganou, pois fomos passar por uma pequena localidade, de seu nome Alpedrinha e daí fomos direito ao Fundão, através da Serra da Gardunha, que nos proporcionou umas vistas magníficas.





    Ao fim de mais uns poucos km's chegámos ao Fundão onde o amigo Barroso nos esperava, terminámos a tirada de hoje desta forma


    Terminámos o dia com uma bela churrascada e na companhia do Barroso aka "O Mineiro do Fundão" Smile






    Foram cerca de 250 km's calcorreados a uma velocidade média de 80/110 km's, a TA está a fazer uma média de 5,66L/100kms nas velocidades mais baixas e os 6 litros quando rondamos os 100km/hora, o tempo esteve quente, principalmente entre o final do Alentejo e o principio da Beira Baixa, mas depois, à medida que saímos do IP e da A23 e passámos para a Nacional ficou bastante mais agradável pelas sombras proporcionadas pelo arvoredo junto à estrada.

    Aqui fica o traçado do caminho percorrido hoje.

    Ver mapa maior

    Os casacos de Verão estão a portar-se à altura, porém as minhas luvas de verão estão a desintegrar-se, literalmente a desfazerem-se... Shocked Voltinha por Portugal 378579

    Amanhã está previsto um passeio pela Serra da Estrela.

    Um abraço,

    RainMaker
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Voltinha por Portugal - Dia 3

    Mensagem  RainMaker Sáb 04 Set 2010, 23:06

    Dia 3...

    Hoje fizemos cerca de 200/250 kms na companhia do Barroso, do TransAlves e mais uns novos amigos que conhecemos no Mosteiro, Oleiros Smile

    Não consigo mostrar-vos por onde andámos porque algumas das estradas são secundárias e não aparecem no google maps, vou apenas deixar-vos com algumas fotos do dia de hoje.


    À saída do Fundão em direcção à Barragem de Sta. Luzia, a vista ao iniciarmos a subida da serra é fantástica


    Primeira paragem do dia em Dornelas do Zêzere


    Tive de solicitar ao Barroso que removesse aquela coisa preta que estava a tapar a vista Evil or Very Mad


    Uma das magníficas vistas sobre o Rio Zêzere, uma das muitas do dia Smile

    Ao almoço fomos-nos encontrar com um ilustre membro do forum transalp, apesar de ultimamente andar meio desaparecido, o TransAlves, fomos recebidos por ele e mais uns amigos de mota, na companhia dos quais tivemos o prazer de rolar durante a tarde por estradas com bastantes curvas e excelente piso, tirando uma ou outra incursão do nosso anfitrião por becos e vielas das aldeias por onde passámos.






    A repor o nível de líquidos na praia fluvial de Oleiros


    O TransAlves em primeiro plano...

    Por volta das 18:30 rumámos ao fundão enquanto o TransAlves e o resto do pessoal ainda foram dar um mergulho a uma outra praia fluvial ali por perto, neste caso a de Cambas
    Shocked

    O regresso ao Fundão foi pela N112 desde Cambas a Orvalho, onde apanhámos a N238, quer uma quer outra excelentes estradas para um final de tarde de regresso a casa, novamente muitas curvas, bem delineadas num excelente piso, que proporcionou uma animada viagem de volta "à base".

    Um pequeno aparte para falar nos consumos da TA, apesar das várias subidas em terceira e quarta, a esticar um pouco mais as rotações, a TA fez um consumo de 5,65lt/100km, ajudada também pelas descidas, o que, penso eu, acabou por compensar o consumo extra nas subida, o que é certo é que consegui manter a autonomia, o que, tendo em conta que ia com pendura e malas, me pareceu bastante bom !

    RainMaker


    Última edição por RainMaker em Dom 05 Set 2010, 23:46, editado 1 vez(es)
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  Cou Dom 05 Set 2010, 13:51

    Boas Voltinha por Portugal 463778

    Estou adorar a cronica e as excelentes fotos.
    Cá te espero pelo minho... Voltinha por Portugal 60843
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Voltinha por Portugal - Dia 4

    Mensagem  RainMaker Dom 05 Set 2010, 19:22

    Olá rapaziada,

    cá estou novamente para dar notícias, hoje a volta foi por perto, fizemos cerca de 150 km's aqui pelas redondezas, aqui fica o mapa da volta de hoje.


    Ver mapa maior

    Começamos o dia por uma passagem por Alcongostas para, mais uma vez aproveitarmos o excelente piso, com curvas quanto baste e no final as vistas sobre a encosta da Serra da Estrela.




    Daqui seguimos pela N239 em direcção a Monsanto, a terra mais Portuguesa de Portugal Smile
    De facto correspondeu às expectativas criadas, é algo que só vendo mesmo, todas aquelas casas construídas entre o granito, é de facto muito diferente do que estamos habituados a ver, almoçámos por lá num restaurante com uma vista maravilhosa.



    Um das ruas de Monsanto


    Há quem faça de tudo para poupar dinheiro no telhado Razz


    Monsanto visto de cima das Muralhas


    Monsanto

    Após o almoço seguimos para IDANHA-A-VELHA, onde pudemos observar ainda vestígios da civilização Romana.


    Habitação de Idanha-a-Velha



    Em Idanha-a-Velha pudemos observar um lagar de varas, que está agora completamente restaurado e muito bem, diga-se de passagem, permitindo-nos ver como seria a produção de azeite naqueles tempos.


    As prensas...

    Daqui seguimos para a Barragem Marechal Carmona.


    Daqui seguimos pela N233 até à Lousã, e daqui para Alpedrinha, para aproveitarmos mais uma vez a vista da Serra da Gardunha sobre o Fundão.

    Amanhã é dia de atravessar a Serra da Estrela e seguir para a zona do Peso da Régua.

    Um abraço,

    RainMaker
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 06 Set 2010, 09:15

    Não queria interromper a crónica mas tenho mesmo que te (vos) felicitar pela maravilha que esta crónica está a ficar.Ainda o "tour" vai a meio.Espectaculares fotos e relatos camarada Voltinha por Portugal 18384 .Dá aí também os parabéns à Patrícia sff. Voltinha por Portugal Icon_wink

    Também achei porreiro da tua parte teres ido visitar esses ilustres camaradas sem moTA Voltinha por Portugal Icon_biggrin .Assim ficam a ter a noção do que é capaz uma Transalp! Voltinha por Portugal Icon_razz

    Continua que estamos a adorar!

    Grande abraço! Voltinha por Portugal Icon_cheers


    Boas transalpadas.
    Barroso-VStrom
    Barroso-VStrom
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 632
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 24/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
    Kms: 18.500 kms

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  Barroso-VStrom Seg 06 Set 2010, 09:38

    Grande crónica sim senhor!
    E ainda bem que gostaram da estadia na minha casa, e da visita guiada! Só ouve um pormenor que falhou.... a relva ficou por cortar! Laughing Laughing Laughing
    Ah! E não se esqueçam.... Cuidado com os OVNI'S que eles andem aí..... http://www.spo-ovnilogia.com/site3/divulgacao/palestras/misteriosnaserradagardunha.htm alien alien alien
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 06 Set 2010, 11:05

    Ovnis, tartarugas ninfomaníacas e cães de loiça raivosos.Só mesmo no Fundão! Voltinha por Portugal 9988

    Pois..a malta está a ver que não cortaram a relva!...

    FUMARAM-NA!!! Voltinha por Portugal 378579 Voltinha por Portugal 378579 Voltinha por Portugal 378579 Voltinha por Portugal 378579


    Boas transalpadas.
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Voltinha por Portugal - Dia 5 - 6 Setembro

    Mensagem  RainMaker Ter 07 Set 2010, 15:13

    Olá pessoal, ontem não conseguimos colocar a crónica porque não nos conseguimos ligar à net, porém ela foi escrita ontem Smile

    Partimos do Fundão pelas 10h, após mais um excelente pequeno-almoço na companhia do Barroso, a quem, desde já, deixamos aqui o nosso MUITO OBRIGADO pela disponibilidade em nos receber, pela companhia, pela paciência em nos guiar através das excelentes estradas que rodeiam a Serra da Gardunha. Adorámos estar com o Barroso e a Dina, adorámos os jantares na varanda a observar os OVNI’s Smile
    Chegámos à Covilhã após cerca de 23 Km’s, percorridos sempre, ou quase sempre a subir, daqui seguimos em direcção à Torre da Serra da Estrela, parando algumas vezes para apreciar e registar as vistas, todas elas soberbas.


    Covilhã


    A TA a caminho da Torre





    No caminho para a Torre o frio acentuou-se, à medida que subíamos, tendo contribuído para isso o vento que se começou a fazer sentir.
    Chegámos à Torre e pudemos observar as paisagens, aqui, felizmente, todas verdejantes graças ao bom tempo que se fez sentir a nível de visibilidade.


    A TA na Torre

    Iniciamos a descida para Seia e as paisagens continuaram a deslumbrar, desculpem se me estou a tornar chato, mas de facto este nosso Portugal tem MUITAS paisagens deslumbrantes, espectaculares mesmo, que não nos deixam, de certeza, envergonhados, relativamente a outros países.


    Da Torre para Seia

    Infelizmente, durante a descida para Seia, vimos muita área queimada, que penso ter ardido nos últimos incêndios, pois cheirava ainda bastante a queimado. É de facto uma pena ver todas estas áreas ardidas, pois quando as comparamos com o que vimos do outro lado da Serra ficamos deveras incapazes de compreender como é que as pessoas são capazes de cometer estes actos completamente odiosos.






    Aqui pode-se ver bem o contraste entre a área ardida e o verde da serra.


    Após Seia seguimos pela Nacional 17 até a A25, até à Guarda, aí procurámos poiso para almoçar e tentar achar uma loja do cidadão onde eu pudesse pedir o Cartão do Cidadão pois o meu BI caduca amanhã (estou a escrever estas palavras no dia 6). Conseguimos fazer ambas as coisas no Centro Comercial Vivaci, bem lá no alto da Guarda, almoçámos em cerca de meia hora e demorámos mais meia hora para tirar o meu cartão, tirámos a senha e como faltavam 6 senhas até ao meu número fomos à Sportzone aproveitar para comprar uns polares, pois o frio que sentimos ao atravessar a Serra da Estrela lembrou-nos que não estávamos no Algarve e não tínhamos trazido mais nada sem ser mangas curtas e os casacos de verão, voltámos à Loja do Cidadão, no total, entre tirar a senha e sair de lá com o cartão pedido, demorámos cerca de 35 minutos, bem diferente de Faro onde se tem de ir tirar as senhas DE MADRUGADA, para, com sorte, ser atendido ainda nesse dia !!!
    Voltámos à A25 e saímos passados cerca de 15 km’s, na saída para Açores, e fomos apanhar o IP2, que percorremos até cruzar a N226, que nos levou ao destino que era Moimenta da Beira, pelo caminho atravessámos várias localidades, onde as casas de pedra imperavam.







    Saímos da Moimenta da Beira, após um revigorante lanche, pela N323, virámos à direita em Direcção a Riodades, pelo CM1118, continuámos até Paredes da Beira e daí até ao destino final do dia, Pereiro.
    Viajámos sempre por Estradas Nacionais e Municipais, e alguns caminhos que nem sei o que eram, no entanto, por todas essas rotas pudemos observar de tudo um pouco, desde as aldeias mais típicas, aos campos vinhateiros (que julgo já pertencerem à zona do Douro).









    Lá mais para o final da tarde o tempo começou a ficar mais nublado, mas só pingou mesmo após termos chegado ano nosso último destino do dia.











    RainMaker

    P.S. estamos a colocar isto enquanto estamos num café em frente ao Rio Douro no Peso da Régua e a net é lentaaaaa e a bateria do pc está a acab...
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Voltinha por Portugal - Dia 6 - 7 Setembro

    Mensagem  RainMaker Qua 08 Set 2010, 23:35

    Boas,

    mais uma vez ontem à noite não conseguimos ligar à net, por isso aqui vai a crónica de ontem Smile

    Saímos do Pereiro em direcção ao Pinhão, mas optámos por não ir pelo caminho mais curto ou mais directo, fomos antes em direcção Ervedosa do Douro, por estradas secundários, para aí apanhar a N222, estrada que apresenta bom piso com boas curvas e, novamente vistas Soberbas do Douro Vinhateiro.

    O dia estava nublado e como tal optámos por vestir logo os fatos de chuva, escolha que se revelou acertada cerca de 5 minutos depois de iniciarmos viagem, pois começou a chover, não muito forte, mas suficiente para não nos deixar usar a máquina fotográfica durante alguns minutos.

    No entanto já tínhamos parado para tirar algumas fotos.


    à saída do Pereiro






    Antes de chegarmos ao Pinhão já tinha chovido e já tinha parado, mas as nuvens continuavam a ameaçar chuva a qualquer momento...


    A TA com as vinhas do Porto Sandeman atrás (penso eu de que...)


    Parámos no Pinhão, onde infelizmente os paneis da Estação dos Caminhos de Ferro estavam a ser restaurados, apenas este estava já de cara lavada


    Estava lá este motão que costumava andar pelas linhas do caminho de ferro ehehe

    Nesta altura começou a chover e arrancámos em direcção ao Peso da Régua, acompanhando o Douro, infelizmente a chuva não nos deixou tirar muitas fotos, mas ainda conseguimos uma ou duas.


    Conseguimos parar na Barragem da Régua para fotografar o Douro a montante...


    ... e a jusante


    Almoçámos uma excelente posta de lenhador grelhada num restaurante mesmo junto à ponte antes do Peso da Régua

    Daqui seguimos para Sabrosa, sempre por estradas Nacionais e Municipais, cheias de curvas e vistas fantásticas.








    A TA nas vindimas Smile


    Aqui, já a caminho de Favaios, começaram a aparecer os primeiros raios de sol.


    A paisagem alterou-se um pouco, deixando de haver tantas vinhas para começar a aparecer mais floresta.


    Já a caminho de Carrazeda de Ansiães, um pouco antes de Castanheiro do Norte


    O jantar foi uma bela posta e daqui seguimos para o ponto de partida, perfazendo cerca de 200 km's pela Alto Douro Vinhateiro.


    Ver mapa maior
    Este foi o percurso que fizemos.

    RainMaker

    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Voltinha por Portugal - Dia 7 - 8 Setembro

    Mensagem  RainMaker Qui 09 Set 2010, 01:04

    O percurso de hoje foi de cerca de 250 Km's, entre o Douro e Trás-os-Montes, Bragança, mais exactamente.


    Ver mapa maior


    O dia começou bem melhor do que ontem, com previsão de bom tempo, sem chuva.




    Entretanto o frio começou a aumentar e às tantas tive de parar para me aquecer no motor da TA, a sério !!!
    Vestimos os fatos de chuva de forma a cortar o vento, e a partir daí a viagem tornou-se bem mais agradável Smile


    No Mogadouro comemos uma bela posta feita ali mesmo à nossa frente Smile


    A Sé em Miranda do Douro


    No Vimioso parámos no Miradouro da Atalaia


    Daqui seguimos pela N218-2, com um piso não muito bom, mas curvas bem fixes a acompanhar os montes até ao Rio Maçãs


    O tempo começou a piorar quando estávamos a chegar a Bragança, acabando mesmo por soltar algumas pingas já de noite.


    Terminámos o dia na companhia do Zé Paulo (Today Adventure) a jantar uma excelente (e ENORMEEEE) posta de carne, bem deliciosa por sinal !

    Amanhã vamos dar um passeio seguindo as dicas do nosso guia desta noite Smile

    Um abraço,

    RainMaker
    cmca
    cmca
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 664
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 08/06/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
    Kms: 40.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  cmca Qui 09 Set 2010, 08:45

    Ó RainMaker vou mandar uma PM ao outro administrador do fórum, isto assim não pode ser!!

    Estamos nós aqui a trabalhar e tu a postares fotos e relatos de passeios que nos fazem babar!! Voltinha por Portugal 733521 Voltinha por Portugal 733521

    Abraço e divirtam-se.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  Cou Qui 09 Set 2010, 09:06

    Boas Voltinha por Portugal 463778

    Para alem das belas paisagens as fotos dos petiscos até deixam um gajo com fome lol!
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  Transouto Qui 09 Set 2010, 17:20

    Voltinha por Portugal 18384 Voltinha por Portugal 463778 Estás um autentico "sinhor" nestas lides.... Voltinha por Portugal 463778

    Excelentes fotos, acompanhadas de espectaculares relatos e sempre com boa gastronomia e na companhia de malta do forum...esse é o verdadeiro Passeio Transalp....

    Continuem com a excelente viagem que a gente já se vê..... Voltinha por Portugal 60843

    V
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Voltinha por Portugal - Dia 8 - 9 Setembro

    Mensagem  RainMaker Qui 09 Set 2010, 22:37

    O dia hoje amanheceu com o céu completamente limpo, apesar das temperaturas baixas (para mim Marrokino Smile ), abalámos rumo à zona da Sanábria, destino aconselhado pelo Zé Paulo.

    A estrada está em perfeitas condições, quer da parte Portuguesa quer da Espanhola, inclusive a estrada que vai desde a fronteira Portuguesa até Puebla de Sanabria, está mesmo a levar um tapete novo que está espectacular.


    As vistas deste primeiro vale são diferentes, pois os montes são redondos cobertos de verde e depois são ladeados por umas montanhas mais rochosas e "pontiagudas"


    Das primeiras vistas de Puebla de Sanabria, o Castelo no centro da localidade salta imediatamente à vista


    Passámos sem parar, voltaríamos aqui mais para o final da tarde


    Contornámos o Lago de Sanábria pelo lado sul e seguimos até ao fim da estrada, até Ribadelago, onde em 1959 aconteceu uma enorme catástrofe <-- LINK

    VIDEO




    No regresso parámos no Lago de Sanábria

    Após o almoço em El Puente, decidimos ir tentar ver o lago lá mais de cima, das montanhas, seguimos para San Martin de Castañeda.


    Lago de Sanábria


    Novamente o Lago de Sanábria, visto ainda mais de cima


    A TA de frente para mais uma subida, que fez sem qualquer dificuldade Smile


    Quase todas as casas têm os tectos de um material preto, que me parecia placas de pedra laminada, e varandas de madeira.


    No regresso passámos pelo Castelo de Puebla de Sanabria, que está num excelente estado de conservação.

    Irei tentar colocar ainda aqui hoje o vídeo que gravámos por dentro do Castelo

    Ver mapa maior

    Um abraço,

    RainMaker
    Barroso-VStrom
    Barroso-VStrom
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 632
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 24/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
    Kms: 18.500 kms

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  Barroso-VStrom Sex 10 Set 2010, 09:42

    Tou aqui roído de inveja de não ter ido com vocês..... Sad Crying or Very sad Crying or Very sad
    PedroSL
    PedroSL
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 66
    Data de inscrição : 06/04/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: K1100LT
    Kms:

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  PedroSL Sex 10 Set 2010, 17:01

    Muitos Parabéns Rain Maker, por aproveitares o que este país tem de bom e bonito (e é muita coisa), viajar por Portugal (e arredores), pode ser uma boa! Saber aproveitar os patrimónios paisagístico, histórico, cultural, etc., é um acto de enorme inteligência e, sobretudo, de um enorme bom senso.
    Gostaria também de me referir aos comentários que fazes à Transalp (que eu considero uma motorizadazeca Voltinha por Portugal 9988 ). Devo reconhecer, no entanto, que o meu amigo e companheiro Queirós, tem contribuido substancialmente para a sua promoção a moto! Voltinha por Portugal 18384 Qualquer moto, necessita apenas de um motociclista que a saiba aproveitar. Qualquer uma, com gasolina e vontade no depósito, vai ao topo do mundo. Além disso, a nossa é sempre a melhor.
    Vamos à crónica: Ilustra as fotos de forma a permitir-nos viajar contigo. Excelente. Gostei e agradeço-te essa partilha.

    Outros comentários:
    Para Rain Maker... tens "feito" pouca chuva, hem?
    Salvo melhor opinião, a Região Demarcada do Douro é constituída pelos seguintes Concelhos: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz
    Côa e Vila Real. Portanto, suponho que Moimenta da Beira não faz parte.
    Quanto aos telhados pretos... não serão em Xisto? (Xisto, losa, etc.)
    E já agora - se mo permites - Monsanto não é terra mais portuguesa de Portugal. É a aldeia, mais portuguesa de Portugal. Penso eu de que!
    Perdoa lá estes comentários, que não são certezas antes impressões. A única certeza que tenho é de que a TA é uma motorizadeca! Twisted Evil
    Abraço
    PedroSL


    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  RainMaker Sex 10 Set 2010, 19:19

    PedroSL escreveu:
    Muitos Parabéns Rain Maker, por aproveitares o que este país tem de bom e bonito (e é muita coisa), viajar por Portugal (e arredores), pode ser uma boa! ...
    Qualquer moto, necessita apenas de um motociclista que a saiba aproveitar. Qualquer uma, com gasolina e vontade no depósito, vai ao topo do mundo. Além disso, a nossa é sempre a melhor.



    E a minha é a "mais melhor boa" de todas Smile

    PedroSL escreveu:
    Salvo melhor opinião, a Região Demarcada do Douro é constituída pelos seguintes Concelhos: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz
    Côa e Vila Real. Portanto, suponho que Moimenta da Beira não faz parte.


    Certamente estarás correcto relativamente aos concelhos que constituem a Região Demarcada do Douro, porém eu estou a referir-me a Moimenta (link), pequena Aldeia (julgo eu) pertencente ao Concelho de Vinhais, que já não faz parte do Alto Douro Vinhateiro, e não a Moimenta da Beira (link), local de origem de um grande amigo meu, grande sportinguista, e onde tirei a foto abaixo para brincar com ele.
    Eu tento colocar os mapas para ajudar a perceber por onde andámos, se reparares com um pouco mais de atenção, no mapa deste dia ligeiramente à direita e acima do ponto H, Mofreita, está lá a Moimenta a que me refiro.




    PedroSL escreveu:
    Quanto aos telhados pretos... não serão em Xisto? (Xisto, losa, etc.)


    Eu acho que sim, quando os vi inicialmente lembrei-me imediatamente dos quadros e cadernos da altura da minha mãe, sim ela diz que usavam as losas para fazerem os desenhos sucessivamente no mesmo "papel", Smile , mas não tive tempo para procurar informação na net, na altura a impressão com que fiquei foi essa, mas achei estranho visto o peso que representaria sobre aqueles telhados, duvidei também, na minha ignorância, da sua eficácia e eficiência, mas após uma leve procura na net verifiquei que de facto são telhados de xisto.

    PedroSL escreveu:
    E já agora - se mo permites - Monsanto não é terra mais portuguesa de Portugal. É a aldeia, mais portuguesa de Portugal. Penso eu de que!
    PedroSL

    Penso que tens toda a razão, foi um erro meu, chamar Monsanto de terra, no entanto penso que estando eu (eventualmente mal) habituado a chamar as aldeias, vilas, localidades, etc., de "terras" me fiz perceber, de facto o lema é " a Aldeia mais Portuguesa de Portugal", no entanto penso que já não é Aldeia, mas sim Vila, de acordo com Site da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

    Não tens de pedir desculpa, eu agradeço as informações e correcções, considero que nos ajudam a ser melhores Smile

    Relativamente à tua única certeza, é onde estás completamente errado, a TA é A melhor mota
    Twisted Evil

    RanMaker


    Conteúdo patrocinado


    Voltinha por Portugal Empty Re: Voltinha por Portugal

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 07:57