Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Compra de mota com falta de livrete 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Compra de mota com falta de livrete 2438059070

+7
o5car
Jardel
TrAnsAlper
Barroso-VStrom
Tecedeiro
paulao1975
Luis Pinho
11 participantes

    Compra de mota com falta de livrete

    Luis Pinho
    Luis Pinho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 47
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/01/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600
    Kms: 61000 e picos

    Compra de mota com falta de livrete Empty Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Luis Pinho Dom 04 Mar 2012, 01:44

    Boas noites...
    Estou prestes a comprar uma mota de 1990 a bom preço. O problema é que o dono não sabe do livrete da mota. Compra de mota com falta de livrete 223734 Compra de mota com falta de livrete 223734 Compra de mota com falta de livrete 223734
    O que eu gostaria de saber é se posso comprar a mota apenas com o registo de propriedade e depois pedir uma segunda via, o que provavelmente pode implicar a emissão do documento único.
    Caso ele peça uma segunda via, o documento ainda demora a vi, mas é lhe atribuída uma guia. Sabem se com essa guia consigo alterar o registo da mota para meu nome?

    Trata-se de um bom negocio, mas tenho algum receio da falta do dito documento.
    Venham daí esses concelhos...

    Um abraço
    paulao1975
    paulao1975
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 154
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 16/12/2008

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  paulao1975 Dom 04 Mar 2012, 19:18

    Luis Pinho escreveu:Boas noites...
    Estou prestes a comprar uma mota de 1990 a bom preço. O problema é que o dono não sabe do livrete da mota. Compra de mota com falta de livrete 223734 Compra de mota com falta de livrete 223734 Compra de mota com falta de livrete 223734
    O que eu gostaria de saber é se posso comprar a mota apenas com o registo de propriedade e depois pedir uma segunda via, o que provavelmente pode implicar a emissão do documento único.
    Caso ele peça uma segunda via, o documento ainda demora a vi, mas é lhe atribuída uma guia. Sabem se com essa guia consigo alterar o registo da mota para meu nome?

    Trata-se de um bom negocio, mas tenho algum receio da falta do dito documento.
    Venham daí esses concelhos...

    Um abraço

    Sem livrete eu não arriscava.
    Tecedeiro
    Tecedeiro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 178
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 10/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1992
    Kms: A contar...

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Tecedeiro Dom 04 Mar 2012, 19:23

    x 2

    Aquilo que te aconselho é a fazeres essa questão no balcão do IRN, onde emitem o DUA...

    Cumprimentos
    Barroso-VStrom
    Barroso-VStrom
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 632
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 24/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
    Kms: 18.500 kms

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Barroso-VStrom Seg 05 Mar 2012, 16:29

    colinmctec escreveu:x 2

    Aquilo que te aconselho é a fazeres essa questão no balcão do IRN, onde emitem o DUA...

    Cumprimentos

    x3

    Mas se é assim um daqueles negocios que não se podem perder, vai com o vendedor a um balcao do IRN, ele que peça uma segunda via, e se estiver tudo em conformidade (lá podem avaliar isso) fazes o negócio.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 06 Mar 2012, 10:59

    Sem documentos não é aconselhável avançar...Com documento de substituição já é outra coisa.



    Um abraço e boas transalpadas.
    Jardel
    Jardel
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 360
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/03/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA700/2009
    Kms: 43000

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Jardel Ter 06 Mar 2012, 11:07

    sem livrete eu não comprava...

    isso é possível ele pedir a 2ª via se a mota estiver em nome dele... não há problema. pedir uma 2ª via tb é coisa para demorar 10 dias..

    E quando a esmola é demais, o pobre desconfia!!! fica sempre com um pé atrás.
    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  o5car Ter 06 Mar 2012, 16:13

    Eu acho o tempo de espera de chegada de uma 2ª via ronda os 3 dias!
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  jfvf87 Ter 06 Mar 2012, 17:44

    Negócios com documentos que não estejam em ordem ou que não estejam prontos para passar para nome do comprador nem olho para eles, só para peças e mesmo assim.... É dever de quem vende ter as coisas em condições e é dever de quem compra confirmar se está tudo em ordem.

    A primeira vez que tive problemas com documentos foi uma mota que comprei a um conhecido/amigo, nunca confirmei o numero de quadro e vendi a mota sem confirmar os documentos. Quem comprou também não confirmou. Mais tarde verificou-se que o quadro da mota não correspondia aos documentos. Fui falar com quem me vendeu a mota que diz também não ter culpa que também comprou a mota assim. Já se passaram alguns anos o que é certo é que a qualquer momento estou a ser chamado para ir responder a tribunal e até agora quem está a arder é quem comprou a mota que também não têm culpa.

    Segunda vez foi quando comprei um Civic a um gajo que não era o dono do carro mas tinha a declaração de venda. Fui trocar o carro para meu nome e a declaração tinha tudo preenchido mas já existia um novo modelo de declaração e por isso a que eu tinha já não era válida. O gajo a quem eu comprei o carro nunca mais me atendeu o telefone e tive de procurar o antigo dono do carro. Por acaso o antigo dono não morava muito longe da minha casa mas tive de deixar recado aos vizinhos porque as várias vezes que lá fui não o apanhei. Resolveu-se.

    Terceira vez vi um anuncio de uma Honda CB500 em Santarém. Falei com o dono que mostrou ser impecável. Quando vi a mota fiquei com os olhos em bico. Rigorosamente nova. Infelizmente vim para casa sem a mota porque um digito do quadro não coincidia com os documentos. Avisei ao dono que ficava com a mota se trata-se dos documentos. Fui à Honda em Sintra/Mem Martins que confirmou ter existido um erro. Foi tudo tratado mas tive de fazer mais 200 km para ir buscar a mota.

    Quarta vez aconteceu com a vespa que tenho anunciada nos classificados. Um familiar meu avisou-me que conhecia uma pessoa que estava a vender uma mota. Falei com a vendedora que afirmou que tinha os documentos e que a mota precisava de uns arranjos mas estava a funcionar. Fui até ao Algarve buscar a mota e quando peguei no livrete reparei que não era a mesma mota. A vendedora foi buscar outro livrete mas a historia era a mesma. A pessoa disse-me que ia tratar dos documentos e como me parecia boa pessoa arrisquei. A vendedora era a filha do dono(que já tinha falecido). Resumindo, comprei gato por lebre, declarações de herdeiros, consentimento de todos os herdeiros..., chatices no IMTT outras tantas na DGV. Felizmente está tudo em ordem.

    "DUA" não me é estranho mas não estou dentro do assunto, pelo que foi dito parece uma solução.
    Julgando pela minha experiência e pela falta de vontade de ajudar/ falta de conhecimento generalizada dos funcionários destas entidades desaconselho vivamente meter a carroça à frente dos bois. Dar um sinal ao vendedor que comprove o interesse mas que o veiculo seja entregue com tudo em ordem.

    Outra coisa é que nunca se façam negócios precipitados. Sempre de cabeça bem fria e se não tiverem conhecimentos levem sempre um mecânico conhecido. Oportunidades vão aparecendo.

    Espero não ser chato e ter ajudado alguma coisa com este testamento.

    Cumprimentos
    Faustino
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Transouto Ter 06 Mar 2012, 17:59

    Sem documentos eu também não comprava nada.....espera que o vendedor peça uma segunda via e aí fazes o excelente negócio... Cool

    V
    Luis Pinho
    Luis Pinho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 47
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/01/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600
    Kms: 61000 e picos

    Compra de mota com falta de livrete Empty Já esta!!!

    Mensagem  Luis Pinho Qua 07 Mar 2012, 01:15

    Obrigado a todos pelos concelhos.
    Acabei por comprar hoje a mota e já lhe meti 250 km em cima!!! Very Happy

    Depois de ver a mota e gostar (Laughing), fomos ao IRN onde o vendedor foi identificado como sendo o dono da mota e a declaração de compra e venda foi logo autenticada. Foi-me passada uma guia para poder circular com a mota já em meu nome e o documento será enviado pelo IRN para a minha morada. Portanto até foi simples.

    Quando lhe der umas "festinhas" de WD40 e lhe tirar um ou dois autocolantes azeiteiros que tem, ponho umas fotos aqui no forum.

    Mais uma vez obrigado a todos por partilharem opiniões e experiências pessoais.
    Se não fosse o que li aqui, se calhar não teria tido tanta confiança para tratar do negocio como deve de ser.

    Um abraço
    caselli
    caselli
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 20
    Masculino
    Idade : 57
    Data de inscrição : 04/03/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL700 - 2011
    Kms: 4000

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  caselli Qua 07 Mar 2012, 08:20

    Ainda bem que tudo se resolveu. E da melhor forma. E lá vai mais um utilizador de TA feliz e satisfeito.
    Quanto ao antigo dono, é questão de procurar outra :-)
    Luis Pinho
    Luis Pinho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 47
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/01/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600
    Kms: 61000 e picos

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Luis Pinho Qua 07 Mar 2012, 12:41

    caselli escreveu:Ainda bem que tudo se resolveu. E da melhor forma. E lá vai mais um utilizador de TA feliz e satisfeito.
    Quanto ao antigo dono, é questão de procurar outra :-)


    Pois...
    Tens razão quando dizes que está aqui um utilizador de TA satisfeito. Porque a minha TA dá-me horas de entretenimento e prazer.
    MAS, eu não comprei uma segunda TA, comprei a mana mais velha, uma AT... (só espero que se estejam a dar bem as duas na msm garagem Very Happy ).

    Quanto ao antigo dono, não consegui deixar de sentir alguma "pena" quando vi aquela tristeza no olhar dele a ver a sua velha companheira ir embora "de mão dada" como outro. Sad
    Um abraço
    Tecedeiro
    Tecedeiro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 178
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 10/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1992
    Kms: A contar...

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Tecedeiro Qua 07 Mar 2012, 13:17

    Ainda bem que tudo se resolveu facilmente...

    Quanto ao olhar triste, comigo passou-se o mesmo (ou pelo menos quis-me parecer)

    Assim que possas mostra-nos as fotos!
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Transouto Qua 07 Mar 2012, 16:40

    Parabén Luis Pinho, agora é mesmo aguardar por fotos enquanto tu lhe montas km's......

    Parabéns pela aquisição....è por isso que nunca tenciono vender a minha Transalp, para não a ver partir com outro..... Compra de mota com falta de livrete 733521

    V
    rui duarte
    rui duarte
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 70
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 23/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600V 1999
    Kms: 41000

    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  rui duarte Qua 07 Mar 2012, 22:23

    Parabens pela aquisição, e também pelo negocio que foi realizado de forma segura para comprador e vendedor.

    Boas kurvas

    Conteúdo patrocinado


    Compra de mota com falta de livrete Empty Re: Compra de mota com falta de livrete

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 01:46