Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A minha primeira viagem a Marrocos 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! A minha primeira viagem a Marrocos 2438059070

+6
Riderman
TrAnsAlper
D'Artagnan
calmeida
ARSÉNIO
antonio.q
10 participantes

    A minha primeira viagem a Marrocos

    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  antonio.q Sex 21 Mar 2008, 17:49

    Olá a todos,
    A primeira vez que fui a Marrocos senti que havia muito mundo para descobrir.
    Apenas uma semana e vi que viajar é mesmo das coisas boas da vida.
    Já foi em Maio de 93 e poderá haver alguns nomes menos bem escritos mas penso que as fotos compensarão.
    Marrocos é um destino acessível para uma semana de férias ou melhor em dez dias.

    MARROCOS 93

    Esta viagem foi realizada no início de Maio de 93, por Pimenta, Fernandes e Queirós.

    Nas concentrações aonde íamos, entre 89 e 91, ouvíamos falar de Marrocos como um destino especial onde se encontrava um mundo diferente do nosso.
    Sempre que ouvíamos alguém falar sobre o assunto procurávamos saber mais alguma coisa e fazíamos perguntas sobre tudo e mais alguma coisa, pois era um destino que nos atraía.
    Como queríamos perder o mínimo possível de dias de trabalho saímos numa sexta-feira à noite em direcção a Algeciras onde iríamos fazer a travessia do estreito de Gibraltar. Foi uma das noites mais cansativas e desesperantes que já tive a conduzir.
    Depois de um dia de trabalho sair para a estrada durante a noite foi a pior coisa que podíamos ter feito, mas na hora não pensámos assim. Ao chegar à zona de Elvas ainda íamos bem, mas depois quando a luz do dia começou a aparecer, já na parte espanhola, com aquelas grandes rectas o cansaço foi o nosso maior inimigo. Os olhos fechavam-se apesar do esforço para os manter abertos. Tínhamos de fazer sinais uns aos outros para nos mantermos acordados. Depois que o sol nasceu o sono passou e já conseguimos ir mais à vontade.
    Naquele fim-de-semana havia Grande Prémio em Jerez de La Frontera e, como já era sábado, passavam dezenas de motociclistas nessa direcção. Para nós ir a Jerez já não era nada de especial.
    A meio da tarde atravessámos para Tânger, pois tinham-nos dito que no barco já se podia ir adiantando a burocracia. Também já pudemos arranjar alguns dirhams, moeda marroquina. Ficámos numa espécie de parque de campismo à saída de Tânger e aí tivemos a nossa primeira “experiência”. Perguntámos o preço e depois de acertado, o dono pediu os nossos passaportes para fazer o registo e que no dia seguinte no-los devolveria e nós maçaricos e principiantes nas viagens entregámos. O pior foi que no dia seguinte quando pedimos os passaportes para continuar, o indivíduo exigiu mais dinheiro senão não entregava os passaportes. Discutimos sei lá quanto tempo, mas no fim pagámos o que ele queria a mais, que nem era muito, e seguimos.
    Até passar a cordilheira do Atlas a paisagem é mediterrânica, muito semelhante ao sul do Alentejo ou de Espanha. Na parte final da subida a estrada estava em obras e foi meio complicado passar aquela zona cheia de cascalho.
    Mas depois compensou o esforço. Uma paisagem totalmente diferente foi o que nos surgiu ao fim de uns quilómetros. Ainda não era o deserto mas parecia. Apenas o rio Ziz, com pouca água, mostrava que podia haver vida por ali. No passo do legionário podia-se contemplar esse imenso vale, mas sem grande verdura.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000010Primeira foto em Marrocos
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000011Passo do legionário
    Ao chegar a Er Rachidia começámos a sentir o assédio dos miúdos marroquinos. Mal parámos para tirar uma foto à entrada da cidade já eles estavam de volta de nós a pedir coisas. Continuámos em direcção a Midelt e a certo ponto notou-se alguma verdura no meio daquele planalto. Saímos da estrada e fomos por um trilho até à beira de um vale espectacular. O rio Ziz tinha escavado um vale no planalto e só aí existia verdura, em cima era tudo seco. Pouco depois a estrada descia para o vale e mais à frente continuava para o outro lado.
    Sempre que parávamos para tirar uma foto, fosse onde fosse, mesmo no lugar que parecia mais longe de tudo, aparecia sempre alguém ao pé das motos. Só para ver ou para pedir alguma coisa.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000012Entrada de Er Rachidia
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000013Vale do rio Ziz
    Em Rissani, acesso à pista para Merzouga, tentámos saber como chegar lá e convidaram-nos a ir tomar um chá enquanto nos explicavam o caminho. Fomos e vimos logo que também nos iriam querer vender alguma coisa, pois era uma loja com muitos artigos. O chá até soube bem e um dos sujeitos fez-nos um esquema num pedaço de papel sobre como chegar a Merzouga. Mas antes já me tinham “convencido” a comprar um tapete, um “kilim” dos berberes, depois de muito marralhar e discutir sobre o preço. O Fernandes também foi ”convencido” pelo mesmo vendedor a comprar um. Quando eu lhe disse que já havia um preço ele disse que cada negócio era diferente por isso ia negociar com o meu amigo o preço para o seu tapete. O Pimenta comprou um punhal de prata.
    Depois de arranjarmos alguma água, pois íamos para o deserto, entrámos no trilho e ao fim de alguns quilómetros já não conseguíamos saber para onde íamos. Não conseguíamos identificar os pontos que nos haviam dado. Voltámos para trás ao início do trilho.
    Começámos outra vez e aquele que era um rio não passava de um pequeno traço no chão onde teria passado água alguma vez e uma casa era grupo de pedras que formava o que teria sido um dos cantos da dita.
    Fomos seguindo o que nos pareceu o trilho principal. O piso era uma espécie de barro duro em que se notavam alguns rodados.
    Ia a passar por nós um camião e fizemos sinal para parar e perguntámos se era aquela a direcção para Merzouga. Sim, disse o camionista, vinde atrás de mim que eu vou para lá. Procurámos segui-lo mas ao fim de uns quilómetros no meio desse barro havia uma porção de areia e dei um trambulhão. Não houve azar mas deu para ver que era preciso cuidado pois havia bastante areia nalguns pontos. O camião seguiu e aproveitámos para fazer umas fotos e até havia, no meio daquele imensidão de nada, uma simples placa com uma seta a dizer “CAFÉ”.
    Pouco depois cruzou-se connosco, num trilho aí a uns cem metros, uma carrinha que levava uma moto num atrelado. Mais um sinal para parar e confirmar se aquela é a direcção certa.
    Sim, diz-nos o francês, ali ao fundo vê-se um pequeno monte de areia e na sua base fica Merzouga.
    O pequeno monte de areia é uma das maiores dunas com quase trezentos metros de altura. Agora com aquele ponto de referência já podíamos ir nas calmas sem medo de nos perdermos. Tivemos que atravessar uma zona de deserto com trinta e cinco quilómetros, o deserto negro, onde um pó preto e pedras pequenas negras cobriam o chão até onde a vista alcançava.
    Ao entrar em Merzouga havia um posto de polícia onde nos mandaram parar e tivemos que mostrar o passaporte. Mas, entrámos num país diferente ou quê?
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000016Hotel Merzouga
    O hotelzinho onde ficámos era muito simples. O quarto de banho apenas tinha um buraco no chão para fazer as necessidades e um balde com água para lavar a cara. No final do jantar, no hotel, alguns dos empregados vieram para junto de nós e estiveram a tocar tambores e a cantar, pois além de nós só mais um casal estava ali. Na aldeia só havia electricidade das nove às onze da noite, período em que o gerador trabalhava. Depois era o silêncio.
    No dia seguinte fomos dar uma volta de camelo, melhor dizendo dromedário, pelas dunas depois de muita discussão sobre o preço que devíamos pagar. Por aquelas bandas é uma honra discutir os preços das coisas. O preço não pode ser feito sem negociar.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000015Atolado na areia
    Também andámos com as motos nas dunas mas era muito complicado. Estavam sempre a ficar atoladas e era um perigo por causa das quedas.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000017Deserto negro na saída para Erfoud
    Saímos em direcção a Erfoud seguindo os postes da linha telefónica. Era um dos modos de não nos perdermos naquele deserto. Agora já não há esta linha telefónica e a estrada para Rissani está asfaltada.
    Continuámos para Tinerhir. Logo pela manhã passámos no meio de uma tempestade de areia. Não seria muito forte mas para nós já era muita areia.
    No parque de campismo vimos que a areia tinha conseguido entrar em todos os sacos. Ficámos num “bungalow” que era apenas um quarto com beliches, porque o preço era quase o mesmo que para montar a tenda.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000026]Tinerhir - parte antiga
    Na manhã seguinte fomos visitar a parte antiga da cidade que é muito interessante e ainda fomos até à zona do palmar.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000019No palmar de Tinerhir
    Da parte de tarde fomos fazer o percurso das gargantas do Todra e do Dadés.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000020Vista sobre Tinerhir
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000021Entrada na garganta do rio Todra
    Foi um percurso espectacular fazendo a ligação pela alta montanha entre estes dois rios.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000022Na montanha entre Todra e Dadés
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000023No vale do rio Dadés
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000024Vale do rio Dadés
    No final vimos que as bichas do conta-quilómetros das motos do Pimenta e do Fernandes partiram.
    No dia seguinte começámos a vir para norte pois o tempo era escasso.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000025Neve nas montanhas do Atlas
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000110Nascente do rio
    Fomos visitar a Floresta de Cedros e ainda as nascentes de Sources Oum Er’ Rbia, onde em dois ou três pontos um rio sai da montanha. Uma volta que valeu o desvio efectuado.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000111Vale depois da nascente
    Ficámos ainda em Azhilla, antiga cidade portuguesa do tempo dos descobrimentos.
    A partir daqui, próximo de Tanger, já só pensávamos quando poderíamos ter uma nova oportunidade para regressar a este país que nos marcou tanto.
    A minha primeira viagem a Marrocos F1000112Tânger - saída do porto
    Eu, felizmente, já lá pude ir mais duas vezes em 1997 e 2001, o Pimenta ainda não voltou e o Fernandes nunca mais vai voltar pois, malvada vida, já morreu.
    Ah! Só mais uma coisa. Passados quinze dias a bicha do conta-quilómetros da minha moto também partiu.
    António Queirós
    Março-2008

    Espero que este pequeno relato desperte ou aumente o desejo de viajar em todos.
    Um abraço e boa Páscoa.
    antonio.q
    ARSÉNIO
    ARSÉNIO
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 192
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 22/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  ARSÉNIO Sex 21 Mar 2008, 20:50

    Amigo António, não para de nos surpreender,obrigado pela crónica para nos deixar com o bichinho de querer fazer uma aventura por terras marroquinas Very Happy clown

    arsénio
    calmeida
    calmeida
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 150
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 10/10/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: CBF1000A
    Kms:

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  calmeida Sex 21 Mar 2008, 20:53

    Olá António...

    Isto não é um pequeno relato... é um grande e ESPECTACULAR relato.

    Sim senhor... grande crónica. Podes ter a certeza que despertaste a vontade de viajar.
    Tens fotos lindíssimas... e gostei do espirito de aventura...

    Muito obrigado por partilhares essas grandes viagens.

    abraço
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  D'Artagnan Sáb 22 Mar 2008, 00:19

    Boas, antonio.q

    Grande António, hoje dás-nos a honra de lermos aqui a 1ª de três crónicas maravilhosas, deixando-nos mais uma vez colados ao monitor até á última letra.
    Mais uma bela viagem com paisagens maravilhosas.
    Após acabar de ler estas tuas viagens, só me dá vontade de montar em cima da minha Transalp e partir sem destino, ai se não tivesse de trabalhar e os € não faltassem.

    Um abraço e continuação de uma boa viagem.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 24 Mar 2008, 11:19

    Já somos dois D'Artagnan!'Bora aí até Marrrocos? Laughing Laughing Laughing
    Está tudo dito!Excelente António! Wink
    Só uma curiosidade,estas Dominator no princípio da década de 90 eram umas Trails e pêras.Eu tive uma SLR,que é practicamente a mesma coisa,só tem um ar mais retro,e aquilo são uns motores...uiui!Ainda agora vão dando cartas.Boas máquinas,tal como a Transalp! Wink
    Um abraço e boas Transalpadas.
    avatar
    Riderman
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 275
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 18/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Viagem a Marrocos

    Mensagem  Riderman Dom 30 Mar 2008, 14:23

    Caro Antonio,

    Grnde cronica e fantastica descrição, acabo de chegar de Marrocos Agadir num contexto diferente uma semana de ferias com a familia no entanto vou tentar descrever algumas situações que foram no minimo caricatas, não deixes de escrever as tuas fantasticas cronicas

    ABRAÇO

    Riderman Very Happy Cool
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  Transouto Ter 01 Abr 2008, 01:27

    Mais uma bela crónica do nosso antónio....Marrocos tem sítios no mínimo espectaculares..pode ser que um dia se proporcione...Parabéns mais uma vez e obrigado cheers

    V
    ferrrolas
    ferrrolas
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 143
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 21/12/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V
    Kms:

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Excelente

    Mensagem  ferrrolas Seg 22 Dez 2008, 01:22

    um local ideal para os meus animais a TA e o T2, sou amante de tt e se conseguir este ano mesmo ou no proximo irei por a minha transalp e o meu terrano em marrocos, ja neste verao estive em tarifa e foi por uma tanesga que nao passei po outro lado...
    vamos la ver se é neste verao...
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  antonio.q Seg 22 Dez 2008, 20:17

    Ir a Marrocos nao custa nada, quer dizer, só é preciso ter uma extensao de seguro, carta verde, para Marrocos e passaporte.
    Nao é preciso vacinas nem nada. As estradas sao boas e dao para ir a muitos lugares bem bonitos sem sair do asfalto. As pistas sao bem acessíveis mesmo para quem nao anda muito em caminhos de terra.
    Se nao se fizer vida de rico consegue-se fazer uma volta de dez/doze dias bem económica.
    Nas vezes que fui lá nunca tive problemas com o abastecimento ou autonomia da moto, apesar de a Dominator fazer menos de 200 kms.
    Percam o medo e atirem-se para Marrocos, enquanto nao se moderniza demais. Desde a primeira vez que fui lá, 1993, até à terceira, 2001, vi e senti que já tinha havido alteraçoes nas pessoas e nas estradas. Agora ainda haverá mais.
    Na primeira vez fiz a ligaçao pelas montanhas entre a garganta do Todra e a do Dadés, uns cem quilómetros, tudo em caminhos de terra e quando voltei em 2001 a garganta do Dadés já estava toda asfaltada. Vai perder algum interesse voltar a fazer essa ligaçao.
    Quando(?) regressar a Portugal quero voltar lá...

    Um abraço a todos,
    antonio queiros
    Mustafá
    Mustafá
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 26
    Masculino
    Idade : 64
    Data de inscrição : 01/12/2008

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty E mais uma vez Marrocos...

    Mensagem  Mustafá Ter 06 Jan 2009, 11:44

    Este Tone é um "gajo do caraças"... Laughing
    Anda a vadiar pela América do Sul há mais de um ano e ainda arranja tempo para vir envenenar o pessoal com as viagens que fez...
    A sorte dele é que o aeromilhões nunca mais me sai senão tinha que levar comigo a fazer-lhe companhia.
    Para aqueles que estejam à espera de uma argumento para ir até Marrocos deixo um desafio.
    De 4 a 18 de Abril vou andar por lá. Se quiserem fazer-me companhia são bem vindos. Se quiserem saber mais vão a www.radicalriders.blogspot.com aí poderão saber qual o projecto em que me meti. Vocês podem acompanhar-nos a partir de Tarifa já que no percurso até lá chegar iriam desesperar...

    Um abraço
    Ground_Zero
    Ground_Zero
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 180
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 29/01/2008

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Sem Mota
    Kms:

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  Ground_Zero Ter 06 Jan 2009, 13:28

    parabens pela cronica...

    em relação a nós... pensavamos este verão o passeio transalp ir a marrocos que tal?? isso é que era....

    cumps VV
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 06 Jan 2009, 16:23

    Ground_Zero escreveu:parabens pela cronica...

    em relação a nós... pensavamos este verão o passeio transalp ir a marrocos que tal?? isso é que era....

    cumps VV

    Foi falado realmente a possibilidade de uma ida a Marrocos,mas não num Passeio transalp,que é outra história.
    Alguns membros do fórum manifestaram o interesse em ir a Marrocos,mas não houve grande desenvolvimento do assunto no entanto...
    Boas transalpadas.

    Conteúdo patrocinado


    A minha primeira viagem a Marrocos Empty Re: A minha primeira viagem a Marrocos

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 09:09