Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list 2438059070

2 participantes

    LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list

    C. Andresson
    C. Andresson
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 7
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 03/05/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list Empty LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list

    Mensagem  C. Andresson Ter 03 maio 2011, 22:40

    Le Mans by Transalp 2011

    É já no próximo mês que vou até Le Mans ver os bólides. Sim, porque isto das motas para mim, só agora tá a começar. Eu nem sabia o que era uma transalp, carros sim, mas após ter estado já duas vezes de carro (2009,2010) em le mans, disse que se lá voltasse era de mota, eu que nem tinha , nem gostava! Comprei a dita cuja em Dezembro com 47000km, já tem 49000km e vou agora montar o kit transmissão e pneus. Aproveitei o fim-de-semana d portas abertas da Honda para fazer uma revisão e pronto, tá no ponto. Até breve


    Boas, cá tou eu novamente, a preparação da maratona está em curso, check liste tá feita, agora falta saber se consigo levar tudo o que lá consta....aposto que não mas vou tentar. Vou fazer campismo porque gosto de estar ao ar livre, mas também não tinha outra alternativa, pois em Janeiro já não havia quartos disponíveis, mas vem complicar um pouco as coisas. Tenho malas, topcase e saco de depósito. No lugar do pendura vai a tenda, saco-cama e esteira para 7 noites. 8 dias e 3600km previstos.... alguma sugestão? 1400km para o primeiro dia... vai doer!! Mas não vou sozinho, há outro maluco, o meu irmão mais novo com sua BM.... 1100RT. 250km para cada depósito, penso que assim fico com margem de manobra, já que lá fora, é preciso algum cuidado porque os postos de abastecimento encerram, na grande maioria, às 20h. Até breve...

    Já estou de volta e peço desculpa por ter demorado tanto tempo a partilhar convosco a minha experiência, mas mais vale tarde que nunca.
    Aqui vos deixo o meu relato dos acontecimentos e alguns dados relativos à mota e viagem que podem bem servir de guia a quem pretender viajar longas distâncias. No final vou colocar também a check list que fiz e que vos pode lembrar de alguma coisa que vos falte para a vossa viagem. Não quero ser maçador nem impingir nada a ninguém, apenas partilhar com vocês uma experiencia única para mim.
    Vamos ao que interessa:

    Dia 8- Quarta-feira, saímos às 5.30h já com ½ hora de atraso em relação ao previsto, eu atrasei-me uns minutos mas o meu irmão ainda não tinha atestado o depósito, por isso ainda tivemos que ir á Galp.
    - Parámos na área do Fundão porque estava muito frio e tive que calçar as luvas de inverno. O 1º abastecimento foi ao fim de207km por volta das 7.15h, a minha mota estava mesmo nas lonas e já estava a ficar preocupado, pois desde os 180km que estava a tocar a reserva.
    2º Abastecimento com 218km percorridos por volta das 9.10h. Tomámos o pequeno-almoço e estrada novamente por volta das 10h. Área de Palencia
    3º Abastecimento com 226 km em Ziordia na GALP às 11.15h. Já vinha novamente á rasca com o combustível, pois o andamento mantinha-se vivo. Café fotos e 12.05h na estrada a dar gás!
    4º Abastecimento com apenas 88km percorridos na última área de serviço espanhola, por causa do preço da gasolina mais barata que em França. Estes km foram feitos na zona dos Pirenéus com uma média muito baixa por causa das curvas mais complicadas e do trânsito intenso. Almoçámos aqui mesmo e às 14h já estávamos a sair do estacionamento. Um km depois estava a papar com uma forte chuvada logo ali na fronteira. Quando deixámos o restaurante, vislumbramos umas nuvens escuras por cima dos Pirenéus que ameaçavam molha pela certa, então resolvemos vestir logo os fatos de chuva. Na primeira portagem francesa protagonizámos o primeiro problema de comunicação e consequente perda de vista. Eu, como de costume parei logo a seguir à portagem, mas o meu irmão devido á chuva e ao trânsito, não me viu nem eu a ele e como tal ele seguiu e eu fiquei ali especado à espera dele! Como ele estava com problemas com o cartão de débito para pagar as portagens e por vezes tinha que pagar em moedas, não estranhei logo a demora. Quando vi que passava a mais e até porque a policia também lá estava a escolher as presas, voltei a pé para as portagens deixando a moto sozinha e fora de vista para ver o que se passava, mas ele tinha-se evaporado. Perdi mais de 20 minutos com a brincadeira e o artista só percebeu que eu estava para trás....30km á frente. Na famosa recta de Bordéus tivemos ventos laterais fortíssimos e eu vi-me na pele do caneco para levar a mota direitinha na estrada. Cada ultrapassagem a camiões era um sufoco e tinha que reduzir bastante a velocidade. Fiz bastantes km deitado em cima da moto e com a nalga do lado do vento fora do acento para conseguir ir a direito. As motos não gostam de ventos laterais mas esta abusa!... Falta de corpo.
    5º Abastecimento em Bordéus c/ 240km percorridos. Lubrificação da corrente. Estava um calor do caraças e tivemos que despir os fatos de chuva, pois já não chovia e nem sequer ameaçava tal. Apanhámos a A89
    em direcção a Brive para Este. Boa estrada sem problemas de trânsito a permitir-nos um andamento mias desafogado.
    6º Abastecimento em Correze com 236km e já são 19.40h. Comeu-se algo “bolachas e sumo” e estrada novamente depois de ter telefonado a avisar que estávamos a 110km, portanto mais uma hora e um quarto e lá estaríamos. Bela zona esta dos vulcões com paisagens dignas de postais e com tanto frio como de beleza, pois circulávamos entre 600 e 1000m de altitude. Esta zona do Puy-de-Dôme tem estradas com bom piso e de traçado espectacular que são um regalo para qualquer motociclista. Recomendo vivamente para se fazer a “vitesses” moderadas.
    Chegámos sem problemas por volta das 21h e estava concluída a primeira etapa e primeiro dia de aventura com cerca de 1400km. Simplesmente espectacular!..
    Um dia de descanso com os amigos, visita ao moto clube local, por sinal bastante agradável. Terceiro dai de aventura, e o óleo estava no mínio!.. Clermont- Ferrand a Le Mans com paragem em Selles-sur-cher para visita de “médico” a familiar. 16h e já em Le Mans com 450km rodados. Montar tenda no parque de campismo, rápido para estarmos às 18h no centro de Le Mans, para ver a parada dos pilotos que é um espectáculo a não perder. Para isso a deslocação em moto é o expoente máximo da mobilidade, pois são aos milhares as pessoas que aí acorrem para verem de perto os seus ídolos e conseguirem um autógrafo. 2 horas de grande espectáculo!
    Amigos, o civismo destes gauleses em relação aos motard’s é digno de registo! Um “merci “a eles.
    Sábado, dia da partida para a maratona de 24h. Chegámos ao circuito sem o mínimo de problemas e tínhamos parque reservado a motos mesmo ao lado da entrada principal. Maravilha! Quanto á corrida, é pena o “nosso” Lamy não ter vencido, mas valeu pela grandiosidade do espectáculo.
    Dia 13, dia de regresso. Repor níveis, partimos por volta das 15h para a primeira etapa até Biarritz a 600km, onde chegámos por volta das 23h. Policia e radares escondidos, aconselhavam velocidades moderadas e respeitinho pelos limites impostos pelos sinais. Fomos dormir para o hotel. Fácil de encontrar na estrada que liga a AE a Biarritz e por 42euros com banho privativo.
    Dia 14, passeio pela zona e almoço com vista para a praia mais famosa de Biarritz. 16h, início da 2ª etapa para quase 800km e chegada a Castelo Branco por volta das 23.50h sem qualquer tipo de problemas. O vento lateral na zona da Guarda obrigou a reduzir um pouco o andamento, mas de resto foi sempre a rolar bem.
    Deixo alguns dados relativos à viagem!
    Honda Transalp 650XL de 2000 com 49240km

    Castelo Branco, Clermont- Ferrand, Le Mans, Castelo Branco.

    3514km
    232.46 Litros de gasolina que custaram 334.18 euros
    Media 6.61 L/100km
    10.50euros /100km
    74.60euros de portagens que de mota são 1/3 mais baratas que um turismo.
    Lubrificação da corrente cada 1000km aproximadamente.
    Consumo de óleo 900ml.

    A minha Transalp revelou-se um pouco gulosa mas não deu qualquer tipo de problema. Atenção ao consumo de óleo, pois a rolar tantos km seguidos e nas 6000 a 7000 rpm, gastou cerca de 250ml aos 100km. O concessionário Honda avisou-me e eu confirmei. A mota é espectacular na fiabilidade, mas um pouco leve para os ventos laterais das rectas de Bordéus e também faz demasiado rpms para velocidades de cruzeiro um pouco altas, o que faz aumentar o consumo para valores que não têm nada a ver com esta cilindrada e potência disponível. Só a titulo de exemplo, o meu irmão com uma BMW RT1100 gastou sempre menos combustível que eu à excepção dos dias em que circulámos em Le Mans, ou seja, circuito citadino.
    Fiquei apaixonado pelas longas viagens em moto. Depois desta aventura já fui aos Pinguinos, 850km e estou inscrito mais o meu irmão no próximo Lés-a-Lés.
    Tenho duas viagens na manga para realizar assim que possível, Inglaterra e Alpes.
    Até breve.
    César
    Le Mans 2011 check list Moto

    Assento Pendura:
    Tenda, saco cama, Almofada insuflável, esteira
    Saco depósito
    Carteira específica de viagem, Cartões credito, Carta de condução, B identidade, Cartão segurança social, Mapas, GPS, caderno, caneta, Telemóvel, auricular, máquina fotos óculos/perto/longe/sol, Canivete multifunções, isqueiro, relógio barato, tampões ouvidos,
    Top-case
    Luvas verão/inverno, fato chuva, sacos lixo, lanterna, cadeados, elásticos-aranha, papel higiénico, toalhetes húmidos, chapéu, carregadores maq/telm, bolachas, sumos, água.
    Bolsa higiene
    Gel banho, champô, pasta e escova dentes, pente/escova, lâminas barbear e espuma, desodorizante
    Minifarmácia; Brufen anti-inflamatório, panadol, Dol-u-ron, protector solar, ligadura e adesivo, medicação específica (colesterol)
    Mala 1
    Calças e calções ganga, calções banho, chinelos, sapatilhas, toalhas de rosto e banho,
    Mala2
    Pijama, cuecas, meias, peúgas algodão para botas, pólos, t-chertes
    Ferramenta
    Fita adesiva, tubo gasolina com 1.5m, alicate multifunções, lubrificante corrente, fio cobre isolado, abraçadeiras plástico, óleo motor, colete florescente, ferramenta específica da moto,
    Equipamento
    2ª chave ignição, blusão, botas, capacete, calças c/ forro, cinta lombar, lenço colar,

    LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list 931823 [img][/img]


    Última edição por C. Andresson em Qui 19 Abr 2012, 23:41, editado 4 vez(es)
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list Empty Re: LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 04 maio 2011, 10:40

    C.Andresson, estás de parabéns aquisição! LE Mans by Transalp 2011 /despesas/consumos/chek-list 463778

    Aproveita a chegada ao Fórum e passa pelas Apresentações para te ficarmos a conhecer melhor.É lá que recebes também as boas vindas da praxe! Wink

    Ficamos também a aguardar novidades desta tua viagem e esperamos ver aqui partilhada uma crónica.


    Um abraço e boas transal+adas.

      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 11:24