A ideia desta viagem de 8 dias foi ir até Santiago de Compostela, passar aí 2 dias para conhecer a cidade, seguir até à Corunha de passagem e fazer toda a Costa da Morte de Norte para Sul até onde os dias restantes permitissem.
Viagem de ida e volta feita por AE, todo o resto do trajecto feito por estradas nacionais, o mais perto da costa possível.
As dormidas só estavam marcadas em Santiago, a partir daí seria procurar no sitio que mais gostássemos ou que a hora obrigasse.
Total 1.700 km
Dia 23.07.2011 - Lisboa/Santiago de Compostela - 500km
Saída de Lisboa, com alguns atrasos imprevistos, viagem por auto estrada.
Por volta das 23h estávamos na área de serviço de San Martin logo a seguir a Vigo, cerca de 30Km depois pneu furado!! E Santiago de Compostela, o local de pernoita, ali a 30Km....
O local era o ideal, berma da AE mínima com muros de betão, iluminação inexistente e o vento frio a morder...
Ainda usei a espuma para furos mas a mesma saía entre a jante e o pneu.
Toca de telefonar para a companhia de seguros, informar o sucedido e localização. Passado um pouco informam que vão mandar um reboque de Valença e que deveria demorar uns 30/40m a chegar. Este foi o tempo que demoraram a telefonar da central de reboques a perguntar a nossa localização....e que vão demorar mais uns 30/40m a chegar. Novamente o tempo que demora o condutor do reboque a perguntar onde nos encontramos e por incrível que pareça vai demorar uns 30/40m a chegar.....depois de chegar informa que as companhias de seguros dão indicação para os veículos serem rebocados para o local de residência, lá temos de telefonar novamente à companhia de seguros a pedir autorização para levar a moTA para Santiago de Compostela que era esse o nosso destino e não de volta para a área de residência. Nova espera e lá dão a autorização. 10m para decidirem entre pagar 500km ou 30Km à companhia de reboques.
Lá seguimos para Santiago de Compostela no reboque e decido colocar a moTA num parque de estacionamento subterrâneo, uma vez que o dia seguinte era Domingo e Segunda era feriado.
Às 4.40h estava despachada. Ainda fomos comer um hambúrguer para matar a fomeca!!
Estadia em Residencial mesmo junto à Zona Histórica com boas condições.
Dia 24 e 25.07.2011 – Santiago de Compostela
Dias para conhecer a cidade, que vale mesmo a pena.
Dia 26.07.11 – Santiago de Compostela/Ordes - 32km
Às 10h, hora de abertura, estava à porta do concessionário Honda local, expliquei o sucedido e disponibilizaram-se para ir buscar a moTA ao parque e tratar do arranjo, mas só estaria pronta por volta das 17h. O pneu estava bom e só levou câmara de ar. Estrago: 110€. Reboque, câmara de ar e desmontagem/montagem da roda.
Este dia já estava planeado para seguir viagem mas assim acabámos por ter de o passar na cidade até ao fim da tarde, ainda decidimos andar um pouco em direcção à Corunha mas o tempo começou a ficar bem frio e ficámos a meio caminho num Hotel de Estrada.
Típico Hotel de Estrada, garagem para a mota, boas condições e preço bom.
Dia 27.07.11 – Ordes/Laxe - 180km
Passagem pela Corunha, fazendo toda a marginal da Cidade e indo à Torre de Hércules, ponto mais a Norte.
Seguimos depois até Malpica, vila piscatória com vista para as Ilhas Sisargas, Corme Porto, Laxe, vila piscatória com uma extensa praia em forma de Baía.
Dormida em Residencial, garagem para a mota, boas condições. O dono da residencial, Manolo, conhecido por acabar as frases com “pu... Madre”, dá excelentes indicações de locais a visitar nas redondezas e fornece mesmo mapas feitos por ele com todas as indicações, em troca temos de escrever no livro das visitas. Faz parte do negócio...
Dia 28.07.11 – Laxe/Cee – 160Km
O melhor dia.
Com as indicações do Manolo lá seguimos, San Vicente de Vimianzo, Arou, aqui apanhando um estradão de terra e gravilha junto ao mar com cerca de 20km, com vistas espectaculares, passando pelo Cemitério dos Ingleses, indo sair junto ao Cabo Vilán. Este trajecto não aparece no Google Maps. Seguida para Camarinas, Ponte do Porto, Muxia, Cee, Corcubión, Cabo Fisterra e volta a Cee.
Cemitério dos Ingleses, um dos pontos mais fatídicos da Costa da Morte, com 8 naufrágios e 245 vitimas, estão neste local sepultados alguns. O sitio tem uma vista espectacular.
O Cabo Finisterra (em Galego: Fisterra) serve de divisória natural entre as Rias Altas e as Rias Baixas Galegas, é Património Europeu e destino final para os peregrinos do caminho de Santiago, onde os mesmos queimam ou deixam uma ou mais peças de roupa usadas na peregrinação.
Dormida em excelente Residencial à saída de Cee, a melhor da viagem, de um casal já de idade e muito simpáticos, com garagem, excelente preço e vista espectacular para a Ria.
Dia 29.07.11 – Cee/Boiro – 150Km
Passagem por Ezaro, Carnota, Muros, Serra de Outes, Noia, Porto do Son, Santa Uxia de Ribeira, A Pobra do Caraminal, Boiro
Localidade feia, a evitar.
Dormida em Residencial com garagem, muito má, o cansaço e o calor do dia levou a esta péssima escolha...
Aqui a TA decidiu deixar de prestar informação de Km e Velocidade, ao que parece o “sem fim”, deveria querer férias sem fim...tal como eu!! Estas TA são umas marotas...
Dia 30.07.11 – Boiro/Lisboa – 538Km
Saída de Boiro em direcção a Lisboa, trajecto feito em AE.
Vale a pena visitar a Galiza, e principalmente para os confrades mais a Norte fica a poucos Km, tem sítios lindíssimos, praias desertas, tudo muito verde e pouca gente.
Os Galegos no geral são simpáticos, gostam dos Portugas e dizem mesmo que somos povos irmãos.
A identificação e simpatia com o resto de Espanha não é a melhor.
Abraços